Ir para o conteúdo principal

JSON Variables

Por que Nicodemos foi a Jesus à noite? (João 3.2)

Título: Por que Nicodemos foi a Jesus à noite? Contexto social e cultural de João 3.2
Autor: Eduardo G. Junior
Categoria: Contexto Histórico
Resumo:

O artigo investiga por que Nicodemos procurou Jesus “à noite” em Jo 3.2, distinguindo o que o texto afirma das hipóteses posteriores sobre sua motivação. Embora a tradição frequentemente associe o horário ao medo ou à clandestinidade, João não explicita essa causa; a noite também podia favorecer discrição, estudo religioso e uma conversa prolongada. Ao mesmo tempo, o detalhe assume forte função literária no Quarto Evangelho, onde luz e trevas expressam revelação, conhecimento e resposta a Jesus. Nicodemos aparece, assim, como uma personagem deliberadamente ambígua: começa na noite, aproxima-se de Jesus, fala depois diante dos seus pares e, por fim, participa do sepultamento. O artigo conclui que sua motivação histórica permanece incerta, enquanto o valor simbólico e narrativo da noite é muito mais seguro. 

I. Introdução

Em seu evangelho, João não se contenta em dizer que Nicodemos procurou Jesus. Registra que ele veio νυκτός (nyktos), “à noite” (Jo 3.2), e conserva o detalhe até a cena do sepultamento, quando o identifica como “aquele que anteriormente tinha ido a Jesus à noite” (Jo 19.39). A hora da visita, assim preservada pela memória narrativa, não revela a motivação de Nicodemos; revela, porém, que o evangelista não a julgou indiferente. A noite pertence ao cenário histórico possível da cena e, ao mesmo tempo, à tessitura simbólica do Evangelho (Bassler, 1989: 638, “Mixed Signals: Nicodemus in the Fourth Gospel”, ed. Society of Biblical Literature).

A leitura tradicional costuma atribuir o horário ao segredo: Nicodemos, fariseu e ἄρχων τῶν Ἰουδαίων (archōn tōn Ioudaiōn — “um notável entre os judeus”, BJ), teria esperado o escurecer para evitar a exposição diante de outros membros da liderança judaica. A reconstrução é socialmente plausível, sobretudo porque o Quarto Evangelho mais tarde aproxima medo, reputação e adesão não declarada a Jesus (Jo 7.13; 9.22; 12.42–43; 19.38). O risco está em converter plausibilidade em notícia. João não atribui medo a Nicodemos nem explica a escolha do horário; uma psicologia minuciosa da personagem excede, nesse ponto, a discrição do próprio narrador (Hobyane, 2024: 3, “Focalisation and its Performative Nature in John 3:1–21”, ed. AOSIS).

Há ainda um dado histórico-cultural que enfraquece a equação imediata entre noite e clandestinidade. A dedicação noturna às Escrituras encontra paralelo no judaísmo antigo, e Jo 3 enquadra o encontro em linguagem docente: Jesus é reconhecido como “mestre vindo da parte de Deus” (Jo 3.2), enquanto Nicodemos será chamado de “mestre de Israel” (Jo 3.10). Coloe propõe ler a cena também à luz de discussões religiosas noturnas entre mestres, sem fazer do medo a causa necessária do horário (2023: 316–318, “Nicodemus—A Rabbi Seeking Wisdom”, ed. SAGE). A discrição continua possível; deixa apenas de ser a única chave disponível.

Jo 3.2 pede, pois, três cautelas: distinguir o contexto social que pode ser reconstruído, as intenções que apenas se inferem e o uso literário que João faz da hora noturna. A oposição entre luz e trevas, aberta no prólogo (Jo 1.4–5) e retomada ao termo do diálogo (Jo 3.19–21), torna improvável uma noite narrativamente inerte; seu simbolismo, contudo, não prova que o horário tenha sido criado pelo evangelista, muito menos que o medo explique sua origem. Entre a crônica e o símbolo existe um espaço mais fértil — e mais difícil — no qual a história fornece matéria à arte narrativa.

Nicodemos e Jesus em conversa noturna sobre o Reino de Deus (João 3.2).

II. Nicodemos na sociedade de Jerusalém

Antes da noite, importa o homem que nela caminha. João apresenta Nicodemos por uma concentração rara de marcadores: “um homem dentre os fariseus”, archōn tōn Ioudaiōn, “dirigente dos judeus” (Jo 3.1 KJV), e, já no diálogo, “o mestre de Israel” (Jo 3.10). Não são três maneiras de nomear o mesmo cargo. Os termos remetem, respectivamente, à pertença farisaica, à proximidade dos círculos de autoridade e ao prestígio de um intérprete reconhecido da tradição de Israel. A cena ganha parte de sua densidade justamente por colocar frente a frente o “mestre vindo da parte de Deus” e o “mestre de Israel” (Coloe, 2023: 317–318).

Por isso sua aproximação não tem o anonimato da multidão de Jo 2.23–25. Nicodemos pertence a um mundo de relações, reputações e autoridade. Bauckham foi além e reuniu tradições josefinas e rabínicas que permitem aproximá-lo, hipoteticamente, de uma família hierosolimitana em que os nomes Nicodemos e Gurion se associam a riqueza e proeminência (1996: 1–4, “Nicodemus and the Gurion Family”, ed. Oxford University Press). A identificação genealógica permanece discutível; a moldura social, não. O interlocutor de Jo 3 deve ser lido contra o fundo concreto das redes de prestígio e poder de Jerusalém.

Fariseus e líderes judeus no contexto social e religioso de Jerusalém.

III. Procurar Jesus: posição e exposição

Nicodemos entra em cena quando Jesus já se tornara assunto em Jerusalém. Jo 2.23–25 registra que muitos creram em seu nome por causa dos sinais; Jo 3.2 põe justamente os “sinais” na boca de Nicodemos: ninguém poderia fazê-los, diz ele, se Deus não estivesse com esse homem. A ligação lexical une as duas passagens e impede que a visita pareça um episódio solto. Nicodemos procura alguém cuja atuação já fora observada, comentada e religiosamente avaliada, embora a narrativa logo mostre os limites dessa primeira avaliação (Bassler, 1989: 637–638).

