Profeta Amós — Enciclopédia Bíblica e Teológica

Amós (Profeta)

(Heb. עָמוֹס, ʿāmôs; sir. ܥܡܘܣ; gr. Ἀμώς; lat. Amos.) 

Profeta associado ao livro que ocupa a terceira posição entre os Doze Profetas no cânon hebraico. A tradição preservada em Amós 1.1 o apresenta como proveniente de Tecoa, em Judá, mas sua atividade profética se dirige sobretudo ao reino setentrional de Israel. O mesmo cabeçalho situa sua atuação durante os reinados de Ozias, em Judá, e Jeroboão II, em Israel, e a relaciona cronologicamente a um terremoto memorável. Esses dados colocam a figura de Amós no ambiente político e social do séc. VIII a.C., embora a precisão histórica do cabeçalho e a possibilidade de utilizá-lo diretamente como documento biográfico sejam discutidas na pesquisa moderna (Mays, 1969: 1–4; Eidevall, 2017: 4–6).

A informação biográfica conservada sobre Amós é excepcionalmente limitada. Fora do livro que leva seu nome, nenhuma fonte aproximadamente contemporânea conhecida menciona o profeta, e as referências posteriores dependem, direta ou indiretamente, da tradição já fixada no livro. Os principais testemunhos internos são Amós 1.1 e a narrativa do conflito com Amazias em Amós 7.10–17, especialmente os vv. 14–15. A reconstrução de sua vida deve, portanto, distinguir entre aquilo que o texto efetivamente afirma e as numerosas inferências posteriores acerca de sua origem social, educação, profissão, duração do ministério e itinerário profético (Eidevall, 2017: 4–6).

O quadro histórico pressuposto pelo livro corresponde a um período de expansão territorial, relativa estabilidade política e prosperidade econômica no reino de Israel sob Jeroboão II. Essa prosperidade, porém, aparece acompanhada por profundas assimetrias sociais: concentração de riqueza, exploração econômica dos pobres, corrupção dos mecanismos judiciais e ostentação das elites. Simultaneamente, os grandes centros de culto continuavam ativos e frequentados. A proclamação atribuída a Amós confronta precisamente a coexistência entre prosperidade, segurança religiosa e deterioração da justiça social, anunciando que a eleição de Israel não o imunizava contra o julgamento divino (Mays, 1969: 2–3; Paul, 1991).

A figura de Amós ocupa, assim, posição decisiva na tradição profética israelita. Seus oráculos articulam julgamento das nações, responsabilidade particular de Israel, crítica da confiança cultual dissociada da justiça, condenação da opressão econômica e expectativa do Dia de Yahweh. O profeta aparece como mensageiro cuja autoridade não deriva de instituição política ou sacerdotal, mas da comissão divina expressa em Amós 7.15. A distinção entre o Amós histórico, as tradições associadas à sua pregação e a forma literária final do livro permanece, contudo, indispensável para qualquer reconstrução crítica de sua pessoa e de seu ministério (Mays, 1969: 3–4; Paul, 1991: 33–34; Eidevall, 2017: 4–6).

II. O nome Amós

O nome do profeta constitui um problema onomástico mais preciso do que sugerem traduções tradicionais como “carregador de fardos” ou “portador de carga”. A forma hebraica é transparente quanto à sua consonância com a raiz עמס, mas a passagem do significado lexical dessa raiz para o sentido de um nome pessoal exige consideração da morfologia e, sobretudo, dos paralelos onomásticos semíticos. A documentação comparativa favorece a interpretação de Amós como nome hipocorístico originalmente relacionado à proteção ou sustentação divina, sem excluir por completo outra nuance morfológica (Paul, 1991: 33–34; Eidevall, 2017: 94).

