Apolo — Enciclopédia Bíblica e Teológica
APOLO
(Gr. Ἀπολλῶς, Apollōs; sir. ܐܰܦ݁ܳܠܳܘ, ʾAppālō; lat. Apollo).
Judeu natural de Alexandria e pregador cristão do século I, Apolo é apresentado em Atos como homem instruído, “poderoso nas Escrituras”, que chegou a Éfeso conhecendo o caminho do Senhor, mas somente o batismo de João. Depois de receber de Priscila e Áquila uma exposição mais precisa do “caminho de Deus”, seguiu para a Acaia, onde exerceu atividade particularmente importante em Corinto (At 18.24–28; 19.1).
As cartas paulinas confirmam sua proeminência na comunidade coríntia: alguns cristãos identificavam-se com seu nome (1Co 1.12), enquanto Paulo descreve os dois como ministros complementares — “eu plantei; Apolo regou” (1Co 3.6) — e posteriormente manifesta o desejo de que Apolo retornasse a Corinto (1Co 16.12). A última referência neotestamentária ocorre em Tt 3.13, onde aparece viajando ao lado de Zenas. Além desses testemunhos, pouco pode ser estabelecido com segurança sobre sua biografia. Sua formação intelectual específica, a natureza exata de sua relação com Paulo e, sobretudo, sua eventual autoria da Epístola aos Hebreus pertencem ao âmbito da reconstrução e da hipótese acadêmica, não dos dados biográficos diretamente documentados.
I. Fontes e identidade
A documentação antiga sobre Apolo é limitada. Nenhum escrito pode ser atribuído a ele com segurança, nem o Novo Testamento preserva palavras pronunciadas por ele; sua reconstrução biográfica depende inteiramente do que outros autores afirmam ou pressupõem a seu respeito (Hartin, 2009: 46–47). As referências relevantes concentram-se em três escritos: Primeira aos Coríntios, Atos dos Apóstolos e Tito. Esses testemunhos não possuem, contudo, a mesma proximidade cronológica nem a mesma finalidade literária, de modo que devem ser avaliados separadamente antes de serem combinados numa narrativa biográfica.
A. Testemunhos neotestamentários
O testemunho mais próximo da atividade histórica de Apolo encontra-se em Primeira aos Coríntios (1Co 1.12; 3.4–9, 22; 4.6; 16.12). Paulo escreve a uma comunidade que conhecia pessoalmente Apolo e, por isso, não explica sua origem, formação ou chegada a Corinto. O nome aparece no contexto das divisões da comunidade, da comparação entre diferentes agentes missionários e dos planos para um possível retorno de Apolo. É, portanto, uma fonte pobre em dados biográficos explícitos, mas particularmente importante por ser contemporânea à atuação de Apolo e por situá-lo diretamente nas relações internas da comunidade coríntia (Hartin, 2009: 46–47; Litwa, 2024: 43). É dessa documentação que se pode afirmar com maior segurança que Apolo exerceu um ministério posterior ao de Paulo em Corinto, alcançou influência suficiente para que alguns coríntios associassem seu nome a um dos agrupamentos da comunidade e continuava em contato com Paulo quando Primeira aos Coríntios foi escrita.
Atos dos Apóstolos oferece a narrativa biográfica mais extensa (At 18.24–28; 19.1). Apolo é ali identificado como judeu natural de Alexandria, caracterizado por sua capacidade discursiva ou erudição e por seu domínio das Escrituras; aparece ensinando em Éfeso, recebe instrução mais precisa de Priscila e Áquila, segue para a Acaia e exerce ali atividade pública de interpretação das Escrituras. A breve referência de At 19.1 o situa em Corinto quando Paulo chega a Éfeso. Esses movimentos correspondem, em linhas gerais, ao quadro pressuposto por Primeira aos Coríntios, circunstância que dá importância histórica à narrativa lucana (Johnson, 1992: 331–336). Isso não permite, porém, tratar Atos como simples complemento neutro das lacunas paulinas. A obra é posterior aos acontecimentos narrados e integra os dados sobre Apolo a seus próprios interesses narrativos e teológicos; inclusive a maneira como o relaciona a Priscila, Áquila e à missão paulina participa dessa construção literária (Johnson, 1992: 335–336). Sua informação deve, portanto, ser examinada primeiro como testemunho próprio, e só depois comparada com Paulo.
A distinção entre essas duas fontes é especialmente relevante porque Atos fornece precisamente os elementos que Primeira aos Coríntios omite: Alexandria, Éfeso, o conhecimento do batismo de João, a instrução recebida de Priscila e Áquila e as circunstâncias da passagem para a Acaia. O caráter complementar dos relatos não elimina sua diferença documental. Primeira aos Coríntios constitui o testemunho contemporâneo; Atos preserva uma tradição narrativa posterior e muito mais desenvolvida sobre a personagem. Essa diferença de proximidade cronológica deve limitar qualquer tentativa de utilizar um documento para preencher automaticamente os silêncios do outro (Hartin, 2009: 68–69; Litwa, 2024: 42–43).
