Ir para o conteúdo principal

JSON Variables

Romanos 8.37 ♱ Mais que Vencedores por Meio Daquele que Nos Amou

Romanos 7.2 A Lei do Casamento, a Morte e a Liberdade em Cristo

Romanos 8.37

O aparente fracasso do v. 36 recebe agora uma interpretação inteiramente diferente: “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Paulo não retira as ovelhas do matadouro antes de chamá-las vencedoras. Isso é decisivo. “Todas estas coisas” aponta para a tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo e espada do v. 35, agora radicalizadas pela possibilidade concreta de morte no v. 36. A vitória cristã não consiste necessariamente em escapar dessas realidades; acontece “em” meio a elas. O perseguidor pode enxergar uma pessoa derrotada, o observador pode enxergar apenas perda e a própria vítima pode sofrer profundamente, mas nenhuma dessas perspectivas consegue definir o resultado final da história daquele que permanece unido a Cristo.

Por isso, “mais que vencedores” não deve ser transformado em slogan de sucesso. Paulo não está falando de carreira, prosperidade, influência social ou capacidade de evitar fracassos. O contexto acaba de mencionar pessoas tratadas como ovelhas destinadas ao abate. Se a expressão significasse que o cristão sempre termina materialmente por cima, Rm 8.36 tornaria Rm 8.37 incoerente. O triunfo de Paulo pertence a outra ordem: as forças mobilizadas para destruir a fidelidade dos santos não conseguem produzir o resultado que procuram. Podem retirar bens, liberdade, reputação e até vida; não conseguem retirar Cristo. Nesse sentido, o adversário alcança muito e, ao mesmo tempo, falha naquilo que mais importa.

A expressão “mais que vencedores” intensifica a ideia de vitória. Paulo não se contenta em dizer que os cristãos conseguem sobreviver por uma margem mínima. O sentido básico é de uma vitória extraordinária, superabundante, decisiva. As próprias aflições atravessadas podem tornar-se instrumentos de amadurecimento, fortalecendo fé, esperança e comunhão com Cristo (Rm 5.3-5; 2Co 4.16-17; Tg 1.2-4), mas essa consequência não precisa ser colocada inteiramente dentro da expressão isolada. O ponto seguro do versículo é mais simples e suficientemente forte: aquilo que parece capaz de derrotar os santos não consegue separá-los de Cristo; por isso, mesmo dentro da adversidade, a vitória deles ultrapassa aquilo que a aparência externa sugeriria.

Essa distinção evita romantizar o sofrimento. Uma pessoa não precisa agradecer pela crueldade como crueldade, chamar perseguição de prazer ou imaginar que toda ferida produzirá nesta vida um benefício psicológico claramente identificável. Paulo acabou de chamar a experiência de matadouro. Não há tentativa de suavizar sua violência. A vitória consiste em o mal encontrar um limite: ele pode causar sofrimento sem conseguir destruir o propósito de Deus; pode atingir o corpo sem conseguir desfazer a justificação; pode levar alguém ao túmulo sem conseguir impedir sua ressurreição. A fé cristã não vence tornando o mal menos maligno, mas confessando que o mal não possui soberania.

Isso aproxima Rm 8.37 da experiência descrita em 2Co 4.8-11: pressionados, mas não esmagados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. A estrutura é semelhante. Paulo reconhece plenamente o primeiro termo e nega que ele consiga produzir o segundo. Ser pressionado é real; ser definitivamente esmagado, não. Ser abatido é real; ser destruído, não. A vitória cristã muitas vezes aparece precisamente nessa diferença entre aquilo que aconteceu e aquilo que o sofrimento não conseguiu fazer.

Isso significa que perseverar pode ser uma forma de vitória mesmo quando nada exterior parece ter melhorado. Há ocasiões em que a oração não remove a dificuldade, a perseguição não termina e a perda não é restaurada. Se, ainda assim, a aflição não consegue separar a pessoa de Cristo, destruir sua esperança ou obrigá-la a negar aquele a quem pertence, o inimigo fracassou em seu objetivo mais profundo. Essa lógica explica como os mártires podem ser chamados vencedores sem que precisemos fingir que não foram mortos. Segundo critérios políticos, seus perseguidores venceram; segundo a lógica da ressurreição, mataram pessoas que Deus levantará dentre os mortos.

A cruz já estabeleceu esse padrão. Na Sexta-feira, poderes humanos pareciam possuir vantagem absoluta: Jesus foi preso, condenado, humilhado e executado. Se vitória fosse definida apenas pela capacidade de evitar sofrimento, a cruz seria derrota. A ressurreição revelou que os critérios visíveis eram insuficientes. O que parecia vitória dos poderes tornou-se precisamente o lugar em que Deus expôs sua impotência final (Cl 2.14-15). Os discípulos não repetem a obra redentora de Cristo, que permanece única, mas sua experiência segue a forma do Crucificado: sofrimento presente pode parecer derrota sem constituir derrota final.

