Romanos 8.4 ♱ Andando Segundo o Espírito
A mortalidade mencionada no versículo anterior não recebe a última palavra. Paulo ergue os olhos do corpo sujeito à morte para aquele que já realizou uma ressurreição: Deus levantou Jesus dentre os mortos. O passado da Páscoa torna-se garantia do futuro dos que pertencem a Cristo. Aquele que venceu a morte no Filho não abandonará à corrupção os corpos daqueles em quem seu Espírito estabeleceu morada (Rm 6.4-5; 8.10).
A lógica é profundamente simples: o mesmo Deus, o mesmo Espírito, a mesma força vivificante. A ressurreição de Jesus não foi um acontecimento isolado destinado somente a reivindicar sua identidade; tornou-se o começo de uma realidade que alcançará aqueles que lhe pertencem. Cristo ressuscitou como “primícias” de uma colheita que ainda virá (1Co 15.20-23). O túmulo vazio de Jesus contém, portanto, uma promessa sobre outros túmulos.
Essa promessa ocupa uma posição estrutural decisiva no argumento. Rm 8.9–13 desenvolve o contraste entre estar “no Espírito” e estar “na carne”, e 8.11–13 funciona como seu clímax: a habitação presente do Espírito é ligada à sua consequência escatológica, a vivificação dos corpos mortais e a vida que se opõe à morte. Como sintetiza a análise retórica, “a retórica desta passagem avança para um clímax em 8.11–13” (Tobin, 2004: 275). Desse modo, a ressurreição futura não aparece como tema lateral introduzido de repente, mas como o desfecho da oposição entre Espírito/vida e carne/morte desenvolvida desde 8.5.
Isso faz da ressurreição cristã algo muito diferente de uma esperança vaga de sobrevivência. Paulo não diz apenas que alguma parte invisível do homem continuará existindo depois da morte. Ele fala de “vossos corpos mortais”. O objeto da futura ação divina é precisamente aquilo que adoece, envelhece, enfraquece e morre. A redenção de Deus alcançará aquilo que agora carregamos sob a sentença da mortalidade (Rm 8.23; Fp 3.20-21).
O corpo que será vivificado não é um detalhe descartável da pessoa. Deus não salva seres humanos libertando-os definitivamente da corporalidade, mas libertando a própria corporalidade da corrupção. A criação original do corpo foi chamada boa (Gn 1.27, 31), o Filho assumiu verdadeira carne humana (Jo 1.14), ressuscitou sem deixar de ser corporal (Lc 24.39-43), e os seus participarão dessa vitória.
Essa esperança diferencia radicalmente ressurreição de mera imortalidade da alma. Continuar consciente depois da morte não esgota a esperança apostólica. Paulo olha para um momento em que aquilo que foi semeado em corrupção será levantado em incorruptibilidade, o que foi semeado em fraqueza será levantado em poder e o corpo presente será transformado para uma existência adequada à glória futura (1Co 15.42-44, 52-54).
Essa ênfase corporal não é acidental. A esperança paulina da ressurreição conserva o componente somático da pessoa e inclui a própria redenção do corpo; por isso, Rm 8.23 pode falar da “redenção do nosso corpo” como efeito da ressurreição futura. A continuidade entre o corpo mortal e o corpo redimido não significa simples retorno à condição presente, mas transformação para uma existência incorruptível (Kreitzer, 2008: 1050).
Por isso, a salvação ainda está incompleta enquanto o corpo permanece debaixo da morte. Já existe reconciliação, já existe vida pelo Espírito e já existe união com Cristo; ainda aguardamos a redenção do corpo (Rm 5.1; 8.23). A fé cristã consegue dizer simultaneamente “já fomos salvos” e “ainda esperamos”, porque a obra de Deus possui uma realização presente e uma consumação futura.
O horizonte de Rm 8 mostra ainda que essa consumação corporal não deve ser isolada do destino da criação. Em 8.18–25, a progressão do sofrimento presente para a glória futura mantém unidas a redenção da humanidade e a renovação do mundo criado; a libertação do corpo pertence, portanto, ao mesmo movimento escatológico em que a própria criação será libertada da corrupção (Jackson, 2010: 162). A vivificação prometida em 8.11 antecipa, em escala pessoal, aquilo que o restante do capítulo ampliará em escala cósmica.