A terceira ocorrência encontra-se em Tt 3.13, onde Zenas e Apolo devem ser ajudados em sua viagem para que nada lhes falte. A identificação desse Apolo com o alexandrino conhecido por Atos e Primeira aos Coríntios é altamente plausível e é normalmente assumida nos comentários, embora o versículo não forneça identificação adicional (Quinn, 1990: 264–265; Towner, 2006: 801). Se o referente é o mesmo, o texto apresenta Apolo ainda associado à mobilidade missionária e às redes cristãs intercomunitárias.
O valor de Tt 3.13 para uma cronologia biográfica precisa, entretanto, requer maior cautela. A autoria e a data das Epístolas Pastorais permanecem discutidas na pesquisa, com modelos que vão da autoria paulina a diferentes formas de composição posterior (Towner, 2006: 20–37). O versículo é, portanto, seguro como testemunho literário antigo da memória de Apolo; sua utilização como registro independente de uma etapa posterior de sua carreira depende da avaliação histórica adotada para Tito.
A hierarquia documental resultante é clara. Primeira aos Coríntios possui prioridade para a atuação contemporânea de Apolo e sua relação com Paulo e Corinto; Atos fornece a maior quantidade de informação biográfica, mas a partir de uma narrativa posterior; Tito acrescenta uma notícia isolada cuja força como dado cronológico permanece condicionada pelo debate sobre a origem das Pastorais. Toda reconstrução da vida de Apolo deve partir dessa desigualdade entre as fontes, em vez de fundi-las desde o início numa biografia contínua.
B. Nome
A forma do nome no texto crítico do Novo Testamento é Ἀπολλῶς (Apollōs). O NA28 registra o nome dez vezes, distribuído entre Atos, Primeira aos Coríntios e Tito: At 18.24; 19.1; 1Co 1.12; 3.4–6, 22; 4.6; 16.12; Tt 3.13. Conforme a função sintática, aparecem também as formas flexionadas Ἀπολλῶ e Ἀπολλῶν.
Ἀπολλῶς pertence ao conjunto de formas pessoais gregas abreviadas e é frequentemente explicado como forma reduzida de Ἀπολλώνιος (Apollṓnios), embora a forma curta não permita estabelecer por si só qual teria sido um eventual nome mais extenso (Towner, 2006: 801; Litwa, 2024: 41–42). A própria tradição manuscrita de At 18.24 preserva essa associação: enquanto o texto adotado pelo NA28 lê Ἀπολλῶς, o Códice Beza apresenta Ἀπολλώνιος; outros poucos testemunhos registram Ἀπελλῆς (Apellēs) (Johnson, 1992: 331–332). A variante Ἀπολλώνιος confirma que a expansão do nome era conhecida na transmissão antiga, mas não demonstra que esse tenha sido necessariamente o nome completo da personagem histórica.
O nome é grego e, isoladamente, não informa a origem étnica ou religiosa de seu portador. No caso de Apolo, sua identidade judaica e sua procedência alexandrina derivam expressamente de At 18.24, não da onomástica. Por isso, eventuais associações culturais sugeridas pelo nome devem permanecer subordinadas aos dados biográficos fornecidos pelas fontes.
II. Apolo em Éfeso
A primeira narrativa contínua sobre Apolo situa-o em Éfeso, depois da breve passagem de Paulo pela cidade e antes do retorno deste à Ásia (At 18.18–19.1). Lucas introduz uma personagem que já possuía conhecimento acerca de Jesus, ensinava publicamente na sinagoga e demonstrava notável domínio das Escrituras, mas cuja formação cristã apresentava uma limitação associada ao conhecimento exclusivo do batismo de João. A passagem combina, assim, uma caracterização fortemente positiva de Apolo com a notícia de que Priscila e Áquila lhe expuseram “mais exatamente” o caminho de Deus. A relação entre esses dois aspectos — competência já adquirida e instrução posterior — constitui o principal problema histórico e exegético de At 18.24–28.
A. Um homem λόγιος
A primeira qualificação pessoal aplicada a Apolo é ἀνὴρ λόγιος (anḕr lógios, At 18.24). O adjetivo λόγιος admite, nesse contexto, duas linhas semânticas próximas: pode caracterizar alguém como culto ou erudito, ou como hábil no discurso, eloquente. A alternativa não é meramente moderna. A amplitude semântica do termo permite ambas as acepções, e sua tradução depende em boa medida do peso atribuído ao contexto imediato (Haenchen, 1971: 550; Johnson, 1992: 331–332).
