Ir para o conteúdo principal

JSON Variables

Romanos 8.23 ♱ As Primícias do Espírito e a Redenção do Corpo

Romanos 7.2 A Lei do Casamento, a Morte e a Liberdade em Cristo

Romanos 8.23

O gemido da criação encontra agora um correspondente consciente dentro dos próprios filhos de Deus. Paulo não diz apenas que o mundo criado geme; “nós mesmos” também gememos. A diferença é que os cristãos conhecem aquilo que esperam. A criação sofre sob a corrupção sem possuir consciência racional de seu destino, enquanto os redimidos receberam o Espírito e, por isso, experimentam antecipadamente algo da vida futura. O paradoxo do versículo está justamente aqui: quanto mais real é a presença do Espírito, mais perceptível se torna a distância entre aquilo que já recebemos e aquilo que ainda aguardamos. A experiência cristã madura não elimina essa tensão; aprende a viver dentro dela.

Paulo chama o que já possuímos de “primícias do Espírito”. A imagem vem da primeira porção da colheita, oferecida a Deus como sinal de que o restante viria depois (Lv 23.10-14). Primícias não significam colheita insignificante nem colheita completa. São começo verdadeiro e, ao mesmo tempo, promessa de plenitude. O Espírito não é mera lembrança de um futuro distante; sua presença significa que a realidade da nova criação já começou dentro daqueles que pertencem a Cristo. Temos vida espiritual agora, comunhão com Deus agora, transformação agora, acesso filial agora. Mas nenhuma dessas realidades chegou ainda à sua forma consumada (2Co 1.21-22; Ef 1.13-14).

Esse detalhe muda profundamente a maneira como interpretamos o gemido cristão. O crente não geme porque o Espírito esteja ausente; geme justamente possuindo suas primícias. Há um tipo de insatisfação que nasce não da falta de Deus, mas de termos provado algo de sua vida e desejarmos sua plenitude. Quem nunca viu luz pode adaptar-se melhor à escuridão; quem já viu o amanhecer começa a esperar o sol. Assim também, a experiência presente do Espírito desperta desejos que o mundo atual não consegue satisfazer completamente. O cristão conhece perdão, mas ainda luta contra o pecado; conhece vida, mas ainda habita corpo mortal; conhece filiação, mas ainda não vê sua glória manifestada (Rm 8.16, 19).

Por isso, “gememos dentro de nós”. Paulo não descreve uma espiritualidade construída sobre entusiasmo contínuo. Há alegria verdadeira no Espírito (Rm 14.17), paz com Deus (Rm 5.1) e esperança que não decepciona (Rm 5.5), mas essas realidades coexistem com sofrimento, fraqueza e desejo por consumação. O cristianismo não exige que alguém interprete maturidade como incapacidade de sentir cansaço diante da condição presente. Há momentos em que a fé canta e momentos em que geme; ambos podem nascer da mesma esperança. O gemido torna-se incompatível com desespero somente quando perde de vista aquilo que espera.

Esse “dentro de nós” também sugere algo profundamente interior. Nem toda batalha dos filhos de Deus é visível. Há pessoas aparentemente estáveis que carregam intenso anseio por libertação, lutam silenciosamente contra fraquezas, sentem profundamente sua imperfeição e esperam o dia em que não mais decepcionarão aquele a quem amam. Parte da vida espiritual acontece em lugares que nenhuma outra pessoa consegue observar plenamente. O Pai, porém, conhece esses gemidos, e poucos versículos depois Paulo mostrará que o próprio Espírito atua justamente onde nossas palavras se tornam insuficientes (Rm 8.26-27).

O objeto dessa espera é chamado novamente de “adoção”. À primeira vista, isso pode parecer contraditório. No v. 15, Paulo afirmou que recebemos o Espírito de adoção; no v. 16, o Espírito testemunha que somos filhos; no v. 23, porém, ainda aguardamos a adoção. A resposta está na tensão entre realidade presente e manifestação futura. Já somos filhos quanto à relação estabelecida por Deus, mas ainda esperamos que essa filiação alcance sua expressão plena na ressurreição e glorificação. A adoção foi realmente recebida, mas ainda não exibiu todas as suas consequências.

