Romanos 6.20 ♱ Quando éramos escravos do pecado
Romanos 6.20
Paulo volta por um instante à condição anterior de seus leitores. Eles agora foram libertados do pecado e colocados a serviço da justiça (Rm 6.17-19), mas houve um tempo em que a relação era exatamente inversa: eram escravos do pecado e, nessa condição, estavam “livres em relação à justiça”. A frase contém uma ironia profunda. Aquilo que poderia parecer liberdade era, na verdade, uma das expressões mais graves da escravidão.
“Livres em relação à justiça” não significa que essas pessoas fossem moralmente inocentes ou que a vontade de Deus não possuísse qualquer autoridade sobre elas. Paulo não está dizendo que o pecador recebeu permissão divina para viver como deseja. Desde o início da carta, mesmo aqueles que não possuíam a lei escrita são apresentados como responsáveis diante de Deus (Rm 1.18-20; 2.14-16). A liberdade mencionada aqui descreve a ausência de submissão: a justiça não governava sua vida, não determinava suas escolhas nem recebia sua obediência.
Essa é a liberdade reivindicada pelo coração que deseja autonomia diante de Deus. A criatura imagina que será mais livre quando ninguém puder lhe dizer o que deve fazer. O relato do Éden já apresenta essa tentação: a possibilidade de definir o bem e o mal independentemente da palavra do Criador parecia uma expansão da liberdade (Gn 3.1-6). O resultado, porém, foi vergonha, alienação e morte. A autonomia prometida pela serpente terminou em sujeição.
Paulo expõe a mesma contradição por meio da imagem da escravidão. Enquanto alguém se considera livre da justiça, encontra-se escravizado ao pecado. As duas condições caminham juntas. Não existe aqui uma região neutra em que o ser humano simplesmente pertence a si mesmo. A rejeição do governo de Deus não produz ausência de senhor; abre espaço para outro senhor assumir o controle (Rm 6.16).
Jesus descreveu essa realidade quando afirmou que aquele que pratica o pecado é escravo do pecado (Jo 8.34-36). O pecado não se apresenta inicialmente como tirano. Sua primeira linguagem costuma ser a da liberdade: “faça o que quiser”. O domínio aparece mais tarde, quando aquilo que escolhemos repetidamente começa a determinar aquilo que conseguimos escolher. O desejo que parecia servo transforma-se em senhor.
Essa dinâmica pode ser observada em muitas áreas da vida. Uma pessoa começa querendo possuir mais e termina incapaz de sentir satisfação com aquilo que possui; procura aprovação e pouco a pouco passa a organizar toda a vida segundo o olhar alheio; alimenta ressentimento acreditando preservar sua dignidade e descobre que o ofensor continua governando seus pensamentos. A Escritura descreve desejos que guerreiam dentro da pessoa e chegam a conduzir suas relações (Tg 4.1-3). O coração sem Deus não se torna vazio de senhores; multiplica-os.
Por isso a frase de Paulo possui uma espécie de ironia espiritual: vocês eram “livres”, sim — mas livres da justiça. Podiam seguir impulsos sem perguntar se agradavam a Deus; podiam definir prioridades sem considerar sua vontade; podiam interpretar independência como maturidade. Era liberdade apenas no sentido em que o filho pródigo se tornou livre da casa do pai quando partiu para uma terra distante (Lc 15.12-16). Pouco depois, aquela independência terminou numa servidão que ele jamais imaginara.
A parábola ajuda a perceber que nem toda ausência de restrição constitui verdadeira liberdade. Sair da casa do pai permitiu ao filho fazer o que desejava, mas não lhe ensinou a desejar aquilo que lhe faria bem. Esse é um dos problemas mais profundos do pecado: ele não apenas impede a pessoa de fazer aquilo que é bom; começa a deformar aquilo que ela considera desejável. Paulo já havia descrito pessoas que trocaram valores, obscureceram a compreensão e passaram a aprovar práticas destrutivas (Rm 1.21-32).
A escravidão ao pecado alcança, então, a própria percepção moral. O que antes causaria vergonha pode tornar-se normal; o que é normal pode acabar sendo defendido; aquilo que é defendido pode finalmente ser chamado de bom. A advertência profética contra chamar o mal de bem e o bem de mal mostra até onde esse processo pode chegar (Is 5.20). A consciência não desaparece necessariamente de uma vez; pode ser progressivamente treinada na direção errada.
Estar “livre da justiça” possui esse aspecto trágico: a pessoa começa a experimentar a vontade de Deus como intrusão. O que deveria ser reconhecido como caminho de vida parece uma ameaça à autonomia. O salmista encontra alegria nos mandamentos de Deus porque aprende a enxergá-los como expressão de sua bondade (Sl 119.35,47); o coração entregue ao pecado olha para a mesma autoridade e pergunta como escapar dela.
