Ir para o conteúdo principal

JSON Variables

Autocontrole — Enciclopédia Bíblica e Teológica

Autocontrole

(gr. ἐγκράτεια, enkráteia.)

Termo que se refere à capacidade de governar desejos, impulsos e ações, submetendo-os a um princípio moral deliberado em vez de agir simplesmente sob a força do apetite, da paixão ou da conveniência imediata. No NT, o conceito é expresso de modo especialmente definido pela família de ἐγκράτεια, que pode denotar autodomínio, contenção ou, conforme o contexto, continência e abstinência. O termo não designa apenas repressão de impulsos sexuais nem se reduz a uma disciplina ascética do corpo. Seus usos abrangem a conduta moral, o domínio dos desejos, a disciplina necessária à vida cristã e uma disposição estável de caráter. Em Gl 5.23, sua inclusão entre os componentes do fruto do Espírito confere ao autocontrole uma dimensão especificamente cristã: a pessoa exerce verdadeiro domínio sobre si, mas essa capacidade é apresentada no contexto da ação transformadora do Espírito.

I. Campo lexical e delimitação do conceito

O vocabulário neotestamentário do autocontrole forma um conjunto pequeno, porém semanticamente bem definido. Seu núcleo é composto pelo substantivo ἐγκράτεια, pelo verbo ἐγκρατεύομαι e pelo adjetivo ἐγκρατής, aos quais correspondem, no polo negativo, ἀκρασία e ἀκρατής. A delimitação é necessária porque outras palavras do NT podem expressar sobriedade, sensatez, moderação ou vigilância sem pertencerem propriamente à mesma família lexical. O verbete, portanto, parte de ἐγκράτεια e seus cognatos, ampliando-se para conceitos próximos somente quando a relação contextual ou teológica o justificar.

A. O substantivo ἐγκράτεια

O substantivo ἐγκράτεια (enkráteia) designa fundamentalmente o domínio exercido por uma pessoa sobre si mesma, especialmente sobre desejos e impulsos capazes de determinar sua conduta. Seu campo semântico permite traduções como “autocontrole”, “autodomínio”, “contenção”, “continência” e, em determinados contextos, “abstinência”. Essa variedade não significa que os termos portugueses sejam equivalentes em qualquer passagem; indica antes que nenhuma palavra portuguesa reproduz sozinha toda a extensão semântica do vocábulo grego. A própria tradição de tradução confirma essa elasticidade contextual.

A formação da palavra relaciona-se à ideia de domínio ou poder, mas sua composição não deve ser transformada numa definição automática. O significado efetivo resulta do uso. Em termos lexicais, ἐγκράτεια descreve menos uma força abstrata que uma capacidade de manter desejos, apetites ou impulsos sob governo. Por isso, seu referente pode variar: em um contexto, a esfera sexual ocupa o primeiro plano; em outro, trata-se da disciplina mais ampla exigida do atleta; em outro ainda, de uma qualidade moral integrante da vida produzida pelo Espírito. O princípio metodológico é importante: a extensão semântica de uma palavra grega não coincide necessariamente com a de qualquer equivalente português, e o contexto determina qual parte dessa extensão é ativada em cada ocorrência.

No texto do NA28, ἐγκράτεια ocorre quatro vezes: em At 24.25, Gl 5.23 e duas vezes em 2Pe 1.6. Em todas essas ocorrências o sentido pertence ao domínio moral, embora a configuração contextual não seja idêntica. Em Atos, o termo integra o discurso sobre justiça e juízo; em Gálatas, aparece como componente do fruto do Espírito; em 2Pedro, ocupa uma posição intermediária na sequência que conduz do conhecimento à perseverança. A concentração de apenas quatro ocorrências torna especialmente importante resistir à tentativa de impor a todas elas uma única tradução portuguesa fixa.

B. O verbo ἐγκρατεύομαι e o adjetivo ἐγκρατής

O verbo ἐγκρατεύομαι (enkrateúomai) expressa o exercício efetivo de domínio sobre si mesmo: conter desejos, impor limites à própria conduta ou abster-se daquilo que, em determinada situação, deve ser restringido. O verbo ocorre somente duas vezes no NT, ambas em 1Coríntios, mas os contextos são suficientemente diferentes para esclarecer sua amplitude. Em 1Co 7.9, a questão é sexual e matrimonial: diante daqueles que não conseguem exercer continência, Paulo recomenda o casamento. A BJ torna explícita essa nuance ao traduzir: “se não podem guardar a continência, casem-se” (1Co 7.9). Em 1Co 9.25, porém, o cenário é atlético: o competidor exerce restrição “em tudo” a fim de alcançar a coroa. O referente deixa de ser especificamente sexual e passa a ser a disciplina abrangente pela qual desejos e hábitos são subordinados a um objetivo. A mesma forma verbal pode, portanto, assumir os valores contextuais de continência ou de disciplina e abstinência, sem que qualquer deles esgote seu significado.

