Ir para o conteúdo principal

JSON Variables

Romanos 7 ❖ Significado e Explicação Teológica

Romanos 7 examina a relação entre a lei de Deus, o pecado, a carne e a necessidade de libertação que culmina em Cristo e na vida segundo o Espírito. Paulo não apresenta a lei como causa moral do pecado: a lei torna o pecado conhecido, enquanto o pecado é personificado como o poder que se apropria do mandamento e o transforma em ocasião de transgressão. A tensão do capítulo nasce justamente dessa assimetria: a lei é santa, justa, boa e espiritual, mas encontra o ser humano numa condição em que o pecado continua capaz de interferir entre o bem reconhecido e o bem efetivamente praticado.

A linguagem da “carne” também precisa ser lida com precisão. Em Romanos 7.5, Paulo fala da antiga condição de estar “na carne”; em 7.14 e 7.18, porém, descreve o sujeito como “carnal” e localiza “na carne” a incapacidade para realizar o bem. Esses usos se relacionam, mas não são simplesmente equivalentes a “corpo” nem autorizam tratar σάρξ como uma substância pecaminosa independente da pessoa. Neste comentário, σάρξ é entendida como linguagem para a existência humana considerada em sua fraqueza, mortalidade e vulnerabilidade ao poder do pecado; é igualmente necessário distinguir a condição de “estar na carne” de 7.5 da qualificação “sou carnal” de 7.14, evitando transformar as duas fórmulas em equivalentes automáticos (Cranfield, Romans: Volume 1: 1–8, 1975: 337, 357–360).

Ao mesmo tempo, νόμος não possui exatamente o mesmo referente em cada ocorrência. Em 7.1–13, o termo designa predominantemente a Lei mosaica; em 7.21–25, Paulo também o emprega em expressões que podem designar regra, princípio ou poder atuante — “lei da mente”, “lei do pecado” — em contraste com a “lei de Deus”. A mudança de referência é reconhecida na exegese do parágrafo: em 7.21, “lei” pode assumir sentido distinto dos usos imediatamente seguintes, e 7.21–8.2 pode ser lido como uma unidade em que diferentes “leis” ou poderes entram em contraste (Cranfield, 1975: 363–364; Talbert, Tracing Paul’s Train of Thought in Romans 6–8, 2003: 58–59). Por isso, cada ocorrência deve ser interpretada a partir do contexto imediato, e não pela suposição de que νόμος possua um único sentido técnico em todo o capítulo.

O capítulo, portanto, não termina ensinando que a lei fracassou ou que o pecado possui a palavra final. O clamor de 7.24 desloca a solução para fora do “eu”, e a ação de graças de 7.25 abre para o movimento argumentativo que continua em Romanos 8.1–4. A sequência argumentativa pode ser acompanhada de 7.21 até 8.2, enquanto 7.6 já antecipa a exposição da vida no Espírito em Romanos 8 (Talbert, 2003: 58–59; Adewuya, The Holy Spirit and Sanctification in Romans 8.1–17, 2001: 73–76). Romanos 7 é lido aqui como parte desse movimento maior: lei boa, pecado poderoso, carne fraca, libertação em Cristo e vida capacitada pelo Espírito.

I. Explicação de Romanos 7

Romanos 7.1-3

Paulo inicia esta seção partindo de um terreno que seus leitores reconheciam bem: a autoridade da lei permanece enquanto vigora a relação à qual ela se aplica. Por isso ele se dirige aos que “conhecem a lei”. A expressão não exige que os destinatários sejam exclusivamente judeus; ela admite que Paulo pressuponha entre os cristãos de Roma, inclusive gentios, conhecimento suficiente da Torá para acompanhar a argumentação e que o horizonte jurídico de Romanos 7.1–4 continue sendo a lei mosaica (Tomson, What did Paul mean by ‘Those Who Know the Law’? (Rom 7.1), 2003: 573–576). O princípio que Paulo explora é simples: uma morte altera decisivamente a relação jurídica que antes estava em vigor. A figura do casamento, portanto, não deve ser carregada com correspondências alegóricas em cada detalhe. O ponto da ilustração está justamente na mudança produzida pela morte na relação com a lei (Cranfield, 1975: 333–335). O apóstolo prepara, assim, o passo seguinte de sua argumentação, no qual a união com Cristo será posta em primeiro plano (Rm 6.3-11; Rm 6.14; Rm 7.4).

A imagem da mulher casada ressalta a seriedade de um compromisso que não pode ser tratado como algo descartável. Enquanto o marido vive, ela permanece ligada a ele; se buscar outro vínculo nesse estado, será tida por adúltera. Mas, sobrevindo a morte, a condição muda de modo objetivo, e aquilo que antes seria transgressão deixa de sê-lo. Há uma proximidade entre Romanos 7.2–3 e 1 Coríntios 7.39, onde Paulo emprega formulação semelhante em instrução matrimonial. A partir dessa comparação, pode-se entender que Romanos reutiliza metaforicamente uma regra conhecida na tradição cristã primitiva, em vez de simplesmente reproduzir uma cláusula específica da legislação veterotestamentária ou da halakhah rabínica (Tomson, 2003: 575–580). Isso reforça a sobriedade da analogia: Paulo não está oferecendo uma casuística do casamento, mas valendo-se de uma relação jurídica reconhecível para demonstrar como a morte modifica uma obrigação anterior.

Esse raciocínio também protege o leitor de dois erros opostos. O primeiro seria imaginar que a lei é má em si mesma; Paulo ainda dirá adiante que ela é santa, justa e boa (Rm 7.12). O segundo seria pensar que a vida espiritual pode florescer enquanto a consciência continua buscando justificação no antigo regime de obrigação e condenação. A ilustração sugere que não há fidelidade possível quando alguém tenta pertencer simultaneamente a dois domínios incompatíveis. Aplicado à vida da fé, isso expõe a esterilidade de uma religião que fala de Cristo, mas no fundo repousa no mérito próprio, como se a aceitação diante de Deus pudesse ser sustentada por desempenho humano (Gl 2.16; Gl 5.4; Fp 3.8-9). A alma dividida entre graça e autoconfiança não encontra paz, porque ainda não entendeu que o evangelho não aperfeiçoa a antiga base; ele introduz uma relação inteiramente nova.