A construção lucana favorece a presença das duas ideias, mas não necessariamente com igual peso. Logo depois de λόγιος, Apolo é descrito como δυνατὸς ὢν ἐν ταῖς γραφαῖς, “poderoso nas Escrituras”, o que estabelece explicitamente sua competência intelectual e escriturística. Por essa razão, Culy e Parsons entendem que λόγιος, isoladamente, pode expressar tanto conhecimento quanto capacidade de falar, mas consideram mais provável aqui o sentido de eloquência, porque a erudição de Apolo já é explicitada pela oração seguinte e porque todo o episódio destaca sua atividade oral: ele fala na sinagoga, ensina e posteriormente debate publicamente na Acaia (At 18.25–28; Culy e Parsons, 2003: 355–356). Bruce prefere “homem de saber”, considerando “eloquente” uma extensão secundária do termo, enquanto outros intérpretes procuram preservar simultaneamente as duas dimensões (Bruce, 1988: 358; Haenchen, 1971: 550).
Essa ambivalência recomenda cautela diante de uma tradução demasiadamente exclusiva. Lucas não apresenta apenas um homem instruído que possuía conhecimento privado, nem apenas um orador cuja força dependia da performance. A caracterização subsequente mostra Apolo ensinando com precisão, falando com desenvoltura na sinagoga e refutando vigorosamente seus interlocutores por meio das Escrituras (At 18.25–28). Nesse retrato, conhecimento e capacidade discursiva aparecem estreitamente associados. λόγιος pode, portanto, comunicar melhor a figura de um homem culto e articulado, ainda que o componente oratório seja particularmente favorecido pela progressão narrativa.
A procedência alexandrina intensifica essa caracterização sem, contudo, explicá-la biograficamente. Alexandria desfrutava de reputação excepcional como centro de cultura e educação, e a identificação de Apolo como Ἀλεξανδρεὺς τῷ γένει imediatamente antes de λόγιος provavelmente ativava tais associações no público antigo. Den Dulk observa que a sequência inteira — alexandrino, λόγιος, poderoso nas Escrituras, instruído no caminho do Senhor e capaz de ensinar com precisão — torna especialmente provável que Lucas explore deliberadamente a imagem cultural do alexandrino instruído (den Dulk, 2020: 177–178). A informação funciona, portanto, como componente da caracterização narrativa.
Esse dado não permite reconstruir a educação de Apolo com a mesma precisão. Nada em Atos informa onde estudou, quais disciplinas recebeu, quem foram seus mestres ou se passou pelas instituições intelectuais pelas quais Alexandria era célebre. Tampouco a associação entre Alexandria e Fílon constitui evidência de contato pessoal ou dependência intelectual. Strelan chama atenção justamente para a fragilidade das reconstruções que deduzem de sua origem uma formação filônica, uma filosofia específica ou um método alegórico de exegese; esses elementos podem pertencer ao ambiente cultural da cidade, mas não são dados biográficos sobre Apolo (Strelan, 1996: 213–214).
A descrição de At 18.24 permite, assim, uma conclusão mais limitada. Apolo é apresentado como alguém intelectualmente competente, dotado de considerável capacidade de expressão e reconhecidamente hábil no uso das Escrituras. Uma educação elevada é historicamente plausível diante desse perfil, mas sua forma concreta permanece desconhecida. A competência é textual; o currículo é reconstrução.
B. “Poderoso nas Escrituras”
A segunda qualificação de Apolo em At 18.24 é δυνατὸς ὢν ἐν ταῖς γραφαῖς (dynatòs ṑn en taîs graphaîs). A construção descreve mais do que simples familiaridade com textos religiosos. δυνατός exprime capacidade, força ou competência, enquanto ἐν ταῖς γραφαῖς delimita o campo em que essa capacidade se manifesta. A tradução tradicional “poderoso nas Escrituras” preserva adequadamente a intensidade da expressão, embora seu sentido contextual seja o de alguém extraordinariamente competente no conhecimento e emprego das Escrituras (Culy e Parsons, 2003: 355–356; Johnson, 1992: 331–332).
A própria narrativa esclarece em que consistia essa competência. Depois de chegar à Acaia, Apolo “refutava vigorosamente” seus interlocutores, demonstrando “pelas Escrituras” que Jesus era o Messias (At 18.28). A caracterização do v. 24 não constitui, portanto, um elogio abstrato à cultura literária de Apolo: antecipa uma atividade efetivamente mostrada no final do episódio. Seu domínio das Escrituras incluía capacidade de argumentação, seleção e interpretação de textos em controvérsia pública. λόγιος e δυνατὸς ὢν ἐν ταῖς γραφαῖς formam, nesse sentido, um retrato coerente de um expositor cuja erudição se convertia em discurso argumentativo.
Strelan propõe atribuir a δυνατός um valor mais forte, próximo de “autoridade”, observando o emprego lucano do adjetivo para personagens como Moisés e Jesus e sustentando que Apolo aparece investido de uma autoridade particular no manejo das Escrituras (Strelan, 1996: 213–214). A observação chama atenção corretamente para a força do vocábulo, mas a conclusão deve ser mantida em nível interpretativo. O adjetivo, por si só, não afirma que Apolo possuísse um ofício autorizado nem que Lucas lhe atribuísse a mesma categoria de autoridade de Moisés ou Jesus; o dado textual seguro é sua competência excepcional no campo escriturístico.
