Romanos 7.18 ♱ O Querer Está em Mim, Mas Não Consigo Realizar o Bem
Romanos 7.18
A distinção introduzida no versículo anterior torna-se agora mais precisa. Paulo dissera que o mal praticado contra sua própria vontade revela a atuação do pecado que habita nele (Rm 7.17). Para evitar uma afirmação ampla demais sobre sua pessoa, acrescenta uma qualificação decisiva: “em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum”. O problema não é que ele desconheça o bem ou seja incapaz de desejá-lo; a segunda metade do versículo afirma exatamente o contrário. A dificuldade está em descobrir que o desejo pelo bem não contém, por si mesmo, o poder necessário para realizá-lo.
A expressão “isto é, na minha carne” impede que “em mim não habita bem algum” seja transformado numa negação absoluta de tudo o que há de bom na experiência descrita. Paulo acabou de dizer que concorda com a bondade da lei (Rm 7.16), e logo afirmará que se deleita na lei de Deus segundo o homem interior (Rm 7.22). Existe nele desejo pelo bem. A ausência de bem é localizada na carne: considerada em seus próprios recursos, a natureza humana caída não possui a fonte da santidade que procura.
Isso esclarece o sentido de “carne” no argumento. Paulo não está declarando mau o corpo físico. Seus membros podem ser oferecidos a Deus como instrumentos de justiça (Rm 6.13), e o próprio corpo deve ser apresentado como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12.1). A carne é o homem considerado em sua fraqueza moral, separado do poder vivificador do Espírito. É a humanidade tentando produzir a justiça de Deus a partir de seus próprios recursos.
A frase possui, por isso, uma severidade que atinge diretamente a autossuficiência. O homem não encontra dentro de si uma reserva moral secreta capaz de salvá-lo quando todos os outros recursos falham. Pode possuir inteligência, disciplina, cultura religiosa, consciência treinada e sinceridade, mas nenhuma dessas coisas transforma a carne em fonte de vida espiritual. “O que é nascido da carne é carne” (Jo 3.6); é necessário algo que proceda do Espírito.
A questão não é negar que seres humanos pratiquem atos relativamente bons, demonstrem afeição, sacrifiquem-se por outros ou reconheçam deveres morais. Paulo já admitiu que gentios podem realizar coisas correspondentes à lei e possuir testemunho da consciência (Rm 2.14-15). “Não habita bem algum”, portanto, precisa ser ouvido dentro do assunto específico do capítulo: a carne não contém em si o princípio capaz de produzir a obediência espiritual que a lei de Deus requer.
Essa precisão evita dois erros. O primeiro seria imaginar que toda ação de uma pessoa não regenerada possui a mesma perversidade moral. O segundo seria imaginar que capacidades naturais, porque conseguem produzir algum bem social ou relativo, conseguem também gerar a justiça que reconciliará o pecador com Deus. Romanos não permite essa passagem. A justificação vem pela graça (Rm 3.23-24), e a transformação que a lei não consegue produzir será relacionada à atuação do Espírito (Rm 8.3-4).
Paulo fundamenta sua afirmação na própria experiência: “pois o querer está em mim”. A vontade não está ausente. Há um desejo reconhecível de fazer aquilo que é bom. Essa frase é importante porque mostra que o fracasso descrito em Romanos 7 não pode ser explicado simplesmente dizendo: “ele não queria suficientemente”. O texto já concede realidade ao querer; justamente por isso a incapacidade se torna mais dolorosa.
Há ocasiões em que o problema moral é realmente falta de desejo pelo bem. O pecador pode amar aquilo que Deus proíbe e não ter intenção alguma de abandoná-lo (Jo 3.19-20). Rm 7.18 descreve outra situação. O desejo de obedecer existe, mas encontra-se diante de uma força que não consegue vencer por sua simples presença. Querer é necessário, porém não suficiente.
