Romanos 8.20 ♱ A Criação Sujeita à Vaidade, mas em Esperança
Romanos 8.20
A expectativa da criação mencionada no versículo anterior possui uma causa: ela vive numa condição que não corresponde ao propósito pleno para o qual foi feita. Paulo afirma que a criação “foi sujeita à vaidade”. A palavra aponta para frustração, transitoriedade e incapacidade de alcançar, em seu estado presente, a plenitude que sua própria ordem parece prometer. O mundo continua revelando sabedoria, beleza e abundância, mas tudo nele carrega também sinais de desgaste. Flores nascem e murcham, organismos crescem e envelhecem, ecossistemas florescem e desaparecem, gerações chegam e partem. Aquilo que Deus contemplou como “muito bom” permanece sua criação, mas já não se encontra nas condições originais do Éden (Gn 1.31; 3.17-19).
“Vaidade” não significa que a criação tenha deixado de possuir valor ou finalidade. O céu ainda anuncia a glória de Deus, a terra continua pertencendo a Yahweh e seus dons sustentam diariamente suas criaturas (Sl 19.1-4; 24.1; 104.10-24). A frustração está no fato de que os processos da vida agora desembocam repetidamente em deterioração. Uma árvore pode atingir grande beleza e acabar retornando ao solo; um animal pode manifestar extraordinária vitalidade e terminar na morte; o próprio corpo humano, apesar de toda capacidade de renovação, caminha inevitavelmente para o pó (Gn 3.19; Ec 3.19-20). A criação ainda cumpre muitos dos propósitos providenciais de Deus, mas o faz debaixo de uma condição de corrupção que impede que o presente seja confundido com sua consumação.
Essa descrição permite enxergar a queda em dimensão maior que a experiência moral individual. O pecado humano não introduziu apenas culpa na consciência; afetou a relação do homem com Deus, consigo mesmo, com seu semelhante e com o mundo colocado sob seus cuidados. A terra passa a produzir com resistência, o trabalho é acompanhado por fadiga e a morte marca a experiência das criaturas (Gn 3.17-19). O homem que deveria exercer domínio responsável sobre a criação tornou-se também agente de desordem dentro dela. Romanos 8 situa essa realidade dentro de uma história cósmica: a queda teve repercussões além do coração humano, e a redenção, por isso, também será maior que a restauração interior do indivíduo.
Paulo acrescenta que essa sujeição aconteceu “não voluntariamente”. A criação é personificada como alguém colocado debaixo de uma condição que não escolheu. A terra não se rebelou moralmente contra seu Criador; os animais não realizaram uma transgressão equivalente à de Adão. A ordem criada foi atingida pelas consequências de uma ruptura que teve seu centro na criatura humana, à qual Deus havia confiado um papel singular dentro dela (Gn 1.26-28; 3.17). Essa distinção ajuda a compreender a imagem do capítulo: a natureza sofre sob uma condição imposta, e justamente por isso pode ser representada aguardando libertação em vez de sendo tratada como culpada moral pelos males que a atingiram.
A frase seguinte leva a questão até a soberania divina: a criação foi sujeita “por causa daquele que a sujeitou”. A leitura mais coerente com a expressão final “em esperança” aponta para Deus. Adão foi o agente humano cuja transgressão introduziu a queda, e o tentador participou do processo de rebelião (Gn 3.1-6; Rm 5.12), mas somente Deus poderia pronunciar a sentença que submeteu a criação às consequências da ruptura e, ao mesmo tempo, inserir essa sujeição dentro de um propósito redentor. O juízo sobre o pecado não representa perda de controle divino; até a condição quebrada da criação permanece dentro de uma história cujo último capítulo pertence ao Criador.
Essa soberania, porém, não deve ser interpretada como se Deus tivesse prazer na corrupção. Aquele que sujeita é também aquele que promete libertar. A sentença do Éden não termina apenas em espinhos e pó; dentro da própria narrativa da queda aparece uma promessa de vitória futura sobre o agente do mal (Gn 3.15-19). Julgamento e esperança começam a caminhar lado a lado. O mundo presente está debaixo das consequências reais do pecado, mas não foi entregue por Deus a um processo eterno de deterioração sem finalidade.
