Ir para o conteúdo principal

JSON Variables

Romanos 6.5 ♱ Unidos a Cristo na morte e na ressurreição

Romanos 6.5 ♱ Unidos a Cristo na morte e na ressurreição

Romanos 6.5

Paulo avança da imagem do sepultamento para uma afirmação mais profunda: aqueles que pertencem a Cristo foram unidos a ele numa relação que envolve tanto sua morte quanto sua ressurreição. O vínculo descrito aqui não é simples admiração, proximidade moral ou tentativa de copiar Jesus. A ideia é de uma ligação vital: aquilo que aconteceu com Cristo passa a determinar a condição daqueles que estão nele. Essa é uma das estruturas mais características da teologia paulina. O cristão não recebeu apenas benefícios trazidos por Cristo; sua própria existência passou a ser compreendida “em Cristo” (Rm 8.1; 2Co 5.17).

O “se” que introduz o versículo não manifesta dúvida sobre essa união. Paulo raciocina a partir daquilo que acabou de afirmar: se fomos sepultados com Cristo e entramos na esfera de sua morte, então a outra parte dessa ligação também deve ser levada a sério. Morte e ressurreição não podem ser separadas na história de Jesus, e também não podem ser separadas na existência daquele que lhe pertence. O Cristo que morreu é o mesmo que foi ressuscitado (Rm 4.24-25), de maneira que participar de sua morte conduz necessariamente ao horizonte de sua vida.

Paulo fala, contudo, da “semelhança” de sua morte. Nossa morte para o pecado não é idêntica à morte de Cristo. Jesus morreu corporalmente e, de maneira única, entregou-se pelos pecadores (Rm 5.6-8); nós não repetimos seu sacrifício nem participamos de sua obra redentora como se houvesse algo a acrescentar ao que ele realizou. Nossa experiência corresponde à sua morte porque aquilo que ele efetuou historicamente na cruz produz uma ruptura em nossa relação com o pecado. Ele morreu por nossos pecados (1Co 15.3), e aqueles que estão unidos a ele passam a considerar encerrado o domínio sob o qual antes viviam.

Essa distinção protege a centralidade da cruz. A morte do cristão para o pecado não salva; ela é consequência da salvação recebida. Cristo é quem morreu para reconciliar inimigos com Deus (Rm 5.10), e somente depois Paulo fala daqueles que, unidos a ele, passam a morrer para aquilo que os governava. A santificação não completa uma expiação insuficiente. Ela manifesta na vida humana os efeitos de uma redenção já realizada. É porque fomos comprados por preço que nosso corpo deixa de ser propriedade disponível ao pecado e passa a pertencer ao Senhor (1Co 6.19-20).

A linguagem de união também impede que a fé seja reduzida a concordar com algumas afirmações acerca de Jesus. Pode-se conhecer fatos sobre sua morte e ressurreição sem viver a partir deles. Paulo descreve algo mais abrangente: uma vida enxertada na história do próprio Cristo. Por isso pode declarar em outro lugar que foi crucificado com Cristo e, ao mesmo tempo, que agora Cristo vive nele (Gl 2.20). A fé recebe o Salvador de tal maneira que sua morte redefine nosso passado e sua vida passa a orientar nosso presente.

A imagem de crescimento conjunto é especialmente expressiva. Um ramo ligado a uma árvore não recebe dela apenas instruções sobre como deve produzir frutos; recebe a própria seiva da qual o fruto procede. Jesus empregou imagem semelhante ao ensinar que os ramos só podem frutificar permanecendo nele (Jo 15.4-5). A vida santa não nasce de uma independência moral finalmente bem-sucedida. Ela cresce da dependência de Cristo. Quanto mais o cristão tenta produzir sozinho aquilo que deveria receber da comunhão com o Senhor, mais a santificação se transforma em esforço cansativo e autocentrado.

Isso esclarece também por que a morte para o pecado deve produzir vida. Paulo não admite uma união parcial com Cristo. Não existe um Cristo dividido, cuja cruz possa ser recebida enquanto sua vida ressurreta é deixada de lado. Quem é unido ao Crucificado é unido ao Ressuscitado. Aquele que morreu por todos ressuscitou e agora exerce senhorio sobre vivos e mortos (Rm 14.9). A graça que nos leva à cruz conduz-nos também para uma existência governada pela vida daquele que venceu a morte.