Também o peso social do encontro depende de quem atravessa essa distância. João associa o movimento em direção a Jesus à pertença farisaica, à posição dirigente e ao horário da visita; são as coordenadas com que o leitor recebe a cena (Hobyane, 2024: 3). Para um participante anônimo da festa, aproximar-se de Jesus podia ser apenas curiosidade ou entusiasmo; para Nicodemos, a mesma aproximação se inscrevia numa rede de lealdades e expectativas públicas. Nada disso prova temor. Explica, porém, por que publicidade e reputação pertencem legitimamente ao horizonte da cena.

A notoriedade de Jesus em Jerusalém e a atração dos seus sinais (João 2.23-25).

IV. A noite da visita: hipóteses históricas

Nyktos, “à noite”, é um detalhe eloquente e avaro: diz bastante para despertar a pergunta, pouco demais para resolvê-la. João informa a hora, cala a causa e, em Jo 19.39, torna a lembrá-la. Sabemos quando Nicodemos foi; não sabemos, pela voz do narrador, por que escolheu aquele momento (Bassler, 1989: 638).

As hipóteses ganham nitidez quando se abandonam falsas exclusões. A noite podia favorecer discrição e continuidade; o estudo da תּוֹרָה (Torá) conhece formas noturnas no judaísmo antigo; e João podia colher dessas circunstâncias uma imagem teológica sem inventá-las. O essencial é graduar a evidência: há práticas documentadas, condições verossímeis e motivos psicológicos apenas inferidos.

A. Discrição e reserva

A explicação mais antiga e intuitiva é a discrição. Um fariseu reconhecido como archōn tōn Ioudaiōn podia preferir um encontro menos exposto com uma figura que já atraía atenção em Jerusalém. O Quarto Evangelho, de resto, conhece simpatias por Jesus que não chegam imediatamente à confissão pública. Discrição, porém, não é sinônimo de medo; entre uma e outro há um intervalo que o texto não preenche.

1. Privacidade e exposição pública

Depois de escurecer, a aproximação seria menos visível que em pleno movimento diurno. Para alguém ligado ao ensino e à liderança, essa diferença podia ter valor social. Em culturas nas quais honra e reputação dependiam do reconhecimento do grupo, associações públicas tinham peso proporcional à posição daquele que as assumia (deSilva, 2000: 28–29, Honor, Patronage, Kinship & Purity: Unlocking New Testament Culture, ed. InterVarsity Press; Malina, 2001: 30–36, The New Testament World: Insights from Cultural Anthropology, ed. Westminster John Knox Press).

A hipótese explica bem a conveniência do horário, não a intenção da personagem. Jo 3.2 não descreve rotas furtivas, testemunhas evitadas ou qualquer proibição que tornasse o encontro clandestino. A noite oferecia menos exposição; disso não se segue que Nicodemos a tenha escolhido justamente para esconder-se.

2. O medo como hipótese

A leitura pelo medo ganha força sobretudo quando Jo 3.2 é iluminado por cenas posteriores. Em Jo 7.13, fala-se de Jesus com reserva “por medo”; em Jo 9.22, os pais do homem curado temem as autoridades; em Jo 12.42–43, alguns líderes creem sem confessá-lo publicamente; em Jo 19.38, José de Arimateia é chamado expressamente de discípulo secreto “por medo dos judeus”. O medo da exposição, portanto, pertence de fato ao repertório narrativo de João.

Grochowski lê esse conjunto como chave para a primeira visita e considera provável que Nicodemos tenha buscado a noite por receio das autoridades; nas três aparições, vê um percurso que parte da reserva e culmina na publicidade do sepultamento (2020: 637–638, 642, 668, “Nicodemus. A Disciple Liberated by the Cross of the Christ from the Darkness of Fear and Disbelief”, ed. Wydawnictwo KUL).

O mérito dessa leitura está em acompanhar Nicodemos pelas três cenas; seu limite está no movimento retrospectivo. Jo 12.42 e 19.38 provam que o medo de exposição pertence ao mundo narrativo do Evangelho, mas não o depositam retroativamente no coração de Nicodemos em Jo 3.2. A analogia sustenta a possibilidade, não a certeza.

3. O que o texto não diz

A comparação com José de Arimateia torna a cautela ainda mais necessária. Em Jo 19.38, João explica o segredo de José: era discípulo “por medo dos judeus”. No versículo seguinte, ao introduzir Nicodemos, limita-se a recordar que ele fora a Jesus à noite (Jo 19.39). O narrador, portanto, sabe nomear o medo quando quer fazê-lo; sua omissão no caso de Nicodemos não prova o contrário, mas impede que a motivação de José lhe seja simplesmente emprestada.

“Veio à noite para não ser visto” permanece, assim, uma reconstrução social; “veio porque temia as autoridades” acrescenta uma psicologia ainda mais determinada. João não formula nenhuma das duas. A sobriedade histórica recomenda conservar a diferença, sobretudo porque a noite, no judaísmo antigo, podia servir também a atividades de natureza muito diversa.

B. A noite como tempo de estudo

A noite não pertencia apenas ao segredo. Podia ser tempo de leitura, meditação e estudo. Esse dado muda o tom da pergunta: em vez de perguntar somente o que Nicodemos desejaria ocultar, convém perguntar o que dois mestres poderiam legitimamente fazer quando o ruído do dia cessava.

1. Estudo noturno no judaísmo

A associação entre noite e meditação na instrução divina possui antecedentes escriturísticos. Sl 1.2 descreve o justo meditando na Torá “dia e noite”, e Js 1.8 formula recomendação semelhante. Nenhum dos textos institui encontros noturnos entre mestres; ambos mostram, contudo, que a noite podia receber valor positivo como tempo de dedicação à palavra divina.

