Romanos 8.8 ♱ Quem Está na Carne Não Pode Agradar a Deus
Romanos 8.8
Depois de descrever a hostilidade da carne contra Deus, Paulo chega a uma consequência inevitável: “os que estão na carne não podem agradar a Deus”. O problema já não é apenas que determinadas escolhas sejam pecaminosas. É a própria condição da pessoa que está em questão. Enquanto a existência permanece governada pela carne, falta-lhe aquilo que torna possível uma vida orientada para a aprovação de Deus (Rm 8.5-7).
“Estar na carne” não significa simplesmente possuir um corpo. Se esse fosse o sentido, nenhum ser humano vivo poderia agradar a Deus, inclusive os próprios cristãos. A Escritura, porém, fala de pessoas que agradaram a Deus enquanto viviam corporalmente: Enoque recebeu testemunho de que lhe havia agradado (Hb 11.5), e Jesus declarou que fazia sempre aquilo que agradava ao Pai (Jo 8.29). A expressão descreve uma condição moral: estar sob o governo da natureza humana afastada de Deus.
Essa distinção será confirmada imediatamente quando Paulo disser aos cristãos: “vós não estais na carne, mas no Espírito” (Rm 8.9). Eles continuavam possuindo corpos, desejos naturais, limitações físicas e até a presença residual do pecado; o que havia mudado era a esfera à qual pertenciam. A carne ainda estava neles como realidade a ser combatida, mas eles já não estavam “na carne” como condição determinante de sua existência (Gl 5.16-17).
O versículo, portanto, não ensina que o cristão alcançou uma natureza sem conflito. Ensina algo diferente e mais fundamental: houve mudança de domínio. Uma coisa é a carne permanecer como inimigo; outra é permanecer dentro do reino em que ela governa. Israel continuou encontrando inimigos depois de entrar na terra prometida, mas já não estava no Egito. Da mesma maneira, a presença da luta não significa permanência na antiga escravidão (Rm 6.12-14).
A expressão “agradar a Deus” abre uma dimensão profundamente relacional. A vida humana não foi criada apenas para evitar transgressões, mas para viver de maneira agradável ao Criador. A Escritura pode resumir a existência de alguém dizendo que ele andou com Deus (Gn 5.24), e pode exortar os redimidos a descobrir aquilo que é agradável ao Senhor (Ef 5.8-10). Santidade não é apenas afastamento do mal; é uma vida orientada para o prazer daquele a quem pertencemos.
Isso muda a pergunta central da ética cristã. A carne pergunta: “O que quero fazer?”, “Até onde posso ir?”, “Que vantagem isso me trará?” ou mesmo “O que os outros pensarão de mim?”. Uma vida renovada começa a formular outra pergunta: “O que agrada ao Senhor?” Paulo apresenta essa disposição como característica da existência cristã ao convocar os crentes a viverem de modo digno de Deus, procurando agradá-lo em tudo (Cl 1.9-10).
Agradar a Deus não significa satisfazer um ser caprichoso cujas preferências mudam arbitrariamente. Seu prazer corresponde ao seu caráter. Deus se agrada da verdade porque é verdadeiro, da justiça porque é justo, da misericórdia porque é misericordioso. Quando somos chamados a agradá-lo, somos chamados a viver em harmonia com aquilo que ele é (Mq 6.8; Ef 5.1-2).
O problema da carne é que seu centro está em outro lugar. Ela pode realizar atos exteriormente corretos e, ainda assim, não ter Deus como finalidade. Uma oferta pode ser feita para receber admiração; uma oração pode tornar-se espetáculo; um jejum pode alimentar orgulho (Mt 6.1-5, 16-18). O ato exterior possui aparência religiosa, mas sua orientação interior revela quem está sendo realmente servido.
Há uma diferença decisiva entre fazer algo que, considerado isoladamente, corresponde ao bem e fazer esse bem como expressão de fé, amor e submissão a Deus. Pessoas que não conhecem a Deus podem cuidar dos filhos, socorrer necessitados, cumprir promessas ou agir com coragem. Esses atos possuem verdadeiro valor dentro da vida humana e podem corresponder objetivamente ao que é bom. O problema de Romanos 8.8 está num nível mais profundo: a vida inteira ainda não foi reconciliada com aquele para quem todas as coisas deveriam ser feitas (Rm 14.7-8; 1Co 10.31).
