Romanos 8.24 ♱ Salvos em Esperança
Romanos 8.24
Depois de falar da “redenção do nosso corpo”, Paulo explica por que os cristãos continuam esperando aquilo que já pertence à sua salvação: “em esperança fomos salvos”. A frase não transforma salvação em possibilidade incerta. Pelo contrário, descreve a forma assumida pela existência cristã entre a obra já realizada por Deus e sua consumação ainda futura. Fomos reconciliados, justificados e recebemos o Espírito; contudo, ainda aguardamos ressurreição, incorruptibilidade e a manifestação plena da filiação (Rm 5.1; 8.11, 23). Salvação, portanto, não é apenas lembrança de algo ocorrido no passado. Ela possui um horizonte para o qual a fé olha.
Essa perspectiva reúne tempos que frequentemente separamos. Paulo pode falar dos cristãos como pessoas que foram salvas (Ef 2.8), como aqueles nos quais a salvação está sendo vivida (1Co 1.18) e como pessoas que ainda serão salvas em sua consumação (Rm 5.9-10; 13.11). Não existem três salvações diferentes, mas uma única obra divina contemplada em suas etapas. A cruz estabeleceu decisivamente a reconciliação; o Espírito aplica e desenvolve essa vida no presente; a ressurreição conduzirá a obra ao seu resultado pleno. Rm 8.24 está especialmente interessado nessa terceira dimensão porque o assunto imediato é aquilo que ainda aguardamos: a redenção corporal (Rm 8.23).
Por isso, “em esperança fomos salvos” não significa simplesmente que esperamos descobrir um dia se realmente seremos salvos. A esperança bíblica não é equivalente ao nosso uso cotidiano de “espero que aconteça”, quando não sabemos se algo ocorrerá. Ela repousa numa promessa de Deus e, justamente por isso, pode possuir certeza quanto ao resultado enquanto ainda não possui aquilo que espera. Abraão esperou contra a esperança porque confiava naquele que havia prometido (Rm 4.18-21). A incerteza estava nas circunstâncias visíveis; a confiança estava no caráter de Deus.
Esse ponto se torna ainda mais claro quando Paulo acrescenta: “esperança que se vê não é esperança”. A questão não é deficiência da esperança, mas sua própria natureza. Esperar pressupõe que o objeto ainda não está plenamente diante de nós. Quando finalmente possuímos aquilo que aguardávamos, esperança dá lugar à realização. Ninguém fica diante daquilo que já recebeu continuando a esperar sua chegada. A esperança pertence justamente ao intervalo entre promessa e cumprimento.
Isso significa que o caráter invisível da consumação não constitui problema acidental da fé cristã; faz parte da condição normal da peregrinação. Ainda não vimos corpos ressuscitados de todos os santos, não vimos a criação libertada da corrupção, não vimos a manifestação pública dos filhos de Deus nem contemplamos a nova Jerusalém descendo de Deus (Rm 8.19-23; Ap 21.1-4). Contudo, não ver ainda não equivale a não possuir fundamento. A ressurreição de Cristo funciona como antecipação histórica do futuro que esperamos: aquilo que ainda não aconteceu conosco já aconteceu, em princípio e como primícias, naquele a quem pertencemos (1Co 15.20-23).
Aqui aparece uma distinção importante entre fé e esperança. Elas estão intimamente ligadas, mas Paulo não as torna idênticas (1Co 13.13; 1Ts 1.3). A fé recebe a promessa e confia naquele que a fez; a esperança volta essa confiança para a realização futura da promessa. Podemos dizer que a fé olha para Cristo e diz “ele é suficiente”; a esperança olha para aquilo que Cristo garantiu e diz “isso virá”. Não somos justificados porque conseguimos produzir uma quantidade suficiente de otimismo acerca do futuro. Somos recebidos pela graça mediante a fé, e dessa relação nasce uma esperança que passa a estruturar nossa maneira de viver.
