Romanos 8.5 ♱ A Mente Voltada para o Espírito
Romanos 8.5
A caminhada descrita no versículo anterior conduz agora ao lugar onde essa caminhada começa: a orientação interior da pessoa. Paulo passa dos passos para a mente, da conduta para aquilo que alimenta a conduta. Quem vive segundo a carne volta seus interesses para as coisas da carne; quem vive segundo o Espírito orienta-se para as coisas do Espírito. Antes que uma direção se torne visível nos atos, ela já começou a formar-se nos pensamentos, desejos, preferências e afetos (Pv 4.23; Mt 6.21).
“Mente” aqui não deve ser reduzida à capacidade de raciocinar. O sentido envolve aquilo que ocupa, interessa, atrai e governa interiormente o ser humano. Duas pessoas podem conhecer as mesmas doutrinas e possuir informações semelhantes acerca de Deus, mas amar coisas inteiramente diferentes. Uma pode utilizar seu conhecimento religioso em função de si mesma; outra deseja conhecer a Deus para agradá-lo. A questão alcança aquilo para o qual o coração espontaneamente se inclina (Cl 3.1-2; Fp 3.18-20).
Esse ponto torna o contraste muito mais penetrante do que uma simples comparação entre boas e más ações. Paulo não diz apenas que certas pessoas praticam coisas carnais e outras praticam coisas espirituais. Ele descreve duas orientações de existência. Os atos são frutos; por baixo deles existe uma disposição que lhes dá direção. Jesus já havia relacionado fruto e natureza da árvore, mostrando que a produção exterior manifesta algo que está antes no interior (Mt 7.16-18; 12.33-35).
A carne, nesse contexto, não equivale ao corpo humano. O corpo não é apresentado nas Escrituras como intrinsecamente mau; ele pode ser oferecido a Deus como instrumento de justiça e será finalmente redimido na ressurreição (Rm 6.12-13; 8.23). “Carne” aponta para a humanidade enquanto organizada à parte de Deus, marcada pelo pecado e inclinada a procurar em si mesma o princípio de sua vida. Por isso, obras da carne podem surgir tanto nos desejos sensuais quanto na inveja, rivalidade, ciúme, ambição e divisão (Gl 5.19-21).
Há uma carnalidade que veste roupas religiosas. Paulo conhecia uma existência extremamente disciplinada, zelosa e exteriormente respeitável antes de reconhecer que sua confiança estava depositada em privilégios e desempenho humanos (Fp 3.4-9). A carne não precisa dizer “não quero religião”; pode dizer “quero chegar a Deus pelos meus méritos”. Pode obedecer para vangloriar-se, servir para ser visto e conhecer a verdade para sentir-se superior. A centralidade do eu continua intacta, apenas ganhou uma linguagem piedosa (Mt 6.1-5; Lc 18.9-14).
Essa observação impede que “coisas da carne” sejam identificadas somente com vícios escandalosos. Uma vida pode parecer socialmente correta e ainda permanecer inteiramente absorvida por dinheiro, posição, conforto, aprovação, segurança, prazer ou reputação. Nada disso precisa ser mau em si mesmo para tornar-se carnal. O problema aparece quando coisas criadas ocupam o centro reservado ao Criador e passam a estabelecer o valor, a esperança e a direção da pessoa (Mt 6.24, 31-33; 1Jo 2.15-17).
O mundo interior acaba denunciando aquilo que consideramos nosso verdadeiro tesouro. Onde a mente repousa quando não está sendo forçada por uma obrigação? O que desperta nossa imaginação? Que perdas nos parecem insuportáveis? Que conquistas prometem finalmente fazer a vida valer a pena? Jesus ligou tesouro e coração precisamente porque aquilo que consideramos valioso começa a atrair para si nossos pensamentos, afetos e escolhas (Mt 6.19-21).
Do outro lado do contraste estão aqueles que são “segundo o Espírito”. A diferença não consiste em pessoas naturalmente mais religiosas, introspectivas ou disciplinadas. O capítulo inteiro atribui a mudança à intervenção divina: Deus enviou seu Filho (Rm 8.3), o Espírito comunica vida (Rm 8.2), e agora essa nova realidade manifesta-se numa orientação diferente do coração. A renovação não começa com um homem caído decidindo fabricar uma natureza espiritual; começa com Deus produzindo nele aquilo que não existia antes (Jo 3.5-8; Tt 3.4-6).