A “semelhança de sua ressurreição” possui uma dimensão presente muito importante. O versículo anterior já havia falado de andar em novidade de vida (Rm 6.4), e os versículos seguintes continuarão tratando da libertação do poder do pecado. Paulo está interessado numa ressurreição que começa a manifestar seus efeitos agora. Pessoas espiritualmente mortas são vivificadas com Cristo (Ef 2.4-6), deixam a antiga maneira de viver e começam a buscar aquilo que corresponde à vida do Ressuscitado (Cl 3.1-4). A ressurreição de Jesus não oferece apenas esperança para o túmulo futuro; introduz força transformadora no presente.

Romanos 6.1 ♱ Salvos para uma Nova Vida: Combatendo a Distorção da Graça

Essa dimensão presente não elimina a ressurreição corporal que ainda esperamos. Paulo conhece muito bem esse horizonte e fará dele parte explícita da esperança cristã: aquele que ressuscitou Jesus também dará vida aos nossos corpos mortais (Rm 8.11). A união com Cristo alcança, então, duas dimensões inseparáveis. A vida ressurreta começa a mostrar seus sinais na transformação moral de agora, enquanto aguarda sua manifestação completa quando a própria mortalidade for vencida (1Co 15.52-54). O que começa na renovação da existência terminará na redenção do corpo.

Há consolo nessa união entre presente e futuro. O crescimento espiritual ainda é incompleto, e a experiência cotidiana pode parecer muito distante da plenitude prometida. Paulo não fundamenta nossa esperança na velocidade de nosso progresso, mas no Cristo ao qual fomos unidos. Aquele que começou uma boa obra continua a realizá-la (Fp 1.6), e a vida atualmente escondida com Cristo será um dia manifestada com ele em glória (Cl 3.3-4). A fraqueza presente não possui autoridade para cancelar aquilo que a ressurreição inaugurou.

O versículo também muda a maneira de olhar para pecados persistentes. Eles não devem ser recebidos como provas de que nada pode mudar, nem tolerados como características imutáveis da personalidade. Se nossa vida está ligada ao Ressuscitado, o passado não possui a última palavra sobre aquilo que podemos nos tornar. Paulo conhece a força dos hábitos e ainda ordenará que não entreguemos nossos membros ao pecado (Rm 6.12-13), mas essas ordens são dadas a pessoas que já foram colocadas sob uma nova realidade. O combate cristão é travado a partir de uma libertação iniciada, não na tentativa de convencer Deus a iniciá-la.

Também muda nossa percepção de crescimento. A vida cristã não consiste apenas em arrancar continuamente coisas ruins. Uma planta saudável não demonstra vida somente porque algumas partes mortas foram removidas; ela cresce e produz fruto. Quem participa da vida de Cristo começa a desenvolver amor, alegria, paz, domínio próprio e outras expressões da atuação do Espírito (Gl 5.22-23). Morrer para o pecado sem viver para Deus deixaria o argumento pela metade. A ressurreição introduz uma fecundidade que a mera repressão moral jamais poderia produzir.

Paulo começa ainda a preparar uma explicação mais precisa de como essa ruptura aconteceu. A união com Cristo não permanece como uma bela metáfora sem conteúdo. Se fomos associados à sua morte e destinados a manifestar sua vida ressurreta, algo precisa ter acontecido com aquela identidade que existia sob o governo do pecado. É essa questão que emerge no movimento seguinte, quando o apóstolo passa a falar do “velho homem”, de sua crucificação com Cristo e do fim de nossa antiga escravidão (Rm 6.6).

Índice: 

Galvão, Eduardo. “Romanos 6.5 ♱ Unidos a Cristo na morte e na ressurreição”. Comentário Bíblico Temático, [CBT], [S. l.], 17 out. 2026. ARK: [registro]. Disponível em: [URL]. Acesso em: [data].
Pro Blogger Templates
-->