A distinção entre querer e realizar desmonta uma das ilusões mais persistentes sobre a mudança moral. Prometemos a nós mesmos que não voltaremos a repetir determinada queda e acreditamos que a intensidade da promessa garantirá a vitória. Quando fracassamos, produzimos promessa ainda mais forte. O ciclo pode repetir-se muitas vezes porque tratamos um problema de poder como se fosse apenas um problema de decisão.
Pedro oferece novamente um exemplo doloroso. Sua disposição de permanecer com Jesus era tão intensa que declarou estar pronto para morrer com ele (Mt 26.33-35). Pouco depois, diante do medo, negou três vezes conhecê-lo (Mt 26.69-75). A resolução tinha sinceridade, mas a sinceridade não continha força suficiente para enfrentar a prova. O problema humano não se resolve simplesmente aumentando o volume das promessas feitas a Deus.
Isso também explica por que repetidas resoluções espirituais podem produzir crescente frustração. Depois de cada fracasso, a pessoa conclui que desta vez precisa ser mais rigorosa consigo mesma. Multiplica regras, reforça compromissos e tenta vigiar cada movimento. Tais medidas podem ter utilidade prudencial, mas tornam-se armadilha quando a confiança continua concentrada no “eu conseguirei”. A carne pode assumir até a forma de zelo religioso.
A verdadeira humildade começa quando o homem reconhece que o querer não o torna autossuficiente. Essa percepção não enfraquece a responsabilidade; muda o lugar de onde se espera força. Jesus não disse aos discípulos que produzissem fruto exprimindo ao máximo sua determinação, mas que permanecessem nele, porque separados dele nada poderiam fazer (Jo 15.4-5). A fecundidade depende da união, não da independência.
A segunda metade do versículo descreve exatamente esse abismo: o querer está presente, “mas o realizar o bem, não”. O texto não afirma que nenhuma ação boa jamais acontece. O que está em vista é a incapacidade de levar o bem desejado à realização adequada e consistente a partir dos recursos da carne. Há distância entre o ideal reconhecido e a obediência efetivamente alcançada.
Quanto mais elevada a percepção do bem, maior pode tornar-se essa distância. Alguém pode evitar vingança visível e perceber que ainda conserva ressentimento; praticar generosidade e descobrir desejo por reconhecimento; exercer paciência externamente enquanto interiormente alimenta desprezo. A lei espiritual não se satisfaz apenas com a superfície (Rm 7.14). Ela conduz a consciência até os afetos e motivações.
É possível, então, que o crescimento no conhecimento de Deus produza uma percepção mais aguda da própria insuficiência. Isso não significa necessariamente retrocesso espiritual. Uma luz mais forte revela manchas menores que antes não eram percebidas. O salmista, depois de celebrar a perfeição da lei, pergunta quem pode discernir os próprios erros e pede purificação até das faltas ocultas (Sl 19.7, 12-13).
Essa percepção precisa permanecer ligada à graça para não degenerar em desespero. O objetivo não é convencer o homem de sua fraqueza para abandoná-lo nela. A incapacidade da carne prepara a necessidade do Espírito. O capítulo seguinte afirmará que Deus realizou aquilo que a lei não podia realizar devido à fraqueza da carne e que a justa exigência da lei se cumpre naqueles que andam segundo o Espírito (Rm 8.3-4).
A diferença é fundamental. A lei pode apresentar o bem à vontade; o Espírito opera para que esse bem se torne vida. A primeira diz o que deve ser; o segundo age no interior daquele que deve obedecer. A promessa da nova aliança já apontava para essa mudança quando Deus prometeu dar um novo coração, colocar seu Espírito dentro de seu povo e fazê-lo andar em seus caminhos (Ez 36.26-27).
Por isso, o reconhecimento de que “na minha carne não habita bem algum” não conduz ao desprezo do corpo nem ao ódio de si mesmo. Conduz à desconfiança da autossuficiência. Paulo não diz que o homem deve destruir sua humanidade para tornar-se santo; afirma que a humanidade caída não pode tratar a si mesma como fonte daquilo que somente Deus concede.
