Ir para o conteúdo principal

JSON Variables

Romanos 6.10 ♱ Morto para o pecado, vivo para Deus

Comentário Teológico da carta aos Romanos

Romanos 6.10

Paulo explica agora por que a morte perdeu definitivamente seu domínio sobre Cristo. Há uma assimetria deliberada no versículo: sua morte pertence a um acontecimento único, enquanto sua vida continua. Cristo entrou uma vez no território em que pecado e morte exerciam seus efeitos sobre a humanidade, atravessou-o por meio da cruz e saiu dele pela ressurreição. Aquele que foi entregue por nossas transgressões e ressuscitado para nossa justificação (Rm 4.25) não retorna à condição mortal. A morte pertence ao ato consumado; a vida pertence à condição permanente do Ressuscitado.

É preciso interpretar com cuidado a afirmação de que Cristo “morreu para o pecado”. Paulo não sugere que Jesus tivesse vivido sob o poder moral do pecado e precisasse libertar-se dele como nós. A Escritura o apresenta sem pecado (2Co 5.21; Hb 4.15), e sua morte não pode ser colocada no mesmo nível de nossa morte para antigos hábitos e desejos. Cristo entra em relação com o pecado como aquele que o carrega, enfrenta seu juízo e sofre sua consequência em favor de outros. Sobre ele recaem as iniquidades que não eram suas (Is 53.5-6), e é levando nossos pecados em seu corpo que ele chega à cruz (1Pe 2.24).

“Morrer para o pecado”, aplicado a Cristo, envolve esse encontro decisivo e irrepetível com o problema do pecado. Ele veio ao mundo para tratar aquilo que separava a humanidade de Deus e, em sua morte, levou essa missão até seu ponto culminante. O pecado que não existia nele foi assumido em sua obra representativa: Deus fez daquele que não conheceu pecado oferta eficaz em nosso favor (2Co 5.21). A expressão não fala de libertação de uma corrupção pessoal em Jesus, mas do encerramento definitivo da relação sacrificial que ele assumiu ao carregar o pecado de outros.

Por isso a palavra “uma vez” possui tanto peso. A cruz não pertence a uma série de tentativas divinas de resolver o problema humano. Cristo não precisa morrer novamente porque sua morte alcançou aquilo para o qual foi oferecida. A carta aos Hebreus desenvolve essa mesma verdade ao contrastar sacrifícios repetidos com a oferta singular do Filho (Hb 7.27; 9.26-28). O caráter irrepetível da cruz é inseparável de sua suficiência: o que precisa ser continuamente repetido permanece incompleto; aquilo que Cristo realizou não necessita de novo Calvário.

Essa singularidade oferece descanso à consciência. Se o perdão dependesse de algum novo sacrifício cada vez que o cristão pecasse, ninguém poderia viver diante de Deus com segurança. A fé voltaria continuamente à procura de outra vítima, outra oferta, outra satisfação. O evangelho direciona o olhar para um acontecimento terminado. Cristo apareceu para remover o pecado mediante o sacrifício de si mesmo (Hb 9.26), e é sobre essa obra consumada que se apoia a possibilidade de aproximar-se de Deus com confiança.

Isso não transforma o perdão numa banalização do pecado. O fato de Cristo ter morrido uma vez mostra tanto a suficiência da graça quanto a seriedade do mal que exigiu a cruz. O pecado não é pequeno porque pode ser perdoado; seu horror é revelado justamente pelo preço da reconciliação. Pedro reúne as duas verdades ao dizer que Cristo sofreu pelos pecados, “o justo pelos injustos”, para conduzir-nos a Deus (1Pe 3.18). A graça não chama o mal de bem; ela o julga na cruz e abre para o culpado um caminho de reconciliação.

Existe também continuidade com o argumento de Rm 6.2. O cristão morreu para o pecado porque está unido a alguém cuja morte estabeleceu uma relação definitiva com ele. A diferença permanece essencial: Cristo morreu em relação ao pecado que carregou e julgou; nós morremos para o domínio do pecado do qual éramos escravos. Sua morte é redentora e fundadora; a nossa é derivada. Nunca produzimos por nossa morte aquilo que ele conquistou pela dele. Participamos dos efeitos de uma vitória que nos precede.

Paulo desloca então o olhar da morte para a vida: “a vida que vive, vive para Deus”. Isso não significa que Jesus tenha passado a viver para Deus somente depois da ressurreição. Toda a sua existência terrena esteve orientada para a vontade do Pai; fazer essa vontade era seu alimento (Jo 4.34), e até diante da morte ele escolheu a obediência ao propósito recebido (Jo 10.17-18). O contraste diz respeito à condição em que essa vida agora é vivida: já não existe sofrimento expiatório pela frente, nem mortalidade a atravessar, nem pecado alheio a carregar até outra cruz.