Por isso, o advérbio decisivo do versículo é “em”: “em todas estas coisas”. Paulo não diz apenas que depois das tribulações, quando tudo estiver finalmente resolvido, seremos vencedores. Existe uma dimensão futura e definitiva da vitória na ressurreição, mas o texto atribui ao cristão uma vitória já exercida dentro do conflito. A fidelidade mantida em meio à tribulação já demonstra que a tribulação não conseguiu realizar aquilo que ameaçava fazer. A fome pode continuar sendo fome, o perigo continuar sendo perigo e a perseguição continuar sendo perseguição enquanto, simultaneamente, o vínculo com Cristo permanece intacto. A vitória não ocorre apenas quando o campo de batalha fica vazio; ela já se manifesta enquanto os inimigos ainda cercam o crente e não conseguem arrancá-lo de Cristo.

Isso corrige uma expectativa comum segundo a qual vitória espiritual sempre deve ser acompanhada por mudança imediata das circunstâncias. Às vezes Deus livra da prisão, como aconteceu com Pedro (At 12.6-11); outras vezes seus servos permanecem presos. Às vezes cura; outras vezes sustenta em enfermidade. Às vezes remove o espinho; no caso de Paulo, concedeu graça suficiente para atravessá-lo (2Co 12.7-10). O resultado externo varia, mas Rm 8.37 permite reconhecer vitória sempre que aquilo que poderia afastar de Cristo termina por não conseguir fazê-lo.

A fonte dessa vitória aparece na última frase: “por meio daquele que nos amou”. Paulo não diz “por nossa força”, “por nossa disciplina” ou “por nossa coragem”. Até no momento de maior triunfo, o agente decisivo está fora de nós. A vitória é recebida por meio daquele que ama. A segurança, portanto, está em Cristo e não no poder autônomo do cristão; ela depende do sustento daquele cujo amor não abandona os seus. Isso preserva o versículo de uma leitura heroica em que “mais que vencedores” se torna elogio à resistência psicológica excepcional de algumas pessoas.

Essa observação é pastoralmente importante porque cristãos possuem temperamentos e capacidades emocionais diferentes. Alguns atravessam crises com grande serenidade; outros choram, sentem medo, precisam de ajuda e atravessam dias de profunda fraqueza. Rm 8.37 não exige aparência constante de invulnerabilidade. A vitória não está em nunca sentir dor, mas em não ser finalmente arrancado daquele que ama. Jesus chorou, gemeu e enfrentou profunda angústia sem que isso significasse fracasso de sua fidelidade (Jo 11.35; Mc 14.33-36). O cristão pode igualmente tremer e ainda permanecer.

A expressão “aquele que nos amou” provavelmente olha para a demonstração decisiva desse amor já apresentada no capítulo. Deus não poupou seu próprio Filho (Rm 8.32), e Cristo morreu, ressuscitou e agora intercede por nós (Rm 8.34). O amor do v. 37 não é uma ideia sentimental sem acontecimento histórico; foi demonstrado de modo culminante na entrega de Cristo. Isso significa que, quando o sofrimento presente parece contradizer o amor divino, o cristão interpreta o presente à luz da cruz, e não a cruz à luz do presente.

Essa ordem é essencial. Se começamos exclusivamente pelas circunstâncias, talvez concluamos: “sou perseguido, portanto Cristo deve ter me abandonado”. Paulo começa pela cruz: “Cristo me amou e se entregou; portanto a perseguição não pode provar que esse amor desapareceu”. O acontecimento mais claro interpreta a experiência mais obscura. Não precisamos negar a obscuridade, mas também não lhe concedemos autoridade para reescrever aquilo que Deus já revelou em Cristo.

O amor também redefine a própria maneira de lutar. Paulo não descreve cristãos que vencem seus perseguidores tornando-se iguais a eles. A vitória cristã pode incluir permanecer fiel, recusar apostasia, continuar amando inimigos e não permitir que a violência recebida determine o caráter oferecido em resposta (Mt 5.44; Rm 12.17-21). Um perseguidor talvez consiga obrigar alguém a sofrer; se não consegue transformá-lo em alguém governado pelo ódio, a vitória do perseguidor continua incompleta. O mal pretende frequentemente reproduzir-se em sua vítima. A graça interrompe essa reprodução.

Isso não significa aceitar passivamente injustiça evitável. O mesmo Paulo que fala de vitória em sofrimento usou direitos legais, pediu proteção e escapou de ameaças quando possível (At 9.25; 22.25; 25.11). Ser “mais que vencedor” não significa procurar dano desnecessário. Significa que, quando medidas legítimas não impedem o sofrimento, nenhuma violência externa recebe autoridade para determinar nossa fidelidade, nossa identidade ou nosso destino.

Comentário Teológico da Carta aos Romanos
A frase também pode ser aplicada ao pecado, embora o contexto imediato seja sofrimento. Rm 8 já ensinou que os filhos mortificam as obras do corpo pelo Espírito (v. 13) e que o propósito de Deus é conformá-los à imagem do Filho (v. 29). A vitória nunca deve ser entendida como perfeição já alcançada, mas o pecado também não possui direito de ser tratado como senhor inevitável. Aquele que ama os seus não apenas os preserva na perseguição; conduz-os para uma existência em que tudo aquilo que contradiz Cristo será finalmente removido.