Isso acontece em muitas áreas da salvação. Fomos justificados e ainda esperamos o juízo final sem condenação (Rm 5.1; 8.1, 33-34). Recebemos vida e ainda esperamos ressurreição corporal (Rm 8.10-11). Somos filhos e ainda esperamos a revelação dos filhos (Rm 8.19). Temos o Espírito e ainda esperamos aquilo de que sua presença é garantia (Ef 1.13-14). O NT não considera essas afirmações contraditórias porque a salvação possui começo real na história presente e consumação real na história futura.

Paulo mesmo explica o que entende aqui por adoção esperada: “a redenção do nosso corpo”. Essa explicação impede que a esperança cristã seja transformada em simples libertação da matéria. O corpo não é descartado; é redimido. O evangelho não diz que finalmente seremos salvos quando conseguirmos livrar-nos da corporalidade, mas que a salvação alcançará também o corpo que agora participa da mortalidade da criação. A obra de Deus não termina no perdão da alma; chegará aos ossos, nervos, músculos, sentidos e à totalidade da existência humana (1Co 15.42-44, 52-54).

Isso torna Rm 8.23 uma das afirmações mais fortes contra qualquer desprezo espiritualizante do corpo. O corpo pode tornar-se instrumento do pecado e, por isso, suas obras precisam ser mortificadas (Rm 8.13); mas o corpo em si não é o inimigo. Ele pertence ao propósito redentor de Deus. O mesmo corpo que hoje precisa ser disciplinado será ressuscitado e transformado. A diferença não será entre possuir corpo e finalmente não possuir corpo, mas entre corpo corruptível e corpo incorruptível, corpo mortal e corpo revestido de imortalidade (1Co 15.53-54). 

Comentário Teológico da Carta aos Romanos
Essa esperança ilumina inclusive o tratamento cristão da fragilidade física. Doença não significa que alguém tenha recebido menos Espírito. O próprio versículo afirma que pessoas que possuem as primícias do Espírito ainda gemem aguardando redenção corporal. Um cristão pode estar cheio de fé e, simultaneamente, enfrentar câncer, dor crônica, deficiência, cansaço ou envelhecimento. A presença do Espírito não revoga automaticamente a mortalidade nesta era; ela garante que a mortalidade não terá a palavra final.

Isso também impede que o evangelho seja transformado em promessa de saúde permanente antes da ressurreição. Deus pode curar, e é legítimo pedir cura (Tg 5.14-16). Jesus demonstrou compaixão pelo sofrimento corporal e curou muitos enfermos. Mas cada cura nesta vida é provisória em relação à morte final: Lázaro ressuscitou e ainda precisou morrer novamente. A verdadeira redenção do corpo ocorre quando a morte deixa de possuir qualquer domínio sobre ele (Jo 11.43-44; Rm 6.9).

A esperança futura não torna cuidados médicos irrelevantes. Pelo contrário, se o corpo importa para Deus, deve importar para nós. Alimentá-lo, tratá-lo, protegê-lo e buscar alívio para o sofrimento são atitudes compatíveis com a esperança de ressurreição. A diferença está em saber que medicina pode preservar e restaurar muitas funções, mas não consegue produzir aquilo que Paulo chama de redenção do corpo. A medicina administra a mortalidade; Deus a vencerá.

Essa promessa possui valor especial para quem percebe o envelhecimento. O corpo registra passagem do tempo de maneira impossível de ignorar: a visão muda, músculos perdem força, recuperação se torna mais lenta e atividades antes simples podem exigir esforço. Romanos 8 não pede que o cristão finja que nada disso está acontecendo. Permite-lhe nomear a experiência como participação numa criação ainda sujeita à corrupção e, ao mesmo tempo, esperar uma forma de existência em que essa trajetória de deterioração terá terminado (Fp 3.20-21).