A. Forma hebraica e transliteração

Na Biblia Hebraica Stuttgartensia, o nome aparece como עָמוֹס, transliterado ʿāmôs. Trata-se de uma formação nominal do tipo qāṭûl, construída sobre a raiz עמס. No livro, עָמוֹס designa exclusivamente o profeta (Am 1.1; 7.8, 10–12; 8.2); nenhuma outra personagem do Antigo Testamento porta exatamente essa forma do nome. Amós 1.1, além disso, não fornece patronímico, circunstância compartilhada por alguns outros cabeçalhos proféticos e que, por si só, não autoriza inferências acerca da condição social ou familiar do personagem (Mays, 1969: 19; Paul, 1991: 33).

As versões antigas essencialmente transliteram o antropônimo, em vez de lhe atribuírem um significado: siríaco ܥܡܘܣ (ʿAmos, Peshitta), grego Ἀμώς (Amṓs, LXX) e latim Amos (Vg.). A estabilidade do nome nas principais tradições textuais antigas contrasta, portanto, com a diversidade das interpretações etimológicas propostas posteriormente.

B. Etimologia e propostas de significado

A raiz hebraica עמס possui como sentido básico “carregar”, “levar uma carga”. Aplicada à formação nominal עָמוֹס, porém, a interpretação meramente lexical “portador de carga” é insuficiente. Paralelos onomásticos permitem entender o nome no sentido passivo de “carregado”, “sustentado” ou “protegido”, com um elemento divino subentendido: “sustentado/protegido [por YHWH]”. A linguagem bíblica fornece analogia semântica para esse desenvolvimento quando descreve Deus como aquele que “carrega” ou sustenta seu povo (Is 46.3; Sl 68.20 [TM 68.20]) (Paul, 1991: 33–34; Eidevall, 2017: 94).

A morfologia não elimina inteiramente uma interpretação ativa. A formação qāṭûl, embora normalmente comporte valor passivo, pode ocasionalmente assumir valor ativo; por isso, foi proposta a possibilidade de que o nome admitisse simultaneamente as nuances “aquele que é sustentado” e “aquele que sustenta”. A antiga explicação “carregador de fardos”, portanto, possui alguma base lexical, mas não representa com segurança o sentido original do antropônimo. A tradição rabínica desenvolveu ainda a associação entre o nome e a ideia de alguém “pesado” ou “sobrecarregado”, chegando a relacioná-la a uma suposta dificuldade de fala do profeta; essa interpretação é secundária e não fornece uma etimologia historicamente demonstrável (Paul, 1991: 34).

C. O nome em outras tradições textuais e onomásticas

A interpretação teofórica é fortalecida pelo material comparativo. No próprio corpus bíblico, a mesma raiz aparece associada a um elemento divino no nome עֲמַסְיָהוּ, Amassias, em 2 Crônicas 17.16. Fora da Bíblia, formas construídas sobre a mesma base são documentadas em selos e em nomes pessoais fenício-púnicos, amorreus e ugaríticos. Particularmente relevantes são os antropônimos nos quais a raiz correspondente a עמס ocorre juntamente com o nome de uma divindade; tais paralelos mostram que “carregar/sustentar” podia integrar fórmulas onomásticas de proteção divina (Paul, 1991: 33–34; Eidevall, 2017: 94, 250 n. 6).

Esses testemunhos tornam provável que עָמוֹס seja uma forma abreviada ou hipocorística de uma construção teofórica mais extensa, na qual o nome da divindade deixou de ser expresso. O significado original mais plausível é, assim, “[aquele que é] carregado, sustentado ou protegido [por Deus]”. A documentação disponível não permite recuperar com absoluta certeza a fórmula completa que estaria na origem do nome, razão pela qual a tradução etimológica deve conservar esse grau de cautela (Paul, 1991: 33–34; Eidevall, 2017: 94).

III. Origem e ambiente de Amós

A reconstrução das origens de Amós depende quase inteiramente das informações preservadas em Amós 1.1 e 7.10–17. Esses textos não constituem uma biografia no sentido moderno: o primeiro pertence ao cabeçalho editorial do livro, enquanto o segundo integra uma narrativa profética cuja finalidade principal é legitimar a missão de Amós diante da autoridade sacerdotal de Betel. Os dados que deles se extraem devem, portanto, ser distinguidos das reconstruções posteriores acerca de sua formação, condição econômica ou trajetória pessoal (Mays, 1969: 3–4; Eidevall, 2017: 5–7).