As duas palavras finais — “em esperança” — transformam todo o versículo. Sem elas, Rm 8.20 poderia ser lido como descrição de um universo aprisionado num ciclo interminável de nascimento e morte. Com elas, a sujeição torna-se provisória. A criação foi submetida à frustração dentro de um propósito que aponta além dela. O Deus que pronunciou a sentença determinou também que a corrupção não possuiria a última palavra. O versículo seguinte explicará essa esperança: a própria criação será libertada da servidão da corrupção (Rm 8.21).
Isso significa que o juízo divino contém uma dimensão pedagógica e escatológica. Deus permite que a ruptura com ele mostre aquilo que realmente produz. A história da criação caída demonstra que afastar-se da fonte da vida não conduz à autonomia plena, mas à corrupção. O pecado prometeu ao ser humano uma existência elevada — “sereis como Deus” — mas o resultado incluiu vergonha, conflito, espinhos e morte (Gn 3.5, 7, 16-19). A criação ao nosso redor funciona, nesse sentido, como testemunha silenciosa de que a rebelião contra o Criador não consegue produzir um mundo plenamente reconciliado.
Essa percepção impede que romantizemos o estado atual da natureza. Há beleza abundante, mas também há predação, doença, parasitismo, catástrofe e morte. Não precisamos chamar todo elemento da condição presente de expressão perfeita do ideal divino simplesmente porque ocorre na natureza. Romanos 8 reconhece algo quebrado na própria ordem criada. A fé pode admirar a grandeza de uma montanha e lamentar um terremoto; agradecer pela fertilidade da terra e reconhecer a devastação de uma seca. A criação glorifica seu Criador e, ao mesmo tempo, geme por uma condição que ainda não chegou (Sl 148.1-13; Rm 8.22).
Esse diagnóstico torna-se especialmente relevante numa cultura que frequentemente promete superar toda limitação humana por meio de progresso material. Avanços científicos e tecnológicos podem representar dádivas providenciais e reduzir sofrimentos reais, mas não conseguem transformar a ordem presente em nova criação. Cada doença curada deixa outras ainda existentes; cada geração beneficiada por novos recursos continua mortal. O evangelho não despreza progresso humano, mas recusa atribuir-lhe uma função messiânica. A redenção final do mundo não será produto inevitável da capacidade humana; virá daquele que ressuscitou Jesus e prometeu libertar a própria criação (Rm 8.11, 21).
A sujeição “em esperança” também modifica nossa experiência da frustração cotidiana. Muitas coisas nesta vida permanecem incompletas. Projetos são interrompidos, capacidades diminuem, construções precisam constantemente de reparo, instituições se corrompem e até conquistas importantes exigem manutenção. Há algo exaustivo num mundo em que nada criado consegue permanecer indefinidamente no auge. Rm 8.20 ensina que essa transitoriedade não é simplesmente uma percepção pessimista do temperamento humano; ela pertence à condição atual da criação. Esperar estabilidade absoluta de coisas submetidas à corrupção é exigir delas aquilo que Deus prometeu somente na consumação.
Isso pode produzir uma espécie de humildade diante dos limites. Nem toda frustração significa que escolhemos errado ou que Deus nos abandonou. Às vezes estamos apenas experimentando o que significa viver numa criação ainda sujeita à vaidade. Uma casa exige manutenção porque materiais deterioram; um corpo exige cuidado porque é mortal; relacionamentos precisam de atenção porque seres humanos ainda carregam fraquezas. Sabedoria espiritual inclui distinguir pecado pessoal de limitações próprias da condição presente, para que não transformemos toda dificuldade em culpa ou toda imperfeição em crise de fé.
A mesma verdade protege contra o desespero. Aquilo que vemos não é aquilo que sempre haverá. A ferrugem não é eterna, a doença não é eterna, a infertilidade não é eterna e o túmulo não é eterno. Quando a Escritura descreve a nova criação, morte e maldição aparecem como coisas removidas, não simplesmente administradas com maior eficiência (Is 65.17-25; Ap 21.4; 22.3). A esperança cristã não consiste em tornar-nos suficientemente fortes para aceitar uma criação eternamente frustrada; consiste em esperar a ação de Deus que acabará com a servidão da corrupção.
Há também uma correção importante para nossa compreensão do sofrimento animal e da desordem natural. Nem toda dor pode ser explicada apelando para pecado particular de quem sofre. A criação inteira foi envolvida numa condição de corrupção muito maior que a relação imediata entre culpa individual e sofrimento individual. Jesus recusou a ideia simplista de que tragédias específicas provam culpa excepcional das vítimas (Lc 13.1-5; Jo 9.1-3). Rm 8 fornece uma moldura mais ampla: vivemos num mundo cuja estrutura presente foi atingida pela queda.