Por isso, Paulo não está ensinando que tudo o que uma pessoa não regenerada realiza é igualmente perverso em termos sociais ou morais. Ele está tratando da capacidade de oferecer a Deus uma existência cuja raiz, direção e finalidade sejam agradáveis a ele. Uma árvore pode produzir frutos que externamente parecem semelhantes aos de outra árvore, mas Deus vê também a raiz da qual procedem (1Sm 16.7; Pv 16.2).
A conexão com a fé torna-se particularmente clara em outra afirmação bíblica: “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). A aproximação verdadeira começa reconhecendo quem Deus é e confiando nele. A carne procura construir uma posição diante de Deus a partir de si mesma; a fé recebe de Deus aquilo que não pode produzir. Foi pela fé que Abel ofereceu um sacrifício aceito (Hb 11.4), e pela fé Enoque recebeu testemunho de ter agradado a Deus (Hb 11.5-6).
Aqui aparece novamente o contraste entre religião e graça. A carne é capaz de utilizar até práticas religiosas para preservar sua independência. O homem pode comparecer diante de Deus imaginando que suas obras lhe dão direito de exigir aprovação. A fé faz o movimento contrário: aproxima-se com mãos vazias, reconhecendo que depende da misericórdia divina. O publicano que pede compaixão volta justificado, enquanto o homem que apresenta seu currículo religioso permanece confiando em si mesmo (Lc 18.9-14).
O primeiro passo para agradar a Deus, então, não é impressioná-lo, mas ser reconciliado com ele. Enquanto houver inimizade, nenhuma quantidade de atividade religiosa pode substituir essa reconciliação. Deus não procura simplesmente empregados eficientes; chama inimigos para se tornarem filhos (Rm 5.8-10; 8.15). A obediência que agrada a Deus cresce de uma relação restaurada.
Cristo ocupa o centro dessa mudança. Nele encontramos não apenas aquele que remove nossa culpa, mas o homem perfeitamente agradável ao Pai. No batismo e na transfiguração, a voz divina apresenta o Filho como aquele em quem o Pai se compraz (Mt 3.17; 17.5). Sua vida humana foi inteiramente orientada pela vontade daquele que o enviou, mesmo quando essa obediência o conduziu ao sofrimento (Jo 4.34; Fp 2.8).
Essa verdade impede que “agradar a Deus” se transforme em ansiedade religiosa. O cristão não começa cada manhã tentando conquistar do zero um lugar na aceitação divina. Ele está em Cristo, o Filho amado, e é a partir dessa nova posição que aprende a viver de maneira agradável ao Pai (Ef 1.5-6). Obediência cristã é resposta de quem foi acolhido, não pagamento de quem tenta comprar acolhimento.
Sem essa ordem, até o desejo de agradar a Deus pode tornar-se escravidão. A pessoa começa a examinar cada ação com medo de que uma falha destrua sua relação com ele. Romanos 8 começou exatamente com “nenhuma condenação” para os que estão em Cristo (Rm 8.1). O chamado à vida agradável a Deus está dentro desse ambiente de graça. O filho deseja agradar ao Pai porque é filho; não tenta tornar-se filho acumulando atos agradáveis.
Isso não diminui a seriedade da obediência. O amor filial não torna a vontade do Pai irrelevante; torna-a preciosa. Jesus relacionou amor e obediência ao dizer: “se me amais, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14.15). A graça não produz indiferença moral, mas uma nova motivação: já não obedecemos apenas pelo medo da punição, mas porque aprendemos a amar aquele cuja vontade seguimos.
Há aqui uma diferença entre desempenho e fruto. O desempenho procura construir identidade: “farei isso para provar que sou digno”. O fruto nasce de uma identidade recebida: “porque pertenço a Cristo, desejo viver de maneira correspondente a ele”. Uma videira não produz uvas para tornar-se videira; produz porque essa é a vida que circula nela (Jo 15.4-5). A santificação cristã segue essa mesma lógica orgânica.