O plural αἱ γραφαί designa aqui as Escrituras judaicas. Nada no enunciado, entretanto, identifica a forma textual específica utilizada por Apolo. Sua procedência alexandrina, seu nome grego e sua atuação em ambientes helenófonos tornam muito provável o conhecimento das Escrituras em grego; Alexandria, além disso, possuía uma longa e particularmente rica tradição de interpretação judaica em língua grega. Isso não equivale a demonstrar que Apolo trabalhasse exclusivamente com a Septuaginta, muito menos que desconhecesse hebraico ou outras formas textuais. Strelan observa precisamente que não é possível determinar se sua competência dizia respeito à Septuaginta, às Escrituras hebraicas ou a ambas, embora o contexto torne a primeira possibilidade especialmente natural (Strelan, 1996: 213–214).
A mesma cautela é necessária quanto ao método exegético. A Alexandria de Apolo conhecera formas sofisticadas de interpretação judaica, das quais Fílon é o testemunho mais extenso preservado. Esse ambiente demonstra o que era intelectualmente possível em Alexandria; não documenta, porém, o treinamento individual de Apolo. Atos não diz que ele empregava exegese alegórica, não menciona Fílon e não fornece qualquer genealogia escolar. A frequente passagem de “judeu alexandrino versado nas Escrituras” para “exegeta filônico” ultrapassa, portanto, a evidência disponível. O paralelo pode esclarecer o horizonte cultural; não pode preencher sua biografia.
O dado historicamente mais seguro é mais limitado e, ao mesmo tempo, significativo: antes de receber qualquer instrução de Priscila e Áquila, Apolo já possuía domínio incomum das Escrituras e já ensinava acerca de Jesus (At 18.24–26). A correção posterior não transforma essa competência numa aquisição paulina nem permite atribuí-la ao casal. Ao chegar a Éfeso, Apolo já era um intérprete formado e um mestre atuante. O que permanece por determinar é precisamente que tradição cristã havia produzido essa combinação de conhecimento de Jesus, domínio escriturístico e conhecimento apenas do batismo de João — questão que emerge diretamente nos versículos seguintes.
C. “Instruído no caminho do Senhor”
At 18.25 aprofunda o paradoxo introduzido pela caracterização de Apolo. Ele não era apenas versado nas Escrituras: οὗτος ἦν κατηχημένος τὴν ὁδὸν τοῦ κυρίου, “este havia sido instruído no caminho do Senhor”. A construção ἦν κατηχημένος é perifrástica e aponta para uma instrução recebida anteriormente, já pertencente ao passado de Apolo quando ele chega a Éfeso (Culy e Parsons, 2003: 356). O verbo κατηχέω não implica ainda uma instituição catequética formal; designa a transmissão de ensino ou informação. Lucas emprega o mesmo verbo em seu prólogo para o ensino anteriormente recebido por Teófilo (Lc 1.4).
A expressão “caminho do Senhor” deve ser interpretada dentro do vocabulário lucano. “O Caminho” pode designar em Atos o movimento ligado a Jesus e sua forma de vida (At 9.2; 19.9, 23; 22.4; 24.14, 22), mas a formulação de At 18.25 também conserva ressonâncias bíblicas. Strelan chama atenção para a linguagem de Is 40.3, retomada por Lucas na apresentação de João Batista — “preparai o caminho do Senhor” (Lc 3.4) — e sustenta que “caminho do Senhor” e “as coisas referentes a Jesus”, que aparecem sucessivamente no versículo, não precisam ser expressões simplesmente intercambiáveis (Strelan, 1996: 214). O texto, de qualquer modo, situa Apolo dentro de uma tradição que já relacionava Jesus ao cumprimento das Escrituras; ele não chega a Éfeso como alguém que apenas conhecia João Batista e que ali ouviu pela primeira vez falar de Jesus.
Isso é confirmado pela afirmação seguinte: Apolo “falava e ensinava com exatidão as coisas referentes a Jesus” — ἐλάλει καὶ ἐδίδασκεν ἀκριβῶς τὰ περὶ τοῦ Ἰησοῦ. O advérbio ἀκριβῶς é inequívocamente positivo. Lucas não descreve seu ensino como falso ou genericamente confuso; atribui-lhe precisão justamente antes de registrar que Priscila e Áquila lhe expuseram o caminho de Deus ἀκριβέστερον, “mais exatamente” (At 18.26). A relação entre os dois termos é comparativa: o conhecimento existente não é anulado, mas ampliado ou tornado mais completo (Johnson, 1992: 332–333).