O adjetivo ἐγκρατής (enkratḗs) ocorre uma única vez, em Tt 1.8, entre as qualificações exigidas do epíscopo. Diferentemente do verbo, que focaliza o ato de exercer contenção, o adjetivo caracteriza a pessoa em quem esse domínio se tornou disposição moral reconhecível. A BJ o traduz por “disciplinado”, depois de “ponderado, justo, piedoso” (Tt 1.8), escolha que evita limitar a qualidade à esfera sexual. A passagem também mostra que ἐγκρατής não descreve primariamente uma prática ascética particular, mas uma qualidade de caráter: capacidade de governar a si mesmo em contraste com comportamentos anteriormente excluídos do perfil do dirigente, como irascibilidade, embriaguez, violência e cobiça (Tt 1.7–8).

A relação entre substantivo, verbo e adjetivo é, assim, suficientemente clara sem que se confundam suas funções. Ἐγκράτεια nomeia a qualidade ou capacidade de autodomínio; ἐγκρατεύομαι descreve seu exercício; ἐγκρατής caracteriza aquele que a possui. O conjunto confirma que, no uso neotestamentário, autocontrole não corresponde simplesmente à supressão de um desejo específico, mas à capacidade moral de regular a própria conduta. A família positiva soma sete ocorrências: quatro do substantivo, duas do verbo e uma do adjetivo.

C. Os cognatos negativos

O campo semântico torna-se ainda mais nítido quando observado por seu polo negativo. O substantivo ἀκρασία (akrasía) designa falta de domínio sobre si, incapacidade de conter desejos ou impulsos; o adjetivo ἀκρατής (akratḗs) caracteriza a pessoa desprovida desse domínio. Os dois termos não introduzem um conceito independente, mas exprimem a ausência da qualidade representada por ἐγκράτεια e seus cognatos. No NT, ἀκρασία ocorre duas vezes e ἀκρατής uma vez.

Em Mt 23.25, ἀκρασία aparece na denúncia contra escribas e fariseus: enquanto o exterior do copo e do prato é limpo, o interior está “cheio de rapina e de intemperança”, segundo a BJ. O contexto é significativo porque a falta de domínio não é aqui especificamente sexual; ela pertence à desordem moral interior que contrasta com a aparência externa de pureza. Em 1Co 7.5, por sua vez, Paulo recomenda que a abstinência conjugal temporária não se prolongue de modo a expor os cônjuges à tentação “mediante a vossa incontinência”. O mesmo substantivo negativo assume, nesse contexto, uma aplicação explicitamente sexual. A diferença entre Mt 23.25 e 1Co 7.5 confirma que “incontinência” não deve ser tomada como definição exaustiva de ἀκρασία.

O adjetivo ἀκρατής ocorre em 2Tm 3.3, dentro do catálogo de vícios que caracteriza os “últimos dias”. A BJ o traduz por “incontinentes”, entre “mentirosos” e “cruéis”. Aqui também o contexto não restringe o termo à sexualidade: trata-se de pessoas incapazes de governar seus apetites e comportamentos, descrição reforçada pela afirmação subsequente de que são “mais amigos dos prazeres do que de Deus” (2Tm 3.4). O contraste lexical é, portanto, teologicamente expressivo: onde ἐγκράτεια designa domínio interior capaz de ordenar a conduta, ἀκρασία e ἀκρατής descrevem a perda desse governo e a consequente sujeição aos próprios impulsos.

II. Antecedentes no Antigo Testamento e na Septuaginta

O Antigo Testamento conhece amplamente a realidade moral que posteriormente pode ser descrita como autocontrole, mas não a concentra em um substantivo hebraico equivalente a ἐγκράτεια. O campo é expresso por imagens e construções relativas ao governo do próprio espírito, contenção, resistência ao impulso e domínio dos desejos. Essa diferença é metodologicamente importante: a história do conceito no texto hebraico não coincide com a história da família lexical grega. A Septuaginta, por sua vez, emprega cognatos de ἐγκράτεια apenas esparsamente e nem sempre com sentido ético.

A. O domínio de si no texto hebraico

A formulação mais próxima de uma definição encontra-se na literatura sapiencial. Em Pv 16.32, a BHS contrapõe a força militar ao governo interior: o paciente é superior ao guerreiro, e aquele que “governa seu espírito” (mōšēl bərûḥô) ao conquistador de uma cidade. A BJ preserva com particular clareza o contraste: “Mais vale um homem lento para a ira do que um herói, e um homem senhor de si do que o conquistador de uma cidade” (Pv 16.32). O domínio de si aparece, portanto, como força moral: conquistar a própria disposição é apresentado como realização superior à conquista militar.