A impossibilidade descrita no versículo também revela por que reforma exterior nunca pode substituir regeneração. Podemos ensinar regras, controlar ambientes e criar hábitos úteis, mas não podemos mediante essas coisas produzir amor a Deus. Um comportamento pode ser limitado de fora; somente Deus pode transformar o princípio interior do qual a verdadeira obediência procede (Ez 36.26-27).
Isso dá ao evangelho sua profundidade. Deus não veio apenas melhorar a administração moral de uma humanidade carnal. Ele veio criar uma nova humanidade em Cristo. O homem precisa de mais que instrução porque seu problema é maior que ignorância; precisa de mais que disciplina porque seu problema é maior que desorganização; precisa de vida porque sua condição natural está associada à morte (Rm 8.6; Ef 2.4-5).
A incapacidade de agradar a Deus também confronta nosso orgulho religioso. Mesmo aquilo que julgamos nossa melhor realização não pode tornar-se fundamento para exigir reconhecimento divino. Se dependêssemos de apresentar a Deus uma vida originada em nós mesmos e inteiramente digna de sua aprovação, todos permaneceríamos sem esperança (Is 64.6; Rm 3.22-24). A graça começa quando abandonamos a pretensão de sermos nossos próprios salvadores.
O versículo também possui uma implicação consoladora para a evangelização. Se a condição humana é tão profunda, a conversão de alguém não depende finalmente da habilidade do evangelista em encontrar a combinação perfeita de palavras. Devemos ensinar com clareza, argumentar com verdade e responder às objeções com sabedoria (1Pe 3.15), mas é Deus quem abre o coração e concede vida (At 16.14; 2Co 4.6).
Essa consciência muda também o modo como olhamos para aqueles que ainda não creem. Não há lugar para superioridade espiritual. Se alguém agora deseja agradar a Deus, isso não aconteceu porque possuía uma natureza original melhor que a dos demais. Foi alcançado pela mesma graça de que todos necessitam (1Co 4.7; Ef 2.8-10). O diagnóstico severo da carne deveria produzir humildade nos regenerados, não desprezo pelos que permanecem nela.
Para o crente, a pergunta “isso agrada a Deus?” pode tornar-se uma poderosa forma de discernimento. Nem toda decisão cristã está acompanhada de um mandamento específico. Há escolhas nas quais precisamos avaliar motivos, consequências, testemunho e finalidade. Nessas áreas, o desejo de agradar ao Senhor fornece uma orientação superior à simples pergunta “isso é permitido?” (1Co 6.12; 10.23-24).
Paulo utiliza essa linguagem ao tratar da própria vida ministerial. Ele não procura agradar homens, mas aquele que prova os corações (1Ts 2.4), e reconhece que viver para a aprovação humana pode entrar em conflito com ser servo de Cristo (Gl 1.10). Agradar a Deus exige, em certos momentos, aceitar desagradar pessoas. Quando aprovação humana se torna indispensável, ela começa a ocupar no coração um lugar que pertence somente ao Senhor.
Isso alcança áreas muito comuns da vida. Podemos escolher palavras porque desejamos parecer inteligentes, servir porque queremos reconhecimento, silenciar a verdade para preservar popularidade ou tomar decisões financeiras apenas para manter aparência de sucesso. A pergunta sobre o prazer de Deus atravessa essas motivações e expõe aquilo que avaliações externas não conseguem enxergar (Pv 21.2; 1Ts 2.4).
Também há liberdade nisso. Quem vive para agradar a todos se torna escravo de opiniões contraditórias. Nunca saberá se fez o suficiente, porque diferentes pessoas exigem coisas diferentes. Quando Deus se torna a audiência principal da vida, muitas dessas vozes perdem poder. Paulo podia continuar seu ministério sob crítica porque sua consciência estava orientada para o julgamento do Senhor (1Co 4.3-5).
A vida agradável a Deus não é necessariamente espetacular. Uma viúva oferecendo discretamente aquilo que possuía podia ter maior valor diante de Deus que grandes ofertas públicas (Mc 12.41-44). Um copo de água dado por amor a Cristo não passa despercebido (Mt 10.42). Deus avalia a fidelidade de modo diferente das escalas humanas de grandeza.