As “coisas do Espírito” abrangem aquilo que corresponde à vontade, obra e caráter de Deus. A mente renovada passa a encontrar valor onde antes talvez encontrasse pouco interesse: comunhão com Deus, verdade, santidade, amor, oração, serviço, esperança eterna e conformidade com Cristo. O salmista descrevia algo semelhante ao encontrar prazer na vontade divina e meditar nela continuamente (Sl 1.1-3; 119.97), enquanto Paulo exorta os cristãos a ocuparem a mente com aquilo que é verdadeiro, justo, puro e digno de louvor (Fp 4.8).
Isso não significa que o cristão pense conscientemente em assuntos religiosos durante cada instante do dia. Trabalhar, descansar, estudar, cuidar da família e cumprir responsabilidades terrenas pertencem à vida diante de Deus (Cl 3.17, 23-24). A diferença está no centro organizador. O Espírito não retira o discípulo da realidade criada; muda a maneira como ele se relaciona com ela. Trabalho deixa de ser apenas instrumento de status, dinheiro deixa de ser senhor, prazer deixa de ser finalidade última e relacionamentos deixam de existir somente para satisfazer o ego.
A mente governada pelo Espírito começa a enxergar as mesmas coisas com outra escala de valores. Moisés pôde considerar os tesouros do Egito inferiores ao privilégio de identificar-se com o povo de Deus porque sua avaliação havia sido reordenada pela esperança da recompensa divina (Hb 11.24-26). Paulo pôde considerar perda aquilo que anteriormente lhe parecia ganho porque encontrou em Cristo um bem de valor superior (Fp 3.7-8). A nova vida modifica não apenas o comportamento, mas a própria contabilidade do coração.
Há ainda uma conexão importante entre identidade e inclinação. O texto não apresenta pessoas neutras que primeiro escolhem objetos carnais ou espirituais e depois se tornam aquilo que escolheram. A direção da mente manifesta a condição que governa a pessoa. Aquilo que alguém é começa a aparecer naquilo que ama, procura e saboreia. Uma fonte produz água correspondente àquilo que nela existe (Tg 3.11-12); da mesma maneira, a orientação dominante da vida revela de qual princípio ela está procedendo.
O homem espiritual pode ser tentado, distrair-se, buscar aprovação indevida ou permitir que preocupações terrenas dominem sua atenção por algum tempo. Isso exige arrependimento e vigilância, mas não deve ser confundido automaticamente com o estado daquele cuja vida inteira pertence à carne. Pedro pensou de modo profundamente inadequado quando tentou afastar Jesus do caminho da cruz e foi repreendido por preocupar-se com interesses humanos em vez dos de Deus (Mt 16.21-23); contudo, essa queda de discernimento não constituiu a definição final de sua vida.
A pergunta pastoral adequada não é “alguma vez penso como a carne?”, mas “para onde minha vida retorna quando o Espírito me convence?”. Davi caiu de maneira terrível, porém não conseguiu permanecer em paz com seu pecado quando confrontado (2Sm 12.7-13; Sl 51.1-12). O coração renovado pode fugir por algum tempo, mas encontra em Deus um poder de atração que o chama de volta. Aquilo que antes podia ser habitado sem conflito torna-se lugar de inquietação.
Também seria perigoso transformar este versículo numa espécie de contador quantitativo de pensamentos religiosos. Uma pessoa poderia passar muitas horas envolvida com assuntos teológicos por orgulho, disputa ou desejo de reconhecimento, enquanto outra pode passar o dia inteiro cuidando de um filho enfermo em amor sacrificial e estar profundamente orientada pelo Espírito. Deus não mede espiritualidade pela quantidade de vocabulário religioso que atravessa a mente, mas pelo princípio que governa seus interesses e pela direção que ele produz na vida (1Co 13.1-3; Gl 5.13-14).
A renovação da mente possui, contudo, uma dimensão consciente. O cristão não deve entregar passivamente sua imaginação a qualquer conteúdo que dispute sua atenção. Paulo posteriormente chamará os irmãos à transformação mediante a renovação da mente (Rm 12.2), e a mesma lógica aparece no chamado para levar pensamentos cativos à obediência de Cristo (2Co 10.5). Aquilo a que concedemos atenção repetida ganha espaço afetivo; aquilo que contemplamos tende a participar da formação de nossos desejos.