A. Tecoa

Amós 1.1 associa o profeta aos nōqĕdîm de Tecoa, localidade das terras altas de Judá situada aproximadamente 16–18 km ao sul de Jerusalém e a cerca de 8 km ao sul de Belém, nas proximidades da margem ocidental do deserto da Judeia. A identificação tradicional corresponde à região da atual Khirbet Teqoa. A procedência judaíta encontra apoio indireto em Amós 7.12, onde Amazias ordena ao profeta que fuja para “a terra de Judá”, formulação que pressupõe sua vinculação a esse território (Mays, 1969: 3; Paul, 1991: 1; Eidevall, 2017: 95).

Tecoa é conhecida também por outras tradições bíblicas. Dela procede a “mulher sábia” convocada por Joabe em 2 Samuel 14.2; Roboão a inclui entre as cidades fortificadas de Judá em 2 Crônicas 11.6; habitantes de Tecoa participam posteriormente da reconstrução das muralhas de Jerusalém (Ne 3.5, 27), e Jeremias 6.1 a menciona em conexão com sinais de alarme diante da aproximação de um invasor. A presença da mulher sábia, contudo, não constitui evidência suficiente para postular em Tecoa uma escola ou centro especializado de tradição sapiencial, hipótese proposta em parte da pesquisa mais antiga (Eidevall, 2017: 95).

B. A região de Judá

A posição de Tecoa colocava a localidade numa zona de transição entre as terras altas cultiváveis de Judá e a paisagem progressivamente árida que desce para o deserto da Judeia e o mar Morto. Esse enquadramento topográfico é compatível com a associação de Amós à criação de animais e ajuda a compreender a presença recorrente, no livro, de imagens provenientes do pastoreio e do mundo rural. Não autoriza, entretanto, reconstruir diretamente a psicologia ou a teologia do profeta a partir da paisagem de sua terra natal (Paul, 1991: 1; Eidevall, 2017: 95).

A exegese mais antiga frequentemente relacionou a severidade da mensagem de Amós ao caráter agreste dos arredores de Tecoa, atribuindo à experiência do deserto influência direta sobre sua linguagem de juízo. Essa associação possui valor descritivo, mas permanece metodologicamente insegura: imagens de leões, rebanhos, campos e fenômenos naturais pertenciam igualmente ao repertório literário e cultural mais amplo de Israel e Judá. O ambiente geográfico pode iluminar determinadas imagens, mas não deve funcionar como chave biográfica capaz de explicar a origem da mensagem profética (Eidevall, 2017: 95).

C. O ambiente pastoril e agrícola

As tradições relativas a Amós o situam inequivocamente no horizonte econômico da criação de animais e da agricultura. Amós 1.1 emprega nōqēd; Amós 7.14 acrescenta bôqēr e bôlēs šiqqĕmîm, enquanto o v. 15 representa YHWH tomando-o “de detrás do rebanho”. A interpretação exata desses termos e suas implicações para a condição social do profeta exigem tratamento próprio, mas o conjunto estabelece deliberadamente uma identidade vinculada ao trabalho rural (Mays, 1969: 3–4; Paul, 1991: 247–248; Eidevall, 2017: 210–211).

Particularmente significativa é a referência aos sicômoros em Amós 7.14. A espécie, dependente de clima relativamente quente, não prosperava nas terras altas de Tecoa, mas sobretudo nas regiões baixas, incluindo a planície costeira e o vale do Jordão. O dado impede que as diferentes ocupações atribuídas a Amós sejam combinadas de maneira simplista numa reconstrução biográfica única; é possível que envolvessem deslocamentos sazonais, mas também é possível que a associação entre pastoreio e sicômoros tenha adquirido função literária dentro da caracterização do profeta (Paul, 1991: 247–248; Eidevall, 2017: 210–211).