A dificuldade surge no final do v. 25: ἐπιστάμενος μόνον τὸ βάπτισμα Ἰωάννου, “conhecendo somente o batismo de João”. O particípio possui valor concessivo no fluxo da sentença: Apolo ensinava corretamente acerca de Jesus, embora seu conhecimento estivesse limitado, em algum sentido, ao batismo de João (Culy e Parsons, 2003: 356). Essa justaposição constitui uma dificuldade real do relato, e não deve ser eliminada mediante uma harmonização que transforme “conhecia somente o batismo de João” em simples ignorância do batismo cristão sem explicar por que Lucas julgou relevante introduzir essa limitação.
A expressão intermediária ζέων τῷ πνεύματι acrescenta outra incerteza. ζέω significa literalmente “ferver” e, metaforicamente, indica ardor ou entusiasmo. τῷ πνεύματι pode referir-se ao próprio espírito de Apolo — “fervoroso de espírito” — ou ao Espírito divino — “fervoroso no Espírito”. Johnson considera ambas as possibilidades e observa que Lucas, significativamente, não emprega aqui suas fórmulas habituais para personagens “cheios do Espírito Santo” (Johnson, 1992: 332). Culy e Parsons entendem a expressão sobretudo como caracterização da maneira entusiástica e intensamente comprometida com que Apolo falava, sem que a gramática por si só resolva a identidade de πνεῦμα (Culy e Parsons, 2003: 356). A passagem, portanto, não deve ser usada isoladamente para construir uma pneumatologia completa de Apolo.
Também não se sabe onde ele recebeu sua primeira instrução cristã. O texto crítico não especifica lugar. A tradição ocidental acrescenta em At 18.25 a expressão ἐν τῇ πατρίδι, “em sua pátria”, fazendo de Alexandria explicitamente o local de sua formação; a expansão, porém, não pertence ao texto adotado pelo NA28. Johnson entende que a variante explicita uma inferência possível, enquanto Haenchen a considera precisamente uma inferência produzida pela tradição textual a partir da procedência alexandrina já indicada no v. 24 (Johnson, 1992: 332; Haenchen, 1971: 550–551). Historicamente, Alexandria é uma possibilidade razoável, não um dado textual seguro.
Litwa vai além e considera provável que Apolo tenha recebido sua tradição sobre Jesus em Alexandria, argumentando que Priscila e Áquila corrigem ou completam uma instrução que ele já possuía, não a iniciam, e que nenhuma fonte antiga registra uma permanência anterior de Apolo na Palestina (Litwa, 2024: 41). Essa reconstrução possui plausibilidade, sobretudo porque Apolo já chega a Éfeso capaz de ensinar sobre Jesus, mas continua sendo reconstrução. O que Atos permite afirmar diretamente é apenas que sua formação antecedeu o encontro com Priscila e Áquila.
A aproximação entre Apolo e os “discípulos” de At 19.1–7 tornou-se um dos pontos mais controvertidos da pesquisa. Ambos os episódios ocorrem em Éfeso e ambos mencionam o batismo de João, circunstância que levou Käsemann, Schweizer, Wolter e outros a procurar uma relação histórica ou redacional entre eles. As reconstruções, porém, divergem profundamente: Apolo já foi entendido como missionário cristão independente posteriormente integrado à tradição paulina, como missionário originalmente joanino, ou como figura através da qual Lucas construiu uma transição entre João e a missão cristã plena (Shauf, 2005: 88–90; Wolter, 1987: 49–73). A coincidência narrativa é indiscutível; uma identidade de origem entre Apolo e os doze efésios, não.
O perfil que emerge de At 18.25 é, portanto, mais complexo do que o de um “cristão incompleto”. Antes de seu encontro com Priscila e Áquila, Apolo já havia recebido instrução sobre o caminho do Senhor, conhecia tradições acerca de Jesus, ensinava-as com precisão e possuía notável competência escriturística. Ao mesmo tempo, Lucas identifica uma lacuna concreta em sua formação por meio da referência ao batismo de João. O episódio seguinte deverá determinar não se Apolo conhecia o cristianismo, mas qual era exatamente a extensão e a natureza daquele conhecimento e o que Priscila e Áquila lhe acrescentaram.
D. Priscila e Áquila
O encontro com Priscila e Áquila ocorre quando Apolo já ensinava publicamente na sinagoga de Éfeso. O casal havia chegado à cidade com Paulo, mas permaneceu ali depois de sua partida (At 18.18–21); desse modo, sua relação com Apolo antecede o retorno do apóstolo a Éfeso. Lucas não apresenta, portanto, Paulo como responsável pela formação de Apolo. A mediação ocorre por meio de dois de seus colaboradores, inseridos naquele momento no mesmo ambiente judaico em que Apolo exercia sua atividade.
