A Queda de Adão e Eva em Flávio Josefo
Resumo: Este estudo examina a reelaboração da queda de Adão e Eva em Antiquitates Judaicae (Ant.) 1.40–48, com atenção à maneira como Flávio Josefo recebe, reorganiza e interpreta Gn 3. A análise mostra que Josefo preserva a estrutura fundamental da narrativa bíblica, mas explicita suas relações causais e psicológicas: o mandamento é apresentado ao casal, a persuasão conduz à transgressão, o fruto produz efetiva ampliação do discernimento, e a nova capacidade cognitiva leva à percepção da nudez, à vergonha, à cobertura e, posteriormente, à consciência da culpa. Particularmente significativa é a afirmação de que Adão e Eva inicialmente consideram sua condição melhor após adquirirem aquilo que antes lhes faltava. Essa avaliação produz uma ironia central: o conhecimento obtido mediante a desobediência constitui um ganho real, mas não equivale à verdadeira felicidade. O encontro posterior com Deus revela o custo dessa aquisição, transformando a antiga convivência em retraimento, silêncio e tentativa de deslocar a responsabilidade. A comparação com Gênesis, Septuaginta (LXX), Jubileus, Fílon e tradições adâmicas permite distinguir tradição compartilhada de desenvolvimento especificamente josefiano. Conclui-se que Josefo constrói a queda como uma narrativa de ironia cognitiva e moral, na qual benefício imediato e calamidade final são avaliados segundo o princípio mais amplo das Antiquitates: a felicidade depende da conformidade à vontade divina.
Palavras-chave: Flávio Josefo; Adão e Eva; queda; Antiquitates Judaicae; Gn 3; conhecimento do bem e do mal; nudez; vergonha; culpa; judaísmo do Segundo Templo.
1. Introdução: A Queda em Ant. 1.40–48
§ 1 A narrativa da transgressão de Adão e Eva ocupa em Ant. 1.40–48 a passagem da criação ordenada para a primeira ruptura da relação entre humanidade e Deus. Josefo conserva os elementos reconhecíveis de Gn 3 — mandamento, fruto, participação de Eva e Adão, percepção da nudez, cobertura, encontro com Deus e atribuição de responsabilidade —, mas os reorganiza numa cadeia causal mais explícita, em que desobediência, discernimento, vergonha e culpa se sucedem como momentos de um mesmo processo (Josefo, Jewish Antiquities, Books I–IV, 1930: Ant. 1.40–48).
§ 2 A peculiaridade dessa reelaboração aparece no efeito atribuído ao fruto. Depois de comerem, Adão e Eva percebem a nudez porque a árvore lhes aguça a inteligência; procuram cobrir-se e chegam a interpretar a nova capacidade como melhora de sua condição (Ant. 1.43–44). O ganho cognitivo, portanto, não é simplesmente negado. A ironia consiste em que uma aquisição real é tomada como progresso justamente quando a narrativa começa a revelar o custo da desobediência (Levison, Portraits of Adam in Early Judaism, 1988: 105–106).
§ 3 Essa configuração não corresponde a uma simples tradução de Gn 3. Josefo seleciona, condensa e explicita relações que o texto bíblico formula de maneira mais breve: acrescenta a satisfação de Eva com o fruto, torna persuasiva a passagem do fruto a Adão, explica a percepção da nudez por uma mudança intelectual e associa o afastamento de Deus à consciência da transgressão (Franxman, Genesis and the “Jewish Antiquities” of Flavius Josephus, 1979: 57–60). Essas diferenças devem ser avaliadas caso a caso, sem atribuí-las automaticamente a uma fonte perdida nem tratá-las todas como criação individual (Feldman, Josephus’s Interpretation of the Bible, 1998: xiv–xv; Franxman, 1979: 24–27).
§ 4 O estudo se limita a essa dinâmica humana de Ant. 1.40–48. A serpente será considerada apenas quando sua ação for necessária para compreender a decisão de Eva; as punições serão mencionadas somente quando esclarecerem a responsabilidade dos agentes, e categorias teológicas posteriores, como “pecado original”, não funcionarão como ponto de partida. A questão central é como Josefo conduz o leitor da transgressão ao ganho cognitivo e deste à vergonha, à culpa e à transferência de responsabilidade.
§ 5 A hipótese defendida é que Josefo constrói a queda como uma ironia cognitiva e moral. Adão e Eva passam a perceber mais, mas avaliam inicialmente essa nova capacidade de maneira equivocada: o discernimento permite reconhecer uma carência e remediá-la, porém não preserva a relação com Deus nem transforma persuasão e consentimento em inocência. A tensão entre aquisição parcial e perda mais profunda fornece a unidade da narrativa josefiana.