Isso evita interpretar “salvos em esperança” como se a esperança humana tivesse substituído Cristo como salvador. A esperança só possui valor porque possui objeto. Esperança depositada em riqueza, poder, juventude ou capacidade humana pode fracassar porque seu objeto é incapaz de sustentar aquilo que lhe exigimos (Sl 33.16-17; 49.6-9). A esperança cristã possui outra natureza porque repousa no Deus que ressuscita mortos e na promessa garantida pela ressurreição do Filho (1Pe 1.3-5). Sua força não está na intensidade psicológica com que esperamos, mas na fidelidade daquele em quem esperamos.
Esse princípio oferece consolo quando nossa esperança subjetiva parece fraca. Há momentos em que alguém consegue confessar as promessas de Deus com grande segurança; em outros, sofrimento prolongado pode reduzir sua expectativa a quase um fio. A validade da promessa não oscila junto com a intensidade emocional do crente. Uma pessoa pode segurar-se numa corda com mãos trêmulas sem que a corda se torne menos resistente. A esperança cristã amadurece não quando aprende a confiar na própria confiança, mas quando volta repetidamente para aquilo que Deus prometeu.
Ao mesmo tempo, esperança bíblica não é passividade. O fato de ainda não vermos a consumação não nos autoriza a suspender a fidelidade até que ela chegue. Pelo contrário, o futuro esperado começa a ordenar o presente. Quem aguarda ver Cristo e ser semelhante a ele encontra nessa esperança motivo para purificação (1Jo 3.2-3). Quem espera ressurreição sabe que seu trabalho no Senhor não é inútil (1Co 15.58). Quem espera um reino de justiça aprende a buscar justiça agora. O futuro de Deus projeta sua forma sobre as escolhas daqueles que o esperam.
Isso distingue esperança de fantasia. Fantasia pode oferecer fuga imaginária de uma realidade difícil sem transformar a maneira como vivemos nela. Esperança cristã permite encarar a realidade e continuar obedecendo precisamente porque conhece seu destino. Paulo não deixa de reconhecer perseguição, mortalidade, gemido ou fraqueza; ele consegue permanecer dentro dessas coisas sem considerá-las soberanas porque sabe que pertencem ao “tempo presente” e não à última palavra de Deus (Rm 8.18).
A esperança também impede que exijamos do presente aquilo que somente a consumação pode oferecer. Muitas frustrações espirituais surgem quando esperamos que casamento, ministério, saúde, amizade, estabilidade financeira ou até crescimento espiritual produzam agora uma plenitude que a Escritura reserva para a glória. Esses bens podem ser reais e preciosos, mas continuam pertencendo à era em que ainda gememos. Nenhum relacionamento humano elimina toda solidão; nenhuma saúde atual elimina definitivamente a mortalidade; nenhuma comunidade cristã alcança nesta era perfeição completa. Esperar corretamente pelo futuro nos ajuda a receber os bens presentes sem transformá-los em falsos messias.
Isso não significa adotar uma postura de permanente insatisfação com a vida. Paulo sabia agradecer por abundância e contentar-se em diferentes circunstâncias (Fp 4.11-13). A esperança futura não torna o presente sem valor; impede apenas que seja considerado definitivo. Podemos desfrutar um almoço, uma amizade, uma paisagem, um trabalho bem realizado e o carinho da família sabendo que todas essas coisas são dons, não nossa herança final. Gratidão recebe; idolatria exige eternidade de coisas temporais.
Há também uma disciplina do olhar nesse versículo. O que vemos exerce enorme influência porque está diante de nós. Contas vencem, corpos doem, conflitos ocupam a mente e notícias ruins chegam aos olhos todos os dias. A glória futura, em contraste, é conhecida pela promessa. É fácil, portanto, conceder ao visível peso maior simplesmente por estar mais próximo. Paulo já havia aprendido a viver de outro modo: “não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que não se veem”, porque as primeiras são temporais e as últimas pertencem à eternidade (2Co 4.17-18).
Isso não é rejeição da realidade visível. O cristão paga contas, procura tratamento para enfermidades, trabalha, planeja e enfrenta problemas concretos. A diferença está em não permitir que aquilo que pode ser visto monopolize sua definição da realidade. Há mais verdade no universo do que aquilo que os sentidos conseguem confirmar agora. O túmulo diz algo verdadeiro — aquela pessoa morreu —, mas não diz toda a verdade, porque Deus prometeu ressurreição (Jo 5.28-29; 1Ts 4.13-17).
