Romanos 6.21 ♱ Que fruto vocês colheram daquela vida?
Romanos 6.21
Paulo pede agora que os cristãos julguem a antiga vida pelos resultados que ela realmente produziu. A pergunta “que fruto vocês tinham então?” obriga a memória a atravessar as promessas do pecado e chegar àquilo que ficou depois delas. O pecado sempre oferece alguma coisa antes de ser praticado: prazer, vantagem, alívio, reconhecimento, poder, vingança, liberdade. Paulo não pergunta o que ele prometia, mas o que efetivamente produziu. A mesma sabedoria aparece quando a Escritura adverte que há caminhos que parecem certos aos olhos humanos, embora seu fim conduza à morte (Pv 14.12; 16.25).
Essa pergunta possui uma força que argumentos abstratos nem sempre alcançam. Paulo convida os leitores a consultar a própria experiência. Houve ganho real? A antiga servidão tornou a vida mais íntegra, mais livre, mais capaz de amar, mais próxima de Deus? Eles conheciam a resposta porque já haviam vivido naquele território. Tinham experimentado a escravidão descrita no versículo anterior (Rm 6.20), e agora podiam avaliá-la de fora, depois de terem recebido outra vida.
A imagem do “fruto” é especialmente expressiva. Fruto é aquilo que aparece depois de algum tempo e revela a natureza da árvore. Jesus ensinou que uma árvore é reconhecida pelo que produz (Mt 7.16-20), e Paulo empregará linguagem semelhante ao contrastar as obras da carne com o fruto do Espírito (Gl 5.19-23). O pecado também possui consequências que amadurecem. Algumas aparecem rapidamente; outras levam anos para revelar tudo o que estavam formando.
Existe uma questão interpretativa na própria pergunta: ela pode ser entendida como “que benefício vocês obtiveram dessas coisas?” ou como uma referência aos próprios resultados da antiga vida que agora causam vergonha. As duas possibilidades convergem no argumento. Seja perguntando pelo lucro daquela existência, seja apontando para o que ela efetivamente produziu, Paulo força o mesmo balanço: aquilo não deixou nada que pudesse ser apresentado com alegria diante de Deus. O contraste com o “fruto” de Rm 6.22 torna-se ainda mais forte.
O pecado costuma ser muito eficiente em ocultar essa contabilidade. Ele destaca o benefício imediato e posterga a apresentação da fatura. Esaú enxergou o prato diante de seus olhos e não atribuiu peso suficiente àquilo que estava entregando por ele (Gn 25.29-34). Judas enxergou as moedas e somente depois sentiu o peso daquilo que havia feito (Mt 26.14-16; 27.3-5). Há escolhas que parecem lucrativas apenas enquanto não colocamos na mesma conta tudo aquilo que custaram.
Alguns pecados prometem prazer. A experiência mostra, porém, que prazer e satisfação não são a mesma coisa. Algo pode oferecer intensa gratificação por alguns minutos e ainda deixar a pessoa mais vazia, inquieta ou dependente do que estava antes. O autor de Eclesiastes descreve a tentativa de satisfazer-se mediante prazeres, propriedades e realizações, apenas para descobrir que nenhuma dessas coisas podia carregar o peso de sentido que lhes havia atribuído (Ec 2.1-11). O coração pede ao prazer aquilo que o prazer não foi criado para dar.
Outros pecados prometem ganho. A desonestidade pode gerar dinheiro, a manipulação pode produzir vantagem e a injustiça pode colocar alguém numa posição superior. A pergunta de Paulo, contudo, é mais profunda que um cálculo financeiro: que fruto houve? Jesus perguntou que vantagem existe em ganhar o mundo inteiro e perder a própria vida (Mc 8.36-37). Há lucros que se transformam em prejuízo quando se amplia o horizonte da contabilidade.
A cobiça oferece um bom exemplo. Ela convence a pessoa de que satisfação está sempre na próxima aquisição; quando essa aquisição chega, o desejo apenas muda de objeto. Quem ama o dinheiro nunca chega ao ponto em que o dinheiro declara: “agora você tem o suficiente” (Ec 5.10). O pecado preserva sua clientela mantendo suas promessas ligeiramente à frente da experiência.
Outras formas de pecado prometem alívio emocional. A vingança parece oferecer libertação da dor; ressentimento parece proteger a dignidade; explosões de ira parecem devolver controle. Depois, porém, a pessoa descobre que aquilo que deveria libertá-la manteve o ofensor presente dentro dela. A ira cultivada abre espaço para forças destrutivas (Ef 4.26-27,31-32), e a recusa do perdão pode transformar uma ferida sofrida numa prisão continuamente reconstruída.