A mesma imagem é invertida em Pv 25.28. A BHS descreve o homem para cujo espírito não há contenção como uma cidade aberta, sem muralhas. A metáfora pressupõe que o governo interior exerce função semelhante à muralha de uma cidade: estabelece limites e impede que forças externas ou internas assumam livremente o controle. Os dois provérbios são conceitualmente importantes para o verbete, mas não fornecem um equivalente hebraico direto de ἐγκράτεια. Em Pv 16.32 o domínio é expresso pelo verbo משל (māšal), “governar, dominar”, aplicado ao próprio espírito; em Pv 25.28, por uma construção que exprime ausência de contenção. O hebraico descreve, assim, a realidade por relações e imagens, não por um termo técnico único.

B. A família lexical na Septuaginta

A distribuição da família de ἐγκράτεια na tradição grega do Antigo Testamento é surpreendentemente limitada. O substantivo ἐγκράτεια, que será central no Novo Testamento, é registrado apenas em 4Mc 5.34, onde possui explicitamente o sentido de “autocontrole”. O verbo ἐγκρατεύομαι ocorre em Gn 43.31 e 1Sm 13.12: no primeiro texto descreve José contendo-se antes de voltar aos irmãos; no segundo, Saul afirma ter-se compelido a oferecer o holocausto. O verbo relacionado ἐγκρατέω ocorre em Êx 9.2, mas ali significa exercer controle ou domínio sobre alguém, não domínio moral de si.

Essa distribuição exige cautela. Nem toda ocorrência de um cognato possui o sentido ético posteriormente associado a ἐγκράτεια. O adjetivo ἐγκρατής, por exemplo, pode significar simplesmente “estar de posse de”, como em passagens de 2Macabeus; em Eclo 26.15, contudo, assume o sentido propriamente moral de alguém que é senhor de si, autocontrolado. A raridade do substantivo e a oscilação semântica dos cognatos mostram que a LXX não estabeleceu ἐγκράτεια como tradução regular de uma categoria hebraica específica.

O dado é importante para a história do conceito. O Novo Testamento recebe uma família lexical grega que já podia exprimir contenção e domínio moral, mas não simplesmente reproduz uma terminologia técnica consolidada no AT hebraico ou em sua tradução grega. A passagem de um conjunto variado de imagens hebraicas para o emprego mais nitidamente ético de ἐγκράτεια torna-se mais perceptível na literatura judaica de língua grega posterior.

C. Sirácida, Sabedoria, 2Macabeus e 4Macabeus

O quadro torna-se mais preciso quando se distingue a presença da família lexical de ἐγκράτεια da presença mais ampla do conceito. Em Sb 8.21, ἐγκρατής não significa propriamente “autocontrolado”. O contexto é a obtenção da Sabedoria: o orante reconhece que não poderá “possuí-la” se Deus não a conceder. Trata-se, portanto, do sentido de ter domínio ou posse de algo, e não de uma virtude de contenção dos apetites. A passagem é valiosa justamente porque impede que todas as ocorrências da família sejam classificadas mecanicamente como referências a autocontrole.

Sirácida oferece um quadro conceitual bem mais próximo. Além do emprego de ἐγκρατής em Eclo 26.15, a obra desenvolve repetidamente a necessidade de governar desejos e apetites. Em Eclo 18.30–19.3, os desejos desordenados devem ser contidos; a tradição manuscrita grega e latina chegou a transmitir antes da unidade um título que a caracteriza como referente ao “autocontrole da alma”. A preocupação reaparece na disciplina da alimentação: Eclo 37.27–31 associa moderação à preservação da saúde e falta de disciplina ao excesso. No hebraico preservado de 37.31, a expressão correspondente envolve מוּסָר (mûsār), “disciplina, instrução”, confirmando novamente que o conceito não depende de um equivalente hebraico único da família ἐγκράτεια (Skehan e Di Lella, 1987: 435–437).

Em 2Macabeus, por contraste, as ocorrências de ἐγκρατής conservam predominantemente o sentido de possuir ou controlar algo. A importância da obra para o desenvolvimento do autocontrole cristão não deve, portanto, ser deduzida da mera presença formal do cognato. O dado lexical mostra uma das cautelas fundamentais deste verbete: parentesco morfológico não equivale automaticamente a identidade semântica.