At 18.26 afirma que, depois de ouvi-lo, Priscila e Áquila προσελάβοντο αὐτόν. O verbo προσλαμβάνω pode significar receber, acolher ou tomar alguém consigo; por isso, a tradução “tomaram-no à parte” exprime uma possibilidade contextual, mas o texto não especifica que a conversa tenha ocorrido numa residência particular. A leitura segundo a qual o casal o teria levado para casa tornou-se comum, porém ultrapassa o que a formulação grega estabelece. Strelan propõe um sentido mais social — acolhê-lo no círculo ao qual pertenciam —, hipótese possível à luz de outros empregos do verbo, mas igualmente não demonstrável pelo versículo (Strelan, 1996: 223–224). O dado seguro é que o contato iniciado na sinagoga prosseguiu em uma relação mais próxima de instrução.
É significativo que, no texto crítico, Priscila seja mencionada antes de Áquila. A mesma ordem aparece também em At 18.18 e em Rm 16.3, enquanto outros textos colocam Áquila primeiro (At 18.2; 1Co 16.19). Em At 18.26, a tradição ocidental inverte a sequência e coloca Áquila antes de Priscila. A variação impede que se faça da ordem dos nomes uma hierarquia formal, mas o texto adotado pelo NA28 atribui inequivocamente a ação aos dois: ambos ouvem Apolo, ambos o acolhem e ambos participam da exposição subsequente. Não há fundamento textual para reduzir Priscila a presença passiva no episódio (Johnson, 1992: 332–333).
A ação seguinte é expressa por ἐξέθεντο αὐτῷ τὴν ὁδὸν τοῦ θεοῦ, “expuseram-lhe o caminho de Deus”. ἐκτίθημι, empregado também para uma exposição ordenada em At 11.4 e 28.23, descreve aqui explicação ou exposição, não uma fórmula técnica de conversão. Ainda mais importante é o advérbio comparativo ἀκριβέστερον, “mais exatamente”. Ele retoma deliberadamente o ἀκριβῶς do versículo anterior: Apolo já ensinava “com exatidão” acerca de Jesus; Priscila e Áquila lhe explicam o caminho “mais exatamente” (Culy e Parsons, 2003: 356–357; Johnson, 1992: 332–333). A escolha vocabular cria continuidade, não ruptura, entre seu conhecimento anterior e aquilo que recebe em Éfeso.
Por essa razão, caracterizar o episódio simplesmente como a “conversão de Apolo” não corresponde bem à progressão narrativa. Antes do encontro, ele já fora instruído no caminho do Senhor, ensinava acerca de Jesus e falava na sinagoga como mestre; depois do encontro, Lucas não registra batismo, imposição de mãos, recepção do Espírito ou qualquer outro rito de iniciação. O contraste com os discípulos de At 19.1–7 é particularmente importante: estes são batizados “em nome do Senhor Jesus” e recebem o Espírito mediante a imposição das mãos de Paulo, enquanto nada semelhante é narrado a respeito de Apolo. A diferença não resolve todas as dificuldades de At 18.24–19.7, mas impede que os dois episódios sejam simplesmente equiparados.
Strelan acentua esse aspecto ao argumentar que ἐξέθεντο não coloca necessariamente Priscila e Áquila na posição de mestres diante de um aluno ignorante. Em sua leitura, trata-se antes de uma interação entre intérpretes das Escrituras, na qual o conhecimento de Apolo é suplementado (Strelan, 1996: 224). A formulação é útil como correção a reconstruções excessivamente hierárquicas, embora o texto efetivamente atribua ao casal um conhecimento que permite tornar a compreensão de Apolo “mais exata”. O equilíbrio está em preservar ambas as afirmações: Apolo já possuía considerável competência religiosa, mas havia algo que Priscila e Áquila podiam acrescentar à sua compreensão.
Lucas não informa explicitamente qual foi esse conteúdo adicional. A proximidade da observação de que Apolo conhecia “somente o batismo de João” torna natural relacionar a instrução a essa limitação, mas At 18.26 não diz que o casal simplesmente lhe ensinou uma nova fórmula batismal. A expressão ampla “caminho de Deus” sugere um esclarecimento mais abrangente. Reconstruções que especificam o conteúdo — batismo cristão, dom do Espírito, morte e ressurreição de Jesus ou determinada cristologia — permanecem inferências em graus diferentes de plausibilidade.
O episódio é ainda relevante para a história do cristianismo efésio porque mostra, antes da grande atividade de Paulo descrita em At 19, uma rede de seguidores de Jesus já operando na cidade. Priscila e Áquila estão suficientemente integrados ao ambiente sinagogal para ouvir Apolo e estabelecer contato com ele; Apolo, por sua vez, chega a Éfeso com uma formação cristã adquirida em outro lugar. A narrativa, portanto, não apresenta a presença cristã efésia como produto exclusivo da posterior missão paulina. Ela revela, ainda que de maneira fragmentária, a convergência de trajetórias missionárias diferentes na cidade.