O mesmo consolo alcança quem vive com deficiência permanente. A dignidade humana não depende da quantidade de funções que um corpo consegue desempenhar. O valor do cristão não diminui quando suas capacidades físicas diminuem. A redenção futura não declara que a pessoa presente é indigna; declara que aquilo que atualmente limita, fragiliza ou faz sofrer não define seu destino final. Deus não abandonará o corpo ferido; o transformará.

Há também uma dimensão moral no gemido. O corpo não é apenas mortal; é o espaço concreto em que ainda encontramos fraqueza diante do pecado. Desejamos obedecer e descobrimos hábitos, impulsos e padrões que precisam ser continuamente combatidos (Rm 7.22-25; 8.13). A redenção do corpo inclui uma existência em que não haverá mais essa tensão entre desejo de santidade e presença da corrupção. A glorificação significa que não apenas morreremos menos — não morreremos —, mas também que finalmente seremos plenamente conformados à imagem do Filho (Rm 8.29).

Isso ajuda a compreender por que a santificação pode intensificar o gemido em vez de eliminá-lo. Quanto mais alguém ama a santidade, mais doloroso se torna perceber o pecado restante. A pessoa espiritualmente indiferente pode conviver com certas transgressões sem grande conflito; aquela em quem o Espírito trabalha começa a senti-las como incompatíveis com sua nova identidade. O gemido não é necessariamente sinal de regressão. Às vezes é evidência de que os desejos foram transformados.

Contudo, Paulo não incentiva introspecção mórbida. O cristão não deve passar a vida observando suas imperfeições até perder de vista Cristo. O gemido está ligado à espera, não ao fechamento sobre si mesmo. Há diferença entre reconhecer fraqueza e fazer dela centro da existência. Quem possui as primícias do Espírito olha para dentro o suficiente para reconhecer o que ainda precisa ser redimido, mas olha adiante para aquele que completará a obra (Fp 1.6).

Esse equilíbrio evita dois extremos. Um deles finge que a vida cristã presente já é praticamente glorificação: tudo deveria ser vitória, saúde, estabilidade e sentimento contínuo de poder. O outro imagina espiritualidade como sucessão interminável de frustrações sem verdadeira experiência de vida nova. Paulo mantém as duas coisas juntas: possuímos as primícias e gememos. Temos algo real e esperamos algo maior.

A imagem das primícias é particularmente importante aqui porque impede que tratemos o Espírito como mero consolo psicológico enquanto aguardamos o futuro. Ele próprio é a antecipação do futuro. Cada verdadeira manifestação de amor, domínio próprio, comunhão com Deus, santidade e vida espiritual pertence à realidade da nova criação que já entrou na história (Gl 5.22-23; 2Co 5.17). O cristão não espera uma realidade totalmente desconhecida; já experimentou seu começo.

Isso explica por que a esperança pode tornar-se mais intensa à medida que a experiência espiritual amadurece. Quem prova uma pequena parte de uma grande realidade não se torna necessariamente satisfeito com a parte; pode desejar ainda mais o todo. A presença do Espírito produz esse tipo de desejo. A graça presente não substitui a glória futura; desperta fome por ela.

A expressão “redenção do nosso corpo” também dá profundidade cristã ao luto. Quando enterramos um crente, não dizemos simplesmente que o corpo perdeu importância porque a alma foi para Deus. O corpo também pertence à história da redenção. A morte cria uma separação anormal que a ressurreição corrigirá. Por isso, o NT consegue consolar enlutados não apenas falando da presença com Cristo, mas apontando para a ressurreição futura (1Ts 4.13-17; 1Co 15.51-57).

Essa esperança torna o cemitério um lugar provisório. O túmulo continua doloroso porque a morte continua inimiga, mas não é proprietário definitivo daqueles que pertencem a Cristo. O corpo entregue à terra continua dentro do alcance da promessa daquele que ressuscitou Jesus (Rm 8.11). Decomposição não significa desaparecimento diante de Deus; significa espera pela ação daquele para quem nenhuma matéria perdida é irrecuperável.