2. A Transgressão e o Fruto Proibido
§ 6 A transgressão começa, em Josefo, com uma reformulação do próprio mandamento. Em Gn 2.16–17, a ordem é dirigida ao homem antes da formação da mulher: todos os frutos do jardim lhe são permitidos, com uma única exceção, a árvore do conhecimento do bem e do mal, cuja ingestão é associada à morte. O texto hebraico conserva essa interlocução no singular, enquanto a LXX passa em Gn 2.17 às formas plurais οὐ φάγεσθε1, φάγητε2 e ἀποθανεῖσθε3 (Wevers, Genesis, 1974: 86). A BHQ preserva a diferença entre a formulação inicial do mandamento e sua reapresentação posterior pela mulher (Tal, Biblia Hebraica Quinta, 2015: 83*–84*).
§ 7 Em Ant. 1.40, essa assimetria desaparece. Deus ordena diretamente a Adão e à mulher que usufruam das demais plantas, mas se abstenham da árvore do conhecimento. Eva, portanto, já participa formalmente da recepção da ordem. A reorganização resolve uma dificuldade deixada implícita por Gênesis: como a mulher conhece em Gn 3.2–3 uma proibição pronunciada ao homem antes de sua criação? (Franxman, 1979: 56).
§ 8 Josefo também aproxima dois momentos que Gênesis mantém distintos. A proibição inicial fala em comer; somente na fala de Eva surge “nem a tocareis” (Gn 3.3). Em Ant. 1.40, porém, o contato com a árvore já aparece vinculado à ameaça de ὄλεθρος4. Ao mesmo tempo, a fórmula hebraica מוֹת תָּמוּת5 é substituída por uma formulação mais abrangente. A LXX já testemunha “não comereis dele nem o tocareis” na fala da mulher, de modo que Josefo parece integrar à ordem inicial uma formulação que o relato bíblico apresenta posteriormente (Wevers, 1974: 90; Franxman, 1979: 56–57).
§ 9 O efeito narrativo é claro: quando ocorre a transgressão, nenhum dos dois pode ser apresentado como desconhecedor do limite estabelecido por Deus. Essa explicitação é mais importante para o argumento do que a tentativa de reconstruir uma fonte intermediária específica; o dado seguro é que Josefo produz uma versão contínua e causalmente mais transparente da proibição.
§ 10 A tentação recebe tratamento igualmente condensado. Gn 3.1–5 constrói um diálogo em que a serpente questiona a ordem divina, a mulher responde, a ameaça de morte é negada e a abertura dos olhos é associada ao conhecimento do bem e do mal. Josefo elimina a conversação e resume sua lógica: movida por inveja e desejosa de produzir calamidade, a serpente persuade Eva de que a árvore concede discernimento e conduz a uma existência feliz comparável à divina (Ant. 1.41–42). A negação explícita “não morrereis” desaparece; conhecimento e felicidade ocupam o centro da persuasão.
§ 11 Gn 3.6, por sua vez, narra o clímax com extrema brevidade: a mulher toma, come, dá ao marido e ele come. Essa sequência rápida contrasta com a elaboração dos versos anteriores e concentra a ruptura em poucos movimentos (McDowell, The Image of God in the Garden of Eden, 2015: 39–42). Josefo conserva a ordem básica, mas acrescenta dois elos: Eva sente prazer com o fruto e, depois, persuade Adão a participar. O simples ato de oferecer torna-se uma relação expressamente persuasiva (Franxman, 1979: 57–58).
§ 12 A diferença em relação à LXX é precisa. Gn 3.6 afirma que Eva “deu também ao seu marido com ela” — ἔδωκεν καὶ τῷ ἀνδρὶ αὐτῆς μετ᾽ αὐτῆς6 — sem registrar um argumento dirigido ao homem (Wevers, 1974: 90). Josefo transforma essa passagem mínima numa cadeia psicológica: a serpente persuade Eva; Eva prova o fruto e se agrada dele; então persuade Adão. A mediação feminina é intensificada, mas a agência masculina não desaparece.
§ 13 A transgressão josefiana torna-se, assim, mais causalmente explícita do que a concisão de Gn 3.6. Mandamento conhecido, promessa alternativa de felicidade, prazer e persuasão conduzem ao ato sem convertê-lo em acidente ou ignorância. O fruto proibido é o ponto em que uma promessa de ganho entra em conflito com uma ordem previamente recebida; a seção seguinte examina o que Josefo entende ter sido efetivamente adquirido.
3. O Fruto e a Aquisição de Inteligência
§ 14 A particularidade mais importante da queda em Josefo está no fato de que a promessa ligada ao fruto não é simplesmente desmentida. A serpente afirma que a árvore concede capacidade para distinguir o bem e o mal e associa essa aquisição a uma vida feliz, “não inferior à de um deus” (Ant. 1.42). Depois que Eva e Adão comem, algo efetivamente muda: eles reconhecem a própria nudez e procuram cobri-la. A tentação contém, portanto, uma verdade parcial — o fruto produz uma transformação cognitiva.