Essa associação entre Espírito e nova criação também aparece, em outro contexto, no argumento de Gálatas. Ali, a nova criação de Gl 6.15 pode ser compreendida como uma renovação sociocósmica inaugurada em Cristo e definida pela presença do Espírito, cuja atuação reconstitui uma nova realidade que envolve dimensões individual, comunitária e cósmica (Buchanan, 2023: 158). Essa convergência não determina a exegese de Rm 8.11, mas mostra que a vivificação dos corpos pelo Espírito se insere em um horizonte paulino mais amplo, no qual o Espírito pertence à passagem da velha ordem marcada pela carne e pela morte para a realidade da nova criação.
A habitação do Espírito une esses dois momentos. Ele está presente agora e aponta para aquilo que ainda acontecerá. O Espírito não é apenas aquele que nos ajuda durante a jornada; sua presença constitui uma antecipação da herança que será plenamente recebida (2Co 1.21-22; Ef 1.13-14). O futuro já deixou sua marca dentro do presente.
Essa relação entre presença atual e ressurreição futura é especialmente importante em Rm 8.11. A habitação do Espírito não funciona apenas como sinal de pertencimento no presente; ela participa da própria lógica pela qual Paulo articula a consumação corporal da salvação. Em formulação particularmente precisa, “o Espírito que habita no cristão também desempenhará papel essencial na ressurreição escatológica, em glória, realizada pelo Pai” (Stanley, 1961: 283). Por isso, a referência às “primícias do Espírito” em 8.23 não introduz um tema diferente, mas desenvolve a mesma promessa: a presença do Espírito agora desperta a expectativa da “redenção do nosso corpo”, quando a salvação alcançará sua forma consumada (Stanley, 1961: 283).
Há algo extraordinário nessa ideia: dentro de corpos que caminham para o túmulo habita aquele cuja presença anuncia ressurreição. A aparência exterior pode dizer fragilidade; a promessa divina diz futuro. O homem exterior se desgasta, mas aquilo que Deus iniciou não está envelhecendo juntamente com ele (2Co 4.16-18).
O Espírito transforma, assim, a maneira como o cristão olha para o próprio corpo. Ele não é divinizado, porque continua mortal; também não é desprezado, porque tornou-se templo da presença divina (1Co 6.19-20). Entre culto ao corpo e desprezo pelo corpo existe uma terceira possibilidade: recebê-lo como criação de Deus, consagrá-lo no presente e esperar sua transformação futura.
Essa expectativa confere dignidade até ao corpo mais fragilizado. Uma pessoa acamada, incapaz de realizar tarefas que antes fazia, não se tornou menos preciosa para Deus. Aquele corpo continua incluído na promessa da redenção. O valor de alguém não diminui conforme sua força física desaparece, porque Deus não mede a pessoa pelo grau de produtividade que ainda consegue oferecer (Sl 71.9, 18; Is 46.4).
A velhice passa a ser vista de outra maneira quando o horizonte é a ressurreição. Rugas, diminuição da força e limitações não precisam ser negadas nem romantizadas. Elas testemunham que a condição atual é transitória. O corpo envelhecido não é apenas algo que estamos perdendo; é também algo cuja transformação aguardamos (2Co 5.1-5).
A enfermidade recebe a mesma perspectiva. O cristão pode pedir cura, procurar tratamento e agradecer por toda recuperação recebida, mas sua esperança final é maior que qualquer cura provisória. Lázaro foi ressuscitado e um dia voltou a morrer; a ressurreição futura não será extensão temporária desta vida, mas libertação definitiva da corrupção (Jo 11.43-44; Ap 21.4).
Isso impede que a ausência de cura seja interpretada automaticamente como ausência de fé. Paulo conheceu fraqueza física e aprendeu que o poder de Cristo podia manifestar-se justamente dentro dela (2Co 12.7-10). A promessa de Romanos 8.11 não é que todo corpo será libertado agora de toda doença, mas que nenhum corpo pertencente a Cristo permanecerá para sempre sob o poder da morte.
A ressurreição de Jesus constitui a garantia porque aquilo que Deus promete fazer conosco já começou nele. Não estamos esperando que Deus tente algo que nunca realizou. Há um homem que atravessou a morte e saiu do outro lado em vida incorruptível (At 2.24; Ap 1.17-18). A esperança cristã olha para um fato realizado e dele extrai sua expectativa.