Isso mostra por que a conversão precisa atingir mais que comportamentos. Se o problema fosse somente realizar alguns atos inadequados, bastaria substituir uma pequena lista de costumes. Paulo descreve uma mudança de senhorio porque a desordem alcança desejos, valores e lealdades. O evangelho não apenas ensina novas regras; renova a mente para que a pessoa aprenda novamente a reconhecer o que é bom, agradável e perfeito diante de Deus (Rm 12.2).
Essa renovação explica a diferença entre o passado descrito em Rm 6.20 e a obediência “de coração” de Rm 6.17. Antes, a justiça estava fora do horizonte governante da existência; agora, o coração começou a responder ao ensino recebido. Deus não apenas cercou a pessoa com novas proibições. A graça começou a formar dentro dela uma nova disposição para aquilo que antes não desejava.
A promessa profética de um coração novo ajuda a iluminar essa transformação. Deus não prometeu somente repetir sua lei com voz mais alta, mas colocar dentro de seu povo uma disposição nova para andar em seus caminhos (Ez 36.26-27). O problema da antiga servidão não era falta de informação apenas. Era necessário que aquilo que a pessoa ama, deseja e escolhe começasse a receber outra direção.
Rm 6.20 também mostra que responsabilidade moral não depende de o pecador sentir-se responsável. Estar livre “em relação à justiça” descreve a maneira como ele vivia, não uma isenção concedida por Deus. Alguém pode rejeitar uma autoridade sem fazê-la desaparecer. Um súdito rebelde não deixa de ter rei simplesmente porque decidiu ignorá-lo. Do mesmo modo, a criatura pode viver sem consideração pela vontade do Criador e continuar responsável diante dele (Ec 12.13-14).
Essa distinção é necessária porque a escravidão ao pecado nunca deve ser usada como desculpa para o próprio pecado. Paulo consegue dizer que o ser humano é escravo e, ao mesmo tempo, responsabilizá-lo pelaquilo a que entrega seus membros (Rm 6.13,16,19). A escravidão é real, mas não transforma o pecador numa vítima moralmente neutra. Há servidão precisamente porque desejos e vontade tornaram-se aliados de um senhor destrutivo.
Existe, nesse sentido, algo voluntário e algo escravizador no pecado. A pessoa deseja o que faz e, justamente por satisfazer repetidamente esses desejos, torna-se cada vez menos livre diante deles. Pedro descreve pessoas vencidas por aquilo de que se tornam escravas (2Pe 2.19). O pecado é escolhido e, depois, começa a restringir o próprio campo das escolhas.
Essa realidade permite compreender por que alguém pode defender ardorosamente aquilo que lhe faz mal. O escravo do pecado não percebe necessariamente suas correntes como correntes. Israel, depois de sair do Egito, chegou a recordar seletivamente a comida e esquecer a opressão (Nm 11.4-6). O coração também pode conservar a memória dos prazeres do pecado e apagar o preço que pagava por eles.
Paulo deseja impedir exatamente essa nostalgia espiritual. Seus leitores não devem olhar para a vida anterior como época de liberdade perdida. Quando faziam o que queriam sem referência à justiça, não eram mais livres; pertenciam a outro senhor. Pedro usa linguagem semelhante ao dizer que já bastou o tempo passado vivendo segundo desejos que pertenciam à antiga existência (1Pe 4.2-4). O passado não deve ser romantizado depois que a graça revelou sua verdadeira natureza.
Há algo pastoralmente importante nisso para quem sente saudade de determinados aspectos da vida anterior. A memória costuma editar experiências. Pode recordar o prazer e esquecer a ansiedade; lembrar a excitação e apagar a culpa; recordar companhias e esquecer o vazio. A sabedoria bíblica pede memória inteira. Israel precisava lembrar não apenas das panelas do Egito, mas também dos feitores e dos tijolos (Êx 1.13-14; 16.3).
A conversão oferece uma nova perspectiva justamente porque permite olhar para trás de outro ponto de observação. Coisas antes celebradas podem agora causar vergonha (Rm 6.21), não porque a graça produziu desprezo pela pessoa que éramos, mas porque restaurou discernimento sobre aquilo que fazíamos. Quando a luz entra, começamos a chamar de trevas aquilo que antes nos parecia normal (Ef 5.8-11).
A vergonha que surgirá no versículo seguinte pressupõe essa mudança de avaliação. O mesmo ato não é mais interpretado da mesma maneira. Antes, podia ser motivo de orgulho; agora é reconhecido como indigno da nova vida. Isso mostra que santificação envolve também transformação da memória. Não mudam apenas nossos planos para o futuro; muda a leitura moral que fazemos do passado.