§ 15 Gn 3.5–7 já relaciona promessa e resultado pela imagem dos olhos abertos. A LXX conserva essa correspondência em διανοιχθήσονται ὑμῶν οἱ ὀφθαλμοί7 e διενοίχθησαν οἱ ὀφθαλμοὶ τῶν δύο8 (Gn 3.5,7 LXX; Wevers, 1974: 90). Josefo troca a imagem pela explicação: a árvore tornou mais aguda a compreensão do casal.
§ 16 Em Ant. 1.44, a nova capacidade não se reduz a receber informação sobre a nudez. O discernimento permite perceber uma deficiência antes ignorada e conceber uma resposta prática para ela; as folhas de figueira tornam-se a primeira aplicação dessa percepção (Franxman, 1979: 58–59). Josefo, contudo, não sugere que Adão e Eva fossem intelectualmente inertes antes da transgressão. Seu próprio relato já pressupõe compreensão do mandamento, linguagem, reconhecimento mútuo e decisão. O fruto altera uma capacidade específica de discernimento; não cria racionalidade do nada.
§ 17 Essa cautela também é exigida por Gênesis. O “conhecimento do bem e do mal” pode designar mais do que sabedoria genérica, envolvendo a apropriação de uma prerrogativa associada à esfera divina. Gn 3.22 reconhece que alguma forma de semelhança foi alcançada, embora por um caminho proibido. A distinção entre sabedoria concedida e prerrogativa tomada impede que o relato seja reduzido a uma condenação do conhecimento em si (McDowell, 2015: 201–202).
§ 18 Josefo desloca a ênfase. Sua serpente não desenvolve uma promessa formal de divinização; promete uma vida feliz comparável à divina, enquanto o narrador reconhece a realidade do discernimento adquirido. O problema, portanto, não é que nada tenha sido obtido, mas que a aquisição ocorra pela violação do mandamento e seja depois tomada como medida suficiente de felicidade (Levison, 1988: 105–106).
§ 19 Outras tradições antigas mostram que fruto, percepção e conhecimento eram temas exegéticos móveis. Jub. 3.18–22 reorganiza a abertura dos olhos e a cobertura da nudez; em Opif. 165, homem, mulher e serpente são lidos em chave alegórica de mente, sensação e prazer. Os paralelos demonstram um campo interpretativo compartilhado, mas não reproduzem a combinação josefiana de inteligência aguçada, cobertura inventada e avaliação positiva inicial da nova condição (Charles, The Book of Jubilees, 1913; Fílon, The Works of Philo, 1993: Opif. 165).
§ 20 Por isso, semelhança temática não deve ser convertida automaticamente em dependência literária. Releituras antigas de Gênesis podiam trabalhar problemas comuns por vias diferentes; a dependência precisa de indícios mais específicos de vocabulário, sequência ou combinação de motivos (Kugel, Traditions of the Bible, 1998: 24–26). No caso de Josefo, o dado decisivo é que o ganho cognitivo é real. A questão seguinte não será se algo foi adquirido, mas se essa aquisição justificava a conclusão de que o casal havia alcançado uma condição melhor.
4. A Ilusão de uma Condição Melhor
§ 21 A ironia da narrativa josefiana aparece com maior nitidez depois da aquisição de discernimento. Adão e Eva percebem a nudez, cobrem-se com folhas de figueira e concluem que sua condição melhorou. Josefo formula esse juízo com ἐδόκουν εὐδαιμονεῖν9: a nova capacidade intelectual parece, aos próprios transgressores, confirmar a promessa associada ao fruto (Ant. 1.44). Entre a transgressão e a consciência da culpa existe, portanto, um breve momento de autossatisfação.
§ 22 Esse elemento vai além de Gn 3.7. O texto bíblico relata a abertura dos olhos, a percepção da nudez e a confecção das coberturas, mas não afirma que o casal interprete a descoberta como progresso. Josefo acrescenta justamente essa avaliação: a inteligência identifica uma carência, a capacidade humana encontra uma resposta, e o êxito imediato da resposta é lido como sinal de melhora (Franxman, 1979: 58–59).
§ 23 A ironia não exige negar o ganho. O casal possui agora um discernimento que antes não possuía e consegue empregá-lo de modo prático. O equívoco começa quando esse benefício localizado se torna medida da existência inteira. A narrativa distingue, assim, entre adquirir uma capacidade e alcançar uma vida melhor; a primeira afirmação permanece válida, enquanto a segunda será desmentida pelo desenvolvimento do episódio (Levison, 1988: 106).
§ 24 A própria sequência de Antiquitates prepara a correção. Em 1.42, a serpente associa discernimento e felicidade; em 1.44, Adão e Eva acreditam experimentar essa felicidade; em 1.45, porém, Adão passa a evitar a presença de Deus. A ascensão cognitiva coincide, portanto, com deterioração relacional. A nova capacidade não preserva aquilo que constituía a condição anterior do casal.