Há, portanto, uma aplicação devocional legítima e necessária. Estes versículos ensinam que o problema do pecador não se resolve com mais esforço sob o mesmo jugo, mas com uma mudança de condição diante de Deus. A consciência cansada costuma tentar melhorar a si mesma para finalmente merecer descanso; no argumento de Romanos, porém, a lei, embora boa, não aparece como o poder capaz de libertar do domínio do pecado ou de comunicar a vida que exige. Em 7.7–25, a lei revela o pecado, mas não o vence; a resposta efetiva será a ação de Deus em Cristo e pelo Espírito (Talbert, 2003: 58–59; cf. Rm 3.20; 8.3; 2Co 3.6). O consolo começa quando se compreende que Deus não chama o seu povo a negociar com a culpa, mas a sair de um regime morto para uma união viva. Desse modo, Romanos 7.1-3 não alimenta frieza doutrinária; ele humilha a pretensão humana e abre espaço para uma dependência reverente, na qual toda esperança deixa de repousar em si mesma e se desloca para aquele que dá fruto, vida e aceitação diante do Pai (Jo 15.4-5; Hb 9.14; 1Pe 1.3).

Romanos 7.4-6

Em Romanos 7.4, Paulo enfim aplica a figura anterior e desloca o foco para aquilo que realmente lhe importa: não a mecânica do exemplo em si, mas o efeito da morte de Cristo sobre a relação do crente com a lei. O movimento não começa aqui isoladamente. Romanos 7.1–6 situa-se no mesmo grande bloco iniciado em Romanos 6: a morte para o pecado, a mudança de senhorio e a libertação da lei descrevem aspectos coordenados da passagem de uma condição antiga para uma nova (Talbert, 2003: 54–56). O mesmo ponto emerge ao tratar 7.1–6 como reforço e esclarecimento da afirmação paulina de que os crentes já não estão sob a lei, precisamente porque uma morte ocorreu “por meio do corpo de Cristo” (Adewuya, 2001: 73–75). O ponto não é que a lei tenha deixado de ser santa, nem que a vontade de Deus tenha sido anulada; o que muda é a relação do crente com o regime em que a lei o encontrava sob pecado e condenação. O “corpo de Cristo” remete à realidade concreta de sua morte, pela qual o povo de Deus passa a pertencer legitimamente ao Ressuscitado.

Essa linguagem de morte e novo pertencimento retoma a participação em Cristo estabelecida no capítulo anterior. Em Romanos 6, o batismo introduz o crente numa existência moldada pela morte e pela ressurreição de Cristo: morrer com Cristo inaugura uma vida de união com ele, cuja consequência é uma nova forma de viver no presente (Morales, Baptism, Holiness, and Resurrection Hope in Romans 6, 2021: 468–469). Romanos 6 também pode ser descrito em termos de domínios de autoridade e transferência de senhorio: sair do domínio do pecado e entrar no domínio de Cristo não produz um espaço moralmente vazio, mas uma nova esfera de pertencimento e obediência (Kwon, Baptism or Gospel of Grace?: Romans 6 Revisited, 2017: 223–224). Assim, quando Romanos 7.4 fala em pertencer “a outro”, ao que ressuscitou dentre os mortos, a libertação da lei deve ser lida em continuidade com essa transferência: quem morreu com Cristo não fica sem senhor, mas passa a viver em união com o Ressuscitado para “dar fruto para Deus”.

O versículo 5 explica por contraste o que éramos antes. “Quando estávamos na carne”, diz Paulo, as paixões pecaminosas, mediante a lei, operavam em nossos membros para produzir fruto para a morte. A expressão “na carne” descreve aqui uma condição que, para o cristão, pertence ao passado (Cranfield, 1975: 337). É importante conservar a forma da expressão: ἐν σαρκί (“na carne”) caracteriza aqui uma esfera ou condição de existência e não deve ser simplesmente equiparada ao σάρκινός εἰμι (“sou carnal”) de 7.14, onde Paulo descreve de maneira qualificada a fraqueza do sujeito diante do pecado. O versículo integra-se à mesma sequência: a libertação da lei remove um instrumento do qual o pecado se serve, sem transformar a própria lei em mal (Talbert, 2003: 56). Isso prepara a defesa explícita que Paulo fará em 7.7–13. A lei ordena, proíbe e expõe; o pecado, porém, apropria-se do mandamento e faz dele ocasião de rebelião. O fruto dessa condição não é vida, mas morte, porque o problema não reside na santidade da norma, e sim na força do pecado atuando numa existência ainda caracterizada pela carne.