Essa ligação entre Cristo e seu povo aparece repetidamente. Se fomos unidos a ele em sua morte, também o seremos na semelhança de sua ressurreição (Rm 6.5). Se o Cabeça vive, seus membros não podem permanecer eternamente na morte. O destino daqueles que estão em Cristo está ligado ao destino daquele a quem pertencem (1Co 15.22-23).
Aqui a expressão “Cristo em vós” do versículo anterior mostra toda a sua força. A união não termina quando o coração para de bater. A morte pode romper relações terrenas, mas não consegue romper a relação criada por Deus entre Cristo e seu povo (Rm 8.38-39). Quem morre pertencendo ao Ressuscitado não entra numa região sobre a qual seu Senhor perdeu autoridade.
O cemitério, por essa razão, não constitui território fora do senhorio de Cristo. Jesus chama a si mesmo de ressurreição e vida diante de um túmulo (Jo 11.25). Aquilo que para nós representa o ponto máximo da impotência humana permanece inteiramente acessível ao poder de Deus.
Nenhuma habilidade humana consegue restaurar aquilo que a morte decompôs completamente. Médicos podem prolongar a vida, órgãos podem ser substituídos, doenças podem ser tratadas; ninguém consegue ordenar ao pó que volte à vida. A ressurreição permanece obra exclusivamente divina, justamente porque manifesta um poder que não pode ser confundido com capacidade humana (2Co 1.9).
É por isso que a esperança da ressurreição combate uma forma profunda de desespero. Há perdas que não conseguimos reparar. Diante de determinadas enfermidades, acidentes ou mortes, toda técnica humana encontra sua fronteira. O evangelho não promete que nunca chegaremos a essa fronteira; anuncia que Deus não está limitado por ela.
O fato de Paulo falar em “corpos mortais” também estabelece continuidade entre a pessoa que morre e a pessoa que ressuscita. Deus não abandona o indivíduo morto e fabrica outro sem relação com ele. Aquele que desce à sepultura é aquele que será vivificado, embora transformado para uma condição gloriosa (1Co 15.35-44). Há continuidade de identidade e transformação de condição.
Essa transformação será tão profunda que o corpo atual não deve ser utilizado como medida das possibilidades do futuro. Uma semente e a planta que dela surge possuem continuidade, embora sua aparência seja radicalmente diferente; é justamente essa figura que Paulo utiliza ao explicar a ressurreição (1Co 15.36-38). Deus não está preso às limitações da matéria em seu estado presente.
A promessa alcança inclusive aqueles que estiverem vivos quando Cristo vier. A esperança cristã não depende de todos passarem pelo túmulo. Os que permanecerem vivos serão transformados, enquanto os mortos serão ressuscitados incorruptíveis (1Co 15.51-52; 1Ts 4.15-17). Seja pela ressurreição, seja pela transformação dos vivos, a mortalidade perderá definitivamente seu domínio.
Desse modo, “dar vida” é maior que simplesmente devolver a condição corporal atual. Se Deus apenas nos restaurasse ao mesmo tipo de mortalidade, a morte continuaria esperando adiante. A vitória exige transformação: “isto que é mortal” precisa revestir-se de imortalidade (1Co 15.53-54). A ressurreição não reinicia o ciclo; encerra-o.
A presença do Espírito funciona como garantia pessoal dessa esperança. O mesmo Espírito que habita no crente pertence ao Deus que ressuscitou Jesus. A identidade daquele que reside em nós revela aquilo que Deus pretende fazer conosco. A vida da era futura já está presente como promessa dentro daqueles que ainda vivem na era da mortalidade. Paulo mantém precisamente essa tensão: o Espírito ainda não é a plenitude do Reino, mas já é antecipação da glória futura e garantia de que a redenção alcançará o corpo e, com ele, a totalidade da existência criada (Paige, 2008: 468–469).
Isso acrescenta uma dimensão escatológica à santidade. O Espírito prepara no presente pessoas destinadas à ressurreição. Quando o cristão oferece seus membros a Deus como instrumentos de justiça (Rm 6.13), ele está utilizando para o serviço divino um corpo que um dia será libertado da corrupção. A santidade corporal de hoje está relacionada à glória corporal de amanhã.
Por essa razão, o que fazemos no corpo possui importância eterna. Paulo não trata a corporalidade como dimensão moralmente secundária. Sexualidade, alimentação, trabalho, descanso, serviço e sofrimento acontecem no corpo que pertence ao Senhor (1Co 6.13, 19-20). Esperar a ressurreição não nos torna menos responsáveis pelo corpo presente; torna-nos mais conscientes de quem é seu verdadeiro proprietário.