Essa nova percepção não precisa produzir autopunição interminável. Paulo não recorda a antiga escravidão para mandar os cristãos de volta às correntes da culpa. Ele já declarou que foram libertados do pecado (Rm 6.18). O passado é trazido à memória para mostrar o contraste entre dois senhores e, logo em seguida, entre dois frutos. A lembrança serve à gratidão, à vigilância e à lucidez.
Uma pessoa pode olhar para escolhas antigas e dizer: “como consegui viver assim?”. Essa pergunta pode ser sinal de que algo realmente mudou. Paulo descreve uma transformação semelhante ao falar daqueles que eram trevas e agora são luz no Senhor (Ef 5.8). O contraste não precisa terminar em desprezo por si mesmo; pode conduzir à adoração daquele que modificou aquilo que amávamos e aquilo que agora desejamos ser.
A frase também protege contra uma concepção superficial da liberdade cristã. Se liberdade significasse apenas ausência de restrições, o antigo estado seria mais livre que o novo. Antes, o pecador não se preocupava com a justiça; agora sente-se responsável por obedecer a Deus. Sob essa definição, a conversão pareceria perda de liberdade. Paulo rejeita esse critério porque liberdade verdadeira não pode ser medida apenas pelo número de desejos que podemos satisfazer.
Uma pessoa é verdadeiramente livre quando consegue viver segundo aquilo para que foi criada. Jesus não oferece liberdade para afastar-se indefinidamente de Deus; liberta para restaurar comunhão com Deus (Jo 8.35-36). O peixe não é livre porque pode abandonar a água; sua existência floresce dentro das condições para as quais foi feito. De maneira muito mais profunda, a criatura humana encontra sua integridade quando retorna àquele em quem vive, move-se e existe (At 17.28).
Servir à justiça pode parecer restrição apenas enquanto o pecado continua definindo nossa ideia de liberdade. Quando o coração é renovado, começa a descobrir que obedecer a Deus não destrói a humanidade, mas a ordena. Jesus apresenta seu jugo como lugar de descanso (Mt 11.28-30). Existe um tipo de submissão que não diminui a pessoa; liberta-a de submissões muito mais cruéis.
Isso também modifica a compreensão de disciplina espiritual. O antigo eu considera qualquer limite uma ameaça. A nova vida começa a perceber que determinadas restrições protegem liberdade. Quem decide não alimentar um vício não está perdendo liberdade; está protegendo-a. Quem coloca limites no uso do dinheiro, dos olhos ou das palavras não está necessariamente vivendo sob opressão, mas recusando que desejos momentâneos transformem-se novamente em senhores (1Co 6.12).
Paulo deixa implícito um princípio de exclusividade. Quando eram servos do pecado, os romanos estavam livres em relação à justiça; agora, servindo à justiça, devem tratar o antigo senhor como alguém cujo direito foi encerrado. A simetria dá força ao argumento. Se antes entregavam a vida sem reservas à velha condição, seria incoerente pertencer ao novo Senhor e continuar prestando serviços regulares ao antigo (Rm 6.18-19).
Esse contraste não ensina perfeição instantânea. O cristão ainda luta, tropeça e precisa de perdão (1Jo 1.8-2.2). A diferença está na direção da lealdade. Uma queda pode contradizer a nova condição sem anulá-la imediatamente; o que não pode existir pacificamente é a ideia de pertencer à justiça e, ao mesmo tempo, tratar o serviço do pecado como direito preservado.
A memória do antigo estado torna-se, desse modo, uma ferramenta contra novas concessões. Quando o pecado apresenta outra vez sua proposta como liberdade, o cristão possui uma história que lhe permite responder: “já conheço esse senhor”. Não precisa acreditar novamente em promessas cujo resultado já experimentou. A sabedoria aprende não apenas com mandamentos, mas também com os frutos colhidos de escolhas anteriores (Pv 14.12).
O v. 20 possui um tom quase provocador: vocês eram livres — mas livres de quê? A palavra “liberdade”, sozinha, não basta para determinar se uma condição é boa. Ser livre da verdade, da justiça, do amor e da comunhão com Deus não é conquista; é perda. Da mesma maneira, ser livre do pecado não é privação; é emancipação.
Essa inversão prepara a pergunta seguinte. Paulo não quer apenas que seus leitores admitam intelectualmente que a antiga liberdade era uma escravidão. Ele os convida a olhar para o que aquela vida efetivamente produziu. Se estavam livres da justiça e inteiramente disponíveis ao pecado, qual foi o resultado? Que fruto nasceu daquela servidão? É essa avaliação da antiga vida — agora vista com vergonha e à luz de seu destino — que começa em Rm 6.21.
Galvão, Eduardo. “Romanos 6.20 ♱ Quando éramos escravos do pecado”. Comentário Biblico Temático, [CBT], [S. l.], 15 out. 2026. ARK: [registro]. Disponível em: [URL]. Acesso em: [data].