§ 25 O discurso divino de Ant. 1.46 fornece o critério interno dessa avaliação. Deus recorda que havia destinado aos primeiros humanos uma vida sem sofrimento, ansiedade ou trabalho opressivo, sustentada por sua providência. Adão e Eva pensam ter melhorado porque aprenderam a reconhecer e suprir uma falta; a narrativa contrapõe a esse cálculo uma condição na qual tal regime de falta e aflição não deveria governar sua existência.
§ 26 O contraste pode ser resumido em duas trajetórias: condição anterior: comunhão com Deus → provisão → ausência de aflição → felicidade; condição recém-adquirida: discernimento ampliado → percepção da falta → solução humana → sensação de progresso. A segunda contém um ganho real, mas não equivale à primeira. Administrar uma deficiência não é o mesmo que possuir a condição que a tornava desnecessária.
§ 27 Por isso, Josefo não constrói uma oposição entre “ignorância boa” e “conhecimento mau”. Antes da transgressão, Adão e Eva já compreendem e escolhem; depois dela, percebem algo novo. O desastre nasce da dissociação entre discernimento e obediência e, sobretudo, da avaliação inadequada do benefício obtido. A capacidade cognitiva aumenta, mas o juízo sobre o que constitui a verdadeira felicidade se torna deficiente.
§ 28 A “condição melhor” de Ant. 1.44 existe, assim, apenas do ponto de vista momentâneo dos transgressores. O narrador já havia associado a desobediência à calamidade, e a entrada de Deus no jardim revelará a insuficiência do cálculo humano. Aquilo que parecia ascensão começa a mostrar-se como o primeiro sinal de uma ruptura que a inteligência recém-adquirida não consegue reparar.
5. Nudez e Vergonha Depois do Conhecimento
§ 29 A relação entre nudez e vergonha constitui um dos contrastes estruturais mais claros entre a condição anterior e posterior à transgressão. Gn 2.25 encerra a formação do casal afirmando que ambos estavam nus e não se envergonhavam; Gn 3.7, depois do fruto, registra a abertura dos olhos, o reconhecimento da nudez e a confecção de coberturas. A nudez corporal não é produzida pela transgressão: o que muda é a maneira pela qual passa a ser percebida (McDowell, 2015: 39).
§ 30 Josefo preserva essa ligação, mas a torna causalmente explícita. Em Ant. 1.44, Adão e Eva percebem que estão nus um diante do outro, envergonham-se e concebem uma cobertura de folhas de figueira. O narrador explica a transformação pelo aguçamento da inteligência. Nudez, discernimento, vergonha e cobertura passam a integrar uma única sequência.
§ 31 Há, porém, uma redistribuição importante do material bíblico. Josefo não havia reproduzido, ao final da criação da mulher, a observação de Gn 2.25 sobre nudez sem vergonha. Em sua narrativa, a nudez adquire relevância apenas depois da transgressão, quando se torna objeto de percepção e constrangimento. Essa escolha concentra o tema em sua função pós-transgressão (Franxman, 1979: 58–59).
§ 32 A nudez não deve, por isso, ser confundida com o pecado cometido nem transformada automaticamente em descoberta da sexualidade. O casal já existia corporalmente antes do fruto; o que surge é uma nova autoconsciência da exposição. A vergonha nasce da mudança do sujeito que percebe, não de uma alteração física do corpo. A sequência pode ser descrita como olhos abertos → nudez percebida → cobertura (McDowell, 2015: 35–36).
§ 33 As folhas reforçam essa leitura porque constituem uma resposta à nova percepção. O casal identifica aquilo que entende ser uma deficiência e cria um recurso para ocultá-la. Essa solução é suficiente para o problema corporal imediato, mas não restaura a condição anterior nem resolve o que surgirá quando Deus entrar no jardim. A vergonha pode ser parcialmente administrada; a transgressão não pode ser desfeita por uma cobertura.
§ 34 É justamente nesse ponto que Josefo separa vergonha corporal e culpa moral. Em Gn 3.10, Adão explica o esconderijo pelo medo associado à nudez. Em Ant. 1.45–47, a retirada é reinterpretada como consciência da transgressão. A nudez continua sendo o primeiro objeto do discernimento, mas deixa de explicar por si só a fuga da presença divina (Franxman, 1979: 59–60; Levison, 1988: 106).
§ 35 A nudez ocupa, portanto, uma posição intermediária na lógica da queda. Ela não é o pecado nem o castigo final, mas a primeira realidade que a inteligência recém-aguçada reavalia. As folhas podem responder à exposição do corpo; não podem restaurar a liberdade da antiga convivência com Deus. A narrativa passa, então, da vergonha diante de si e do outro para a consciência da falta diante de Deus.