O livro utiliza com frequência imagens provenientes desse universo: pastagens atingidas pela seca (Am 1.2), o rugido do leão e a recuperação dos restos de uma presa pelo pastor (Am 3.4, 12), perigos encontrados no campo (Am 5.19), cavalos e lavoura sobre terreno pedregoso (Am 6.12), gafanhotos (Am 7.1) e frutos maduros (Am 8.1–2). Esse repertório é plenamente coerente com um ambiente agropecuário, mas sua qualidade literária impede tratá-lo como simples registro autobiográfico. A tradição preserva um Amós associado ao mundo rural; a extensão em que cada imagem remonta à experiência pessoal do profeta permanece indeterminável (Mays, 1969: 6; Eidevall, 2017: 95, 210–211).

IV. Ocupação e condição social

As tradições sobre a atividade econômica de Amós concentram-se em três designações: nōqēd em Amós 1.1 e bôqēr e bôlēs šiqqĕmîm em Amós 7.14, às quais se acrescenta a afirmação de que YHWH o tomou “de detrás do rebanho” em Amós 7.15. A interpretação desses termos produziu reconstruções muito diferentes: de simples pastor pobre a proprietário rural abastado, administrador de rebanhos e até funcionário cultual. A utilização biográfica desses dados também depende da avaliação literária de Amós 1.1 e 7.10–17. Andersen e Freedman tendem a preservar maior continuidade entre o livro e a carreira histórica do profeta, enquanto a crítica recente, representada especialmente por Eidevall, insiste na possibilidade de elaboração editorial e função literária dessas caracterizações (Andersen e Freedman, 1989; Eidevall, 2017: 94–95, 210–211; Carroll R., 2002).

A. O nōqēd de Amós 1.1

O termo nōqēd não corresponde simplesmente ao vocábulo hebraico usual para “pastor”. Seu único paralelo nominal no Antigo Testamento ocorre em 2 Reis 3.4, onde Mesa, rei de Moabe, é chamado nōqēd e aparece associado à entrega de enormes quantidades de lã e animais. A documentação mesopotâmica registra o cognato acádico nāqidu, e textos ugaríticos conhecem nqdm e mesmo um rb nqdm, “supervisor dos criadores ou administradores de rebanhos”. O conjunto favorece sentidos como criador de animais, administrador de rebanhos ou proprietário ligado à pecuária, e não simplesmente um pastor assalariado (Paul, 1991: 33–34; Wolff, 1977: 123–124; Eidevall, 2017: 94–95).

A ocorrência ugarítica do termo nas proximidades de títulos sacerdotais levou alguns estudiosos do séc. XX a atribuir a Amós uma função cultual. Haldar relacionou as designações de Amós ao pessoal do santuário; Bič chegou a interpretar nōqēd como designação de um especialista em hepatoscopia; Kapelrud propôs um funcionário de elevada posição encarregado dos rebanhos do templo. Essas reconstruções não se seguem necessariamente dos textos ugaríticos: a mesma terminologia aparece também entre grupos profissionais não sacerdotais, e a pesquisa posterior rejeitou a passagem automática de “administrador de rebanhos” para “funcionário cultual” (Paul, 1991: 34; Carroll R., 2002: 14–15; Eidevall, 2017: 95).

B. O gado de Amós 7.14

Em Amós 7.14, Amós se denomina bôqēr, termo que ocorre somente nesse versículo. Sua derivação mais provável é de bāqār, “gado bovino”, de modo que “criador de gado”, “boiadeiro” ou, em sentido mais abrangente, “criador de animais” são traduções plausíveis. As versões antigas favorecem essa esfera semântica, e o cognato acádico empregado para criadores de rebanhos podia abranger tanto bovinos quanto ovinos e caprinos. Por isso, bôqēr não precisa estar em contradição com o nōqēd de Amós 1.1 (Paul, 1991: 247; Wolff, 1977: 306–307; Eidevall, 2017: 210–211).