Essa distinção é importante também para a vida devocional. Oração, leitura bíblica, jejum, comunhão e disciplina podem facilmente ser transformados em exercícios de independência espiritual: praticamos atos destinados a aprofundar dependência enquanto secretamente confiamos neles como demonstração de nossa força. A disciplina cristã permanece saudável quando expressa necessidade — “preciso receber” — e não autoglorificação — “consigo produzir”.
O versículo também fala ao fracasso recorrente. Depois de cair repetidamente na mesma área, alguém pode concluir que desejar o bem não tem valor algum. Paulo não trata o querer como irrelevante. Sua presença demonstra a realidade do conflito e será ligada mais adiante ao homem interior (Rm 7.22). Mas também impede que esse desejo seja confundido com vitória. Uma intenção sincera precisa tornar-se dependência concreta de Deus, acompanhada de obediência, vigilância e mortificação pelo Espírito (Rm 8.13).
Isso fornece uma medida mais equilibrada para avaliar a luta espiritual. Não devemos dizer que um desejo pelo bem é falso simplesmente porque houve fracasso; tampouco devemos usar o desejo como substituto permanente da prática. Jesus chama seus discípulos não apenas a admirar sua palavra, mas a praticá-la (Mt 7.24-27). O conflito é real, porém o propósito da graça é produzir transformação real.
Há aqui também uma crítica à satisfação com “boas intenções”. O querer possui dignidade moral, mas não é a colheita. Uma vida cristã não pode contentar-se indefinidamente com aquilo que pretendia fazer, com as palavras que pretendia controlar ou com as mudanças que pretendia iniciar. A nova vida busca fruto (Rm 7.4), e fruto pertence ao território da realização.
O problema é que o homem não consegue atravessar sozinho a distância entre intenção e fruto. Quanto mais tenta transformar o próprio “eu” em fonte da solução, mais Romanos 7 expõe sua insuficiência. A frase “não encontro o realizar” funciona quase como confissão de falência da autoconfiança. Procura-se dentro aquilo que não está disponível dentro da carne.
Isso explica por que o evangelho oferece mais que instrução. Se Deus apenas informasse o que é certo, Rm 7.18 permaneceria sem resposta: o sujeito já conhece o bem e já o quer. Se oferecesse apenas perdão sem nova vida, a consciência seria absolvida, mas permaneceria sem esperança de transformação. A salvação cristã inclui justificação e também a presença vivificadora do Espírito (Rm 5.1; 8.9-11).
A frase “em mim, isto é, na minha carne” também impede que o pecado seja tratado como identidade completa do homem descrito. Se Paulo precisou acrescentar “isto é, na minha carne”, existe uma dimensão de sua experiência que não pode ser reduzida à carne. Pouco depois aparecerão “o homem interior” e “a lei da minha mente” (Rm 7.22-23). O conflito possui justamente essa forma porque existe aprovação do bem ao lado da resistência pecaminosa.
Isso explica por que algumas interpretações identificam aqui a experiência do regenerado, enquanto outras entendem a passagem como o homem despertado sob a lei. O próprio texto exige que ambos os conjuntos de dados sejam levados a sério: há vontade genuína pelo bem e, simultaneamente, uma descrição extrema da impotência da carne. O eixo mais seguro permanece a demonstração de que a vontade humana, considerada sem o poder do Espírito, não consegue produzir a obediência que reconhece como boa.
Essa constatação será imediatamente reafirmada. No v. 19, Paulo não acrescentará um novo problema, mas repetirá o mesmo drama em forma paralela: “o bem que quero não faço; mas o mal que não quero, esse pratico” (Rm 7.19). A repetição aumenta a pressão do argumento. Não falta diagnóstico, não falta aprovação da lei e não falta desejo. O que continua faltando é poder suficiente para transformar o querer em realização.