Em Jo 3, esse horizonte combina-se com a moldura docente da cena. Nicodemos dirige-se a Jesus como ῥαββί (rabbi) e “mestre vindo da parte de Deus” (Jo 3.2); Jesus, por sua vez, o chama de “o mestre de Israel” (Jo 3.10). O encontro, assim, não põe frente a frente apenas um curioso e um taumaturgo, mas dois homens definidos pelo ensino, discutindo sinais, ação divina e compreensão da tradição.

A meditação e o estudo das Escrituras durante as vigílias da noite (Salmo 119.148).

2. Qumran e o estudo da Lei

Qumran oferece a evidência mais importante porque antecede a literatura rabínica tardia. A Regra da Comunidade determina que, em um grupo organizado, o estudo da Lei prosseguisse continuamente e que parte de cada noite fosse reservada à leitura do livro, à investigação da Lei e à bênção comunitária (1QS 6.6–8). O documento atesta, no judaísmo do Segundo Templo, uma disciplina religiosa que incorporava regularmente as horas noturnas (Grochowski, 2020: 642).

O testemunho, porém, tem fronteiras claras. 1QS descreve a disciplina de uma comunidade específica; não autoriza transformar o estudo noturno em costume universal do judaísmo do séc. I nem em protocolo para encontros privados entre mestres. Seu valor é mais modesto e, por isso mesmo, mais firme: a noite podia, de fato, ser consagrada ao estudo das Escrituras.

3. O encontro de dois mestres

Coloe (2023: 316–318) leva esse dado cultural ao centro de Jo 3. Para ela, a cena reúne à noite dois mestres em torno de matéria sagrada: Nicodemos parte dos sinais; Jesus o conduz a uma compreensão que os sinais, sozinhos, não lhe deram. Nessa leitura, a noite deixa de ser em primeiro lugar o esconderijo do tímido e se torna o tempo propício de uma conversação erudita.

A leitura explica com elegância tanto o horário quanto a moldura docente da cena e impede que uma prática religiosa positiva seja convertida, sem necessidade, em indício de clandestinidade. Deve-se apenas evitar a formulação maximalista de uma “convenção” uniforme entre mestres. A documentação sustenta o estudo noturno; não reconstitui um cerimonial social fixo para diálogos rabínicos.

4. Estudo e discrição não se excluem

Estudo e discrição não se excluem. Um horário culturalmente apropriado à reflexão podia oferecer, ao mesmo tempo, privacidade. Aqui a diferença está menos nas possibilidades do que na qualidade da prova: o estudo noturno possui documentação externa; a preocupação particular de Nicodemos com a própria reputação é inferida de sua posição e do curso posterior do Evangelho.

Até Grochowski, que prefere a leitura pelo medo, reconhece a leitura noturna das Escrituras em Qumran e na tradição rabínica (2020: 642). A alternativa, portanto, não é simplesmente entre uma explicação histórica — o receio — e outra simbólica — luz e trevas. A própria história oferece mais de uma noite possível.

C. A conveniência de uma conversa reservada

Há ainda uma explicação menos carregada de pressupostos: a noite podia favorecer uma conversa longa. Ela não exige medo nem uma convenção formal de estudo; basta admitir que um período de menor atividade pública proporcionasse tempo e sossego para um diálogo cuja matéria, no relato, está longe de ser trivial.

1. Tempo, silêncio e continuidade

A história da interpretação também conhece uma solução mais simples: Nicodemos teria procurado Jesus à noite para falar sem interrupções e com maior quietude (Beasley-Murray, 1987: 47). Grochowski inclui essa possibilidade entre as explicações propostas para Jo 3.2, ao lado do segredo, do medo e do simbolismo (2020: 641–642). A hipótese tem a modéstia das boas soluções práticas: uma conversa séria pede tempo.

O conteúdo da cena harmoniza-se com isso. Nicodemos não chega para solicitar uma cura nem para lançar uma pergunta episódica; inicia uma conversa sobre a origem e a autoridade de Jesus, que se desdobra em nascimento, Espírito, conhecimento e testemunho. A extensão literária do diálogo não mede sua duração histórica, mas o tipo de encontro descrito combina naturalmente com um horário de maior recolhimento.

2. Limites da hipótese prática

Também aqui a verossimilhança não é prova. João não diz que o dia tornava Jesus inacessível, não menciona multidões naquela ocasião e não atribui a Nicodemos o desejo de ganhar tempo. A hipótese prática esclarece a conveniência do cenário; não recupera a intenção histórica da personagem.

As três linhas de leitura podem, portanto, coexistir sem se confundirem. A noite diminuía a exposição pública, favorecia uma conversa demorada e encontra paralelo na valorização judaica do estudo noturno. O medo é possível, sobretudo à luz do desenvolvimento posterior do Evangelho, mas continua sendo uma inferência. A história permite várias razões verossímeis e não entrega a chave privada de Nicodemos.

Essa reserva histórica não empobrece o detalhe; ao contrário, devolve-o à arte de João. Preservada em Jo 3.2 e evocada de novo em Jo 19.39, a noite ultrapassa a função de relógio. Importa agora observar o que ela passa a significar num Evangelho em que luz e trevas não são apenas condições do mundo, mas modos de perceber e responder a Jesus.

V. A noite na arquitetura narrativa de João

O valor histórico do horário não esgota seu valor narrativo. João trabalha o tempo e o espaço como matéria de sentido: circunstâncias concretas entram na arquitetura simbólica do relato sem perder, por isso, sua possível espessura histórica. A alternativa entre uma visita “realmente” noturna e uma noite “apenas” simbólica nasce de uma oposição que o texto não exige.

Dois fatos literários bastam para mostrar o relevo do detalhe. A oposição entre luz e trevas já governa o prólogo e reaparece com força no capítulo 3; além disso, Jo 19.39 conserva a noite como sinal identificador de Nicodemos. Ela não autoriza uma autópsia de sua psicologia, mas tampouco se deixa reduzir a nota cronológica (Bassler, 1989: 638).