4Macabeus representa um estágio muito mais significativo. Seu programa ético é formulado em termos do governo das paixões pela razão piedosa. A temperança é colocada ao lado da justiça e da coragem, e desejos como a gula são apresentados como paixões que não precisam ser eliminadas, mas submetidas ao governo racional (4Mc 1.1–6). O exemplo de José é empregado justamente para demonstrar que o desejo pode ser dominado mediante a razão orientada pela Lei (4Mc 2.1–6).

A formulação de 4Mc 2.21–23 aprofunda essa concepção. Deus cria as paixões, estabelece sobre elas a inteligência e concede a Lei para dirigir esse governo. As paixões, portanto, não são intrinsecamente más; o problema moral surge quando deixam de permanecer sob direção adequada. A linguagem política — governar, reinar, exercer soberania — transforma o domínio de si numa espécie de reino interior no qual a Lei orienta a razão. Esse enquadramento representa uma síntese característica entre ética helenística e fidelidade judaica à Lei (Weiss, 2023: 75–76).

Convém, porém, não identificar toda essa construção filosófica diretamente com o substantivo ἐγκράτεια. Em 4Macabeus, grande parte da reflexão é articulada por vocábulos como σωφροσύνη, λόγος/λογισμός e pela linguagem de domínio das paixões; ἐγκράτεια propriamente dita ocorre apenas em 4Mc 5.34. O valor de 4Macabeus para este verbete está menos na frequência da palavra que na elaboração do universo moral dentro do qual “domínio de si” podia ser entendido por um judeu helenizado.

A literatura judaica grega anterior ou aproximadamente contemporânea ao cristianismo mostra, assim, três fenômenos que precisam permanecer distintos: o sentido não ético de “ter domínio ou posse”; o uso moral localizado, ligado à continência ou disciplina; e uma reflexão mais ampla sobre governo racional dos desejos. Esse percurso fornece o pano de fundo necessário para perceber tanto a continuidade quanto a novidade do uso neotestamentário, especialmente quando Gl 5.23 coloca ἐγκράτεια não apenas entre virtudes cultivadas pela razão e pela disciplina, mas entre os componentes do fruto do Espírito.

III. Autocontrole no ambiente grego e judaico-helenístico

O emprego neotestamentário de ἐγκράτεια pertence a um vocabulário moral já antigo no mundo grego. Isso não significa que o Novo Testamento simplesmente adote um conceito filosófico pronto nem que todos os autores gregos tenham entendido o termo da mesma maneira. A documentação anterior e contemporânea mostra antes um campo reconhecível: capacidade de dominar a si mesmo, contenção diante de prazeres e desejos e governo racional da conduta. O judaísmo helenístico pôde apropriar-se dessa linguagem e relacioná-la à fidelidade à Lei; o Novo Testamento a recebe em contextos próprios, entre os quais se destaca sua associação com o Espírito em Gl 5.23.

A. Ἐγκράτεια na ética grega

No grego clássico, ἐγκράτεια já funciona como substantivo moral para domínio de si, moderação ou temperança. A documentação lexical registra o termo em Xenofonte, Platão e Aristóteles, inclusive em construções nas quais o objeto desse domínio é especificado. A expressão ἐγκράτεια ἑαυτοῦ, por exemplo, designa literalmente o domínio de si mesmo (Plat. Resp. 390b), enquanto outras ocorrências podem indicar domínio “em relação a” determinada esfera de desejo ou conduta (Xen. Mem. 2.1.1; Arist. EN 1149a21).

Essa linguagem deve ser distinguida de σωφροσύνη (sōphrosýnē), embora os dois campos se sobreponham. Esta última possui extensão mais ampla, podendo envolver sensatez, moderação, sobriedade e prudência; ἐγκράτεια focaliza mais diretamente o exercício de controle diante de algo que exerce atração ou pressão sobre a pessoa. A própria tradição lexicográfica grega registra σωφροσύνη como moderação e temperança, ao passo que ἐγκράτεια pode ser especificada como domínio de si ou domínio em determinada esfera.

Essa distinção tornou-se particularmente importante na reflexão ética. Em Aristóteles, ἐγκράτεια aparece em contraste com ἀκρασία: o indivíduo autocontrolado experimenta desejos capazes de conduzi-lo em direção contrária ao juízo racional, mas não se deixa governar por eles; o ἀκρατής, ao contrário, conhece em algum sentido o que deveria fazer e ainda assim cede ao desejo. A oposição não é entre possuir ou não possuir apetites, mas entre mantê-los ou não sob governo (Arist. EN 1145b8–1152a36). O próprio léxico grego preserva essa polaridade ao definir ἀκρασία como “incontinência” em oposição a ἐγκράτεια.