E. Apolo e os discípulos de João
A referência ao batismo de João em At 18.25 adquire importância adicional porque reaparece imediatamente no episódio seguinte. At 19.1 começa explicitamente “enquanto Apolo estava em Corinto” e transfere a narrativa de volta para Éfeso, onde Paulo encontra cerca de doze discípulos ligados ao batismo de João. A justaposição é literariamente deliberada: o nome de Apolo funciona como elo entre as duas cenas, e o mesmo elemento — o batismo joanino — aparece em ambas. Isso torna legítimo interpretá-las em conjunto; não torna legítimo, porém, identificar automaticamente Apolo com o grupo de At 19.1–7.
As diferenças entre os episódios são tão importantes quanto sua proximidade. Apolo chega a Éfeso já “instruído no caminho do Senhor”, ensina com exatidão acerca de Jesus e é caracterizado positivamente por seu domínio das Escrituras (At 18.24–25). Sua deficiência é corrigida por uma exposição “mais exata” de Priscila e Áquila, sem que Lucas mencione novo batismo, imposição de mãos ou uma primeira recepção do Espírito. Os doze, ao contrário, declaram não ter conhecimento do Espírito Santo, identificam o batismo recebido como o de João e, depois da explicação de Paulo, são batizados “em nome do Senhor Jesus”; a imposição das mãos é então seguida pela vinda do Espírito, glossolalia e profecia (At 19.2–7). No plano narrativo, os dois casos não descrevem o mesmo estado religioso.
Essa diferença constitui um dos principais resultados da análise de Michael Wolter. Em sua leitura redacional, At 18.24–28 e 19.1–7 formam uma narrativa dupla cuidadosamente construída: no primeiro episódio, a insuficiência de Apolo se situa no âmbito do conhecimento e do ensino, enquanto, no segundo, a insuficiência dos discípulos efésios alcança aquilo que Lucas apresenta como fundamentos da identidade cristã — batismo cristão e recepção do Espírito (Wolter, 1987: 71–73). A referência comum a João ligaria as duas cenas, ao passo que suas diferenças permitiriam a Lucas distinguir a correção de Apolo da iniciação dos doze.
Wolter acrescenta a essa observação literária uma reconstrução mais específica: Lucas teria organizado os episódios de modo a estabelecer a superioridade da missão paulina em relação a Apolo, mantendo Paulo ausente enquanto Apolo está em Éfeso e fazendo-o chegar somente depois da partida deste para Corinto. Essa interpretação pertence, contudo, ao nível da hipótese redacional. Shauf mostra que reconstruções do material anterior a Lucas produziram resultados muito diferentes. Käsemann entendeu Apolo como missionário cristão independente posteriormente aproximado por Lucas da tradição joanina; Schweizer reconstruiu-o originalmente como missionário judeu; Wolter, por sua vez, relaciona a composição lucana a uma possível tensão entre Paulo e Apolo (Shauf, 2005: 88–90). A diversidade dessas conclusões evidencia o quanto depende da reconstrução proposta para fontes que já não estão disponíveis.
O próprio texto não chama Apolo de “discípulo de João”. Afirma somente que conhecia “apenas o batismo de João”. Essa distinção é fundamental. O conhecimento ou a recepção de um rito associado a João não demonstra filiação pessoal ao Batista, participação num movimento joanino organizado ou ligação histórica com os doze de At 19.1–7. Tampouco há qualquer afirmação de que esses discípulos tenham sido convertidos por Apolo, recebido ensinamento dele ou formado a comunidade em que ele atuara. Uma relação dessa natureza é possível apenas como reconstrução e não como dado documental.
A expressão “discípulos de João”, frequentemente aplicada aos doze, também exige precisão. Em At 19.1 Lucas os denomina simplesmente μαθηταί, “discípulos”; a associação com João emerge de sua resposta sobre o batismo recebido e da explicação subsequente de Paulo. O relato permite concluir que possuíam uma forma de formação religiosa vinculada ao batismo joanino, mas não oferece história institucional desse grupo. O mesmo cuidado deve ser aplicado a Apolo: a narrativa associa sua limitação ao batismo de João, mas não descreve uma comunidade batista da qual ele teria sido representante.
Algumas reconstruções modernas ampliam consideravelmente esse quadro. Murphy-O’Connor, por exemplo, procura explicar os doze como judeus efésios que teriam entrado em contato com uma tradição anterior ligada a João e a Jesus, propondo uma trajetória histórica concreta para explicar seu conhecimento fragmentário (Murphy-O’Connor, 2008: 205–206). Trata-se, porém, de uma reconstrução hipotética, não de informação preservada por Atos. O texto não especifica onde receberam o batismo, quem os instruiu nem como chegaram a Éfeso.