Por isso o versículo 6 é decisivo: “agora” os crentes foram libertos da lei, tendo morrido para aquilo que os mantinha presos, de modo que servem “em novidade de Espírito e não na velhice da letra”. Romanos 7.6 funciona como antecipação fundamental de Romanos 8: a “novidade do Espírito” já anuncia a forma de existência que será desenvolvida quando Paulo passar a falar concentradamente da ação do Espírito (Adewuya, 2001: 73–75). Por essa continuidade com 8.1–17, este comentário entende πνεῦμα em 7.6 primariamente como referência ao Espírito Santo, e não apenas ao “espírito” ou disposição interior do crente. O contraste, portanto, não deve ser reduzido a “moralidade versus ausência de moralidade”, nem a uma simples oposição entre Antigo e Novo Testamento. Paulo não opõe a lei, em si mesma, ao Espírito, pois poucos versículos depois chamará a lei de “espiritual”; a tensão está entre a “letra” isolada da ação vivificante do Espírito e o serviço próprio da nova condição (Cranfield, 1975: 339–340). No horizonte mais amplo da nova aliança, essa interiorização pode ser colocada em diálogo com Jeremias 31.33 e Ezequiel 36.26–27, mas convém não tratar Romanos 7.6 como citação direta desses textos. A propósito de Romanos 2.15, Jeremias 31 se tornou um ponto importante na discussão acadêmica sobre a lei escrita no coração (Gathercole, A Law unto Themselves: The Gentiles in Romans 2.14–15 Revisited, 2002: 42–43); em Romanos 7.6, a conexão intrapaulina mais segura é o próprio contraste letra/Espírito (2Co 3.6) e sua expansão imediata em Romanos 8. A aplicação devocional permanece: a obediência cristã não nasce da tentativa de conquistar aceitação, mas de uma nova relação com Deus em Cristo, vivificada pelo Espírito.

Romanos 7.7

Romanos 7.7 abre uma nova etapa do argumento com uma pergunta que nasce naturalmente do que foi dito antes: se o pecado se aproveitou da lei e se as paixões pecaminosas foram agitadas em conexão com o mandamento, seria então a própria lei pecado? A argumentação de 7.7–8.2 é organizada por duas objeções sucessivas — “a lei é pecado?” em 7.7 e “o que é bom tornou-se morte para mim?” em 7.13 —, de modo que 7.7–12 constitui a primeira defesa paulina da lei (Talbert, 2003: 57–58). O mesmo movimento pode ser descrito como uma “apologia da lei”: nos vv. 8–11, o pecado ocupa o papel de agente ativo, enquanto a lei aparece como instrumento do qual o pecado se serve; a culpa moral, portanto, não é transferida para o mandamento (Moo, Israel and Paul in Romans 7.7–12, 1986: 122). A resposta de Paulo é, por isso, imediata e vigorosa: a lei não é pecado; ela torna o pecado conhecido e o expõe.

Quando o apóstolo escolhe o mandamento “não cobiçarás” (οὐκ ἐπιθυμήσεις), ele não cita uma regra periférica. A formulação remete especificamente ao décimo mandamento; a ausência de um objeto depois do verbo permite que a proibição funcione como uma espécie de síntese representativa da Lei mosaica; por isso, o “mandamento” dos vv. 8–11 deve ser compreendido em sua significação mais ampla, e não apenas como uma proibição isolada contra uma forma particular de desejo (Moo, 1986: 123–124). Essa escolha também se encaixa no peso que o Decálogo possuía como linguagem moral condensada no judaísmo helenístico do primeiro século, contexto no qual justiça para com o próximo podia ser resumida por referência aos mandamentos da segunda tábua (Fredriksen, Paul’s Letter to the Romans, the Ten Commandments, and Pagan “Justification by Faith”, 2014: 802–805).

O efeito exegético dessa escolha é levar a discussão para o centro oculto da vida moral. A cobiça não começa na mão, mas no coração (Êx 20.17; Dt 5.21; Mt 5.27-28). Alguém pode imaginar-se correto enquanto mede a si mesmo apenas por atos externos e, ainda assim, permanecer tomado por desejos desordenados, ambições secretas e apropriações interiores que Deus também condena. O alcance da lei, então, não para no comportamento observável; ela alcança as inclinações e mostra que o mal não é apenas uma prática ocasional, mas uma disposição que o mandamento torna visível (Mc 7.21-23; Lc 16.15; Hb 4.12-13).

Há também aqui uma verdade devocional de grande peso. A lei, ao expor o pecado, presta um serviço santo à alma, ainda que não possa curá-la. Ela fere para revelar a doença e acusa para que o homem deixe de confiar em sua própria justiça e reconheça sua necessidade de misericórdia (Rm 10.3; Gl 3.19-24; 1Tm 1.8-9). O engano mais perigoso não é ser denunciado por Deus, mas permanecer encoberto diante de si mesmo. O mesmo versículo, porém, impede que se busque na lei o remédio que ela nunca prometeu oferecer: ela mostra a mancha, mas não lava; identifica a culpa, mas não absolve; conduz a consciência ao ponto em que a graça de Deus em Cristo deixa de ser ornamento religioso e passa a ser necessidade real (Rm 8.3-4; 2Co 5.21; Hb 10.1-4).

Romanos 7.8-9

Em Romanos 7.8-9, Paulo aprofunda a distinção que já vinha construindo: o problema não está no mandamento, mas no pecado que se apossa dele como ocasião para operar. O termo ἀφορμή é importante aqui. A imagem pode ser entendida como um “ponto de apoio” ou “base de operações” de que o pecado se serve: o mandamento permanece passivo enquanto o pecado é o agente que aproveita a oportunidade para produzir cobiça e conduzir à morte (Moo, 1986: 122). Isso impede uma leitura em que a lei seja transformada na fonte moral do mal. O mandamento confronta; o pecado reage contra ele e instrumentaliza aquilo que é bom.

Quando o apóstolo afirma que o pecado “operou em mim toda sorte de concupiscência”, o alvo da discussão passa a ser a interioridade. A frase “sem a lei, o pecado estava morto” não exige que o pecado fosse inexistente antes do mandamento. No fluxo da argumentação, o contraste descreve sua entrada em atividade diante da proibição: com a chegada do mandamento, o pecado é despertado, assume a iniciativa e faz aparecer sua força hostil. A sequência de 7.8–11 pode ser representada de maneira quase simétrica: o pecado toma ocasião no mandamento, o pecado é descrito como morto sem a lei, o mandamento chega, o pecado revive e, por fim, engana e mata (Talbert, 2003: 57).