6. Da Vergonha à Consciência Culpada
§ 36 A cobertura da nudez não encerra os efeitos da transgressão. Quando Deus entra no jardim, a narrativa passa da relação de Adão e Eva com o próprio corpo para a relação deles com aquele cuja ordem haviam violado. Josefo introduz aqui uma alteração decisiva: a retirada de Adão deixa de ser explicada primariamente pela nudez e passa a ser interpretada como efeito da consciência de haver cometido uma transgressão (Ant. 1.45–47).
§ 37 Em Gn 3.8–10, homem e mulher ouvem Yahweh, escondem-se entre as árvores e, quando interrogado, Adão explica que teve medo porque estava nu. O relato conduz da ocultação à identificação da desobediência e, depois, à cadeia de acusações. Josefo reorganiza essa causalidade: Adão, que antes se aproximava de Deus, agora se afasta porque sabe que agiu mal (McDowell, 2015: 39–40; Franxman, 1979: 59).
§ 38 A mudança transforma o contraste espacial em contraste relacional: presença anterior → transgressão → retraimento. Deus não pergunta simplesmente pela localização de Adão, mas pela razão de alguém antes disposto à convivência agora evitá-la. O esconderijo torna-se manifestação exterior de uma ruptura já reconhecida pelo próprio transgressor.
§ 39 Josefo reforça essa leitura ao explicar também o silêncio. Em Ant. 1.45, Adão se retira consciente de sua falta; em 1.46, permanece calado porque sabe que violou a ordem. A culpa, portanto, não é inferida apenas pelo leitor: o narrador a utiliza para explicar duas mudanças de comportamento (Levison, 1988: 106).
§ 40 A passagem permite distinguir vergonha e culpa. A vergonha nasce da percepção da nudez e conduz à cobertura; a culpa refere-se ao reconhecimento de um ato praticado contra uma norma conhecida. As experiências estão relacionadas, mas não são idênticas. Ao associar retirada e silêncio à desobediência, Josefo transforma a autoconsciência corporal em consciência moral.
§ 41 A progressão pode ser resumida como nudez percebida → vergonha → cobertura → presença de Deus → consciência da transgressão → retraimento → silêncio. A sequência também evidencia o limite da solução inventada pelo casal: as folhas respondem à exposição corporal, mas não resolvem a ruptura relacional. Adão pode estar coberto e ainda assim fugir.
§ 42 Essa releitura esclarece também a ironia da condição supostamente melhor. O discernimento que parecia confirmar progresso passa a incluir conhecimento da própria desobediência. A nova capacidade não apenas mostra o corpo de outra maneira; mostra ao agente o significado moral do que fez. Quanto maior a consciência, menos sustentável se torna a avaliação inicial de felicidade.
§ 43 Josefo constrói, assim, uma passagem deliberada da vergonha à culpa. A primeira ainda admite um recurso material; a segunda revela uma relação que não pode ser restaurada pela mesma inteligência que diagnosticou a nudez. O homem que agora sabe mais também sabe que transgrediu e, por isso, já não permanece diante de Deus com a liberdade anterior.
7. Adão, Eva e a Transferência da Responsabilidade
§ 44 Depois de tornar explícita a consciência culpada de Adão, Josefo mostra outra reação à transgressão: em vez de assumir imediatamente a responsabilidade, o homem procura explicá-la pela atuação de outro agente. Em Ant. 1.48, Adão pede que Deus não se ire, atribui à mulher a causa de sua queda e afirma ter sido enganado por ela; Eva, por sua vez, remete à serpente. A consciência moral não elimina o impulso de deslocar causalmente a culpa.
§ 45 A sequência básica deriva de Gn 3.12–13. Adão declara que a mulher lhe deu o fruto e ele comeu; Eva afirma que a serpente a enganou e ela comeu. O movimento é Adão → mulher → serpente. Essa cadeia integra a estrutura do capítulo: o interrogatório avança do homem à mulher e à serpente, enquanto as sentenças posteriores percorrem o caminho inverso. A transferência verbal não elimina a responsabilização dos agentes (McDowell, 2015: 39–40).
§ 46 As respostas de Gênesis tampouco constituem negação do ato. Tanto Adão quanto Eva terminam admitindo “e eu comi”. Cada personagem reconhece a participação material e, ao mesmo tempo, introduz o agente que o precedeu. A autodefesa combina, portanto, admissão e deslocamento: o ato é reconhecido, mas sua causalidade é distribuída.
§ 47 Josefo intensifica essa dinâmica no caso de Adão. Em Gênesis, o homem afirma que a mulher lhe deu o fruto; em Ant. 1.48, sua defesa assume forma exculpatória: ele se desculpa, pede que Deus não se irrite, coloca a responsabilidade sobre a mulher e afirma ter sido enganado por ela. O recebimento do fruto é reinterpretado como influência e engano (Franxman, 1979: 59–60; Levison, 1988: 106–107).