A esperança futura também modifica nossa relação com o prazer. Se este corpo possui um futuro diante de Deus, não precisamos desesperadamente extrair dele todas as experiências possíveis antes da morte. A cultura da urgência pode dizer: “aproveite tudo agora, porque depois nada existe”. A ressurreição rompe esse pânico. O melhor da existência não está ficando inevitavelmente para trás (Sl 16.11; Ap 22.1-5).
Também muda nossa relação com o sofrimento. A dor presente não precisa ser transformada em bem para ser suportada; ela pode continuar sendo verdadeiramente dolorosa. O que muda é sua duração relativa. As aflições presentes não possuem poder para determinar a forma definitiva de nossa existência (2Co 4.17; Rm 8.18).
Uma enfermidade crônica pode acompanhar alguém durante décadas e ainda assim não acompanhá-lo para sempre. Uma deficiência pode marcar toda a vida presente e não definir a plenitude da vida futura. A ressurreição significa que nenhum dano pertencente à ordem da corrupção possui direito eterno sobre aqueles que são de Cristo (Fp 3.21).
Essa expectativa não diminui nossa compaixão pelas dores atuais. Pelo contrário, porque Deus se importa com o corpo a ponto de redimi-lo, também devemos cuidar de corpos que sofrem agora. Alimentar o faminto, visitar o enfermo e servir ao necessitado não são distrações de uma espiritualidade “mais elevada”; correspondem ao valor que Deus concede à criatura humana inteira (Mt 25.35-40; Tg 2.15-16).
A ressurreição também transforma o luto cristão. Paulo não manda os irmãos deixar de sentir tristeza diante da morte. Ele lhes ensina a não entristecer-se “como os demais, que não têm esperança” (1Ts 4.13). A diferença não está entre lágrimas e ausência de lágrimas, mas entre lágrimas diante de um túmulo fechado para sempre e lágrimas diante de um túmulo que Deus prometeu abrir.
Jesus fornece o padrão mais belo. Ele sabia que ressuscitaria Lázaro e, mesmo assim, chorou (Jo 11.35). A certeza da ressurreição não tornou a morte aceitável; mostrou que a tristeza e a esperança podem coexistir. A fé cristã não anestesia o coração para suportar a perda; sustenta o coração enquanto ele sofre.
A esperança alcança até mesmo nossos temores acerca da decomposição. O corpo pode retornar ao pó (Gn 3.19), desaparecer de nossa vista e tornar-se humanamente irrecuperável. Nada disso apresenta dificuldade para aquele que originalmente chamou a criação à existência. A pergunta da ressurreição nunca foi se nossas células poderiam permanecer organizadas até o último dia, mas se Deus é capaz de dar vida aos mortos (Rm 4.17).
Por isso, a cremação, a decomposição natural, a perda do corpo no mar ou qualquer outra forma pela qual os restos mortais retornem à criação não pode impedir a promessa divina. A ressurreição não depende da preservação material intacta do cadáver, mas do poder e da fidelidade do Criador (1Co 15.35-38).
Há também uma dimensão trinitária extraordinária nessa pequena sentença. O Pai é apresentado como aquele que ressuscitou Jesus; o Espírito habita nos crentes; Cristo é aquele cuja ressurreição estabelece o padrão e a garantia. A redenção corporal do povo de Deus aparece integrada à ação do próprio Deus em toda a economia da salvação (Rm 8.9-11; Ef 1.19-20; Stanley, 1961: 283).
Isso impede que a esperança da ressurreição seja tratada como apêndice doutrinário. Ela nasce do próprio caráter da salvação cristã. Se o Pai ressuscitou o Filho, se o Espírito do Pai habita nos que pertencem ao Filho e se esses crentes foram unidos ao Ressuscitado, então sua futura vivificação corporal pertence à coerência interna da obra redentora.
A doutrina afeta até a coragem cristã. Os primeiros discípulos podiam arriscar a vida porque sabiam que a morte não poderia confiscar definitivamente aquilo que entregavam a Cristo. Quem acredita que o corpo será ressuscitado pode utilizá-lo sacrificialmente no serviço de Deus sem acreditar que está desperdiçando sua existência (At 20.24; 2Co 4.10-14).