A combinação das duas designações permite imaginar uma atividade pecuária mais ampla, mas não permite determinar com segurança a estrutura jurídica da propriedade. Mays entende nōqēd como provável indicação de um proprietário responsável por outros pastores e, portanto, como sinal de posição respeitável na comunidade; Wolff vai além e considera provável que Amós estivesse entre os economicamente favorecidos. Eidevall igualmente conclui que a designação sugere condição superior à de um pastor comum, embora ressalve que o dado pode pertencer à caracterização literária do personagem (Mays, 1969: 3–4; Wolff, 1977: 89–90, 313–314; Eidevall, 2017: 95).

C. O trabalho com sicômoros

A segunda expressão de Amós 7.14, bôlēs šiqqĕmîm, é ainda mais singular. Bôlēs é um hapax legomenon, mas o contexto, as versões antigas e a comparação linguística indicam alguma atividade exercida sobre os frutos do sicômoro (Ficus sycomorus). Não se tratava simplesmente de “cultivar árvores”. A Septuaginta e a Vulgata preservam a ideia de ferir ou beliscar o fruto, interpretação explicada detalhadamente por Keimer: antes do amadurecimento, os frutos eram incisados ou riscados com instrumento pontiagudo para favorecer sua maturação e torná-los comestíveis (Keimer, 1927: 441–444; Paul, 1991: 247–248).

A documentação arqueológica e botânica confirma a antiguidade desse procedimento. Representações egípcias e instrumentos empregados para cortar os frutos fornecem paralelos materiais para a atividade descrita em Amós 7.14; o corte acelera o amadurecimento, inclusive pelo aumento da produção de etileno (King, 1988: 116). O problema geográfico é significativo: o sicômoro requer clima quente e prosperava sobretudo na Sefelá, na planície costeira e no vale do Jordão, não nas terras altas de Tecoa.

Essa distância originou diversas reconstruções. Wright relacionou o trabalho com sicômoros às necessidades dos próprios rebanhos, enquanto Gemser argumentou que a incisão dos frutos podia constituir atividade secundária realizada por pastores quando os animais pastavam ou bebiam próximo dessas árvores. Sua análise rejeita expressamente a transformação de Amós, com base apenas nessa expressão, em proprietário de plantações ou grande latifundiário. Eidevall acrescenta uma cautela mais radical: caso Amós 7.10–17 tenha sido elaborado como narrativa profética, a justaposição entre rebanhos e sicômoros pode participar também da construção literária do personagem (Wright, 1976: 362–368; Gemser, 1944: 55–56; Eidevall, 2017: 210–211).

D. O que essas atividades permitem — e não permitem — concluir sobre a posição econômica

A antiga representação de Amós como pastor pobre e inculto não encontra apoio suficiente na terminologia do livro. Nōqēd indica uma atividade de nível superior ao pastoreio ordinário e pode pressupor administração ou propriedade de rebanhos; Mays, Wolff e Eidevall, por caminhos distintos, reconhecem que o termo é compatível com uma posição econômica relativamente confortável. Também a mobilidade exigida pela pecuária e, caso historicamente válida, pela atividade com sicômoros poderia explicar algum contato de Amós com diferentes regiões e mercados. Nada disso, porém, fornece uma medida de sua riqueza nem demonstra a extensão de suas propriedades (Mays, 1969: 3–4; Wolff, 1977: 89–90; Eidevall, 2017: 95).

O extremo oposto — Amós como grande proprietário rural, empresário agropecuário ou membro da elite fundiária — é igualmente indemonstrável. O trabalho com sicômoros não implica propriedade das árvores, e Gemser mostrou que podia constituir atividade acessória de pastores; a própria incisão dos frutos era trabalho manual intensivo e não indicador de riqueza. Os paralelos ugaríticos de nōqēd, por sua vez, demonstram especialização no manejo de rebanhos, mas não provam pertencimento à administração real ou sacerdotal. A conclusão historicamente mais segura é que a tradição apresenta Amós como homem ligado à economia pecuária e agrícola, provavelmente acima da condição de um pastor dependente, mas cuja riqueza, propriedade fundiária e posição institucional permanecem indeterminadas (Paul, 1991: 33–34, 247–248; Gemser, 1944: 55–56; Carroll R., 2002: 14–15).