§ 48 Essa defesa retoma uma relação causal já estabelecida pelo narrador. Em Ant. 1.43, Eva prova o fruto, agrada-se dele e persuade Adão. A sequência josefiana é, portanto, mais explícita: serpente persuade Eva → Eva come → Eva persuade Adão → Adão come. Em 1.48, a explicação de Adão volta retrospectivamente a essa cadeia de persuasão.
§ 49 A correspondência, porém, não equivale a absolvição. Em Ant. 1.49, Adão é responsabilizado precisamente por ter cedido ao conselho da mulher. A mediação feminina explica a forma da transgressão, mas não elimina a responsabilidade de quem consentiu. Josefo distingue, assim, causa intermediária e responsabilidade moral.
§ 50 O mesmo princípio vale para Eva. A serpente efetivamente a persuade e age com intenção destrutiva, mas Eva não permanece agente passivo: depois de comer, torna-se mediadora da mesma lógica junto a Adão. A cadeia causal passa por ela sem terminar nela. Persuasão recebida e persuasão transmitida coexistem na caracterização josefiana.
§ 51 A comparação com Gn 3.6 impede, contudo, que a mediação feminina seja exagerada. O hebraico afirma que Eva deu o fruto “ao seu marido com ela”, עִמָּהּ10, expressão cuja omissão em algumas traduções modernas pode favorecer a imagem de um Adão completamente ausente da cena. O dado textual recomenda cautela ao reconstruir a distribuição da responsabilidade em Gênesis (Parker, “Blaming Eve Alone”, 2013: 729–747). Josefo, ao acrescentar persuasão explícita, vai além da concisão do texto bíblico sem transformar Adão em agente sem escolha.
§ 52 Essa cautela é igualmente necessária na história da recepção. A cadeia homem → mulher → serpente foi frequentemente convertida em culpabilização concentrada de Eva, extrapolando a distribuição narrativa do próprio episódio (Fewell; Gunn, Gender, Power, and Promise, 1993: 22–38). No texto josefiano, Eva realmente recebe papel mediador mais forte, mas isso não autoriza transformar a descrição de sua ação numa teoria geral sobre mulheres.
§ 53 A transferência da responsabilidade revela, assim, outra dimensão da ruptura. O casal que compartilhara o ato passa a decompor causalmente sua própria ação: Adão aponta para Eva, Eva aponta para a serpente. Josefo reforça essa fragmentação ao tornar a persuasão mais explícita, mas preserva a responsabilidade individual. Explicar por que cada agente caiu não equivale a absolvê-lo.
8. Gênesis, Tradição Judaica e Reelaboração Josefiniana da Queda
§ 54 A comparação permite situar Ant. 1.40–48 entre dois extremos inadequados. Josefo não oferece mera tradução contínua de Gn 3, mas suas divergências também não podem ser classificadas automaticamente como invenções individuais. O episódio pertence a um ambiente em que os primeiros capítulos de Gênesis já eram recontados e interpretados; por isso, é necessário distinguir substrato bíblico, tradição exegética compartilhada e configuração especificamente josefiana (Franxman, 1979: 57–60; Kugel, 1998: 24–26).
§ 55 O primeiro nível é fornecido por Gênesis: proibição, intervenção da serpente, ingestão do fruto, abertura dos olhos, percepção da nudez, cobertura, ocultação, interrogatório e atribuição de responsabilidade. Josefo preserva essa arquitetura, mas preenche lacunas causais e explicita motivações que o texto bíblico deixa mais breves (McDowell, 2015: 39–41).
§ 56 Uma expansão antiga da mesma sequência aparece em Jub. 3.17–25. Eva come e cobre a própria nudez antes de oferecer o fruto a Adão; depois que ele come, seus olhos também se abrem e ele prepara sua cobertura. O paralelo demonstra que fruto, percepção e nudez podiam ser reorganizados sem abandonar Gênesis, mas não contém a formulação josefiana da inteligência aguçada nem a avaliação de que o casal se encontrava em condição melhor (Charles, 1913).
§ 57 Essa diferença ajuda a delimitar o traço próprio de Josefo. O fruto produz aquisição real de discernimento, mas essa aquisição é inicialmente confundida com felicidade. A queda passa a ser organizada por uma ironia entre benefício parcial e perda mais profunda, em vez de apenas pela sequência transgressão–castigo (Levison, 1988: 105–107).
§ 58 Outra linha de recepção judaico-helenística conduz a um contraste útil. Em Opif. 165, homem, mulher e serpente integram uma antropologia alegórica de mente, sensação e prazer. Josefo também intensifica a cadeia serpente → Eva → Adão, porém mantém os personagens como agentes de uma narrativa histórica e moral. A proximidade temática revela um repertório interpretativo compartilhado, mas não demonstra, por si só, dependência literária (Fílon, Opif. 165).
