Ir para o conteúdo principal

JSON Variables

Romanos 6.11 ♱ Considerem-se mortos para o pecado e vivos para Deus

Romanos 6.11 ♱ Considerem-se mortos para o pecado e vivos para Deus

Romanos 6.11

Paulo chega ao ponto em que tudo o que foi afirmado sobre Cristo deve entrar conscientemente na maneira como o cristão compreende a si mesmo. Cristo morreu para o pecado uma vez e agora vive para Deus (Rm 6.10); quem está ligado a ele deve olhar para a própria existência à luz dessa realidade. Até aqui predominavam afirmações sobre aquilo que aconteceu: fomos unidos à morte de Cristo, nosso velho homem foi crucificado e fomos libertados da antiga escravidão (Rm 6.5-7). Agora essa verdade precisa ocupar a mente, formar a consciência e governar as escolhas.

“Considerem-se” não significa imaginar algo que ainda não existe. Paulo não propõe uma técnica de pensamento pela qual repetimos determinada ideia até transformá-la em realidade. O movimento é inverso: Deus realizou algo em Cristo, e a fé é chamada a levar esse fato a sério. Abraão creu naquilo que Deus havia prometido apesar das circunstâncias que pareciam contradizê-lo (Rm 4.18-21); aqui o cristão é chamado a interpretar sua relação com o pecado não apenas pelo que sente, mas pelo que aconteceu em sua união com Cristo.

Existe uma diferença profunda entre fingir que o pecado não possui força e reconhecer que ele já não possui senhorio legítimo. Paulo jamais nega a realidade da tentação. O versículo seguinte pressupõe que o pecado ainda procura reinar no corpo mortal (Rm 6.12), e a própria vida cristã inclui conflito contra desejos que se opõem à vontade de Deus (Gl 5.16-17). Considerar-se morto para o pecado não é fechar os olhos para a batalha; é entrar nela sabendo que o inimigo que ainda combate já não é nosso proprietário.

Essa maneira de pensar deriva diretamente da morte com Cristo. O cristão não precisa produzir todos os dias uma nova morte que o liberte novamente do pecado. O velho homem já foi crucificado com Cristo (Rm 6.6), e essa ruptura constitui o fundamento sobre o qual a santificação prossegue. Há pecados a mortificar diariamente e práticas que precisam ser abandonadas (Cl 3.5-9), mas esse trabalho não tenta criar uma libertação inexistente. Ele manifesta, na experiência concreta, a libertação inaugurada pela cruz.

Aqui reside uma diferença importante entre identidade e experiência. Nossa experiência pode ser irregular: hoje resistimos, amanhã tropeçamos; em determinada área amadurecemos, enquanto outra ainda revela fraquezas profundas. Paulo não permite que essas oscilações se tornem a medida final de nossa posição. A identidade recebida em Cristo oferece direção à experiência. Quando uma queda acontece, ela deve ser reconhecida como contradição daquilo que agora somos, não como prova de que a antiga escravidão voltou a possuir direitos sobre nós (1Jo 1.8-9).

Considerar-se morto para o pecado também envolve retirar dele uma autoridade que frequentemente concedemos em nossos pensamentos. A tentação costuma apresentar-se não apenas como possibilidade, mas como necessidade: “você precisa disso”, “não conseguirá resistir”, “sempre foi assim”. Paulo responde colocando a cruz entre o cristão e essas afirmações. Quem morreu com Cristo não é mais devedor da carne para viver segundo suas exigências (Rm 8.12-13). O desejo pode ser forte sem ser soberano; a presença de uma inclinação não cria obrigação de obedecê-la.

Essa verdade não conduz à passividade. Ser morto para o pecado não significa esperar que toda tentação desapareça sem resistência. Paulo está prestes a ordenar que o pecado não reine e que nossos membros não sejam entregues a ele (Rm 6.12-13). A consciência daquilo que somos em Cristo produz ação. José fugiu diante de uma situação em que permanecer significaria expor-se ao pecado (Gn 39.10-12), e o Novo Testamento pode mandar simultaneamente resistir ao mal e fugir de determinados desejos (Tg 4.7; 2Tm 2.22). A identidade em Cristo não substitui a vigilância; fornece-lhe fundamento.

Paulo não deixa a afirmação no lado negativo. O cristão deve considerar-se também “vivo para Deus”. Morrer para o pecado sem viver para Deus produziria apenas um vazio moral. A ressurreição introduz uma orientação nova para toda a existência. O mesmo ser humano que anteriormente oferecia capacidades, tempo e desejos ao pecado agora pode oferecê-los a Deus (Rm 6.13). Santidade não é somente redução de comportamentos errados; é recuperação da vida para aquele a quem ela pertence.

“Vivo para Deus” significa que Deus volta a ocupar o centro para o qual a criatura foi feita. O pecado curva a pessoa para si mesma, transformando desejos particulares em medida de todas as coisas; a graça restaura a direção da existência. Paulo exprimirá isso de maneira abrangente ao pedir que até ações ordinárias sejam realizadas para a glória de Deus (1Co 10.31). Comer, trabalhar, falar, descansar, administrar recursos e relacionar-se com outros tornam-se áreas nas quais a vida recebida pode ser oferecida ao Criador.