V. Contexto histórico do ministério

O ministério atribuído a Amós é situado pelo cabeçalho do livro no período de Uzias de Judá e Jeroboão II de Israel (Am 1.1), isto é, numa fase do séc. VIII a.C. marcada por expressiva recomposição do equilíbrio político no Levante. A pressão aramaica que havia afetado profundamente Israel no séc. IX diminuíra, enquanto a intervenção assíria no oeste permaneceu relativamente limitada antes da ascensão de Tiglate-Pileser III em 745 a.C. Esse intervalo proporcionou aos reinos de Israel e Judá condições favoráveis para expansão territorial, fortalecimento militar e desenvolvimento econômico, embora a extensão e a cronologia exatas dessas transformações permaneçam discutidas (Mays, 1969: 1–3; Paul, 1991: 1–2; Andersen e Freedman, 1989: 18–23; King, 1988: 31–33).

Esse quadro político constitui o pano de fundo das denúncias preservadas no livro: crescimento urbano, consumo de luxo, concentração de recursos, vulnerabilidade dos pequenos proprietários, abusos judiciais e confiança nas conquistas militares aparecem lado a lado com intensa atividade cultual. A correspondência entre esses temas e o reinado de Jeroboão II tornou esse período o contexto histórico tradicionalmente associado à pregação de Amós. A reconstrução, contudo, não deve converter automaticamente cada referência do livro em documentação direta de um único momento histórico, pois tanto a formulação do cabeçalho quanto a relação entre os oráculos e diferentes fases do reinado são objeto de discussão literária e histórica (Andersen e Freedman, 1989: 20–23; Eidevall, 2017: 5–6).

A. Uzias de Judá

O cabeçalho de Amós situa a atividade do profeta “nos dias de Uzias, rei de Judá” (Am 1.1), estabelecendo um sincronismo entre o monarca judaíta e Jeroboão II de Israel. Uzias, denominado também Azarias em parte da tradição de Reis, governou Judá durante extensa parcela do século VIII a.C.; a cronologia absoluta, porém, varia conforme a reconstrução das corregências com Amazias e posteriormente com Jotão. As propostas modernas oscilam aproximadamente entre o final do século IX e a década de 740 a.C., razão pela qual datas como 783–742 a.C. devem ser entendidas como reconstruções cronológicas, não como dados diretamente fornecidos pelo texto bíblico (Mays, 1969: 1–2; Wolff, 1977: 89; King, 1988: 32; Schultz, 1988: 960–961).

As fontes bíblicas sobre seu reinado são desiguais. Segundo Reis 14.21–22 e 15.1–7 oferece apenas um relato sumário, enquanto 2 Crônicas 26 apresenta uma descrição muito mais extensa de expansão territorial, fortificações, organização militar, agricultura e criação de animais. A utilização histórica de Crônicas exige cautela em razão de sua distância cronológica dos acontecimentos, mas o quadro geral de fortalecimento de Judá no século VIII encontra correspondência no desenvolvimento de assentamentos e fortificações no Neguebe. O reinado de Uzias pertence, assim, a uma fase de recuperação política e crescimento econômico de Judá após a severa derrota sofrida por Amazias diante do reino do Norte (King, 1988: 31–33; Schultz, 1988: 960–961).

A tradição de 2 Crônicas 26 atribui a Uzias campanhas bem-sucedidas contra filisteus e outros grupos vizinhos, reforço das defesas de Jerusalém, organização de um exército numeroso e medidas destinadas ao aproveitamento agrícola e pastoril do território. A recuperação de Elate, registrada também em 2 Reis 14.22, ampliava o acesso judaíta ao extremo sul e às redes comerciais ligadas ao golfo de Ácaba. Philip J. King caracteriza esse período como o ponto culminante do poder de Judá sob Uzias, destacando especialmente a combinação de força militar, administração territorial e implantação de núcleos agrícola-militares no Neguebe (King, 1988: 32–33).