Por isso, o vocabulário podia ser aplicado a campos concretos da vida: alimentação, bebida, sexualidade, prazer e outras inclinações corporais. O adjetivo ἐγκρατής podia caracterizar alguém moderado ou continente “em relação a” alguma coisa, enquanto o verbo ἐγκρατεύομαι exprimia o ato de controlar-se. Essa plasticidade explica por que o mesmo verbo poderá aparecer no Novo Testamento tanto em contexto sexual (1Co 7.9) quanto no treinamento do atleta (1Co 9.25): o núcleo semântico não é sexualidade nem abstinência em si, mas o domínio exercido sobre desejos e práticas.

O pano de fundo grego também impede identificar autocontrole com ausência de desejo. O valor moral reside precisamente na capacidade de não ser governado por aquilo que se deseja. Essa concepção fornece parte do horizonte linguístico em que um leitor de língua grega compreenderia ἐγκράτεια no primeiro século. O uso cristão, contudo, não pode ser deduzido diretamente desse horizonte: é necessário observar como o judaísmo helenístico associou governo das paixões, razão e fidelidade religiosa antes de examinar a configuração especificamente neotestamentária do conceito.

B. Fílon e Josefo

Em Fílon, ἐγκράτεια insere-se num vocabulário moral muito mais amplo de virtude, razão e governo das paixões. A documentação lexical registra, por exemplo, a passagem de ἀκρασία para ἐγκράτεια, isto é, da falta de domínio para o autocontrole (Fílon, Praem. 116). Essa oposição corresponde a um tema recorrente em sua reflexão: a verdadeira liberdade não consiste meramente em não possuir um senhor humano, mas em não estar submetido às paixões. A escravidão da alma é descrita como sujeição aos vícios e às paixões, enquanto sua liberdade consiste em escapar desse domínio (Fílon, Prob. 17–22).

Esse quadro aproxima o vocabulário filônico da tradição filosófica grega sem torná-lo simplesmente secular. Sabedoria, temperança, coragem e justiça aparecem como virtudes da alma, e a oposição entre domínio racional e submissão às paixões é incorporada a uma visão religiosa da vida moral. Em outro contexto, a virtude é comparada a uma fortaleza contra os ataques das paixões (Fílon, Prob. 151–152). O autocontrole pertence, assim, à constituição de uma alma verdadeiramente livre, e não apenas à abstinência de um prazer determinado.

Josefo oferece um testemunho ainda mais direto. Ao descrever os essênios, afirma que eles rejeitam os prazeres como um mal e consideram ἐγκράτεια, juntamente com “não se submeter às paixões”, uma virtude (Josefo, B.J. 2.120). O texto grego associa explicitamente τὴν ἐγκράτειαν a τὸ μὴ τοῖς πάθεσιν ὑποπίπτειν, “não sucumbir às paixões”. A passagem é particularmente significativa porque pertence ao século I e mostra que o vocábulo podia ser empregado naturalmente para caracterizar uma prática judaica de disciplina moral.

Fílon e Josefo demonstram, portanto, que ἐγκράτεια já estava plenamente disponível ao judaísmo de língua grega antes e durante o período neotestamentário. Seu emprego podia integrar categorias filosóficas conhecidas — domínio das paixões, liberdade interior, temperança — a formas concretas de piedade e disciplina judaicas. Não é necessário postular, por isso, que os autores do Novo Testamento tenham criado um novo significado lexical para a palavra.

C. Continuidade e diferença no Novo Testamento

O Novo Testamento conserva o núcleo semântico que já se encontra no ambiente grego e judaico-helenístico. Em 1Co 7.9, o verbo refere-se à continência sexual; em 1Co 9.25, à disciplina abrangente do atleta; em At 24.25, o substantivo pertence a um discurso moral sobre justiça e juízo; em Tt 1.8, o adjetivo descreve caráter disciplinado. Há, portanto, forte continuidade lexical: ἐγκράτεια continua significando essencialmente a capacidade de não ser governado pelos próprios apetites e impulsos.

Gl 5.23, porém, oferece uma configuração teológica particular. A BJ traduz a parte final da série como “mansidão, autodomínio” e a inclui no singular “o fruto do Espírito” (Gl 5.22–23). A palavra permanece perfeitamente inteligível à luz da ética contemporânea, mas sua origem imediata no argumento paulino não é atribuída simplesmente ao treinamento racional do indivíduo. Ela pertence à vida que o Espírito produz e orienta. O contexto reforça essa leitura: as “obras da carne” incluem desejos e comportamentos desordenados (Gl 5.19–21); os que pertencem a Cristo “crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos” (Gl 5.24); e aqueles que vivem pelo Espírito devem pautar por ele sua conduta (Gl 5.25).