O versículo 9 — “eu vivia outrora sem lei; mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri” — é um dos pontos em que a identidade do “eu” não deve ser resolvida sem discussão. O foco principal de 7.7–12 é a entrega da Lei a Israel: o vocabulário de νόμος, a citação do Decálogo e a sequência vida–mandamento–pecado–morte correspondem, nessa leitura, à experiência histórico-redentiva de Israel; ao mesmo tempo, o uso insistente da primeira pessoa preserva uma dimensão autobiográfica, porque Paulo se inclui solidariamente na história de seu povo (Moo, 1986: 123–129). Outra leitura entende o “eu” como o ser humano “em Adão”, uma figura representativa que inclui Paulo, mas não se reduz a uma memória psicológica privada (Talbert, 2003: 57). Neste ponto do capítulo, portanto, é metodologicamente mais seguro reconhecer que a primeira pessoa possui força pessoal e representativa ao mesmo tempo, deixando a avaliação mais ampla do “eu” para o desenvolvimento de 7.14–25.

Há aqui uma aplicação espiritual profunda e sóbria. Estes versículos ensinam que o maior perigo não está na acusação da lei, mas na ilusão de vida que subsiste enquanto o coração ainda não foi confrontado pela verdade de Deus. Quando o mandamento alcança a interioridade, o pecado deixa de poder esconder-se atrás de comparações humanas ou disciplina religiosa. Esse colapso da autossuficiência é doloroso, porém misericordioso, porque conduz o pecador à necessidade real da graça (Gl 3.21-24; Lc 18.9-14; Rm 8.3-4).

Romanos 7.10-11

Em Romanos 7.10, Paulo afirma que o mandamento estava orientado para a vida, mas foi encontrado como morte. Essa linguagem não aparece isolada. Ao reconstruir o pano de fundo de 7.7–12, pode-se incluir entre os indícios de uma leitura ligada à história de Israel a associação entre lei e vida, comparando-a com textos como Levítico 18.5; o paradoxo é que aquilo que, na ordem divina, está relacionado à vida encontra uma humanidade sob pecado e se torna ocasião para a manifestação da morte (Moo, 1986: 123, 126–127). O defeito não está na norma divina, mas no poder do pecado que se interpõe entre o mandamento e seu cumprimento.

O versículo 11 aprofunda o drama: “o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou e, por meio dele, me matou”. A linguagem de engano permite perceber uma possível ressonância de Gênesis 3, especialmente da explicação de Eva de que a serpente a enganou. Os ecos de Adão são importantes para a leitura do trecho e sustentam a interpretação do “eu” de 7.7–25 como o ser humano “em Adão” (Talbert, 2003: 57). Uma leitura que dá prioridade ao encontro de Israel com a Lei também reconhece a pertinência da analogia adâmica, sem permitir que ela apague o caráter especificamente mosaico do νόμος em 7.7–12 (Moo, 1986: 124–129). A alusão ao Éden, portanto, é plausível, mas não obriga a identificar o “eu” exclusivamente com Adão.

Essa passagem protege duas verdades ao mesmo tempo. De um lado, preserva a bondade da lei: ela continua santa, reta e benéfica, porque procede do próprio caráter de Deus (Rm 7.12; Sl 19.7-9). De outro, desmascara a malignidade do pecado: ele não apenas infringe a ordem divina, mas perverte o que é bom e transforma um dom santo em ocasião de morte. A própria estrutura do argumento faz de 7.12 a conclusão necessária dos vv. 8–11: se o agente que produz cobiça, engana e mata é o pecado, o mandamento pode ser formalmente absolvido da acusação levantada em 7.7 (Talbert, 2003: 57).

A utilidade devocional desses versículos permanece profunda. Quem procura vida por meio do próprio desempenho acaba encontrando acusação, não porque o mandamento seja perverso, mas porque o pecado o impede de transformar exigência em vida. A lei mostra a verdade da condição humana; a libertação, porém, terá de vir de uma ação que ela mesma não pode realizar (Gl 3.21-24; Rm 8.3-4).

Romanos 7.12 

Romanos 7.12 funciona como a conclusão formal da primeira defesa da lei. Depois de narrar como o pecado toma ocasião pelo mandamento, produz cobiça, engana e mata, Paulo fecha a porta para a inferência de que o problema esteja na própria Torá: “a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom”. 7.7–12 combina justamente esses dois movimentos: uma apologia da lei e, ao mesmo tempo, uma explicação de como o pecado consegue fazer dela seu instrumento; o responsável ativo pela morte é o pecado, não o mandamento (Moo, 1986: 122). Estruturalmente, 7.12 encerra a primeira unidade com a afirmação de que a lei e o mandamento são santos, justos e bons, de modo que a maldade deve ser atribuída ao pecado (Talbert, 2003: 57).

A distinção entre “lei” e “mandamento” também merece precisão. νόμος em 7.7–12 se refere primariamente à Lei mosaica e que o décimo mandamento citado em 7.7 funciona representativamente; o singular ἐντολή dos versículos seguintes não precisa, portanto, ser isolado da Torá como um todo (Moo, 1986: 123–124). Quer Paulo fale da lei em seu conjunto, quer focalize o mandamento que acaba de citar, o veredito é o mesmo: a vontade revelada de Deus não é a fonte moral do pecado.

Esse versículo corrige uma religião adoecida que se irrita com os mandamentos de Deus porque eles desmascaram a interioridade. Quando a graça começa a operar, ela não faz a alma chamar de mau aquilo que procede do Senhor; leva-a a concordar com Deus contra sua própria rebelião. O homem renovado talvez trema diante do padrão divino, mas já não transfere para a lei a culpa que pertence ao pecado (Sl 51.4; Sl 119.128; Rm 3.31).

Ao mesmo tempo, a santidade da lei não significa que ela seja o agente da regeneração. O próprio desenvolvimento do argumento mostrará que o que a lei não consegue realizar por causa da carne será efetuado por Deus em Cristo e pelo Espírito (Rm 8.3-4). Sua bondade deve ser reconhecida sem confundir sua função reveladora com o poder salvador que Paulo atribui à ação divina.