A fé, portanto, não nega o visível; coloca-o dentro de um horizonte maior. Abraão não precisou fingir que seu corpo ainda possuía juventude para confiar na promessa. Ele considerou a própria condição e ainda assim permaneceu convencido de que Deus era poderoso para cumprir o que havia prometido (Rm 4.19-21). A esperança cristã não precisa alterar os fatos para permanecer esperança. Pode olhar para um diagnóstico difícil e dizer “isto é real” sem acrescentar “isto é definitivo”.
Esse princípio se torna especialmente precioso diante da morte. Tudo que vemos no funeral parece apontar numa direção: término, ausência, decomposição. Rm 8.23-24 insere outro dado, invisível aos olhos naquele momento: redenção do corpo. É justamente porque essa redenção ainda não está diante de nós que ela permanece objeto de esperança. O cristão não consola o enlutado afirmando que a morte é ilusória; anuncia que a morte real encontrará uma ressurreição igualmente real (1Co 15.52-57).
A esperança cristã também produz liberdade diante da necessidade de possuir tudo imediatamente. A cultura da satisfação instantânea treina o coração para interpretar espera como fracasso. Queremos respostas rápidas, transformação rápida, sucesso rápido e resolução rápida. Deus, entretanto, estruturou uma parte essencial da vida cristã ao redor de promessas cujo cumprimento exige espera. Abraão aguardou, Israel aguardou, os profetas aguardaram, a igreja aguarda a volta de Cristo. A espera não é acidente no plano de Deus; pode ser instrumento pelo qual ele forma perseverança.
É justamente por isso que Paulo introduzirá paciência no versículo seguinte (Rm 8.25). Esperança verdadeira possui capacidade de permanecer. Se sabemos que algo bom provavelmente nunca chegará, esperar pode transformar-se em ingenuidade; se aquele que prometeu é absolutamente fiel, a demora exige perseverança, não abandono. O problema não é se Deus cumprirá, mas como viveremos enquanto ainda não vemos o cumprimento.
Essa espera pode ser especialmente difícil quando outras pessoas parecem receber rapidamente aquilo que desejamos. Alguém pode olhar ao redor e ver casamentos acontecendo enquanto continua só, curas enquanto permanece enfermo, oportunidades chegando a outros enquanto sua própria vida parece estacionada. Nem todas essas expectativas específicas foram prometidas por Deus, e por isso não devemos transformar nossos desejos pessoais em garantias divinas. Mas exatamente aí a esperança escatológica fornece um fundamento que circunstância alguma pode retirar: mesmo quando determinados bens temporais não chegam, a redenção final do povo de Deus continua assegurada.
Essa distinção entre promessas divinas e desejos pessoais é essencial. Fé não consiste em decidir aquilo que queremos e chamar esse desejo de esperança bíblica. Deus não prometeu a cada cristão determinada carreira, casamento, patrimônio, cura temporal ou longevidade. Prometeu algo maior e mais seguro: presença, ressurreição, conformidade a Cristo, libertação da corrupção e comunhão eterna com ele (Rm 8.29-30; Fp 3.20-21; Ap 21.3-4). Quanto mais nossa esperança se ancora nessas promessas, menos vulnerável fica às mudanças de circunstância.
Isso também protege contra falsas profecias de prosperidade. Se a plenitude da salvação já devesse ser visível agora em saúde, riqueza e sucesso, a lógica de Rm 8.24 perderia sentido. Paulo diz exatamente o contrário: uma dimensão fundamental daquilo para que fomos salvos continua invisível e esperada. Possuir o Espírito não significa possuir agora todas as condições da glória; significa possuir as primícias e a garantia de que a colheita virá (Rm 8.23; Ef 1.13-14).
A esperança tem, portanto, uma relação íntima com humildade. Quem espera reconhece que ainda não possui tudo. A espiritualidade cristã madura pode celebrar grandes vitórias sem fingir ter chegado ao destino. Paulo, mesmo depois de décadas de ministério, podia dizer que ainda prosseguia para aquilo que estava adiante (Fp 3.12-14). A esperança recusa tanto a complacência quanto o perfeccionismo: não estamos onde estávamos, mas também ainda não somos tudo aquilo que seremos.