A diferença, portanto, não consiste em uma mudança do significado lexical de ἐγκράτεια, mas em sua localização dentro de uma estrutura teológica distinta. Uma virtude já conhecida no mundo mediterrâneo é apresentada em Gálatas como manifestação da atuação do Espírito na existência do fiel. A literatura exegética observa, de modo pertinente, que sua posição final na série funciona como resposta abrangente a muitos dos vícios anteriormente enumerados.

Essa dimensão pneumática também não elimina a agência humana. Paulo ordena que os gálatas se conduzam pelo Espírito (Gl 5.16, 25), enquanto em 1Co 9.25 o atleta “se domina em tudo”. A tensão não é entre graça divina e disciplina humana: no horizonte neotestamentário, o autocontrole é simultaneamente uma qualidade efetivamente exercida pela pessoa e, em Gl 5.23, uma expressão da vida transformada pelo Espírito. É precisamente essa combinação que diferencia a formulação paulina de uma mera transposição da ética filosófica helenística.

XII. Retrato literário e teológico

O retrato bíblico de Jeú é deliberadamente complexo. Reis o apresenta como instrumento de um juízo previamente anunciado, legitima sua ascensão por mediação profética e reconhece o cumprimento de sua missão contra a casa de Acab. Ao mesmo tempo, recusa transformá-lo em rei exemplar. Crônicas conserva sua função como agente do juízo, enquanto Oseias converte o “sangue de Jezreel” em fundamento para o julgamento da própria casa de Jeú. O resultado não é uma avaliação uniforme, mas a preservação de perspectivas distintas sobre sua violência, legitimidade e fidelidade.

A. Agente de julgamento

A função de Jeú é preparada antes de sua ascensão. 1Rs 19.15–17 o inclui, juntamente com Hazael e Eliseu, entre os agentes pelos quais o julgamento alcançará Israel; 2Rs 9.1–10 torna essa função explícita mediante sua unção e a ordem de exterminar a casa de Acab. A narrativa subsequente interpreta repetidamente os acontecimentos de Jezreel e Samaria como cumprimento de palavras proféticas anteriores (2Rs 9.25–26, 36–37; 10.10, 17).

Esse enquadramento é decisivo para a caracterização literária de Jeú. Ele não aparece simplesmente como general que toma o trono mediante um golpe, mas como personagem cuja ação política é integrada à lógica de profecia e cumprimento que estrutura Reis. A revolução possui, assim, simultaneamente dimensão histórica e função teológica.

B. Violência e legitimação

A violência ocupa o centro da narrativa: Jorão, Ocozias, Jezabel, os descendentes de Acab, membros da elite vinculada à antiga casa real e os participantes do culto de Baal são sucessivamente eliminados (2Rs 9.22–10.27). O relato, entretanto, não apresenta essa sequência como violência indiferenciada. A destruição da casa de Acab é reiteradamente ligada à sentença de Yahweh, e o próprio Jeú interpreta suas ações dentro dessa estrutura de cumprimento.

Essa insistência também possui efeito legitimador: o novo rei não é apresentado apenas como vencedor do conflito dinástico, mas como aquele cuja ascensão havia recebido autorização profética. Uma interpretação histórico-literária entende que uma forma da narrativa da revolução serviu precisamente para justificar a nova dinastia e associar sua origem à “palavra de Yahweh”; essa reconstrução é influente, mas depende de hipóteses sobre a formação do texto e não deve ser confundida com um dado diretamente demonstrável (Miller, 1967: 321–322).

C. Aprovação limitada

A avaliação de Reis é positiva quanto à missão específica de Jeú, mas negativa quanto à totalidade de seu reinado. A destruição do culto de Baal recebe reconhecimento explícito (2Rs 10.28), e a execução do juízo contra a casa de Acab fundamenta a promessa de que seus descendentes ocupariam o trono por quatro gerações (2Rs 10.30). Essa excepcional longevidade dinástica é apresentada como recompensa por sua atuação contra os omridas.

A aprovação, porém, é imediatamente qualificada. Jeú conserva os cultos de Betel e Dã associados a Jeroboão I e não observa integralmente a lei de Yahweh (2Rs 10.29, 31). O texto distingue, portanto, êxito em uma missão específica de fidelidade régia abrangente. Jeú pode cumprir uma função determinada no julgamento divino sem, por isso, tornar-se modelo de realeza obediente (McKenzie, 2019: 409–421).

D. Tensões internas do retrato bíblico

A tensão torna-se mais evidente quando os diferentes corpora são colocados lado a lado. Reis afirma que Jeú executou corretamente o julgamento contra a casa de Acab (2Rs 10.30); Crônicas conserva sua condição de rei ungido por Yahweh para essa tarefa (2Cr 22.7–9); Oseias, porém, anuncia que a casa de Jeú será punida “pelo sangue de Jezreel” (Os 1.4). A tradição bíblica não elimina essa tensão.