A. Luz e trevas no horizonte joanino

O simbolismo não é importado de fora. Luz e trevas pertencem à gramática teológica do Quarto Evangelho, onde nomeiam revelação, conhecimento e resposta. Isso não transforma toda noite joanina no mesmo símbolo; significa apenas que o leitor chega a Jo 3.2 com um campo de associações já aberto.

1. Do prólogo ao capítulo 3

O contraste antecede qualquer resposta humana a Jesus. No prólogo, a vida no λόγος (logos) é “a luz dos homens”, e a luz “brilha nas trevas” (Jo 1.4–5); pouco depois, o logos é “a verdadeira luz” que vem ao mundo (Jo 1.9). Luz e trevas deixam, assim, de ser apenas condições físicas e se tornam linguagem para a presença reveladora de Jesus e para a atitude humana diante dela. Quando Nicodemos surge à noite, o leitor já conhece essa gramática.

O cap. 3 aproxima ainda mais os termos. Ao final do diálogo, “a luz veio ao mundo”, mas os seres humanos amaram mais as trevas; quem pratica o mal evita a luz, enquanto quem pratica a verdade “vem para a luz” (Jo 3.19–21). A imagem retroage sobre a abertura da cena: um homem chega na noite justamente àquele que o Evangelho associou à luz.

Jo 3.19–21 não precisa ser convertido em comentário psicológico sobre Nicodemos. O contraste ali formulado é mais amplo. Sua proximidade, contudo, faz com que o horário da visita ressoe inevitavelmente no leitor: nyktos aparece numa narrativa em que “luz”, “trevas”, “vir” e “ver” já pertencem ao mesmo tecido imagético.

A oposição entre a luz e as trevas no Evangelho de João (João 3.19-21).

2. Jo 3.2 à luz de Jo 3.19–21

Por isso “à noite” dificilmente é mera decoração cênica. Nicodemos chega durante a noite; poucos vv. depois, o discurso opõe os que amam as trevas aos que vêm para a luz. A correspondência não fixa de antemão o lugar da personagem, mas faz com que seu movimento seja lido à sombra — e à luz — dessas palavras (Bassler, 1989: 638).

Bassler localiza aí a ambiguidade decisiva. Se se olha apenas para a noite, Nicodemos parece pertencer às trevas; se se olha para o movimento, vê-se alguém que, embora vindo na noite, vem a Jesus. A personagem não foge da luz: aproxima-se dela. O detalhe temporal, por isso, não funciona como cifra simples de incredulidade (1989: 638–639).

A focalização confirma a tensão. O narrador entrega ao leitor um espaço, um tempo e um movimento; dentro do simbolismo já estabelecido, a aproximação pode ser percebida como passagem da noite em direção ao lugar ocupado por Jesus. Hobyane lê essa configuração como movimento rumo ao conhecimento que ainda falta a Nicodemos (2024: 4–5).

Essa leitura é mais forte quando permanece literária. Não pretende descobrir o motivo secreto de Nicodemos; observa que João põe uma personagem ainda incapaz de compreender plenamente Jesus num cenário noturno e a faz caminhar em direção àquele que o Evangelho associa à luz. O símbolo situa a personagem antes de explicar sua consciência.

B. Nicodemos entre a noite e a luz

O dualismo joanino convida a classificações rápidas: luz ou trevas, crença ou incredulidade, verdade ou falsidade. Nicodemos, porém, resiste. A noite o aproxima das trevas; o movimento o leva a Jesus. Sua compreensão é pobre, mas sua primeira palavra reconhece que Deus está com aquele mestre. João compõe a personagem com sinais que não marcham todos na mesma direção.

1. A noite como marca de incompreensão

A leitura negativa, portanto, não é arbitrária. Num Evangelho em que as trevas podem significar resistência à revelação, a incompreensão de Nicodemos dá ao cenário noturno uma correspondência possível. Ele começa com “sabemos” (Jo 3.2), mas não compreende o nascimento ἄνωθεν (anōthen) em Jo 3.3–10. A noite pode espelhar essa percepção ainda incompleta, sem que seja preciso convertê-la em diagnóstico definitivo (Köstenberger, 2004: 120).

Daí a divergência dos intérpretes. Alguns veem na noite medo e ignorância; outros salientam que Nicodemos, apesar dela, efetivamente procura Jesus. Hakola mostra que as avaliações contrárias nascem dos mesmos dados narrativos, cuja ambivalência impede uma classificação sem resíduos (2009: 438–440, “The Burden of Ambiguity: Nicodemus and the Social Identity of the Johannine Christians”, ed. Cambridge University Press).

2. O movimento em direção a Jesus

O movimento da cena pesa tanto quanto sua hora. Nicodemos não é apenas um homem “na noite”: ele vem a Jesus (Jo 3.2). À luz de Jo 3.20–21, a diferença é decisiva, pois quem rejeita a luz não vem a ela. A primeira ação de Nicodemos, ainda envolta em sombra, é aproximar-se.

Também sua primeira confissão impede um juízo inteiramente negativo. Nicodemos chama Jesus de rabbi, reconhece-o como mestre vindo de Deus e lê os sinais como indício da presença divina. A compreensão é insuficiente, mas não hostil. Ele percebe algo verdadeiro, procura Jesus e se dispõe a ouvi-lo; a narrativa o coloca, desde o início, numa posição intermediária (Bassler, 1989: 637–639).

A noite encontra sua força literária justamente nessa tensão. Se Nicodemos pertencesse simplesmente às trevas, seu movimento em direção a Jesus seria um ruído na imagem; se já estivesse inteiramente na luz, sua incompreensão perderia função dramática. Ele ocupa um limiar: vem da noite, encontra a luz e permanece, por enquanto, difícil de nomear.