Isso responde também à ansiedade sobre a forma como alguém morreu ou sobre o destino físico de seus restos. O poder da ressurreição não depende de preservação perfeita do cadáver. Corpos podem decompor-se, perder-se no mar ou tornar-se cinzas, sem que nenhuma dessas condições limite aquele que criou o homem do pó da terra (Gn 2.7). A esperança repousa no poder de Deus, não na conservação de nossa matéria.

A redenção do corpo mostra ainda que a identidade cristã possui continuidade. Deus não salva uma pessoa substituindo-a por outra totalmente desconectada. Ressurreição pressupõe que aquele que morreu é aquele que será levantado, embora profundamente transformado. Paulo utiliza a imagem da semente e da planta para unir continuidade e transformação: algo verdadeiro permanece, embora o estado futuro ultrapasse radicalmente o presente (1Co 15.36-38).

Isso deveria produzir reverência em relação ao corpo atual. Ele não é ainda aquilo que será, mas pertence à pessoa que Deus redime. A mesma mão que um dia será levantada incorruptível deve agora servir ao bem; os mesmos olhos destinados à glória devem aprender pureza; a boca que confessará perfeitamente o louvor de Deus deve começar a ser disciplinada para verdade e graça (Rm 6.12-13; 1Co 6.19-20).

Nesse sentido, esperança escatológica possui consequências éticas. Quem espera redenção corporal não precisa tratar o corpo nem como ídolo nem como lixo. Idolatrá-lo significa fazer de saúde, juventude e aparência valores supremos; desprezá-lo significa ignorar a responsabilidade de utilizá-lo segundo a vontade de Deus. A ressurreição corrige ambas as distorções: o corpo é importante, mas não é eterno em sua condição atual.

A juventude, portanto, não é salvação, e o envelhecimento não é condenação. Beleza física pode ser recebida com gratidão, mas não constitui glória final. Força pode servir a Deus, mas seu declínio não destrói a filiação. O futuro do crente não consiste em preservar indefinidamente o auge desta corporalidade, mas em receber aquilo que somente Deus pode produzir: incorruptibilidade (1Co 15.42).

O versículo também ajuda a compreender por que os cristãos podem experimentar alegria profunda e, ainda assim, desejar partir e estar com Cristo. Não há contradição necessária entre amar a vida presente e desejar sua consumação. Paulo podia servir intensamente enquanto reconhecia que estar com Cristo seria incomparavelmente melhor (Fp 1.21-24). A esperança futura não precisa produzir desprezo pela missão presente; pode torná-la mais livre.

Quem sabe que o corpo será redimido não precisa agarrar-se desesperadamente a cada ano adicional como se tudo dependesse dele. Pode buscar saúde e valorizar a vida sem transformar longevidade em deus. A morte permanece inimiga, mas já não possui autoridade para definir o destino final.

Ao mesmo tempo, desejar a consumação não autoriza fugir das responsabilidades atuais. Enquanto estamos neste corpo, existem pessoas a amar, trabalho a realizar, pecados a mortificar e dons a exercer. A esperança cristã não é impaciência irresponsável com a vida presente; é fidelidade presente orientada para o futuro (2Co 5.6-10).

A expressão “esperamos” é decisiva. O cristão não produz sua própria ressurreição. Há realidades para as quais podemos trabalhar e outras que somente podemos receber. Nenhuma disciplina, tecnologia ou esforço moral pode fabricar a redenção do corpo. Ela é objeto de esperança porque depende da fidelidade e do poder de Deus.

Isso pode ser difícil para uma cultura acostumada a medir valor pela capacidade de controlar resultados. Há sofrimento que podemos reduzir, doenças que podemos tratar e hábitos que podemos modificar. Mas mortalidade estabelece um limite que nenhum planejamento consegue ultrapassar definitivamente. A ressurreição começa onde nossa capacidade termina.

Por isso, esperar é também um ato de humildade. Confessamos que não conseguimos completar em nós mesmos aquilo que Deus começou. O Espírito é primícia porque o restante precisa vir dele. A nova criação não é projeto de autoconstrução espiritual; é obra divina recebida pela graça.