Essa visão evita duas respostas opostas e insuficientes. Uma procura atribuir cada desastre diretamente a um pecado específico; outra vê a criação como inteiramente autônoma, sem nenhuma relação teológica com a queda e a redenção. Paulo coloca a natureza dentro da história bíblica. O mundo presente não é idêntico ao Éden, nem é um território fora dos propósitos de Deus. Está entre criação e nova criação, entre sujeição e liberdade, entre vaidade e esperança.
Isso dá profundidade à expressão “em esperança”. Esperança bíblica não é simples desejo de que talvez algo dê certo. Ela nasce de um propósito divino. A criação não é figuradamente apresentada esperando porque exista alguma possibilidade estatística de melhora, mas porque aquele que a sujeitou determinou também sua libertação. O fundamento da esperança está no caráter e na promessa de Deus, não na capacidade da própria criação de curar definitivamente sua corrupção.
Esse princípio vale igualmente para a vida cristã. Esperança não significa ignorar os fatos difíceis; significa enxergá-los dentro de uma história maior. Abraão podia considerar seu próprio corpo envelhecido e a esterilidade de Sara sem fazer desses fatos a palavra final, porque Deus havia prometido (Rm 4.18-21). Rm 8 convida a olhar para a criação com a mesma estrutura de fé: corrupção é real, mas promessa também é.
A conexão com a ressurreição de Cristo é inevitável. O mesmo mundo no qual corpos morrem já testemunhou um corpo ressuscitado que não retornará à corrupção (At 2.24, 31-32; Rm 6.9). Isso significa que a nova criação não é apenas projeto futuro ainda sem qualquer realização histórica. Ela já irrompeu na ressurreição do Filho. O Cristo ressuscitado é a primeira evidência concreta de que a sujeição à corrupção pode ser vencida (1Co 15.20-23).
É por isso que a esperança da criação está ligada à manifestação dos filhos de Deus no versículo anterior. O futuro de Cristo torna-se o futuro dos que estão unidos a ele; e o futuro deles, por sua vez, está ligado ao futuro do mundo criado (Rm 8.17-19). Deus não restaurará seus filhos para depois colocá-los eternamente numa criação ainda escravizada à decadência. A libertação será coerente: pessoas glorificadas dentro de uma criação libertada.
Essa dimensão cósmica impede que tratemos o evangelho como projeto exclusivamente privado. Deus salva indivíduos, mas não termina com indivíduos isolados. Forma um povo, ressuscita corpos e renova a criação. O pecado desorganizou relações em múltiplos níveis; a obra redentora caminha para uma reconciliação igualmente abrangente sob Cristo (Ef 1.9-10; Cl 1.19-20).
Ao mesmo tempo, a esperança futura não nos concede permissão para desprezar o presente. O fato de uma coisa precisar ser renovada não significa que não possua valor agora. Nosso corpo mortal será transformado, mas deve ser glorificado a Deus no presente (1Co 6.19-20). A criação será libertada, mas continua pertencendo ao Senhor. Esperar sua renovação deveria formar responsabilidade, gratidão e cuidado, não indiferença.
Uma pessoa que sabe que um objeto pertence a alguém que ama não o trata com desprezo simplesmente porque ele um dia será restaurado. Da mesma maneira, a criação permanece propriedade divina mesmo em sua condição frustrada. A esperança escatológica não nos transforma em consumidores irresponsáveis de um mundo descartável; lembra-nos que estamos lidando com obra do Criador.
O versículo também oferece uma linguagem para aquela sensação humana de que mesmo nossas melhores experiências parecem incapazes de permanecer. Uma viagem termina, uma festa termina, uma infância termina, uma geração termina. Há sempre algo transitório inscrito nos bens presentes. Tentar impedir toda passagem pode transformar gratidão em ansiedade. A fé aprende a receber o que é bom sem exigir dele eternidade, porque sabe onde a eternidade será encontrada (Tg 1.17; 1Pe 1.3-4).
Isso permite amar sem possuir de maneira desesperada. Podemos agradecer por pessoas, lugares e estações da vida enquanto reconhecemos que nenhum deles nos foi dado como fundamento último da esperança. A vaidade da criação não torna o amor inútil; torna idolatria insustentável.