Romanos 7.13

Romanos 7.13 introduz a segunda objeção da seção. Depois de declarar que a lei é santa, justa e boa, Paulo pergunta se “o que é bom” se tornou morte para ele. Essa pergunta corresponde estruturalmente à de 7.7: primeiro, “a lei é pecado?”; agora, “o que é bom tornou-se morte para mim?”. A resposta permanece a mesma em princípio: μὴ γένοιτο; a responsabilidade pertence ao pecado (Talbert, 2003: 57–58). O versículo, portanto, não acrescenta uma suspeita nova contra a lei; leva a defesa anterior a um nível mais preciso ao perguntar como algo bom pode estar associado à morte sem tornar-se causa moral dela.

A força da frase “mas o pecado” está em separar o instrumento da causa. O mesmo padrão já aparece em 7.7–12: o pecado é o agente que aproveita o mandamento como ἀφορμή, enquanto a lei permanece o meio instrumental de que ele se serve (Moo, 1986: 122). Em 7.13, Paulo explicita a finalidade reveladora desse processo: o pecado precisa “aparecer como pecado”, isto é, tornar-se manifesto em sua verdadeira natureza justamente ao produzir morte por meio daquilo que é bom.

A expressão “para que o pecado se tornasse sobremaneira pecaminoso por meio do mandamento” descreve, portanto, manifestação e intensificação, não uma mudança pela qual algo neutro se tornasse mau. O pecado mostra sua perversidade máxima porque consegue instrumentalizar um dom que Paulo acabou de chamar santo, justo e bom. Esse ponto também explica por que 7.13 serve de transição: a partir daqui, a discussão deixará de focalizar apenas o caráter da lei e passará a descrever mais diretamente a condição do sujeito confrontado por ela, preparando 7.14–25 (Talbert, 2003: 58).

A utilidade devocional do versículo permanece sóbria. Ele ensina a não culpar a verdade de Deus pelo desconforto que ela produz. Quando a Palavra fere a consciência, o problema não está na santidade do mandamento, mas na doença moral que ele revela. A lei funciona como diagnóstico; a cura exigirá a intervenção de Deus que o argumento passará a desenvolver em Cristo e no Espírito (Rm 8.1-4).

Romanos 7.14-17

Em Romanos 7.14, Paulo passa da defesa da lei para a descrição do sujeito colocado diante dela: “a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido sob o pecado”. É justamente aqui que começa um dos maiores crux interpretum do capítulo, porque a identidade do “eu” em 7.14–25 não pode ser tratada como evidente. Filipenses 3.6 exerceu grande peso sobre a discussão moderna. Uma leitura rejeita tanto a redução do texto a psicologia autobiográfica quanto sua transformação em confissão privada sem função argumentativa, entendendo o “eu” como o indivíduo sob a Lei, incluindo Paulo, mas não restrito a ele em sentido estritamente autobiográfico (Espy, Paul’s ‘Robust Conscience’ Re-Examined, 1985: 161–164, 172–173). Outra solução representativa entende que o “eu” é o ser humano “em Adão”, categoria que inclui Paulo, mas funciona tipologicamente para a condição humana sob o poder do pecado (Talbert, 2003: 57–58). Uma terceira leitura entende que 7.14–25 pode descrever o cristão enquanto ainda vive na existência mortal, de modo que “carnal” não precisa significar “não regenerado” em sentido absoluto (Cranfield, 1975: 355–370). A distinção lexical merece ser preservada: Paulo não repete aqui simplesmente a fórmula de 7.5 (“estávamos na carne”), mas diz ἐγὼ δὲ σάρκινός εἰμι, “eu, porém, sou carnal”. A primeira expressão descrevia a antiga esfera de existência; a segunda qualifica a presente fraqueza do sujeito e, por isso, não pode ser usada sem argumento adicional como sinônimo automático de estado não regenerado.

Neste comentário, a leitura que vê em 7.14–25 o conflito do crente regenerado continua sendo preferida, mas agora como conclusão argumentada, não como pressuposto. O presente verbal, sozinho, não resolve a questão. Pesam mais a favor dessa leitura a aprovação da bondade da lei (7.16), o querer do bem (7.18–19), o deleite “na lei de Deus” segundo o homem interior (7.22) e a permanência da tensão mesmo depois da ação de graças de 7.25. Ao mesmo tempo, a expressão “vendido sob o pecado” impede qualquer leitura triunfalista: Paulo descreve uma sujeição real e humilhante, embora não necessariamente idêntica ao domínio incontestado do pecado em Romanos 6. Essa formulação é útil precisamente porque preserva essa tensão entre nova pertença e persistência da carne (Cranfield, 1975: 357–358).

O versículo 15 aprofunda o problema: “não compreendo o que faço; pois não pratico o que quero, mas faço aquilo que odeio”. A frase não deve ser convertida apressadamente em diário de conversão, nem descartada como simples figura retórica. Filipenses 3.6 — onde Paulo pode descrever-se como “irrepreensível” segundo a justiça da Lei — não elimina a possibilidade de um diagnóstico mais radical quando o apóstolo avalia a relação entre Lei, pecado e consciência a partir de outra perspectiva; declarações autobiográficas devem ser lidas segundo a função que cumprem dentro de cada argumento (Espy, 1985: 161–164). Em Romanos 7, portanto, o contraste entre querer e fazer é teológico antes de ser simplesmente psicológico: ele mostra a impotência do sujeito diante de um poder que conhece o bem, mas não consegue realizá-lo de maneira correspondente.