Isso é particularmente importante na santificação. Há mudanças reais que devem ser celebradas; o Espírito produz fruto verdadeiro. Mas continuam existindo áreas em que percebemos distância entre nosso caráter e o de Cristo. Esperança impede que essa distância gere conformismo — “sempre serei assim” — e também impede que gere desespero — “como ainda sou assim, Deus deve ter abandonado sua obra”. Aquele que começou boa obra continua comprometido com sua conclusão (Fp 1.6).
A invisibilidade do futuro também torna a esperança um exercício de confiança no caráter de Deus. Se pudéssemos observar antecipadamente cada detalhe da glória, talvez dependêssemos mais da evidência diante de nós que da palavra daquele que prometeu. Deus fornece evidência suficiente para fé — sobretudo na história de Cristo e em sua ressurreição —, mas ainda nos chama a caminhar sem possuir visualmente toda a consumação (Jo 20.29; 2Co 5.7).
Por isso, o cristão pode dizer simultaneamente “fui salvo” e “ainda espero”. A primeira frase impede insegurança permanente; a segunda impede triunfalismo prematuro. Uma olha para a obra estabelecida em Cristo; a outra para sua consumação. Juntas produzem uma existência marcada por confiança sem presunção e desejo sem desespero.
Há sabedoria pastoral nessa combinação. Algumas pessoas precisam ouvir que a salvação já é real: vivem tentando merecer a aceitação de Deus e nunca descansam na obra de Cristo. Outras precisam ouvir que a salvação ainda possui uma consumação: agem como se a vida presente devesse oferecer tudo e ficam profundamente abaladas quando encontram sofrimento. Rm 8.24 fala aos dois corações. Já fomos alcançados pela graça, mas ainda esperamos glória.
Essa estrutura também explica por que cristãos podem possuir segurança e saudade ao mesmo tempo. Segurança olha para trás e vê a cruz; olha para dentro e reconhece as primícias do Espírito; saudade olha adiante e deseja a redenção completa. A maturidade não elimina nenhum desses movimentos. Quanto mais conhecemos Cristo, mais podemos descansar naquilo que ele fez e desejar aquilo que sua obra ainda produzirá.
A esperança se torna, assim, uma forma de resistência espiritual. O sofrimento diz que nada mudará; esperança responde que a criação será libertada. O pecado diz que sempre terá espaço; esperança responde que seremos conformados ao Filho. O envelhecimento diz que o corpo caminha apenas para decadência; esperança responde que existe redenção corporal. A morte diz “fim”; esperança responde “ressurreição”. Nenhuma dessas respostas nasce de negar o presente, mas de confiar no futuro estabelecido por Deus.
Há uma consequência prática até para os dias comuns. Quem vive sem esperança futura tende a exigir que cada semana produza significado suficiente para justificar toda a existência. Uma frustração profissional pode parecer catástrofe total; uma rejeição pode destruir a identidade; uma mudança indesejada pode dar impressão de que tudo foi perdido. A esperança escatológica relativiza sem banalizar. Essas coisas podem doer profundamente, mas nenhuma delas possui peso suficiente para cancelar o futuro dos filhos de Deus.
Isso não é resignação fatalista. O cristão ainda tenta melhorar aquilo que pode ser melhorado, busca justiça, procura reconciliação e trabalha por mudanças reais. Mas consegue fazê-lo sem depender da obtenção imediata do resultado para continuar confiando em Deus. Há liberdade enorme em trabalhar fielmente sem transformar cada sucesso em prova do amor divino e cada fracasso em prova de abandono.
“Esperança que se vê não é esperança” também nos lembra que haverá um dia em que a esperança, nesse sentido, terá completado sua tarefa. Quando a redenção corporal chegar, não precisaremos mais esperar por ela. Quando contemplarmos a face de Deus, não precisaremos esperar vê-la. Quando morte, luto e dor tiverem passado, não precisaremos mais esperar sua remoção (Ap 21.4; 22.3-4). A esperança pertence à peregrinação porque aponta para um destino em que dará lugar à posse.