3. Uma personagem deliberadamente ambígua

A pesquisa recente tem razão, portanto, em tratar a ambiguidade como traço da composição, não como defeito a ser corrigido. Nicodemos aparece apenas em Jo 3.1–21; 7.45–52; 19.38–42, e cada retorno desloca sua posição sem encerrá-la. A defesa jurídica de Jo 7 é mais pública que a visita noturna, embora limitada; o sepultamento de Jo 19 é um gesto inequívoco de associação com Jesus, mas ocorre ao lado de um discípulo caracterizado pelo segredo.

Conway vê nisso uma característica mais ampla da arte joanina: muitas personagens secundárias não se deixam reduzir a tipos estáveis de fé ou incredulidade. Nicodemos é exemplar. Fariseu, dirigente e homem da noite, traz marcas potencialmente negativas; ainda assim, procura Jesus e reconhece sua origem divina. A tensão reaparece nas cenas seguintes (2002: 329–330, “Speaking Through Ambiguity: Minor Characters in the Fourth Gospel”, ed. Brill).

Hakola radicaliza a observação: nenhum traço isolado basta para fixar Nicodemos. Ele oscila entre os opositores de Jesus e os discípulos sem coincidir plenamente com nenhum dos polos (2009: 438–440). A noite, assim, não pode servir de senha que decida antecipadamente a história inteira da personagem.

Jo 19.39 confirma a importância da primeira noite e, ao mesmo tempo, recusa explicá-la. Nicodemos não é então chamado de discípulo; é lembrado como o homem que fora a Jesus naquele horário. A memória da noite acompanha um gesto agora mais visível e oneroso. João aproxima as cenas, mas conserva o silêncio sobre os motivos íntimos.

A função literária da noite é, por isso, mais segura que qualquer causa histórica específica. Ela participa do contraste joanino entre luz e trevas, convém à compreensão ainda incompleta de Nicodemos e o acompanha até o sepultamento. Mas não o encerra nas trevas: a mesma narrativa registra sua aproximação de Jesus e o faz reaparecer em atos cada vez menos privados. O símbolo não resolve a personagem; torna-a mais profunda.

História e literatura começam, aqui, a tocar-se. A noite podia servir ao estudo, à privacidade ou à longa conversa; João podia receber essa circunstância e fazê-la ressoar no seu vocabulário de luz e trevas. Para medir o alcance dessa ressonância, é preciso seguir Nicodemos quando ele sai da primeira noite e volta à narrativa.

VI. Depois da noite: Nicodemos em Jo 7 e Jo 19

João não permite que a primeira noite fique para trás. Em Jo 7.50, Nicodemos é lembrado como aquele que já fora a Jesus; em Jo 19.39, a recordação recupera expressamente o horário. As três aparições formam uma cadeia de memória: cada retorno obriga o leitor a reler o anterior.

Isso impede duas simplificações opostas. Se Jo 3.2 provasse, por si, medo ou incredulidade, seria difícil explicar a intervenção diante dos pares e a participação no sepultamento; se as cenas posteriores descrevessem uma conversão linear e completa, João poderia tê-la nomeado com maior clareza. Há desenvolvimento, mas não uma legenda que o explique (Bassler, 1989: 639–644; Hakola, 2009: 438–440).

A. Jo 7.50–52: a voz diante dos seus

A segunda aparição troca o recolhimento da noite pelo espaço da controvérsia. Durante a Festa das Cabanas, guardas enviados para prender Jesus voltam sem cumprir a ordem, e chefes dos sacerdotes e fariseus ridicularizam a ideia de que alguém da liderança pudesse crer nele (Jo 7.45–49). É nesse círculo, ao qual continua pertencendo, que Nicodemos decide falar.

1. “Nicodemos, um deles”

João preserva a duplicidade da posição: Nicodemos é “um deles”, mas é também aquele que já foi a Jesus (Jo 7.50). Não houve ruptura declarada com o grupo; houve, contudo, uma diferença que agora se torna audível. Sua origem social permanece a mesma, enquanto sua ação começa a separá-lo dos seus.

A intervenção torna-se mais aguda porque vem logo depois da pergunta: “Por acaso alguma das autoridades ou algum dos fariseus creu nele?” (Jo 7.48). Nicodemos, já apresentado como fariseu e archōn, fala em seguida. A ironia é fina: a pergunta destinada a excluir qualquer apoio a Jesus entre os dirigentes é imediatamente perturbada pela voz de alguém que pertence às duas categorias mencionadas (Bassler, 1989: 639–640).

2. Uma defesa jurídica, não uma confissão

Nicodemos, entretanto, não pronuncia uma confissão messiânica nem se apresenta como discípulo. Formula uma questão jurídica: “Acaso a nossa Lei julga um homem sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele está fazendo?” (Jo 7.51). Em vez de discutir diretamente quem Jesus é, obriga o grupo a encarar o modo como pretende julgá-lo.

A cautela da fala explica as leituras divergentes. Nicodemos não oferece uma confissão cristológica; exige que seus pares sejam fiéis à própria Lei. Bassler observa que a intervenção expõe a inconsistência dos que censuram a multidão por ignorância jurídica sem esclarecer, por isso, a profundidade da adesão de Nicodemos a Jesus (1989: 639–640).

Seria igualmente pobre reduzi-la a tecnicidade. Nicodemos rompe, ainda que por uma pergunta, o movimento consensual contra Jesus e se expõe à resposta sarcástica: “Será que você também é da Galileia?” (Jo 7.52). Seus interlocutores não discutem o princípio jurídico; deslocam a suspeita para quem o invocou.

3. Exposição crescente e silêncio cristológico

Em relação a Jo 3, a mudança é perceptível. O primeiro encontro não tem testemunhas mencionadas; em Jo 7, Nicodemos fala diante do próprio grupo e recebe uma réplica hostil. Não é preciso chamar isso de conversão para reconhecer que a personagem avançou para uma zona de maior exposição.