Por isso, alimentar a mente é uma questão espiritual. Palavras, imagens, conversas, ambições e hábitos de atenção não são moralmente insignificantes. O salmista decidiu não colocar diante dos olhos aquilo que alimentaria perversidade (Sl 101.3), enquanto a sabedoria bíblica chama o homem a guardar o coração porque dele procedem os rumos da vida (Pv 4.23-27). Não podemos esperar que a mente esteja profundamente voltada para Deus se alimentamos continuamente aquilo que fortalece desejos contrários a ele.
Essa disciplina, porém, não consiste em esvaziar a mente, mas em enchê-la de objetos melhores. O evangelho não vence a carne apenas repetindo “não pense nisso”. Ele oferece algo maior para ser contemplado: Cristo ressuscitado, a beleza de Deus, a esperança futura, a verdade de sua Palavra e a realidade do reino. “Buscar as coisas do alto” está ligado ao fato de termos sido ressuscitados com Cristo e de nossa vida estar escondida nele (Cl 3.1-4). O novo foco nasce de uma nova união.
A contemplação de Cristo ocupa aqui um lugar decisivo. Somos transformados à medida que contemplamos sua glória (2Co 3.18). O Espírito não produz santidade mantendo Cristo à margem, mas tornando-o precioso para o coração. Quanto mais o Filho se torna o centro da esperança, mais outras promessas de felicidade perdem seu caráter absoluto. A mente espiritual não é fascinada pela espiritualidade como conceito; ela é atraída por Deus revelado em Cristo (Jo 16.13-14).
Isso muda até mesmo a batalha contra tentações persistentes. Muitas vezes tentamos vencê-las exclusivamente no instante em que aparecem, enquanto deixamos intacto o mundo interior que as alimenta durante o restante do dia. Rm 8.5 leva a luta para mais fundo. Desejos possuem objetos; afetos possuem alimentos. Mortificar a carne inclui reduzir aquilo que a nutre e cultivar aquilo que fortalece a vida do Espírito (Rm 13.14; Gl 6.7-8).
Existe também uma dimensão de liberdade nessa transformação. Antes, as coisas de Deus podiam parecer apenas obrigação; pela ação do Espírito, começam a adquirir sabor. O coração descobre que a vontade divina não é somente algo a que deve submeter-se, mas algo em que pode aprender a deleitar-se. Deus não procura apenas mãos que façam o que ele ordena enquanto o coração deseja estar em outro lugar. Ele trabalha para formar um povo que queira seus caminhos (Sl 37.4; 40.8).
As prioridades revelam esse processo de maneira particularmente clara. O homem pode declarar que Deus ocupa o primeiro lugar, mas decisões repetidas mostram aquilo que realmente considera indispensável. Tempo, atenção, recursos e escolhas acabam revelando hierarquias interiores. Buscar primeiro o reino não significa abandonar responsabilidades terrenas; significa fazer com que todas elas encontrem seu lugar sob a primazia do governo de Deus (Mt 6.33; 1Co 10.31).
O versículo também oferece um instrumento de exame sem conduzir ao desespero. Em vez de perguntar apenas “que pecados cometi?”, ele nos leva a investigar “o que estou aprendendo a amar?”. A primeira pergunta é indispensável; a segunda chega às raízes. Uma pessoa pode eliminar determinado comportamento sem que seu coração tenha mudado de senhor. A obra do Espírito alcança o solo onde comportamentos crescem, formando novos interesses e deslocando antigos absolutos.
Essa mudança permanece progressiva. Há áreas em que a mente já experimenta liberdade e outras nas quais velhos hábitos ainda precisam ser desmontados. Não recebemos permissão para acomodar a carne, mas também não precisamos interpretar todo sinal de imaturidade como ausência da graça. O Espírito que iniciou sua obra continua conformando os filhos de Deus à imagem do Filho (Rm 8.29; Fp 1.6). Santificação inclui aprender, pouco a pouco, a desejar de acordo com aquilo que já confessamos ser verdadeiro.
O diagnóstico de Paulo prepara naturalmente o versículo seguinte. Duas orientações interiores não produzem apenas estilos diferentes de vida; conduzem a destinos e experiências radicalmente distintos. A mente da carne será associada à morte, enquanto a mente do Espírito será descrita como vida e paz (Rm 8.6). O que ocupa o coração não é questão periférica: revela a ordem à qual nossa existência pertence.