Isso torna a esperança preciosa justamente porque é provisória. Ela é companhia necessária de uma igreja que ainda caminha. Sustenta-nos entre o que Deus começou e o que completará, entre a tumba vazia de Cristo e a abertura de todos os túmulos dos que lhe pertencem, entre as primícias do Espírito e a colheita da glória.
O versículo termina com uma pergunta simples: quem continua esperando aquilo que já vê? A resposta é evidente: ninguém. Mas essa obviedade prepara uma conclusão exigente. Se aquilo que esperamos ainda não vemos, então nossa vida precisa aprender a permanecer entre promessa e realização. É exatamente o que Paulo dirá em seguida: “se esperamos o que não vemos, com perseverança o aguardamos” (Rm 8.25). A esperança do v. 24 encontrará sua forma prática na paciência do v. 25.
Índice
- Romanos 8.1 ♱ Nenhuma Condenação em Cristo Jesus
- Romanos 8.2 ♱ A Lei do Espírito da Vida
- Romanos 8.3 ♱ Deus Condenou o Pecado na Carne
- Romanos 8.4 ♱ Andando Segundo o Espírito
- Romanos 8.5 ♱ A Mente Voltada para o Espírito
- Romanos 8.6 ♱ A Mente do Espírito é Vida e Paz
- Romanos 8.7 ♱ A Mente da Carne é Inimiga de Deus
- Romanos 8.8 ♱ Quem Está na Carne Não Pode Agradar a Deus
- Romanos 8.9 ♱ O Espírito de Deus Habita em Vós
- Romanos 8.10 ♱ Cristo em Nós: Vida em Meio à Morte
- Romanos 8.11 ♱ O Espírito que Ressuscitará Nossos Corpos
- Romanos 8.12 ♱ Não Somos Devedores à Carne
- Romanos 8.13 ♱ Mortificar o Pecado pelo Espírito
- Romanos 8.14 ♱ Guiados pelo Espírito como Filhos de Deus
- Romanos 8.15 ♱ Do Medo Escravo à Intimidade de Filho
- Romanos 8.16 ♱ O Espírito Testemunha que Somos Filhos de Deus
- Romanos 8.17 ♱ Herdeiros com Cristo: Sofrimento e Glória
- Romanos 8.18 ♱ O Sofrimento Presente e a Glória Futura
- Romanos 8.19 ♱ A Criação Aguarda a Revelação dos Filhos de Deus
- Romanos 8.20 ♱ A Criação Sujeita à Vaidade, mas em Esperança
- Romanos 8.21 ♱ A Criação Será Liberta da Corrupção para a Glória dos Filhos de Deus
- Romanos 8.22 ♱ A Criação Geme com Dores de Parto
- Romanos 8.23 ♱ As Primícias do Espírito e a Redenção do Corpo
- Romanos 8.24 ♱ Salvos em Esperança
- Romanos 8.25 ♱ Esperar com Perseverança
- Romanos 8.26 ♱ O Espírito Ajuda Nossa Fraqueza
- Romanos 8.27 ♱ O Espírito Intercede Segundo a Vontade de Deus
- Romanos 8.28 ♱ Todas as Coisas Cooperam para o Bem
- Romanos 8.29 ♱ Conformes à Imagem do Filho
- Romanos 8.30 ♱ Chamados, Justificados e Glorificados
- Romanos 8.31 ♱ Se Deus é por Nós, Quem Será Contra Nós?
- Romanos 8.32 ♱ Deus Não Poupou Seu Próprio Filho
- Romanos 8.33 ♱ Quem Acusará os Eleitos de Deus?
- Romanos 8.34 ♱ Cristo Morreu, Ressuscitou e Intercede por Nós
- Romanos 8.35 ♱ Quem Nos Separará do Amor de Cristo?
- Romanos 8.36 ♱ Ovelhas para o Matadouro
- Romanos 8.37 ♱ Mais que Vencedores por Meio Daquele que Nos Amou
- Romanos 8.38 ♱ Nem Morte, Nem Vida, Nem Poder Algum
- Romanos 8.39 ♱ Nada Pode Nos Separar do Amor de Deus