Até pecados que parecem não produzir vítimas externas cobram preço interior. Vaidade torna a pessoa dependente do olhar alheio; inveja impede que desfrute o próprio bem porque o bem do outro se tornou ameaça; orgulho transforma qualquer correção em agressão; mentira exige memória e novas mentiras para proteger a anterior. A pergunta “que fruto?” alcança também essas colheitas invisíveis.
Paulo acrescenta que agora eles sentiam vergonha dessas coisas. A mudança do sentimento revela uma mudança do julgamento moral. Aquilo que antes podia ser praticado sem grande perturbação, ou até exibido como motivo de orgulho, agora é visto sob outra luz. Efésios descreve movimento semelhante: aquilo que pertence às trevas passa a ser exposto quando confrontado pela luz (Ef 5.8-13). A conversão não modifica somente o comportamento; modifica a maneira de olhar para o próprio passado.
Essa vergonha não deve ser confundida com desprezo destrutivo pela própria pessoa. Há uma vergonha que diz “fiz algo indigno” e pode conduzir ao arrependimento; existe também uma vergonha tóxica que diz “sou irremediavelmente indigno de qualquer amor”. O evangelho pode produzir a primeira sem aprisionar alguém na segunda. Paulo era capaz de recordar que perseguira a igreja e considerar esse passado profundamente grave, enquanto atribuía sua identidade presente à graça de Deus (1Co 15.9-10).
A graça não apaga a avaliação moral do passado; torna possível enfrentá-lo sem ser destruído por ele. Davi não minimiza sua culpa quando confessa o pecado, mas procura justamente o Deus que pode purificá-lo e criar nele um coração novo (Sl 51.1-12). A vergonha cristã olha para trás com verdade e para Deus com esperança. Ela não precisa esconder aquilo que a misericórdia já trouxe à luz.
Isso explica por que o perdão pode até intensificar a percepção da gravidade do pecado. Enquanto alguém tenta justificar-se, precisa diminuir o mal que fez. Quando descobre que pode ser perdoado, já não precisa defender-se da verdade com a mesma força. A bondade de Deus conduz ao arrependimento (Rm 2.4), e a experiência de sua misericórdia permite olhar honestamente para aquilo que antes precisava ser racionalizado.
Pedro conheceu algo semelhante. Depois de negar Jesus, não conseguiu tratar sua atitude como episódio irrelevante; saiu e chorou amargamente (Lc 22.54-62). Mais tarde, porém, encontrou o Ressuscitado não para ser permanentemente esmagado por aquele fracasso, mas para ser restaurado ao amor e ao serviço (Jo 21.15-19). A vergonha do pecado e a graça restauradora não precisam destruir uma à outra.
Rm 6.21 também impede que o passado seja romantizado. A memória humana possui capacidade seletiva. Israel, durante a caminhada no deserto, lembrou-se dos alimentos do Egito e quase esqueceu que o Egito também significava opressão, trabalho forçado e clamor (Êx 1.13-14; Nm 11.4-6). O pecado faz algo semelhante: preserva a lembrança do prazer e tenta apagar a memória das correntes.
Por isso a pergunta de Paulo pode funcionar como proteção contra recaídas. Quando o antigo senhor novamente oferece suas promessas, a memória pode responder: “eu conheço essa colheita”. Não se trata de viver olhando obsessivamente para trás, mas de não permitir que o passado seja falsificado. Quem conhece o fim de uma estrada possui uma razão a mais para não acreditar novamente nas placas enganosas que aparecem em seu início.
Alguns pecados perdem força quando são obrigados a responder à pergunta do fruto. O que a comparação constante produziu além de insatisfação? O que anos de amargura devolveram daquilo que foi perdido? Que paz resultou da necessidade de controlar tudo? Que segurança nasceu de acumular sem jamais considerar suficiente? O coração pode sustentar ilusões por muito tempo enquanto ninguém lhe pede um balanço honesto.
Jesus empregou raciocínio semelhante ao falar do homem que acumulou riqueza e julgou ter garantido muitos anos de satisfação. A abundância parecia fruto suficiente até que a morte revelou quanto aquele cálculo havia ignorado (Lc 12.16-21). A questão não é que bens materiais sejam maus, mas que qualquer coisa temporal se torna enganosa quando recebe a função de garantir aquilo que somente Deus pode oferecer.