Isso ajuda a perceber que a vitória de Rm 8.37 possui dimensão presente e futura. No presente, somos vencedores porque aflições não conseguem desfazer nossa relação com Cristo e podem ser atravessadas em fé. No futuro, a vitória será manifestada plenamente quando morte, corrupção e pecado forem definitivamente vencidos (1Co 15.54-57). O presente fornece a perseverança; a ressurreição revelará a extensão completa do triunfo.

Há também uma inversão de perspectiva em relação ao v. 36. Ali, os santos “foram considerados” como ovelhas para o matadouro. Aqui, Paulo diz o que eles realmente são: mais que vencedores. O mundo possui uma avaliação; Deus oferece outra. Aos olhos do perseguidor, a pessoa é descartável. Aos olhos da providência divina, é alguém destinado à glória. A aparência e a realidade entram em conflito, e Paulo ensina o cristão a não permitir que a avaliação do algoz se torne sua própria identidade.

Essa inversão pode alcançar situações menos extremas. Rejeição profissional, desprezo social, perda de prestígio ou humilhação pública podem fazer alguém sentir-se derrotado. Nem todo fracasso é perseguição, e responsabilidade pessoal precisa ser reconhecida quando existe; mas nenhuma avaliação humana possui autoridade para revogar aquilo que Deus declarou sobre os que estão em Cristo. O valor final da vida não é determinado pelo número de vitórias que o mundo reconhece.

Isso também corrige nossa definição de sucesso ministerial. Paulo não mede vitória apenas pela quantidade de pessoas persuadidas, pela expansão institucional ou pela ausência de oposição. Estêvão pregou e foi morto (At 7); segundo critérios meramente quantitativos, a cena poderia parecer fracasso. Mas sua fidelidade permaneceu e seu testemunho tornou-se parte da história da igreja. O servo de Cristo não controla todos os resultados; pode, porém, permanecer fiel ao Senhor que o ama.

A vitória, portanto, não é propriedade dos naturalmente fortes. “Por meio daquele que nos amou” significa que ela é dependente, recebida e cristocêntrica. O orgulho espiritual não encontra espaço aqui. Se alguém atravessou perseguição sem abandonar a fé, sua conclusão não deveria ser “descobri quão forte sou”, mas “descobri quão suficiente é aquele que me sustentou”. A provação pode revelar nossa fraqueza ao mesmo tempo que revela a força de Cristo (2Co 12.9-10).

Esse ponto impede também que usemos Rm 8.37 para exigir de quem sofre uma performance de vitória. Há momentos em que cristãos bem-intencionados pressionam o sofredor a parecer alegre, invulnerável e imediatamente triunfante. Paulo não fez isso. Antes de dizer “mais que vencedores”, falou de gemidos (Rm 8.23, 26), fraqueza (v. 26), tribulação (v. 35) e matadouro (v. 36). Vitória bíblica possui espaço para lágrimas.

A igreja precisa aprender essa ordem. Primeiro, reconhece a dor. Depois, acompanha. Então lembra a esperança. Dizer “você é mais que vencedor” não deveria significar “pare de sofrer”; deveria significar “seu sofrimento não possui autoridade para definir o fim de sua história”.

Isso torna Rm 8.37 profundamente diferente de um lema motivacional. A motivação comum procura convencer alguém de que possui recursos internos suficientes para superar obstáculos. Paulo aponta na direção contrária: a força decisiva vem “por meio daquele que nos amou”. O cristão não é vencedor porque descobriu poder escondido dentro de si, mas porque está unido a um Cristo cuja morte foi seguida por ressurreição.

A sequência dos vv. 35-37 pode, portanto, ser resumida assim:

sofrimento real → possibilidade de morte → nenhuma separação → vitória em Cristo.

Paulo não pula nenhuma etapa. Se retirarmos sofrimento e morte da sequência, “mais que vencedores” perde o significado apostólico e se transforma em slogan genérico de prosperidade. Se retirarmos a vitória, sofrimento se transforma em desespero. O texto mantém ambos: o matadouro é real, e a vitória também.

É justamente essa convicção que permitirá a Paulo ampliar ainda mais o horizonte nos vv. 38-39. Tribulação e espada foram insuficientes; agora ele passará a morte, vida, poderes espirituais, presente, futuro, altura, profundidade e toda a criação. O v. 37 oferece a resposta antes da última enumeração: nada na lista conseguirá vencer porque a vitória não depende da força das circunstâncias nem da nossa força, mas daquele que nos amou.

O cristão, portanto, não precisa esperar que todas as batalhas terminem para saber de que lado está o resultado final.

Pode ser ferido sem ser separado.

Pode perder sem ser abandonado.

Pode morrer sem ser derrotado.

E pode chamar isso de vitória somente porque Cristo primeiro o amou.

Índice

Pro Blogger Templates
-->