João, porém, ainda recusa a palavra definitiva. Nicodemos não é chamado de discípulo, não se diz que “creu”, não se narra uma ruptura institucional. Continua “um deles”, mas já não fala como eles. Essa fricção torna a segunda cena menos um desfecho do que um aprofundamento da ambiguidade (Bassler, 1989: 639–641).

B. João 19.38–42: junto ao corpo de Jesus

A última aparição desloca Nicodemos para uma cena de peso incomparável. Jesus foi executado; os discípulos próximos desapareceram do primeiro plano; José de Arimateia obtém de Pilatos o corpo. Nicodemos entra agora não para discutir Jesus, mas para cuidar do morto. Se a primeira noite fosse apenas medo e ocultação, Jo 19 ofereceria o contraste mais severo a essa leitura.

A participação de Nicodemos no sepultamento de Jesus (João 19.38-40).

1. A memória da primeira noite

João poderia simplesmente nomeá-lo. Prefere chamá-lo de homem que anteriormente fora a Jesus à noite (Jo 19.39). A fórmula põe o primeiro e o último encontro no mesmo campo de visão e transforma a hora antiga numa peça da memória narrativa (Bassler, 1989: 641–643).

O contraste é expressivo. Antes, Nicodemos procurara Jesus sob a noite; agora se associa ao corpo de um condenado pela autoridade romana e rejeitado pelos dirigentes que pressionaram por sua morte. João não diz que ele “venceu o medo”, mas o gesto funerário é inevitavelmente mais exposto que a conversa inicial.

Convém, ainda assim, não emprestar a Nicodemos o que João diz de José. Jo 19.38 chama José de discípulo secreto “por medo dos judeus”; o versículo seguinte não repete a fórmula para Nicodemos. A proximidade entre ambos admite comparação, não transferência automática de motivos.

2. Mirra e aloés: o excesso do gesto funerário

O gesto próprio de Nicodemos é descrito em escala incomum: ele leva mirra e aloés em quantidade próxima de cem λίτραι (litrai) (Jo 19.39). Sem exigir uma conversão moderna exata da medida, o número é claramente excessivo para uma preparação funerária mínima. A abundância faz parte do sentido do gesto (Bassler, 1989: 641–643).

Esse excesso também é coerente com os recursos sociais sugeridos pela personagem. Adquirir e transportar tamanha quantidade de aromas pressupõe meios consideráveis. Há ainda um contraste honorífico: a crucificação expõe o condenado à desonra pública; Nicodemos participa de um sepultamento marcado por cuidado, abundância e dignidade. O homem que chamara Jesus de mestre vindo de Deus agora o honra quando a morte parece ter pronunciado a última palavra.

O excesso admite leituras contrárias. Pode significar amor e honra, talvez com ressonâncias régias; pode também sugerir que Nicodemos ainda pensa apenas em termos funerários, sem compreender a ressurreição. Esse segundo juízo, porém, não pode servir sozinho como medida de incredulidade: Jo 20.9 reconhece que nem os próprios discípulos haviam compreendido plenamente a Escritura a respeito da ressurreição. O cuidado com o cadáver não isola Nicodemos do restante do círculo de Jesus (Bassler, 1989: 642–643).

3. Há uma trajetória de discipulado?

Lidas em sequência, as três cenas desenham um movimento: aproximação privada em Jo 3, palavra diante dos pares em Jo 7, associação concreta com o Crucificado em Jo 19. A repetição das remissões internas permite perceber crescimento de exposição, embora não imponha, por si, uma narrativa de conversão acabada.

Grochowski lê as três aparições exatamente nessa direção: reserva inicial, coragem crescente e, no sepultamento, uma adesão já pública ao mestre crucificado (2020: 637–638, 668). A força da proposta está em levar a sério as remissões internas que ligam Jo 3.2, 7.50 e 19.39.

A progressão é real no plano do comportamento. Nicodemos não repete o mesmo gesto: procura, fala, sepulta. O que João deixa em suspenso é se essa linha basta para identificá-lo, em sentido pleno, como discípulo. Mudança há; a fórmula final, não.

4. A ambiguidade permanece

Bassler resiste justamente à tentação de transformar a sequência numa conversão sem resíduos. A última cena acumula sinais favoráveis — o sepultamento, a abundância dos aromas, a associação concreta com Jesus — e, ainda assim, recupera o homem da noite. Origem farisaica e atos favoráveis a Jesus continuam lado a lado (1989: 643–646).

Hakola vê nessa tensão um traço persistente: Nicodemos se afasta dos opositores de Jesus sem receber a nitidez com que João caracteriza discípulos inequívocos (2009: 438–440). Entre categorias que o Evangelho gosta de opor, ele permanece uma figura de fronteira.

Conway insere essa indeterminação numa prática mais ampla da caracterização joanina: personagens secundárias frequentemente escapam aos tipos puros de “crente” e “incrédulo” (2002: 329–330). Em Nicodemos, a falta de uma sentença final pode ser justamente o efeito pretendido: cada retorno corrige a leitura anterior sem encerrá-la.

Uma consequência, ao menos, é segura: Jo 7 e Jo 19 impedem que a noite de Jo 3 funcione como definição permanente de Nicodemos. Se houve discrição ou temor, a personagem mais tarde fala diante dos pares e se associa, com custo material e visibilidade, ao corpo de Jesus. Pode-se discutir o nome teológico desse percurso; dificilmente se pode negar que houve percurso.

A primeira noite torna-se, desse modo, ponto de partida, não sentença. João a conserva enquanto desloca Nicodemos para situações progressivamente mais públicas. Isso não revela retrospectivamente o motivo histórico de Jo 3.2; revela como a narrativa pede que aquela noite seja relida. A memória do fato e o trabalho do símbolo começam a coincidir sem se confundirem.

VII. Entre a memória e o símbolo

A oposição entre “histórico” e “simbólico” é demasiado pobre para Jo 3.2. Uma narrativa pode guardar uma circunstância recebida da tradição e, ao mesmo tempo, escolhê-la, ordená-la e fazê-la ressoar no conjunto da obra. Função literária não é prova de invenção; plausibilidade histórica não condena um detalhe à neutralidade (Bassler, 1989: 638).