A pergunta de Rm 6.21 alcança até formas religiosas de pecado. Orgulho espiritual pode produzir reputação enquanto seca o amor; hipocrisia pode preservar aparência enquanto destrói integridade; zelo sem misericórdia pode fazer alguém parecer rigoroso e afastá-lo do coração de Deus. Jesus denunciou líderes religiosos capazes de cuidar meticulosamente de aspectos externos e negligenciar justiça, misericórdia e fidelidade (Mt 23.23-28). Nem todo fruto aparentemente religioso é fruto de justiça.
A vergonha mencionada por Paulo também funciona como sinal de uma consciência reeducada. Coisas das quais alguém antes se orgulhava podem começar a entristecê-lo; outras que antes desprezava tornam-se desejáveis. Isso ocorre quando os valores do Reino começam a substituir os valores da antiga existência. Paulo podia considerar perda aquilo que antes tratara como ganho porque Cristo havia reorganizado sua avaliação de todas as coisas (Fp 3.4-8).
Essa mudança não acontece apenas uma vez. Ao amadurecer, o cristão pode começar a reconhecer pecado onde anteriormente percebia apenas hábitos normais. Orgulho pode aparecer por trás de uma necessidade de sempre estar certo; medo pode esconder-se atrás do controle; egoísmo pode vestir a roupa de prudência. A luz não apenas revela novos pecados cometidos; aprofunda a percepção daqueles que sempre estiveram presentes.
A vergonha, nesse sentido, pode acompanhar crescimento espiritual sem significar regressão. Quanto mais alguém conhece a santidade e a bondade de Deus, mais sensível pode tornar-se às próprias incoerências. Isaías experimentou isso ao contemplar a santidade divina e perceber de modo mais profundo a impureza de seus lábios (Is 6.1-7). A resposta de Deus, contudo, foi purificação, não abandono.
Paulo acrescenta uma razão ainda mais séria para avaliar aquela antiga vida: “o fim dessas coisas é morte”. O pecado deve ser julgado não apenas pelo que sentimos durante sua prática, mas pelo lugar para onde ele leva. Há caminhos agradáveis em seu início cujo destino altera completamente sua avaliação. Uma ponte não pode ser considerada segura apenas porque os primeiros metros suportam nosso peso.
Desde os primeiros capítulos de Romanos, pecado e morte permanecem ligados. Por um homem o pecado entrou no mundo e pelo pecado veio a morte (Rm 5.12); no fim do capítulo, Paulo resumirá essa relação dizendo que o salário do pecado é morte (Rm 6.23). Rm 6.21 coloca a antiga vida dentro dessa trajetória. O pecado possui um destino coerente com sua natureza.
A morte em vista ultrapassa o simples fato de que todos os seres humanos morrem fisicamente. No contraste que se aproxima, Paulo colocará de um lado a morte e do outro a vida eterna (Rm 6.22-23). A morte aqui pertence ao resultado pleno da separação de Deus, aquilo que Apocalipse chamará de segunda morte (Ap 20.14-15). O pecado começa prometendo autonomia e termina afastando a criatura da fonte da própria vida.
Há, contudo, antecipações dessa morte já no presente. A desobediência pode matar confiança dentro de uma família, destruir amizade, tornar a consciência menos sensível e reduzir a capacidade de amar. Paulo descreveu anteriormente pessoas cujos pensamentos se tornaram vazios e cujo coração foi obscurecido enquanto se afastavam de Deus (Rm 1.21-25). A morte futura projeta sombras na existência presente.
Isso não significa que toda dificuldade seja consequência direta de algum pecado particular. A Bíblia rejeita essa simplificação: Jesus recusou a ideia de que determinada enfermidade pudesse sempre ser atribuída à culpa pessoal do enfermo (Jo 9.1-3). Rm 6.21 afirma algo diferente: o pecado, enquanto senhor e caminho de vida, possui direção mortal. Nem todo sofrimento prova um pecado específico, mas todo pecado pertence a uma ordem que se opõe à vida de Deus.
A morte como “fim” também expõe a fraude das avaliações de curto prazo. Se olharmos apenas para o instante, a injustiça pode parecer vantajosa e a fidelidade, custosa. O salmista chegou a ficar perturbado ao observar a prosperidade dos ímpios, até que passou a considerar o destino de seus caminhos (Sl 73.2-3,16-19). O futuro modifica o significado do presente.
Essa perspectiva não pretende produzir apenas medo. Paulo está ensinando discernimento. Uma pessoa madura aprende a perguntar não somente “como isso me fará sentir agora?”, mas “o que isso está formando em mim e para onde está me levando?”. Moisés orou para aprender a contar os dias de tal maneira que adquirisse sabedoria (Sl 90.12). A consciência do fim oferece peso às escolhas do caminho.