Esse crescimento ocorreu paralelamente à extraordinária prosperidade do reino de Israel sob Jeroboão II. A primeira metade do século VIII a.C. ofereceu condições particularmente favoráveis aos dois reinos: Damasco havia perdido parte de sua antiga capacidade de pressão, enquanto a Assíria atravessava uma fase em que sua intervenção direta no Levante era comparativamente limitada. Judá e Israel puderam, portanto, expandir atividades econômicas e consolidar territórios antes que a ascensão de Tiglate-Pileser III, a partir de 745 a.C., alterasse profundamente o equilíbrio regional. O contexto de Amós pertence ao estágio anterior dessa transformação imperial, marcado por estabilidade e prosperidade suficientes para produzir novas formas de concentração econômica e diferenciação social (Paul, 1991: 1–2; Mays, 1969: 1–3; King, 1988: 32–33).

A referência a Uzias em Amós 1.1, entretanto, não pode ser utilizada sem qualificação como data autobiográfica fornecida pelo próprio profeta. Mays, Wolff, Paul e Eidevall consideram que o sincronismo régio pertence à história editorial do cabeçalho: o núcleo mais antigo teria sido posteriormente ampliado pela fórmula que associa Amós aos reinados de Uzias e Jeroboão II. Wolff observa ainda que a precedência de Uzias sobre Jeroboão na fórmula pode refletir uma perspectiva judaíta da redação; Eidevall situa a expansão sincronística em período posterior à monarquia. Mesmo aceitando sua plausibilidade histórica geral, portanto, deve-se distinguir entre o ambiente do séc. VIII pressuposto pelas tradições de Amós e a forma literária final pela qual esse ambiente foi cronologicamente formulado (Wolff, 1977: 117–118; Mays, 1969: 18–20; Paul, 1991: 33–35; Eidevall, 2017: 5–6, 94–95).

A menção de Uzias possui, por conseguinte, dupla importância para a compreensão de Amós. Historicamente, situa a tradição do profeta em uma época em que Judá e Israel experimentavam fortalecimento político e prosperidade material; literariamente, integra o sistema de sincronismos régios pelo qual editores posteriores localizaram os profetas dentro da história dos dois reinos. A relação entre Amós e o reinado de Uzias não exige que o profeta tenha exercido atividade pública em Judá, mas fornece o horizonte judaíta dentro do qual sua procedência de Tecoa e sua missão dirigida a Israel foram preservadas e interpretadas.

B. Jeroboão II de Israel

Jeroboão II, filho e sucessor de Joás, pertenceu à dinastia de Jeú e governou Israel durante uma parcela excepcionalmente longa do séc. VIII a.C. Segundo 2Rs 14.23, seu reinado durou quarenta e um anos, embora a conversão desse dado em cronologia absoluta dependa das reconstruções das corregências e produza datas diferentes, aproximadamente entre as décadas de 790 e 740 a.C. O sincronismo de Am 1.1 coloca Amós durante os reinados simultâneos de Jeroboão II e Uzias, mas não permite, isoladamente, estabelecer em que momento desse longo período ocorreu sua atividade (Wolff, 1977: 89–90; Andersen e Freedman, 1989: 18–19; Eidevall, 2017: 5–6).

O relato de 2Rs 14.23–29 é extraordinariamente breve em comparação com a duração e a importância política do reinado. Sua informação histórica central é a restauração das fronteiras de Israel “desde a entrada de Hamate até o mar da Arabá” (2Rs 14.25), atribuída à ação de Jeroboão e relacionada a um oráculo de Jonas, filho de Amitai. A referência sugere recuperação de extensas áreas anteriormente perdidas, sobretudo na Transjordânia. Mais problemática é a afirmação de 2Rs 14.28 acerca de Damasco e Hamate: o texto massorético apresenta dificuldades sintáticas e textuais, e a natureza efetiva da supremacia israelita — conquista, vassalagem, hegemonia política ou concessões comerciais — continua discutida (Whitelam, 1992: 3.745–746; Miller e Hayes, 2006: 352–354).