A sequência de At 18.24–19.7 é mais segura como evidência da existência de trajetórias distintas de transmissão da mensagem sobre Jesus no cristianismo primitivo. Apolo conhece Jesus e o interpreta pelas Escrituras antes de encontrar Priscila e Áquila; os doze conhecem o batismo de João, mas recebem de Paulo instrução sobre Jesus, batismo cristão e o Espírito. Lucas reúne essas trajetórias em Éfeso e as integra progressivamente àquilo que apresenta como a forma plena da missão cristã. A composição possui evidente coerência teológica, mas essa coerência não deve ser retrovertida automaticamente numa genealogia histórica única.
A conexão entre Apolo e os discípulos efésios é, portanto, segura no nível literário e temático: os episódios são adjacentes, explicitamente articulados por At 19.1 e unidos pela referência ao batismo de João. Historicamente, porém, a evidência não estabelece que Apolo e os doze pertencessem ao mesmo círculo, que ele fosse discípulo pessoal de João ou que estivesse por trás da presença joanina em Éfeso. O texto permite falar de uma afinidade problemática; uma comunidade de origem permanece hipótese.
III. Da Ásia para a Acaia
A permanência de Apolo em Éfeso termina com uma decisão própria de prosseguir para a Acaia. A transição é breve em Atos, mas historicamente importante: ela conecta o mestre alexandrino ao ambiente no qual seu nome reaparece independentemente na correspondência paulina. O texto permite reconhecer uma rede de relações entre comunidades cristãs de diferentes cidades, embora não explique as razões pessoais da viagem nem forneça uma cronologia detalhada.
A. Viagem para a Acaia
At 18.27 inicia a nova etapa com βουλομένου δὲ αὐτοῦ διελθεῖν εἰς τὴν Ἀχαΐαν, “quando ele quis passar para a Acaia”. O particípio βουλομένου atribui a iniciativa ao próprio Apolo: Lucas não apresenta a viagem como missão determinada por Priscila e Áquila nem como deslocamento ordenado por Paulo. A construção indica simplesmente sua intenção de atravessar para a província situada do outro lado do Egeu, provavelmente a partir de Éfeso. O destino específico não é nomeado no v. 27; somente At 19.1 explicita que Apolo estava em Corinto quando Paulo chegou a Éfeso (Culy e Parsons, 2003: 357–358).
A comunidade efésia participa do deslocamento. Os “irmãos” escrevem aos discípulos para que recebam Apolo, empregando uma forma de recomendação que facilitava a circulação de pessoas entre comunidades cristãs. O infinitivo ἀποδέξασθαι αὐτόν exprime precisamente essa recepção esperada. Johnson aproxima o procedimento das cartas de recomendação conhecidas também na correspondência paulina, sem que Atos permita reconstruir uma instituição formal por trás do gesto (Johnson, 1992: 333). A notícia pressupõe, de todo modo, comunicação entre seguidores de Jesus em Éfeso e na Acaia e mostra que Apolo parte amparado por essa rede.
O particípio προτρεψάμενοι, aplicado aos “irmãos”, acrescenta a ideia de encorajamento ou estímulo. A formulação pode ser entendida no sentido de que eles incentivaram Apolo em seu propósito e, em seguida, escreveram aos discípulos; o elemento seguro é que a comunidade efésia apoiou sua passagem para a Acaia. Nada no texto indica resistência à sua atividade depois da instrução recebida de Priscila e Áquila. Ao contrário, a recomendação mostra que ele deixa Éfeso reconhecido e legitimado pelo círculo cristão ali existente.
A tradição textual ocidental torna a cena muito mais específica. Nela, coríntios presentes em Éfeso ouvem Apolo e o convidam a acompanhá-los de volta; os efésios então escrevem diretamente aos discípulos de Corinto. Essa versão resolve duas lacunas do texto mais curto — por que Apolo decidiu ir à Acaia e qual cidade constituía seu destino —, mas exatamente essa capacidade explicativa é uma razão para tratá-la com cautela. Murphy-O’Connor observa que a expansão amarra pontas que o texto mais breve deixa abertas e, ao fazê-lo, acrescenta informações ausentes da forma adotada pelo texto crítico (Murphy-O’Connor, 2008: 202–204).
A identificação de Corinto como destino efetivo de Apolo não depende, porém, da leitura ocidental. At 19.1 já o situa ali, e Primeira aos Coríntios confirma independentemente sua atividade posterior na comunidade coríntia (1Co 1.12; 3.4–6; 16.12). O que permanece desconhecido é a razão concreta pela qual escolheu a Acaia. A presença de contatos coríntios em Éfeso é historicamente possível, mas pertence à tradição textual expandida, não ao testemunho do texto crítico.
At 18.27 documenta, assim, uma passagem importante na trajetória de Apolo: ele deixa de ser apenas um mestre atuante na sinagoga de Éfeso e entra numa rede intercomunitária que o levará a Corinto. O movimento não aparece como transferência para uma missão controlada por Paulo. Apolo conserva iniciativa própria, ao mesmo tempo que recebe o apoio dos cristãos efésios. Essa combinação de autonomia pessoal e reconhecimento comunitário fornece o quadro imediato para sua atuação posterior na Acaia.