Também não é necessário reduzi-la mediante uma explicação única. Oseias pode representar uma reavaliação profética da violência fundadora da dinastia, ou pode dirigir o julgamento à casa de Jeú a partir de sua história posterior; ambas as leituras procuram explicar a relação entre textos cuja ênfase é claramente distinta. O dado mais seguro é que a mesma Jezreel que em Reis marca o cumprimento do juízo contra Acab torna-se, em Oseias, símbolo do juízo sobre os sucessores de Jeú.

O retrato canônico de Jeú permanece, assim, marcado por uma dupla afirmação: sua revolução pode ser interpretada como instrumento do julgamento de Yahweh, mas essa função não torna sua pessoa, seus métodos nem sua dinastia imunes à avaliação posterior. É precisamente essa combinação de legitimação, limitação e reavaliação que distingue Jeú entre os reis de Israel.

IV. O autocontrole no Novo Testamento

As ocorrências neotestamentárias da família de ἐγκράτεια são poucas, mas aparecem em contextos suficientemente diversos para definir com precisão seu alcance. O termo pode referir-se à continência sexual, à disciplina do atleta, a uma qualidade exigida de dirigentes cristãos e, de modo mais abrangente, ao governo moral de desejos e impulsos. Nenhuma passagem, isoladamente, fornece todo o conceito; tomadas em conjunto, elas mostram uma capacidade de domínio de si cuja configuração especificamente cristã se torna mais clara quando associada à ação do Espírito.

A. Atos 24.25 — justiça, autocontrole e juízo

Em At 24.25, Paulo fala diante do governador Félix “sobre a justiça, a continência e o julgamento futuro”, segundo a BJ. A sequência corresponde no texto grego a δικαιοσύνη, ἐγκράτεια e “o julgamento que há de vir”. A reação de Félix é imediata: ele fica amedrontado e interrompe a audiência. O contexto, portanto, situa ἐγκράτεια dentro de uma exposição sobre responsabilidade moral diante do julgamento divino, e não numa instrução isolada acerca de abstinência sexual.

A posição do termo entre “justiça” e “julgamento” é especialmente significativa. Justiça diz respeito à conduta que corresponde ao que é devido; autocontrole, ao governo das inclinações capazes de desordenar essa conduta; julgamento, à responsabilidade final perante Deus. O próprio encadeamento mostra que ἐγκράτεια pertence à esfera da vida moral como um todo. Uma análise do texto grego confirma precisamente essa tríade: justiça, autocontrole e julgamento futuro (Bruce, 1990).

A tradução “continência” da BJ é legítima, mas não deve ser interpretada como se o termo significasse necessariamente castidade em At 24.25. O contexto imediato não especifica qual paixão ou desejo deve ser controlado. Diferentemente de 1Co 7.9, onde o referente sexual é inequívoco, Atos emprega o substantivo sem complemento, no interior de uma exposição ética geral. “Autocontrole” exprime, por isso, melhor a extensão conceitual da passagem, enquanto “continência” registra uma das possibilidades tradicionais de tradução.

B. Gálatas 5.23 — o autocontrole como fruto do Espírito

Gl 5.23 constitui a ocorrência teologicamente mais importante de ἐγκράτεια no Novo Testamento. A BJ traduz o termo por “autodomínio” e o coloca no encerramento da série: “mansidão, autodomínio. Contra estas coisas não existe lei” (Gl 5.23). A palavra conserva seu significado ordinário de domínio de si, mas recebe sua interpretação imediata do contraste entre “carne” e “Espírito” que estrutura Gl 5.13–26.

As “obras da carne” abrangem mais que excessos corporais: incluem fornicação, libertinagem e bebedeiras, mas também ódio, ciúmes, ira, rivalidades, divisões e invejas (Gl 5.19–21). Isso impede restringir o autodomínio de 5.23 à sexualidade. Ele se opõe potencialmente a várias formas pelas quais desejos, paixões e impulsos passam a governar a pessoa e deterioram também suas relações com os outros. Sua posição ao final da lista não o torna uma virtude marginal; ao contrário, ele pode funcionar como qualidade necessária para resistir a grande parte dos comportamentos enumerados anteriormente. A análise exegética de Gl 5.22–23 observa justamente essa amplitude do termo e sua oposição prática a muitos dos vícios do catálogo precedente.