Em Nicodemos, os dois planos se ajustam sem esforço. A noite podia oferecer privacidade, tempo e ocasião para estudo; João, por sua vez, escreve num Evangelho em que luz e trevas são categorias teológicas e volta a lembrar o horário em Jo 19.39. A exegese mais sóbria não escolhe um plano contra o outro: pergunta o que cada um permite afirmar.

A. História e simbolismo no mesmo relato

Há dois reducionismos simétricos. O primeiro toma nyktos como relógio e nada mais; o segundo faz do simbolismo prova de que a noite nasceu da pena do evangelista. Um confunde história com crônica bruta; o outro confunde composição com ficção. A forma como João utiliza uma tradição não responde, por si, à pergunta sobre a origem dessa tradição.

1. O dado histórico como matéria literária

A própria arte narrativa favorece essa possibilidade. Circunstâncias concretas podem ser selecionadas e retomadas porque, além de ocorrerem, significam. A noite pode ter pertencido à memória da visita e ter sido preservada justamente por sua afinidade com o léxico joanino de luz e trevas. O mínimo que Jo 19.39 demonstra é que a hora do primeiro encontro se tornou parte da identidade literária de Nicodemos (Bassler, 1989: 638, 641–643).

Assim, a proximidade entre Jo 3.2 e 3.19–21 pode ser literariamente decisiva sem descrever a intenção histórica de Nicodemos. João faz ressoar o homem que vem na noite com o discurso sobre os que vêm — ou não vêm — à luz. O simbolismo pertence à forma narrada do acontecimento; a motivação, à reconstrução histórica. Misturá-los produz certezas que o texto não oferece.

2. Simbolismo não implica ficção

O raciocínio inverso é igualmente frágil: porque a noite se ajusta ao dualismo joanino, teria sido inventada. Circunstâncias reais podem ser literariamente férteis; aliás, é dessa fertilidade que a boa narrativa vive. A utilidade teológica de um detalhe nada prova, sozinha, sobre sua origem redacional.

Nesse sentido, a focalização observada por Hobyane (2024: 3–5) descreve com propriedade o efeito atual da cena: o leitor recebe a noite dentro de um universo simbólico já iluminado pelo prólogo. Ela não decide, contudo, se o horário provém de memória histórica ou de criação narrativa.

3. Reconstrução histórica e leitura simbólica

O estudo noturno judaico mostra a utilidade dessa distinção. Sua documentação enfraquece a ideia de que a noite só poderia significar medo, sem diminuir a leitura literária do horário. O mesmo vale para a discrição: ainda que Nicodemos a tivesse buscado por razões sociais, João poderia transformar essa circunstância em elemento de caracterização.

A explicação historicamente mais provável e a leitura literariamente mais rica não precisam coincidir ponto por ponto. Nicodemos poderia ter escolhido a noite por razões práticas, sociais ou intelectuais; João poderia preservar o dado porque ele também servia ao desenho da personagem e ao contraste entre luz e trevas. A precisão nasce justamente de não obrigar um nível a substituir o outro.

B. Graus de certeza

As interpretações ganham clareza quando ordenadas pelo peso da evidência. Há afirmações sustentadas diretamente pelo texto ou por documentação antiga; há reconstruções verossímeis; e há conclusões que, embora possíveis, ultrapassam o que as fontes permitem afirmar. Misturá-las sob o mesmo grau de certeza é o que produz a falsa segurança em torno da noite de Nicodemos.

1. O que o texto permite afirmar

João afirma que Nicodemos era fariseu, archōn tōn Ioudaiōn e “mestre de Israel” (Jo 3.1, 10); afirma que procurou Jesus à noite e recorda o fato em Jo 19.39. O Evangelho também estabelece, desde Jo 1.4–9, o contraste entre luz e trevas e o retoma em Jo 3.19–21. Nada disso depende de uma psicologia reconstruída.

Também é documentável que o estudo religioso alcançava as horas noturnas no judaísmo do Segundo Templo. 1QS 6.6–8 reserva parte da noite à leitura e investigação da Lei. O testemunho não explica Nicodemos; estabelece, porém, que uma conversa religiosa noturna pertence ao horizonte histórico da época (Grochowski, 2020: 642).

A moldura docente também é textual. Nicodemos chama Jesus de rabbi e mestre vindo de Deus; Jesus o chama de “mestre de Israel”. O encontro entre dois homens reconhecidos pelo ensino é, portanto, dado da cena. O que não se pode deduzir daí é uma convenção formal que obrigasse diálogos dessa espécie a ocorrer à noite (Coloe, 2023: 316–318).

2. O que permanece plausível

Já a discrição pertence ao campo da plausibilidade. A posição de Nicodemos, sua inserção entre dirigentes e o peso público da reputação tornam razoável a preferência por um encontro menos exposto. As cenas posteriores mostram, de fato, que a aproximação de Jesus podia trazer custos sociais a membros da liderança (Jo 7.13; 9.22; 12.42–43).

Também é plausível que a noite favorecesse uma conversa extensa e sem interrupções. Jo 3 comporta bem esse cenário. Mas conveniência não é causa comprovada: explica por que o horário fazia sentido, não por que Nicodemos o escolheu.

É igualmente plausível que vários fatores tenham coincidido. O tempo do estudo podia ser também o tempo da privacidade; a reserva podia servir tanto à concentração quanto à prudência social. Nada obriga a história a fornecer uma causa única onde João não a fornece.

3. O que excede a evidência

O medo, quando afirmado como motivo certo, excede a evidência. João conhece esse motivo e o nomeia em outras cenas, inclusive na apresentação de José de Arimateia (Jo 19.38); não o nomeia em Jo 3.2. Fazer da noite a prova do medo é ler retrospectivamente mais do que o narrador diz.