O versículo 16 acrescenta um dado decisivo: ao fazer o que não quer, o “eu” concorda que a lei é boa. O conflito interior, portanto, não nasce de hostilidade contra a vontade revelada de Deus. Ele confirma justamente o contrário: a avaliação moral do mandamento permanece positiva, ainda que a execução prática fracasse. Romanos 7.13–20 forma uma unidade cuidadosamente organizada: o “eu” é “de carne, vendido sob o pecado” (v. 14), não consegue determinar plenamente o que faz (v. 15), concorda com o bem que não realiza (v. 16) e identifica o pecado residente como força que interfere em sua ação (v. 17); a mesma sequência reaparece, com variações, em 7.18–20 (Talbert, 2003: 58).

Por isso Romanos 7.17 — “já não sou eu quem faz isto, mas o pecado que habita em mim” — não pode ser usado como álibi moral. Paulo não absolve o agente humano; ele personifica o pecado como potência residente e distingue o querer aprovado pela mente da força que deforma a prática. Essa função de ἁμαρτία como poder personificado é central no argumento: o problema não é a maldade da lei, mas a capacidade do pecado de apropriar-se do mandamento e subjugar o sujeito (Talbert, 2003: 58–59). A distinção entre “eu” e “pecado que habita em mim”, portanto, é diagnóstico da divisão moral, não transferência de culpa para uma entidade externa.

A aplicação pastoral continua importante, mas precisa acompanhar essa sobriedade exegética. Romanos 7.14–17 não autoriza resignação diante do pecado nem promete uma experiência cristã sem conflito. O texto obriga o leitor a abandonar duas simplificações: a ideia de que todo conflito interior prova ausência de graça e a ideia oposta de que qualquer fracasso pode ser normalizado como inevitável. A tensão descrita por Paulo deve ser lida dentro do movimento maior de Romanos 6–8, no qual o pecado perde seu senhorio, mas a libertação plena ainda aponta para a ação de Cristo e do Espírito.

Romanos 7.18-20

Em Romanos 7.18, Paulo qualifica cuidadosamente sua afirmação: “sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum”. A aposição “isto é, na minha carne” impede que se transforme a frase numa negação absoluta de qualquer bem presente no sujeito. Σάρξ aqui não é mero sinônimo de corpo físico, nem uma “natureza pecaminosa” separável do sujeito; designa a existência humana considerada em sua fragilidade, mortalidade e vulnerabilidade ao pecado, incapaz, por si mesma, de produzir a obediência que a lei requer. Essa distinção é central para a leitura do versículo: o cristão pode ser chamado “carnal” de modo qualificado enquanto permanece nesta existência mortal, sem que Paulo o identifique simplesmente com o homem natural de Romanos 8.7–9 (Cranfield, 1975: 357–360).

O restante do versículo explicita a fratura entre querer e realizar: “o querer está presente em mim, mas o realizar o bem, não”. Essa oposição volta quase literalmente em 7.19, e a repetição é uma das características mais marcantes de 7.14–20: o v. 19 retoma o v. 15, enquanto o v. 20 retoma 7.16–17, com pequenas alterações que aprofundam o argumento em vez de simplesmente repeti-lo (Espy, 1985: 172–173). Há ainda um contraste histórico-teológico sugestivo: na linguagem veterotestamentária da justiça, intenção e ação normalmente aparecem integradas na descrição do justo; o conflito explícito entre intenção e realização formulado por Paulo em Romanos 7.15–19 representa uma tensão de outro tipo (Kuyper, Righteousness and Salvation, 1977: 235).

Essa observação ajuda a evitar uma leitura superficial de 7.19. Paulo não está dizendo apenas que as pessoas às vezes fazem aquilo de que depois se arrependem. O contraste é sistemático: o bem é querido, mas não executado; o mal é rejeitado, mas realizado. A linguagem descreve uma vontade moralmente orientada que, ainda assim, encontra resistência dentro do próprio sujeito. Seja qual for a solução adotada para a identidade final do “eu”, o texto exige distinguir reconhecimento do bem de capacidade efetiva para praticá-lo. A lei pode ser conhecida, aprovada e até desejada sem, por isso só, libertar do poder do pecado.

O versículo 20 fecha a unidade repetindo a fórmula de 7.17: “se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim”. Essa repetição faz parte da arquitetura de 7.13–20: vv. 14–17 e vv. 18–20 formam sequências paralelas em que a condição da carne, a incapacidade prática e o pecado residente reaparecem em ordem correspondente (Talbert, 2003: 58). O efeito é intensificar, e não suavizar, a responsabilidade do problema: a lei permanece boa; o sujeito quer o bem; contudo, o pecado atua como poder interno que impede a correspondência entre querer e fazer.

Do ponto de vista acadêmico, 7.14–20 não deve ser usado isoladamente para decidir toda a identidade do “eu”. As principais leituras aqui representadas mantêm, respectivamente, continuidade entre o “eu” de 7.7–12 e o de 7.14–25, interpretam o sujeito representativamente “em Adão” ou entendem a passagem como compatível com a experiência cristã presente. A própria estrutura de Romanos recomenda que a decisão seja tomada cumulativamente, acompanhando o argumento até 7.21–25 e 8.1–4, onde a linguagem da “lei de Deus”, do “homem interior”, da libertação em Cristo e do Espírito fornece novos dados para a avaliação. Nesse sentido, Romanos 7.6 já antecipa a “novidade do Espírito” desenvolvida no capítulo 8, de modo que a solução paulina para a impotência descrita em Romanos 7 não está numa intensificação da exigência legal, mas na ação divina que o Espírito efetiva no crente (Adewuya, 2001: 73–75).

A aplicação devocional, assim, ganha precisão. A passagem humilha a autoconfiança porque mostra que desejar o bem não equivale a possuir força suficiente para realizá-lo. Ao mesmo tempo, ela não trata a luta contra o pecado como argumento para passividade. O “eu” reconhece o bem, odeia o mal e sofre a contradição entre ambos; a resposta do evangelho não será fingir que essa contradição inexiste, mas conduzir o argumento para a libertação em Cristo e para a vida segundo o Espírito.