A esperança cristã não procura escapar dessa tensão através de negação. Ainda estamos dentro da criação sujeita. Nossos corpos participam de sua mortalidade, nossas casas deterioram, pessoas queridas envelhecem e o mundo continua produzindo notícias que recordam sua desordem. A diferença está em saber que essa condição recebeu de Deus um limite.
A pequena expressão final impede que “vaidade” se transforme em niilismo. O mundo não está caminhando para o nada. A história criada não é um ciclo sem objetivo no qual gerações aparecem, sofrem e desaparecem indefinidamente. Há um futuro preparado pelo mesmo Deus que pronunciou a sentença. “Em esperança” significa que a maldição não é o telos da criação. A queda explica sua condição presente; a promessa explica seu futuro.
O versículo seguinte finalmente explicitará o conteúdo dessa esperança: a criação que agora vive sob “servidão da corrupção” será conduzida à liberdade associada à glória dos filhos de Deus (Rm 8.21). A sujeição, portanto, não é apenas sentença; dentro do propósito divino, tornou-se o intervalo entre uma criação ferida e uma criação libertada.
Índice
- Romanos 8.1 ♱ Nenhuma Condenação em Cristo Jesus
- Romanos 8.2 ♱ A Lei do Espírito da Vida
- Romanos 8.3 ♱ Deus Condenou o Pecado na Carne
- Romanos 8.4 ♱ Andando Segundo o Espírito
- Romanos 8.5 ♱ A Mente Voltada para o Espírito
- Romanos 8.6 ♱ A Mente do Espírito é Vida e Paz
- Romanos 8.7 ♱ A Mente da Carne é Inimiga de Deus
- Romanos 8.8 ♱ Quem Está na Carne Não Pode Agradar a Deus
- Romanos 8.9 ♱ O Espírito de Deus Habita em Vós
- Romanos 8.10 ♱ Cristo em Nós: Vida em Meio à Morte
- Romanos 8.11 ♱ O Espírito que Ressuscitará Nossos Corpos
- Romanos 8.12 ♱ Não Somos Devedores à Carne
- Romanos 8.13 ♱ Mortificar o Pecado pelo Espírito
- Romanos 8.14 ♱ Guiados pelo Espírito como Filhos de Deus
- Romanos 8.15 ♱ Do Medo Escravo à Intimidade de Filho
- Romanos 8.16 ♱ O Espírito Testemunha que Somos Filhos de Deus
- Romanos 8.17 ♱ Herdeiros com Cristo: Sofrimento e Glória
- Romanos 8.18 ♱ O Sofrimento Presente e a Glória Futura
- Romanos 8.19 ♱ A Criação Aguarda a Revelação dos Filhos de Deus
- Romanos 8.20 ♱ A Criação Sujeita à Vaidade, mas em Esperança
- Romanos 8.21 ♱ A Criação Será Liberta da Corrupção para a Glória dos Filhos de Deus
- Romanos 8.22 ♱ A Criação Geme com Dores de Parto
- Romanos 8.23 ♱ As Primícias do Espírito e a Redenção do Corpo
- Romanos 8.24 ♱ Salvos em Esperança
- Romanos 8.25 ♱ Esperar com Perseverança
- Romanos 8.26 ♱ O Espírito Ajuda Nossa Fraqueza
- Romanos 8.27 ♱ O Espírito Intercede Segundo a Vontade de Deus
- Romanos 8.28 ♱ Todas as Coisas Cooperam para o Bem
- Romanos 8.29 ♱ Conformes à Imagem do Filho
- Romanos 8.30 ♱ Chamados, Justificados e Glorificados
- Romanos 8.31 ♱ Se Deus é por Nós, Quem Será Contra Nós?
- Romanos 8.32 ♱ Deus Não Poupou Seu Próprio Filho
- Romanos 8.33 ♱ Quem Acusará os Eleitos de Deus?
- Romanos 8.34 ♱ Cristo Morreu, Ressuscitou e Intercede por Nós
- Romanos 8.35 ♱ Quem Nos Separará do Amor de Cristo?
- Romanos 8.36 ♱ Ovelhas para o Matadouro
- Romanos 8.37 ♱ Mais que Vencedores por Meio Daquele que Nos Amou
- Romanos 8.38 ♱ Nem Morte, Nem Vida, Nem Poder Algum
- Romanos 8.39 ♱ Nada Pode Nos Separar do Amor de Deus