§ 59 A literatura de Adão e Eva aponta para outra possibilidade de recepção. No Apocalipse de Moisés, a nudez pode ser interpretada como perda de justiça ou glória, desenvolvimento ausente de Josefo (McDowell, 2015: 166–171). Como a coleção sobrevive em formas textuais diversas e sua datação e origem permanecem discutidas, ela serve melhor como testemunho das possibilidades antigas de leitura do que como fonte automaticamente atribuível a Josefo (de Jonge; Tromp, The Life of Adam and Eve and Related Literature, 1997: 65–78).
§ 60 O controle metodológico é decisivo. Paralelo não é sinônimo de dependência. Motivos compartilhados podem resultar de problemas exegéticos comuns, tradições circulantes ou desenvolvimento independente; uma relação genética exige combinação mais distintiva de vocabulário, sequência e conteúdo (Kugel, 1998: 24–26).
§ 61 Aplicado ao episódio, esse critério permite separar os níveis com maior segurança. A ingestão do fruto, a nudez, a ocultação e a transferência de responsabilidade pertencem ao substrato de Gênesis; Jubileus, Fílon e tradições adâmicas mostram diferentes caminhos de expansão; Josefo se distingue pela combinação de prazer, persuasão, discernimento aguçado, felicidade imaginada, consciência culpada e responsabilização sem absolvição.
§ 62 A queda josefiana pertence, portanto, à história antiga da interpretação de Gênesis sem se dissolver nela. O resultado pode ser resumido como Gênesis → tradição interpretativa judaica → seleção e reorganização josefiana. Essa síntese evita tanto reduzir Antiquitates a paráfrase quanto atribuir a Josefo, sem controle comparativo, toda divergência encontrada no relato.
9. A Lógica Moral da Queda em Josefo
§ 63 A lógica moral da queda emerge quando a sequência narrativa é lida à luz do princípio programático de Ant. 1.14. Josefo anuncia que a conformidade à vontade de Deus conduz ao bem, enquanto o afastamento dessa ordem pode transformar aquilo que parece vantajoso em calamidade. O episódio de Adão e Eva constitui uma das primeiras dramatizações desse princípio: a transgressão oferece um benefício perceptível e, exatamente por isso, permite que o erro moral se apresente inicialmente sob aparência de ganho.
§ 64 O contraste pode ser expresso de forma sintética: obediência → felicidade recebida; transgressão → benefício parcial → avaliação equivocada → perda. A aquisição de inteligência não precisa ser negada para que a narrativa preserve sua orientação moral. O erro consiste em tomar uma vantagem localizada como medida da existência inteira e separá-la da relação com Deus que sustentava a condição anterior (Levison, 1988: 105–107).
§ 65 Por isso, o verdadeiro contraste josefiano não é entre inteligência e ignorância. Antes do fruto, o casal já compreende, escolhe e responde ao mandamento; depois dele, adquire um discernimento adicional. O aumento da capacidade cognitiva, contudo, não produz aumento correspondente de sabedoria moral. Adão e Eva sabem mais sobre sua condição e, paradoxalmente, avaliam pior aquilo que constitui seu bem.
§ 66 A entrada de Deus no jardim funciona como ponto de inflexão. O que podia ser narrado como aquisição — fruto, discernimento, descoberta, cobertura — passa a ser relido como perda. A consciência culpada mostra que o conhecimento recém-adquirido inclui agora a compreensão da própria desobediência; a tentativa de justificar-se revela, ao mesmo tempo, que consciência não é idêntica a arrependimento (Franxman, 1979: 59–60).
§ 67 A transferência da responsabilidade completa essa lógica sem anulá-la. Persuasão, prazer e engano condicionam as decisões dos personagens, mas não transformam consentimento em inocência. A punição de Adão em Ant. 1.49 confirma que a cadeia causal pode ser reconhecida sem dissolver a responsabilidade individual. Josefo trabalha, portanto, com uma moralidade de agência: influência explica, mas não absolve.
§ 68 A queda pode então ser sintetizada como mandamento → promessa alternativa de felicidade → transgressão → ganho cognitivo → falsa avaliação do ganho → vergonha → consciência culpada → autodefesa → calamidade. Essa sequência não acrescenta uma moral abstrata ao episódio; ela mostra como o juízo moral está incorporado à própria causalidade narrativa.
§ 69 Josefo transforma, assim, a primeira desobediência humana em exemplo do princípio enunciado no prólogo das Antiquitates. Adão e Eva não caem porque receberam conhecimento, mas porque buscaram uma condição melhor mediante violação de uma ordem conhecida e confundiram o benefício imediato dessa escolha com verdadeira felicidade. Quanto mais compreendem sua nova situação, mais evidente se torna a inadequação de seu cálculo.