Também não se pode transformar o “sabemos” de Jo 3.2 em credencial de uma delegação oficial. O plural pode refletir uma percepção compartilhada, mas não constitui mandato institucional. Do mesmo modo, a identificação de Nicodemos com a família de Gurion permanece hipótese prosopográfica, útil à discussão, não pressuposto do relato.

Nem há base para afirmar que João tenha inventado o horário apenas para compor a oposição entre trevas e luz. A função simbólica é literariamente forte; a origem do detalhe pertence a outro problema. O texto mostra o efeito da noite na narrativa, não o momento exato em que ela entrou na tradição.

C. Síntese interpretativa

O quadro final é menos espetacular que certas leituras, mas historicamente mais sólido. A noite convinha ao estudo e à conversa, oferecia privacidade e podia ser socialmente prudente para alguém da posição de Nicodemos. Qual dessas razões pesou de fato — ou se várias pesaram juntas — permanece fora do nosso alcance.

João, entretanto, faz do dado muito mais que um horário. O homem que chega na noite encontra aquele que o Evangelho chama de luz; depois fala diante de seus pares; por fim reaparece junto ao corpo de Jesus, enquanto a primeira noite é novamente lembrada. O detalhe torna-se o primeiro ponto de uma trajetória que a narrativa se recusa a fechar inteiramente (Bassler, 1989: 643–646; Hakola, 2009: 438–440).

À pergunta “por que Nicodemos foi a Jesus à noite?”, a resposta mais rigorosa é necessariamente graduada. A motivação íntima não é conhecida. Como vimos, o horário é compatível com estudo, conversa reservada e prudência social; o medo permanece possível, não demonstrado. Na mão do evangelista, porém, a noite adquire uma segunda vida: entra no léxico de luz e trevas e retorna em Jo 19.39 como memória da primeira aproximação. História e símbolo não disputam a cena; sobrepõem-se sem se confundirem.

VIII. Conclusão

Jo 3.2 não diz por que Nicodemos escolheu a noite. Não o chama de temeroso, não descreve uma visita clandestina e não oferece ao leitor a intimidade de seus motivos. A discrição é verossímil para um fariseu ligado aos círculos dirigentes; permanece, todavia, uma reconstrução.

O judaísmo antigo abre outra possibilidade. A noite podia acolher o estudo e a meditação da Torá, e a cena põe frente a frente dois homens apresentados em linguagem de ensino. Um encontro religioso prolongado é, portanto, historicamente inteligível sem que seja preciso convertê-lo desde o início em expediente de ocultação (Coloe, 2023: 316–318; Grochowski, 2020: 642).

Literariamente, porém, a noite não permanece apenas noite. Desde o prólogo, João dispõe luz e trevas como categorias da revelação; em Jo 3.19–21, o contraste retorna junto ao verbo “vir”. Nicodemos chega na noite, mas vem a Jesus. É essa fricção — mais que uma condenação sumária — que sustenta a ambiguidade de sua figura (Bassler, 1989: 638–639).

Os dois retornos da personagem impedem que a primeira cena se torne sentença. Em Jo 7.50–52, Nicodemos fala diante dos seus; em Jo 19.39–42, participa do sepultamento com extraordinária abundância de aromas. Há maior exposição, embora João nunca lhe conceda uma designação final e inequívoca de discípulo. A trajetória se deixa perceber; sua conclusão permanece aberta (Bassler, 1989: 639–646; Hakola, 2009: 438–440).

A resposta, por isso, não cabe numa única causa. Nicodemos pode ter escolhido a noite por privacidade, conveniência, estudo ou pela combinação desses fatores; o medo é possível, mas não provado. O que João faz com essa hora é mais seguro que aquilo que podemos dizer sobre a mente da personagem: a noite se torna memória, imagem e ponto de partida. Talvez esteja aí a sua força — um fato verossímil que, sem deixar de pertencer à história, passa a pertencer também à literatura.

Bibliografia

  1. Bassler, Jouette M. “Mixed Signals: Nicodemus in the Fourth Gospel”. Journal of Biblical Literature 108.4 (1989): 635–646.

  2. Bauckham, Richard. “Nicodemus and the Gurion Family”. The Journal of Theological Studies 47.1 (1996): 1–37.

  3. Beasley-Murray, George R. John. Word Biblical Commentary 36. Waco, TX: Word Books, 1987.

  4. Coloe, Mary L. “Nicodemus—A Rabbi Seeking Wisdom”. Interpretation: A Journal of Bible and Theology 77.4 (2023): 316–324.

  5. Conway, Colleen M. “Speaking Through Ambiguity: Minor Characters in the Fourth Gospel”. Biblical Interpretation 10.3 (2002): 324–341.

  6. deSilva, David A. Honor, Patronage, Kinship & Purity: Unlocking New Testament Culture. Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 2000.

  7. Grochowski, Zbigniew Tadeusz. “Nicodemus. A Disciple Liberated by the Cross of the Christ from the Darkness of Fear and Disbelief”. The Biblical Annals 10.4 (2020): 637–676.

  8. Hakola, Raimo. “The Burden of Ambiguity: Nicodemus and the Social Identity of the Johannine Christians”. New Testament Studies 55.4 (2009): 438–455.

  9. Hobyane, Risimati S. “Focalisation and its Performative Nature in John 3:1–21”. HTS Teologiese Studies/Theological Studies 80.1 (2024): a9583.

  10. Köstenberger, Andreas J. John. Baker Exegetical Commentary on the New Testament. Grand Rapids, MI: Baker Academic, 2004.

  11. Malina, Bruce J. The New Testament World: Insights from Cultural Anthropology. 3rd ed., rev. and expanded. Louisville, KY: Westminster John Knox Press, 2001.

Cite este artigo

Galvão, Eduardo. “Por que Nicodemos foi a Jesus à noite?  (João 3.2)”. Biblioteca Bíblica. [S. l.], publicado em 3 set. 2026. Disponível em: [inserir URL do artigo]. Acesso em: [data].

Pro Blogger Templates
-->