Isso significa que atividades aparentemente comuns podem adquirir profunda dignidade espiritual. Trabalhar honestamente, cuidar da família, perdoar uma ofensa, cumprir uma promessa ou servir alguém sem reconhecimento pode tornar-se serviço ao Senhor quando realizado sob seu governo (Cl 3.17, 23-24). A vida no Espírito não é limitada aos momentos que chamamos de “religiosos”; ela transforma o propósito da existência cotidiana.
Oito versículos dentro do capítulo, o argumento chega a uma fronteira clara. A carne não pode produzir aquilo que agrada a Deus, mas Paulo está prestes a dizer aos seus leitores algo extraordinário: “vós, porém, não estais na carne” (Rm 8.9). Depois de descrever a condição da antiga existência, ele voltará o olhar para aqueles em quem o Espírito habita. A impossibilidade do v. 8 prepara o contraste com a nova possibilidade aberta pela presença divina.
Índice
- Romanos 8.1 ♱ Nenhuma Condenação em Cristo Jesus
- Romanos 8.2 ♱ A Lei do Espírito da Vida
- Romanos 8.3 ♱ Deus Condenou o Pecado na Carne
- Romanos 8.4 ♱ Andando Segundo o Espírito
- Romanos 8.5 ♱ A Mente Voltada para o Espírito
- Romanos 8.6 ♱ A Mente do Espírito é Vida e Paz
- Romanos 8.7 ♱ A Mente da Carne é Inimiga de Deus
- Romanos 8.8 ♱ Quem Está na Carne Não Pode Agradar a Deus
- Romanos 8.9 ♱ O Espírito de Deus Habita em Vós
- Romanos 8.10 ♱ Cristo em Nós: Vida em Meio à Morte
- Romanos 8.11 ♱ O Espírito que Ressuscitará Nossos Corpos
- Romanos 8.12 ♱ Não Somos Devedores à Carne
- Romanos 8.13 ♱ Mortificar o Pecado pelo Espírito
- Romanos 8.14 ♱ Guiados pelo Espírito como Filhos de Deus
- Romanos 8.15 ♱ Do Medo Escravo à Intimidade de Filho
- Romanos 8.16 ♱ O Espírito Testemunha que Somos Filhos de Deus
- Romanos 8.17 ♱ Herdeiros com Cristo: Sofrimento e Glória
- Romanos 8.18 ♱ O Sofrimento Presente e a Glória Futura
- Romanos 8.19 ♱ A Criação Aguarda a Revelação dos Filhos de Deus
- Romanos 8.20 ♱ A Criação Sujeita à Vaidade, mas em Esperança
- Romanos 8.21 ♱ A Criação Será Liberta da Corrupção para a Glória dos Filhos de Deus
- Romanos 8.22 ♱ A Criação Geme com Dores de Parto
- Romanos 8.23 ♱ As Primícias do Espírito e a Redenção do Corpo
- Romanos 8.24 ♱ Salvos em Esperança
- Romanos 8.25 ♱ Esperar com Perseverança
- Romanos 8.26 ♱ O Espírito Ajuda Nossa Fraqueza
- Romanos 8.27 ♱ O Espírito Intercede Segundo a Vontade de Deus
- Romanos 8.28 ♱ Todas as Coisas Cooperam para o Bem
- Romanos 8.29 ♱ Conformes à Imagem do Filho
- Romanos 8.30 ♱ Chamados, Justificados e Glorificados
- Romanos 8.31 ♱ Se Deus é por Nós, Quem Será Contra Nós?
- Romanos 8.32 ♱ Deus Não Poupou Seu Próprio Filho
- Romanos 8.33 ♱ Quem Acusará os Eleitos de Deus?
- Romanos 8.34 ♱ Cristo Morreu, Ressuscitou e Intercede por Nós
- Romanos 8.35 ♱ Quem Nos Separará do Amor de Cristo?
- Romanos 8.36 ♱ Ovelhas para o Matadouro
- Romanos 8.37 ♱ Mais que Vencedores por Meio Daquele que Nos Amou
- Romanos 8.38 ♱ Nem Morte, Nem Vida, Nem Poder Algum
- Romanos 8.39 ♱ Nada Pode Nos Separar do Amor de Deus