10. Conclusão
§ 70 A queda em Ant. 1.40–48 preserva a estrutura reconhecível de Gn 3, mas a reorganiza por meio de explicitações causais e psicológicas. Josefo torna mais nítida a sequência que vai do mandamento à persuasão, da transgressão ao discernimento e deste à vergonha, à culpa e à tentativa de deslocar responsabilidade.
§ 71 A singularidade principal está no tratamento do conhecimento. O fruto produz um ganho cognitivo real: Adão e Eva percebem uma deficiência antes ignorada e conseguem responder a ela. A ironia nasce quando essa aquisição parcial é interpretada como prova de uma condição superior. A narrativa não opõe ignorância boa a conhecimento mau; contrapõe benefício imediato e avaliação moral adequada desse benefício (Levison, 1988: 105–106).
§ 72 A entrada de Deus desfaz a ilusão. A cobertura pode responder à nudez, mas não restaura a antiga convivência; o discernimento passa a incluir consciência da transgressão, e a defesa dos agentes mostra que reconhecer a culpa não significa assumi-la integralmente. A persuasão de Eva por parte da serpente e de Adão por parte de Eva explica a cadeia causal, mas não elimina a responsabilidade de quem consente.
§ 73 Comparado com Gênesis, Jubileus, Fílon e tradições adâmicas, Josefo apresenta uma combinação própria: conhecimento adquirido, felicidade imaginada, vergonha, consciência moral e responsabilidade preservada. Essa combinação realiza, em escala primordial, o princípio de Ant. 1.14: aquilo que parece vantajoso fora da ordem divina pode converter-se em calamidade. A queda josefiana é, assim, uma narrativa em que a percepção aumenta ao mesmo tempo que se revela a profundidade da perda.
Translit.: ou phagesthe; Trad.: “não comereis”.
Translit.: phagēte; Trad.: “comerdes”.
Translit.: apothaneisthe; Trad.: “morrereis”.
Translit.: olethros; Trad.: “destruição”.
Translit.: môt tâmût; Trad.: “certamente morrerás”.
Translit.: edōken kai tō andri autēs met’ autēs; Trad.: “deu também ao seu marido com ela”.
Translit.: dianoichthēsontai hymōn hoi ophthalmoi; Trad.: “os vossos olhos serão abertos”.
Translit.: dienoichthēsan hoi ophthalmoi tōn dyo; Trad.: “os olhos dos dois foram abertos”.
Translit.: edokoun eudaimonein; Trad.: “julgavam estar vivendo felizmente”.
Translit.: ʿimmāh; Trad.: “com ela”.
Bibliografia
- Charles, R. H. “The Book of Jubilees.” In: Charles, R. H. (ed.). The Apocrypha and Pseudepigrapha of the Old Testament. Vol. 2. Oxford: Clarendon Press, 1913.
- De Jonge, Marinus; Tromp, Johannes. The Life of Adam and Eve and Related Literature. Guides to Apocrypha and Pseudepigrapha. Sheffield: Sheffield Academic Press, 1997.
- Feldman, Louis H. Josephus’s Interpretation of the Bible. Hellenistic Culture and Society 27. Berkeley: University of California Press, 1998.
- Fewell, Danna Nolan; Gunn, David M. Gender, Power, and Promise: The Subject of the Bible’s First Story. Nashville: Abingdon Press, 1993.
- Franxman, Thomas W. Genesis and the “Jewish Antiquities” of Flavius Josephus. Biblica et Orientalia 35. Rome: Biblical Institute Press, 1979.
- Josephus, Flavius. Jewish Antiquities, Books I–IV. Translated by H. St. J. Thackeray. Loeb Classical Library 242. Cambridge, MA: Harvard University Press; London: William Heinemann, 1930.
- Kugel, James L. Traditions of the Bible: A Guide to the Bible as It Was at the Start of the Common Era. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1998.
- Levison, John R. Portraits of Adam in Early Judaism: From Sirach to 2 Baruch. Journal for the Study of the Pseudepigrapha Supplement Series 1. Sheffield: JSOT Press, 1988.
- McDowell, Catherine L. The Image of God in the Garden of Eden: The Creation of Humankind in Genesis 2:5–3:24 in Light of the mīs pî pīt pî and wpt-r Rituals of Mesopotamia and Ancient Egypt. Siphrut 15. Winona Lake, IN: Eisenbrauns, 2015.
- Parker, Julie Faith. “Blaming Eve Alone: Translation, Omission, and Implications of עִמָּהּ in Genesis 3:6b.” Journal of Biblical Literature, v. 132, n. 4, p. 729–747, 2013.
- Philo of Alexandria. The Works of Philo: Complete and Unabridged, New Updated Edition. Translated by C. D. Yonge. Peabody, MA: Hendrickson Publishers, 1993.
- Tal, Abraham. Biblia Hebraica Quinta: Genesis. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 2015.
- Wevers, John William (ed.). Genesis. Septuaginta: Vetus Testamentum Graecum I. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1974.