A vida ressurreta de Cristo encontra-se inteira e permanentemente voltada para Deus. O Filho que se humilhou até a morte foi exaltado (Fp 2.8-11), e sua existência glorificada manifesta sem interrupção a vitória e a glória do Pai. O movimento iniciado quando Cristo foi ressuscitado “pela glória do Pai” (Rm 6.4) aparece agora em sua forma duradoura: aquele que foi levantado dos mortos vive numa relação que a morte nunca mais poderá perturbar.

“Viver para Deus” também não descreve uma existência passiva no céu. O Ressuscitado continua ativo em favor dos seus. Ele intercede por aqueles que pertencem a Deus (Rm 8.34), permanece sacerdote capaz de salvar plenamente porque vive para interceder (Hb 7.25) e governa como Senhor sobre vivos e mortos (Rm 14.9). A vida que sucedeu à cruz é uma vida de reinado, comunhão e serviço ao propósito divino. O Cristo vivo não é apenas a prova de que a morte foi vencida; ele continua agindo.

Esse contraste entre morte única e vida permanente oferece o padrão que Paulo deseja aplicar ao cristão. Se nossa união com Cristo inclui participação em sua morte e ressurreição (Rm 6.5,8), a ruptura com o pecado não pode ser tratada como experiência ocasional. Cristo não morre para o pecado repetidas vezes; sua relação com aquele domínio foi resolvida de maneira definitiva. A vida cristã é chamada a possuir a mesma direção: não regressar periodicamente à antiga escravidão como se fosse necessário começar tudo novamente, mas continuar vivendo sob a realidade inaugurada por nossa união com o Ressuscitado.

Isso não significa que o cristão morra uma vez para o pecado e jamais volte a lutar contra ele. Paulo ainda ordenará que não permitamos que o pecado reine no corpo mortal (Rm 6.12), e outras passagens falam de fazer morrer continuamente práticas da velha existência (Cl 3.5). A diferença está entre repetir a libertação e viver a libertação recebida. Não precisamos produzir uma nova cruz cada vez que somos tentados. Precisamos trazer a realidade da cruz para cada nova tentação.

Há aqui uma correção importante para uma espiritualidade marcada por recomeços intermináveis. Algumas pessoas vivem como se, após cada fracasso, tivessem voltado ao ponto anterior à conversão e precisassem tornar-se novamente pertencentes a Cristo. O arrependimento é indispensável, mas não é uma nova crucificação do Salvador. Quando pecamos, confessamos diante daquele cuja obra continua eficaz (1Jo 1.9-2.2). A restauração acontece porque existe uma morte já realizada e uma vida que jamais termina.

A segunda metade do versículo também mostra que libertação do pecado possui finalidade positiva. O objetivo não é simplesmente passar a maior quantidade possível de tempo evitando transgressões. Cristo vive “para Deus”, e é nessa direção que Paulo conduz seus leitores. A nova vida é teocêntrica: deseja a vontade de Deus, procura sua glória e disponibiliza para ele corpo, mente, dons e relações. Aqueles que já não devem viver para si mesmos são chamados a viver para aquele que morreu e ressuscitou por eles (2Co 5.15).

Uma vida orientada para Deus oferece algo que a simples resistência ao pecado não consegue produzir. Pode-se passar horas concentrado em não cair e, ainda assim, permanecer inteiramente ocupado consigo mesmo. Paulo desloca o centro. A questão não é apenas “como evitar este pecado?”, mas “para quem estou vivendo?”. Quando Deus se torna o horizonte da existência, a santidade deixa de ser apenas contenção e passa a envolver adoração, serviço, amor, justiça e entrega (Rm 12.1-2).

A ressurreição de Cristo mostra o formato dessa existência. A morte está atrás dele; Deus está diante de toda a sua vida. É essa direção que Paulo está prestes a aplicar aos seus leitores. Até este ponto, ele explicou o que aconteceu com Cristo e como os crentes foram unidos à sua morte e ressurreição. O passo seguinte deslocará o verbo para aqueles que estão em Cristo: o que é verdadeiro a respeito do Senhor ressuscitado deve agora governar a maneira como eles compreendem a si mesmos diante do pecado e diante de Deus (Rm 6.11).

Índice: 

Galvão, Eduardo. “Romanos 6.10 ♱ Morto para o pecado, vivo para Deus”. Comentário Bíblico Temático, [CBT], [S. l.], 17 out. 2026. ARK: [registro]. Disponível em: [URL]. Acesso em: [data].
Pro Blogger Templates
-->