Romanos 7.21-23

Em Romanos 7.21, Paulo formula como uma descoberta aquilo que os versículos anteriores já haviam dramatizado: quando quer fazer o bem, o mal lhe está próximo. O uso de νόμος nesse ponto exige cautela, porque a palavra não conserva exatamente a mesma referência em todas as ocorrências do parágrafo. Em 7.22, “a lei de Deus” designa claramente a vontade divina conhecida no horizonte da Torá; em 7.21, porém, a expressão “encontro esta lei” pode funcionar como “princípio”, “regra” ou regularidade observada na experiência. Esse sentido é plausível em 7.21, com mudança de referência nas frases seguintes; além disso, 7.21–8.2 forma uma unidade em que diferentes “leis” ou poderes são postos em contraste (Cranfield, 1975: 363–364; Talbert, 2003: 58–59). A consequência terminológica é importante: “lei de Deus” em 7.22 e 7.25 não deve ser confundida com “lei do pecado” em 7.23 e 7.25. No primeiro caso, a referência permanece à vontade normativa de Deus conhecida na Torá; no segundo, νόμος funciona como linguagem para uma força, regra ou princípio que exerce domínio.

O versículo 22 acrescenta um dado de grande peso para a discussão sobre a identidade do “eu”: “deleito-me na lei de Deus segundo o homem interior”. Neste comentário, esse dado continua favorecendo a leitura regenerada, mas não deve ser apresentado como se encerrasse sozinho a controvérsia. Uma leitura entende o “homem interior” à luz da mente que está sendo renovada e vê nessa linguagem uma característica da experiência cristã; outra incorpora o mesmo versículo à leitura representativa do ser humano “em Adão”. A conclusão, portanto, deve resultar do conjunto da passagem, não de uma única expressão (Cranfield, 1975: 363; Talbert, 2003: 57–59).

O “homem interior”, assim, não deve ser reduzido a mero intelecto abstrato. No argumento paulino ele corresponde à dimensão do sujeito que reconhece a bondade da lei, quer o bem e se alinha interiormente com a vontade de Deus. Isso torna o conflito mais agudo: a dificuldade não está em ignorar o bem, mas em experimentar uma dissociação entre aquilo que a mente aprova e aquilo que o pecado consegue produzir nos “membros”. Essa leitura ajuda a preservar o caráter argumentativo do “eu”: Paulo não oferece um diário psicológico privado, mas dramatiza a condição do indivíduo diante da Lei e do poder do pecado, incluindo a si mesmo nesse diagnóstico (Espy, 1985: 172–173).

O versículo 23 leva a linguagem ao campo militar: outra “lei” atua nos membros, guerreia contra a lei da mente e conduz o sujeito ao cativeiro da lei do pecado. 7.21–8.2 constitui uma sequência cuidadosamente organizada: desejo do bem, deleite na lei de Deus, guerra nos membros, clamor por libertação e, finalmente, a resposta em Cristo e no Espírito. A personificação do pecado continua, portanto, o mesmo retrato iniciado em 7.8–13 e 7.14–20: o problema decisivo não é uma falha da lei, mas um poder que se aproveita da condição carnal do ser humano (Talbert, 2003: 58–59).

Se adotamos a leitura regenerada, a força de “levar cativo” não deve ser esvaziada, mas também não pode ser isolada de Romanos 6 e 8. Paulo descreve uma derrota experimentada dentro do conflito, não necessariamente a restauração do senhorio absoluto do pecado que havia caracterizado a antiga existência. É precisamente essa tensão que torna o texto pastoralmente sóbrio: a presença da graça não elimina a guerra, e a existência da guerra não significa que nada tenha mudado. O crente é chamado a reconhecer a seriedade da corrupção remanescente sem confundi-la com a totalidade de sua identidade em Cristo (Rm 6.12-14; 8.1-4, 12-13).

Romanos 7.24

Romanos 7.24 é o clímax emocional e retórico da unidade: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”. A pergunta não deve ser separada da arquitetura que a produz. A sequência de 7.21–8.2 mostra que o clamor do v. 24 recebe sua resposta inicialmente em 7.25a e, de forma desenvolvida, em 8.1–2. O versículo é, portanto, menos uma conclusão autônoma do capítulo do que o ponto máximo de uma tensão que exige uma intervenção externa ao próprio “eu” (Talbert, 2003: 58–59).

A pergunta “quem me livrará?” é teologicamente decisiva justamente por causa do pronome interrogativo: Paulo não pergunta apenas “como” alcançará libertação, mas “quem” a efetuará. A lei pode revelar o bem, a mente pode aprová-lo e a vontade pode desejá-lo, mas o argumento chegou ao ponto em que nenhuma dessas realidades constitui, por si mesma, poder libertador. O clamor prepara a mudança de agente que ocorrerá imediatamente: da impotência do “eu” para a ação de Deus “por Jesus Cristo, nosso Senhor”.

A expressão “corpo desta morte” não autoriza desprezo pela corporeidade. No fluxo de Romanos, o corpo é também objeto da redenção e deve ser apresentado a Deus (Rm 6.12-13; 8.11, 23; 12.1). Aqui a frase reúne mortalidade, vulnerabilidade e a atuação concreta do pecado nos “membros” mencionados no versículo anterior. O que Paulo deseja não é escapar da criação corporal como se ela fosse má, mas ser libertado da existência em que o corpo mortal ainda serve de campo para a ação do pecado e da morte. A força da expressão pertence, portanto, à escatologia paulina: a libertação moral presente aponta para a redenção corporal futura.

Essa leitura também impede que o clamor seja romantizado. O “miserável” de 7.24 não celebra a tensão interior; ele a considera intolerável. A maturidade cristã não está em acostumar-se ao pecado, mas em aprender a vê-lo com maior clareza e a desejar com maior intensidade a libertação que Deus prometeu. A tristeza do texto, porém, já está aberta para a esperança, porque a pergunta não termina em silêncio.