Isso não autoriza imprudência. O mesmo corpo destinado à ressurreição deve ser preservado responsavelmente enquanto Deus nos dá vida. Mas liberta do instinto de autopreservação convertido em senhor. Existem momentos em que fidelidade custa segurança, conforto e até a própria vida; nesses momentos, a ressurreição impede que a morte tenha poder de chantagem absoluto (Mt 10.28, 39).
A promessa também relativiza uma das grandes angústias humanas: perder o controle sobre o fim da própria história. Podemos escolher muitas coisas durante a vida, mas não conseguimos garantir juventude permanente nem impedir indefinidamente a morte. Romanos 8.11 desloca nossa segurança do controle sobre o corpo para a fidelidade daquele que o ressuscitará.
O corpo pode escapar de nossas mãos sem escapar das mãos de Deus. Essa diferença muda tudo. O cristão não precisa possuir domínio sobre a morte para enfrentá-la com esperança; precisa pertencer àquele que já demonstrou domínio sobre ela (Ap 1.18).
No v. 10, havia uma assimetria: Cristo habita em nós, há vida pelo Espírito, mas o corpo continua sob mortalidade. O v. 11 fecha essa aparente lacuna. Deus não planeja deixar uma parte do ser humano sob o antigo domínio. O Espírito que vivifica agora é também a garantia de que a redenção chegará ao corpo.
A salvação começa alcançando pessoas que ainda carregam sinais da queda e termina quando nenhuma dimensão delas continuar sujeita à corrupção. Consciência reconciliada, coração renovado, vida conduzida pelo Espírito e, finalmente, corpo ressuscitado pertencem ao mesmo projeto de Deus.
Essa posição de 8.11 dentro de 8.11–13 também explica a passagem imediata da promessa à obrigação: a vida futura garantida pelo Espírito e a mortificação presente das obras do corpo pertencem ao mesmo movimento argumentativo (Tobin, 2004: 275). A escatologia de Paulo não suspende a ética; fornece-lhe o horizonte no qual a obediência presente é compreendida.
A esperança escatológica, portanto, não desloca a atenção do presente. A existência cristã se desenvolve dentro de uma narrativa ainda inacabada: entre o início da obra de Deus na conversão e o dia final, quando os crentes serão transformados à imagem do Filho, a comunidade aguarda a redenção; esse intervalo é precisamente o tempo da transformação moral (Thompson, 2011: 45). Em Rm 8.11–13, essa lógica aparece quando a promessa da vivificação corporal desemboca na obrigação de não viver segundo a carne. O corpo destinado à ressurreição é também o corpo chamado à obediência agora.
O próximo movimento de Paulo extrairá uma consequência ética dessa esperança. Se o Espírito que dá vida habita em nós e se a carne caminha para a morte, então não somos devedores da carne para viver segundo seus desejos (Rm 8.12). A ressurreição futura começa a reivindicar o modo como utilizamos o corpo já no presente.
Bibliografia
- Thompson, James W. Moral Formation according to Paul: The Context and Coherence of Pauline Ethics. Grand Rapids, MI: Baker Academic, 2011.
- Kreitzer, L. J. “Ressurreição”. In: Hawthorne, Gerald F.; Martin, Ralph P.; Reid, Daniel G. (orgs.). Dicionário de Paulo e suas Cartas. 2. ed. São Paulo: Vida Nova; Paulus; Edições Loyola, 2008, p. 1045–1053.
- Paige, T. “Espírito Santo”. In: Hawthorne, Gerald F.; Martin, Ralph P.; Reid, Daniel G. (orgs.). Dicionário de Paulo e suas Cartas. 2. ed. São Paulo: Vida Nova; Paulus; Edições Loyola, 2008, p. 460–471.
- Buchanan, Grant. The Spirit, New Creation, and Christian Identity: Toward a Pneumatological Reading of Galatians 3:1–6:17. Library of New Testament Studies 681. London: T&T Clark, 2023.
- Jackson, T. Ryan. New Creation in Paul’s Letters: A Study of the Historical and Social Setting of a Pauline Concept. WUNT II 272. Tübingen: Mohr Siebeck, 2010.
- Stanley, David Michael. Christ’s Resurrection in Pauline Soteriology. Analecta Biblica 13. Rome: Pontifical Biblical Institute, 1961; reimpr. fotomecânica, 1963.
- Tobin, Thomas H. Paul’s Rhetoric in Its Contexts: The Argument of Romans. Peabody, MA: Hendrickson, 2004.
.webp)