O pecado tenta inverter essa ordem: maximiza o presente e minimiza o fim. Ele oferece uma gratificação visível agora e transforma as consequências numa abstração distante. A fé aprende a fazer o movimento contrário. Moisés preferiu sofrer com o povo de Deus a desfrutar prazeres temporários do pecado porque sua avaliação alcançava além do instante (Hb 11.24-26).
Isso não quer dizer que todo prazer seja suspeito. Deus concede dádivas para serem recebidas com gratidão (1Tm 4.4-5), e a própria Escritura conhece alegria, festa e deleite. O problema é o prazer obtido mediante desobediência ou elevado à posição de senhor. Há uma alegria que acompanha a presença de Deus e uma satisfação que não exige destruir a consciência para ser desfrutada (Sl 16.11).
A pergunta sobre o fruto também mostra como o arrependimento pode tornar-se concreto. Não basta dizer genericamente “o pecado é ruim”. Podemos perguntar o que determinado padrão já produziu em nós. Ficamos mais livres ou mais dependentes? Mais capazes de amar ou mais centrados em nós mesmos? Mais verdadeiros ou mais habilidosos em esconder? Mais próximos das pessoas ou mais isolados? Jesus ensinou a avaliar árvores pelos frutos porque resultados revelam realidades que palavras podem ocultar (Mt 7.17-20).
Essa análise precisa ser feita sob a graça, ou facilmente se transforma em exercício de condenação pessoal. O propósito não é convencer quem foi libertado de que ainda pertence à antiga escravidão. Paulo está falando justamente a pessoas cuja situação mudou (Rm 6.17-18). Ele quer que o contraste fortaleça sua nova lealdade. A memória do fruto antigo torna mais preciosa a vida que agora começa a produzir outra colheita.
Rm 6.21 contém, por isso, uma estranha combinação de vergonha e liberdade. Eles podem ter vergonha daquilo que fizeram sem precisar retornar à condição de escravos. O passado continua sendo moralmente vergonhoso, mas já não é o seu senhor. O evangelho permite dizer simultaneamente: “aquilo foi realmente mau” e “aquilo já não precisa determinar aquilo que serei”.
Há pessoas que tentam alcançar cura dizendo que nunca devem sentir vergonha de nada no passado. Paulo segue outro caminho. Algumas coisas merecem ser chamadas vergonhosas; a cura não exige renomeá-las como boas. A esperança consiste em poder reconhecer sua verdadeira natureza dentro de uma história que agora inclui libertação, perdão e transformação. A mulher que encontrou misericórdia em Jesus não precisou afirmar que seu pecado era irrelevante para poder ouvir que não estava condenada e que deveria abandonar aquela vida (Jo 8.10-11).
Outros permanecem presos porque acreditam que sentir vergonha exige continuar punindo-se indefinidamente. Também não é esse o movimento paulino. O cristão não precisa pagar emocionalmente uma dívida que Cristo resolveu na cruz. A tristeza segundo Deus conduz ao arrependimento e à vida, enquanto outra espécie de tristeza apenas consome a pessoa sem restaurá-la (2Co 7.9-10). A vergonha redimida reconhece o passado e caminha em outra direção.
O versículo convida ainda a perguntar que tipo de recordação produz santidade. Não é a memória que apenas repete cenas antigas e mantém a pessoa psicologicamente presa a elas. É a memória capaz de dizer: aquilo prometeu muito, produziu pouco, trouxe vergonha e caminhava para a morte. Quando o passado é visto dessa maneira, perde parte do fascínio que poderia exercer novamente.
A pergunta de Paulo também possui uma dimensão missionária. Quem experimentou a esterilidade do pecado não precisa olhar para quem ainda o busca com desprezo, mas pode reconhecer a mesma ilusão sob formas diferentes. Pessoas procuram vida em dinheiro, sexo, reconhecimento, consumo, poder ou fuga porque esperam encontrar algum fruto. O evangelho não responde somente proibindo; anuncia uma vida capaz de produzir aquilo que esses senhores nunca conseguiram entregar (Jo 10.10).
Essa diferença começará a aparecer no versículo seguinte. Paulo acabou de perguntar pelo fruto da antiga escravidão e mostrou seu destino de morte. Agora poderá colocar diante dos leitores a condição presente: libertos do pecado, servindo a Deus, eles possuem um fruto de outra natureza, orientado para a santificação e com um fim completamente diferente (Rm 6.22).
Galvão, Eduardo. “Romanos 6.21 ♱ Que fruto vocês colheram daquela vida?”. Comentário Biblico Temático, [CBT], [S. l.], 15 out. 2026. ARK: [registro]. Disponível em: [URL]. Acesso em: [data].