Essa vida para Deus não é criada por entusiasmo religioso. Ela existe “em Cristo Jesus”. A expressão impede que o cristão se transforme no centro até mesmo de sua santificação. Não somos vivos para Deus porque alcançamos um nível espiritual excepcional; somos vivos porque nossa existência está vinculada ao Ressuscitado. Fora dele não produzimos o fruto que corresponde à vida de Deus, assim como o ramo separado da videira não produz fruto por esforço próprio (Jo 15.4-5). A comunhão vem antes da fecundidade.

Estar em Cristo também significa que morte e vida não são experiências espirituais independentes. É nele que a antiga relação com o pecado é rompida e é nele que a nova relação com Deus se torna possível. Paulo já havia falado de não haver condenação para os que estão em Cristo (Rm 8.1), e em outra carta descreve aquele que está em Cristo como nova criação (2Co 5.17). O mesmo vínculo que sustenta nossa aceitação diante de Deus passa a sustentar uma existência voltada para Deus.

Isso preserva a santificação tanto do orgulho quanto do desespero. O orgulho diz: “mudei porque sou mais disciplinado do que os outros”. Rm 6.11 responde: sua vida está em Cristo. O desespero diz: “não posso mudar porque ainda vejo pecado em mim”. O mesmo versículo responde: sua relação com o pecado já não é aquilo que era antes. Nos dois casos, Paulo desloca o olhar do eu isolado para o Cristo morto e ressuscitado.

Há também um aspecto devocional muito concreto nesse “considerar”. A mente precisa aprender repetidamente a concordar com o evangelho. Paulo mais tarde falará de transformação mediante renovação da mente (Rm 12.2), porque nossas ações estão profundamente ligadas à maneira como interpretamos nossa identidade. Se alguém continua pensando como escravo, pode retornar voluntariamente aos hábitos da escravidão mesmo depois de ter recebido liberdade. A verdade precisa descer da confissão doutrinária para a consciência cotidiana.

Romanos 6.11 ♱ Considerem-se mortos para o pecado e vivos para Deus

Por isso a memória cristã possui função moral. Quando a tentação aparece, o crente não dispõe apenas de uma lista de proibições; pode recordar: “isso pertence ao senhorio do qual Cristo me libertou”. Quando surge uma oportunidade de servir a Deus, pode recordar: “fui trazido da morte para a vida”. Paulo fará exatamente essa passagem no versículo seguinte ao falar do corpo mortal, mostrando que verdades tão elevadas precisam governar desejos concretos (Rm 6.12). A doutrina da união com Cristo alcança aquilo que fazemos com os olhos, a boca, as mãos e todo o corpo.

A expressão também protege contra a ideia de que morte para o pecado signifique indiferença moral. Uma pessoa fisicamente morta é insensível, mas Paulo não pretende ensinar apatia espiritual. O cristão deve tornar-se indisponível ao antigo senhor precisamente porque está cada vez mais disponível para Deus. Pedro descreve movimento semelhante quando fala de deixar de viver segundo desejos humanos para dedicar o tempo restante à vontade de Deus (1Pe 4.1-2). Quanto mais a vida se orienta para Deus, menos natural se torna oferecê-la novamente ao pecado.

O versículo inclui, ainda, um chamado a enxergar a santidade como coerência, não como tentativa de conquistar uma nova posição. Paulo não diz: “tornem-se mortos para o pecado para que possam entrar em Cristo”. Ele parte da relação já estabelecida e chama os cristãos a pensarem de acordo com ela. A ética cristã cresce do indicativo da graça para a resposta da obediência: somos criação de Deus em Cristo e, por isso, somos chamados a andar nas obras que correspondem a essa nova existência (Ef 2.8-10).

Essa perspectiva muda a pergunta que fazemos diante do pecado. Em vez de apenas “é permitido?”, surge outra: “isso corresponde a alguém que morreu para o pecado e vive para Deus?”. Nem toda decisão espiritual se resolve procurando a fronteira mínima entre o lícito e o ilícito. Paulo convida a olhar para a direção de uma vida inteira. Há coisas que talvez tentemos defender juridicamente, mas que não combinam com a existência de alguém chamado a oferecer tudo a Deus (1Co 6.12; 10.23).

Considerar-se vivo para Deus também desperta expectativa. Se a vida recebida procede do Cristo ressuscitado, nenhuma área precisa ser considerada permanentemente inacessível à transformação. A graça pode alcançar temperamento, desejos, hábitos, relações e prioridades. Isso não promete maturidade instantânea, mas impede que façamos aliança com a resignação. Aquele que opera em nós produz tanto o querer quanto o realizar segundo seu propósito (Fp 2.12-13), e a vida nova possui uma fonte maior que nossa antiga escravidão.

Rm 6.11 ocupa, então, o ponto de passagem entre a realidade anunciada e sua expressão corporal. O cristão é chamado a pensar sobre si mesmo segundo aquilo que Deus fez em Cristo: morto para o antigo domínio, vivo para Deus no Ressuscitado. Essa consciência não permanecerá no campo das ideias. Se o pecado perdeu o trono, ele não deve continuar recebendo ordens obedecidas; se a vida pertence a Deus, até o corpo mortal precisa aprender a expressar essa nova lealdade. É exatamente nesse terreno que Paulo entra em Rm 6.12.

Índice: 

Galvão, Eduardo. “Romanos 6.11 ♱ Considerem-se mortos para o pecado e vivos para Deus”. Comentário Bíblico Temático, [CBT], [S. l.], 17 out. 2026. ARK: [registro]. Disponível em: [URL]. Acesso em: [data].
Pro Blogger Templates
-->