Paulo emprega, contudo, o singular: “o fruto do Espírito”. Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e autodomínio não são apresentados como nove “frutos” independentes, dos quais alguns poderiam existir sem os demais, mas como manifestações enumeradas da vida que o Espírito produz. O singular não exige que cada item perca sua individualidade semântica; indica, antes, que a série pertence a uma mesma realidade moral e espiritual. O contraste é deliberado: de um lado, as múltiplas “obras” produzidas segundo a carne; de outro, o “fruto” característico da existência conduzida pelo Espírito (Gl 5.19, 22).

Essa origem pneumática distingue a configuração paulina de formulações filosóficas nas quais o autodomínio é explicado principalmente como supremacia da razão sobre os apetites. Paulo não nega a ação humana: os cristãos devem “conduzir-se” pelo Espírito (Gl 5.16), crucificaram a carne “com suas paixões e seus desejos” (Gl 5.24) e devem pautar sua conduta pelo Espírito (Gl 5.25). O autocontrole continua sendo efetivamente exercido pela pessoa. Sua possibilidade e orientação, porém, são colocadas dentro da vida inaugurada e sustentada pelo Espírito. A literatura exegética formula essa relação como uma vida de virtudes produzidas pelo Espírito e concretamente assumidas pelo fiel.

Gl 5.23 permite, assim, evitar duas reduções. Autocontrole não é mera força de vontade autônoma, porque aparece como fruto do Espírito; tampouco é passividade diante da ação divina, porque o mesmo contexto exige decisão, resistência aos desejos da carne e uma conduta correspondente à direção do Espírito. A particularidade cristã não está em alterar o significado lexical de ἐγκράτεια, mas em situar o verdadeiro governo de si dentro do governo transformador do Espírito.

C. 1Coríntios 7.5, 9 — continência sexual

Em 1Co 7, a oposição entre ἀκρασία (akrasía) e ἐγκρατεύομαι (enkrateúomai) permite observar o campo lexical do autocontrole dentro de um contexto inequivocamente sexual. Ao tratar das relações conjugais, Paulo admite uma abstinência temporária, desde que seja consensual e destinada à oração, mas ordena que o casal volte a unir-se, “a fim de que Satanás não vos tente mediante a vossa incontinência” (1Co 7.5). O substantivo negativo ἀκρασία designa aqui falta de domínio sobre os próprios impulsos, e o contexto especifica quais impulsos estão em questão. “Incontinência”, portanto, é tradução adequada nesta passagem justamente porque o referente sexual é determinado pelo argumento, não porque esse seja o significado exclusivo da palavra.

A preocupação de Paulo não consiste em atribuir caráter impuro ao desejo sexual em si. A advertência surge dentro de uma defesa da reciprocidade conjugal: marido e mulher não dispõem unilateralmente do próprio corpo e não devem privar um ao outro, salvo nas condições indicadas (1Co 7.3–5). A abstinência prolongada poderia transformar-se em ocasião de tentação precisamente “por causa” da ἀκρασία dos envolvidos. A expressão descreve, nesse contexto, insuficiência de domínio diante do desejo, com o consequente risco de conduta sexual ilícita (Fee, 1987: 282; Thiselton, 2000: 506–509).

O mesmo problema reaparece em 1Co 7.9, agora formulado positivamente pelo verbo ἐγκρατεύομαι. Aos solteiros e às viúvas Paulo afirma: “se não podem guardar a continência, casem-se, pois é melhor casar-se do que ficar abrasado”. A construção grega não apresenta o autocontrole como uma capacidade abstrata que alguém simplesmente possui ou não possui; pode ser entendida como exercício efetivo de continência: se essas pessoas não estão conseguindo exercer domínio sobre si, o casamento constitui a orientação dada pelo apóstolo (Fee, 1987: 288). O imperativo “casem-se” mostra que Paulo não transforma a incapacidade de permanecer celibatário em inferioridade moral: reconhece diferentes condições e orienta a sexualidade para o casamento.

Os vv. 5 e 9 formam, assim, um pequeno contraste lexical interno. Em 1Co 7.5, ἀκρασία nomeia a falta de domínio que torna a pessoa vulnerável à tentação; em 1Co 7.9, ἐγκρατεύομαι descreve o domínio que deveria ser exercido para que a vida celibatária seja sustentável. Em ambos os casos, o referente é sexual e “continência” exprime corretamente o sentido contextual. Isso, porém, não autoriza definir ἐγκράτεια e seus cognatos como termos especificamente sexuais. O próprio uso de ἐγκρατεύομαι apenas dois capítulos depois, no treinamento do atleta (1Co 9.25), demonstrará que o núcleo da palavra é mais amplo: domínio de si aplicado, conforme o contexto, a diferentes desejos, hábitos e comportamentos.

Pro Blogger Templates
-->