Esse ponto protege contra o perfeccionismo. O Espírito realmente santifica, e ninguém deveria usar o futuro como desculpa para fazer paz com o pecado. Mas a própria expectativa da redenção final ensina que perfeição consumada não deve ser exigida como condição já plenamente alcançada nesta era. Crescimento real e incompletude real coexistem.

Há consolo nisso para crentes sinceros que se desesperam porque ainda percebem fraqueza. A pergunta não é se já possuem tudo, mas se possuem as primícias e esperam a colheita. Há vida? Existe luta contra o pecado? Há desejo por Deus? Há esperança em Cristo? Essas coisas podem ser pequenas, mas pertencem a uma ordem que será consumada.

O Espírito não abandona a obra porque ainda existem áreas inacabadas. Sua presença é justamente a garantia de que a história não termina na condição intermediária (Ef 1.13-14). Aquilo que hoje aparece como santificação progressiva culminará na transformação total que Paulo ligará, alguns versículos depois, à glorificação (Rm 8.29-30).

Rm 8.23 também oferece uma visão particularmente forte da relação entre experiência presente e esperança futura. Quanto maior o contraste, maior pode ser o gemido. Conhecemos comunhão com Deus e ainda passamos por momentos de fraqueza; recebemos vida espiritual e ainda enterramos pessoas amadas; experimentamos santificação e ainda encontramos pecado. O Espírito nos permite perceber que essas contradições não pertencem ao estado final do povo de Deus.

Assim, o gemido cristão não é negação da salvação; é consequência de uma salvação ainda aguardando consumação. Só pode desejar plenamente a redenção do corpo quem já recebeu alguma compreensão de que outro estado é possível. As primícias criam saudade da colheita.

Esse desejo também direciona nossos olhos para Cristo. A redenção do corpo não é uma ideia abstrata sobre imortalidade. Existe um corpo humano já glorificado. Jesus ressuscitou e foi exaltado; nossa esperança é que ele transforme nosso corpo de humilhação para torná-lo semelhante ao seu corpo glorioso (Fp 3.20-21). O futuro cristão possui rosto: é conformidade com Cristo.

Isso fornece uma medida mais rica de salvação. Não estamos esperando apenas não sofrer. Estamos esperando ser como ele. Ausência de dor é parte da promessa, mas não seu centro. A glória consiste em comunhão plena com Deus, santidade consumada e existência humana restaurada segundo a imagem do Filho (Rm 8.29; 1Jo 3.2).

A esperança também nos ensina a interpretar corretamente os sinais de renovação presentes. Toda vitória sobre pecado, toda alegria no Espírito, todo amor genuíno, toda transformação de caráter são verdadeiros, mas ainda são primícias. Não devemos desprezá-los porque são incompletos, nem absolutizá-los como se fossem a colheita inteira. Gratidão e expectativa precisam permanecer juntas.

Essa tensão confere profundidade ao culto cristão. Quando cantamos, já participamos de algo da adoração da nova criação; quando terminamos o culto e voltamos para um mundo de dor, lembramos que a consumação ainda não chegou. A igreja vive nessa fronteira: comunidade da era futura ainda peregrinando na era presente.

É justamente por isso que esperança se tornará o assunto do próximo versículo. Se a adoção plena e a redenção corporal ainda são esperadas, então a salvação cristã possui uma dimensão essencialmente futura. Paulo dirá que “em esperança fomos salvos” (Rm 8.24). O Espírito já foi dado, mas o objeto final dessa esperança ainda não é visto.

O v. 23 resume de modo extraordinário a condição cristã entre duas eras: temos o Espírito, mas gememos; somos filhos, mas esperamos a manifestação da adoção; fomos redimidos, mas aguardamos a redenção do corpo. Nada disso diminui aquilo que Deus já fez. Pelo contrário, mostra quão grande é aquilo que ainda fará.

Índice

Pro Blogger Templates
-->