Romanos 7.25

A primeira frase de Romanos 7.25 responde imediatamente ao clamor: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor”. A ação de graças desloca o centro da solução. O problema não é resolvido pelo aumento da força de vontade, por uma versão mais intensa da Lei ou por um recurso oculto dentro do sujeito; a libertação vem de Deus por meio de Cristo. Essa resposta funciona como o primeiro movimento do desfecho que continua em 8.1–2, onde a “lei do Espírito da vida” liberta da “lei do pecado e da morte” (Talbert, 2003: 58–59). Nesse contraste, “lei” já não designa simplesmente a Torá mosaica: as expressões funcionam como linguagem de princípios ou poderes atuantes. Paulo não põe uma nova Torá chamada “Espírito” contra a antiga; ele contrapõe o poder vivificante do Espírito ao regime efetivo do pecado e da morte.

O restante do versículo, contudo, impede que 7.25a seja tratado como se o conflito tivesse simplesmente desaparecido: “assim, pois, eu mesmo, com a mente, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado”. Esse retorno à linguagem de divisão interna é um dos dados mais difíceis da passagem. Não há razão textual para deslocar a frase ou considerá-la fora de ordem; nessa leitura cristã de 7.14–25, ela resume a condição do crente enquanto permanece na presente existência, na qual a mente renovada está ligada à lei de Deus e a carne continua vulnerável ao pecado (Cranfield, 1975: 368–370).

Isso reforça uma decisão metodológica importante: Romanos 7.25 não deve ser interpretado isoladamente da abertura de Romanos 8. A divisão moderna de capítulos pode obscurecer a continuidade do argumento. Romanos 7.6 funciona como pressuposto essencial para Romanos 8: a “novidade do Espírito” anunciada ali prepara a resposta que 8.1–4 desenvolverá: aquilo que a lei não podia realizar por causa da fraqueza da carne, Deus realizou em Cristo, e o Espírito inaugura uma forma nova de vida e obediência (Adewuya, 2001: 73–76).

Desse modo, a leitura regenerada adotada neste comentário ganha uma formulação mais precisa. Romanos 7.14–25 não descreve a totalidade da vida cristã, como se derrota e impotência fossem sua definição completa; descreve um aspecto real dela quando a pessoa é considerada em sua fraqueza carnal diante da santidade da lei. Romanos 8 acrescentará o elemento sem o qual o quadro ficaria incompleto: a atuação eficaz do Espírito. A tensão de 7.25b é real, mas não é a última palavra de Paulo. A última palavra do movimento argumentativo é libertação da condenação, ação de Deus em Cristo e vida segundo o Espírito (Rm 8.1-4).

A aplicação devocional acompanha essa estrutura. O crente pode agradecer sem fingir que a batalha terminou e pode lamentar sua fraqueza sem concluir que Cristo falhou. A fé madura mantém juntas as duas coisas: reconhecimento implacável do pecado que ainda opera na carne e confiança igualmente firme de que a identidade final do cristão não é determinada por esse pecado, mas pela obra de Deus em Cristo e pelo Espírito que dá vida.

Bibliografia

  1. Adewuya, J. Ayodeji. “The Holy Spirit and Sanctification in Romans 8.1–17.” Journal of Pentecostal Theology 9, n. 1 (2001): 71–84. DOI: 10.1163/17455251-00901004.
  2. Cranfield, C. E. B. Romans: Volume 1: 1–8. International Critical Commentary. Edinburgh: T&T Clark, 1975.
  3. Espy, John M. “Paul’s ‘Robust Conscience’ Re-Examined.” New Testament Studies 31, n. 2 (1985): 161–188. DOI: 10.1017/S0028688500014624.
  4. Fredriksen, Paula. “Paul’s Letter to the Romans, the Ten Commandments, and Pagan “Justification by Faith”.” Journal of Biblical Literature 133, n. 4 (2014): 801–808. DOI: 10.15699/jbibllite.133.4.801.
  5. Gathercole, S. J. “A Law unto Themselves: The Gentiles in Romans 2.14–15 Revisited.” Journal for the Study of the New Testament 24, n. 3 (2002): 27–49. DOI: 10.1177/0142064X0202400302.
  6. Kwon, Youngju. “Baptism or Gospel of Grace?: Romans 6 Revisited.” The Expository Times 128, n. 5 (2017): 222–230. DOI: 10.1177/0014524616666709.
  7. Kuyper, Lester J. “Righteousness and Salvation.” Scottish Journal of Theology 30, n. 3 (1977): 233–252. DOI: 10.1017/S0036930600025497.
  8. Moo, Douglas J. “Israel and Paul in Romans 7.7–12.” New Testament Studies 32, n. 1 (1986): 122–135. DOI: 10.1017/S0028688500013540.
  9. Morales, Isaac Augustine, O.P. “Baptism, Holiness, and Resurrection Hope in Romans 6.” The Catholic Biblical Quarterly 83, n. 3 (2021): 466–481. DOI: 10.1353/cbq.2021.0085.
  10. Talbert, Charles H. “Tracing Paul’s Train of Thought in Romans 6–8.” Review & Expositor 100, n. 1 (2003): 53–63. DOI: 10.1177/003463730310000104.
  11. Tomson, Peter J. “What did Paul mean by ‘Those Who Know the Law’? (Rom 7.1).” New Testament Studies 49, n. 4 (2003): 573–581. DOI: 10.1017/S0028688503000328.

Índice: Romanos 1 Romanos 2 Romanos 3 Romanos 4 Romanos 5 Romanos 6 Romanos 7 Romanos 8 Romanos 9 Romanos 10 Romanos 11 Romanos 12 Romanos 13 Romanos 14 Romanos 15 Romanos 16

Pro Blogger Templates
-->