A recuperação israelita tornou-se possível dentro de uma alteração mais ampla do equilíbrio político sírio-palestino. A pressão exercida pela Assíria sobre Damasco no final do séc. IX e início do VIII debilitara o principal adversário de Israel, enquanto a intervenção assíria no oeste tornou-se posteriormente mais descontínua. Israel pôde recuperar territórios perdidos pelos predecessores de Jeroboão e ampliar novamente sua influência regional. Mays, Paul e Wolff situam nesse quadro a estabilidade política e a prosperidade pressupostas por várias passagens de Amós; a ascensão de Tiglate-Pileser III em 745 a.C. inauguraria uma configuração inteiramente distinta para o Levante (Mays, 1969: 1–3; Paul, 1991: 1–2; Wolff, 1977: 89–90).

A cronologia interna dessa expansão, entretanto, permanece controvertida. Haran sustentou que o domínio de Jeroboão somente atingiu proporções imperiais nos anos finais de seu reinado e calculou para essa fase culminante não mais que sete ou oito anos; em sua reconstrução, a conquista de Damasco e Hamate pertence precisamente a esse estágio tardio (Haran, 1967: 266–267, 279–280). Miller e Hayes propõem uma sequência quase inversa: a restauração e expansão teriam ocorrido sobretudo durante os primeiros vinte e cinco anos, ao passo que os últimos anos seriam caracterizados por retração política e crescente instabilidade (Miller e Hayes, 2006: 352–356). A divergência impede que cada referência territorial de Amós seja transformada automaticamente em marcador cronológico.

Andersen e Freedman acrescentam uma reserva importante. Embora reconheçam que 2Rs 14.25–28 descreve a grande restauração territorial de Jeroboão, questionam a identificação imediata das vitórias celebradas em Am 6.13 com a extensão máxima desse domínio. Lo-Dabar e Carnaim poderiam representar conquistas mais limitadas e anteriores; nessa reconstrução, parte da pregação de Amós poderia anteceder os maiores sucessos de Jeroboão. A própria obra, contudo, reconhece que a evidência disponível não permite reconstruir com segurança todas as etapas da expansão (Andersen e Freedman, 1989: 18–23, 247–250).

A caracterização convencional desse período como época de prosperidade também exige qualificação. A literatura profética pressupõe consumo conspícuo, residências luxuosas e concentração de recursos em determinados setores da sociedade (Am 3.15; 4.1; 5.11; 6.4–6), quadro geralmente relacionado ao fortalecimento do reino sob Jeroboão (Paul, 1991: 1–3; King, 1988: 31–33). De Geus, entretanto, observou que a cultura material do séc. VIII não apresenta simplesmente uma progressão da prosperidade do século anterior: em arquitetura e cerâmica, detectou sinais de estagnação e empobrecimento, advertindo contra a identificação entre riqueza das elites e prosperidade generalizada (de Geus, 1982: 54–56). Essa distinção é decisiva para a análise da expansão econômica e da desigualdade social (cf. §§ V.C–D).

A vinculação de Amós a Jeroboão não depende somente do cabeçalho do livro. Em Am 7.9 aparece a ameaça contra a “casa de Jeroboão”, e em 7.10–11 Amazias informa ao rei que Amós estaria conspirando contra ele e anunciando sua morte pela espada. Wolff e Andersen–Freedman atribuem considerável peso histórico a essa tradição; Eidevall, ao contrário, considera Am 7.10–17 uma inserção literária posterior, enquanto Coote questiona até que ponto os estratos mais antigos do livro podem ser datados pelo reinado indicado no cabeçalho (Wolff, 1977: 89; Andersen e Freedman, 1989: 20–23; Coote, 1981: 19–21; Eidevall, 2017: 5–6). Jeroboão II constitui, assim, o horizonte monárquico explícito do livro de Amós, mas a correspondência entre fases específicas de seu reinado e unidades particulares da pregação profética permanece objeto de reconstrução histórica.

Pesquisar mais estudos